De quem é a culpa

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Jani88
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 23, 2007 4:32 pm

quinta abr 25, 2013 9:09 am

olá a todos!! então é o seguinte. no outro dia estava a passear o meu cão com trela e vejo a vir lá do fundo um Yorkshire solto a correr na nossa direção e a ladrar. Esse cão aproxima se a uma grand evelocidade do meu e começa a ladrar, a rosnar e parecia k estava a mordiscar as pernas do meu. eu bem tentei afastá-los mas quando dei por mim o meu cão já estava a morder o Yorkshire :S entretanto aparecue a dona e conseguimos separá-los e ela saiu de lá a correr furiosa e a gritar conosco. não sei se o cao ficou mal ou não e estou com receio que ela faça alguma coisa contra o meu :S acham que tive culpa uma vez que o meu cao mordeu? é que já não é a primeira vez que akele yorskshire faz isto e da ultima vez foi o meu que ficou mal do olho e tudo. O meu cão nunca reagiu assim, sempre se deu bem com todos os cães da vizinhança seja de que tamamho forem :S
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 25, 2013 12:34 pm

É culpa sua.
Só lhe vou disser isto.

Então, você deixa aproximar do seu cão um outro cão que sabe à partida que a coisa não vai correr bem?

E pela segunda vez? :evil:
Sabe o que dizem acerca da terceira vez, não sabe?

Seja homenzinho ou mulherzinha e para a próxima não deixe haver uma próxima vez.
Evite o confronto ou intervenha, interceptando o cão e ponha-o a correr com a cauda entre as pernas.
Protega o que é seu.
Lá pelo cão dos outros serem coisinhas irritantes, anti-sociais, o que for.
Não quer disser que o seu seja também.
Se a outra pessoa não educa o cão para estar solto e em público, neste caso, eduque-o você, repudiando-o com um belo "bico" nos queixos.
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta abr 25, 2013 12:58 pm

A culpa é, obviamente, de quem tinha o yorkshire solto. A Jani88 trazia o seu cão à trela, segundo manda a lei. Mas concordo que se isto já se repetiu, não devia deixar que houvesse uma próxima vez.

Se fosse a si tentava falar com a dona desse Yorkshire, informá-la de que a lei não distingue entre cães grandes e pequenos, de que da sua parte está tudo legal (trela, registo do cão, chip, vacinas) e de que numa próxima vez chamará a polícia ao local, a dar parte do ataque. E guardava o numero da esquadra mais proxima no telemovel para de facto o fazer.
Jani88
Mensagens: 3
Registado: domingo dez 23, 2007 4:32 pm

quinta abr 25, 2013 1:04 pm

botas96 Escreveu:É culpa sua.
Só lhe vou disser isto.

Então, você deixa aproximar do seu cão um outro cão que sabe à partida que a coisa não vai correr bem?

E pela segunda vez? :evil:
Sabe o que dizem acerca da terceira vez, não sabe?

Seja homenzinho ou mulherzinha e para a próxima não deixe haver uma próxima vez.
Evite o confronto ou intervenha, interceptando o cão e ponha-o a correr com a cauda entre as pernas.
Protega o que é seu.
Lá pelo cão dos outros serem coisinhas irritantes, anti-sociais, o que for.
Não quer disser que o seu seja também.
Se a outra pessoa não educa o cão para estar solto e em público, neste caso, eduque-o você, repudiando-o com um belo "bico" nos queixos.
Mas como eke eu ia evitar que o outro cão se aproximasse do meu? eu bem tentei evitar pois comecei a andar do lado oposto e quando ele se aproximou tentei por me entre eles, mas não consegui, agora a culpa ser minha por causa disso eke não percebo porque mas ok.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 25, 2013 1:38 pm

Portanto, tentou evitar mas não resultou.

Quando uma manobra evasiva não estiver a surtir efeito, tem que mudar de postura para uma defensiva e contra atacar.
Como?
Simples.
Encurta substancialmente a trela do seu cão e puxe-o para trás de si, de maneira a não só escudá-lo como também a não lhe permitir o acesso ao outro cão.
Posicione-se entre os dois cães e pode por exemplo:
bater com um pé no chão.
gesticular para o cão e soltar um som afirmativo e áspero ou uma ordem.
Normalmente funciona, mas mesmo que não funcione e ele continue a avançar.
Intercepte o cão de maneira a metê-lo à distância, normalmente uns "bicos" funcionam.
Mas dado o porte do cão em questão e se tiver peitoral segure-o sem hesitação e firme pelo peitoral e erga-o (tenha cuidado pela forma como o segura para não o/a morder).
Eu como sou mauzinho,ainda o abanava :evil:
E espere pelo dono.

Já agora, quem pagou o vet quando o seu cão ficou com o olho "à banda"?
Se houver uma próxima vez, obrigue-a a pagar se ela recusar, chame a polícia e faça queixa.

Escusado será disser que esses episódios, abalam a confiança que o cão tem pelo dono, a repetição desses episódios fazem com que o cão reaja por si e por medo (torne-se agressivo) porque sabe que o dono deixa passar tudo.
voca
Membro Veterano
Mensagens: 2694
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm
Localização: Rufus (Fonte Dos Campos) e Xena

quinta abr 25, 2013 2:14 pm

Falar é simples, quando estamos nelas é que sabemos, pois bem havia um cão de uma senhora sempre a querer atirar-se ao meu Rufus, ela trazia-o sempre solto,o que eu fazia era agarrar o Rufus ao colo e enxotar o outro, mas isto é porque o meu cão é de porte pequeno, e falei com a senhora e disse-lhe, tem que trazer o seu cão á trela porque ele já se atirou ao meu duas vezes, se não cumprir para a próxima será de outra forma, para mim quem tem a culpa é a dona do York, porque se a lei é para si para ele também é!! Se eu fosse a si falava com ela e dizia-lhe isso mesmo.
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta abr 25, 2013 2:33 pm

Obviamente a culpa não é sua. Fugir de um cão pequeno entempestado é quase impossivel.
Fale com a dona e diga-lhe que se voltar a acontecer faz participação na Policia.
Botas, o cão de um vizinho meu levou um chuto de outro vizinho. Teve tanto azar que lhe partiu a pata traseira. O caso foi a Tribunal e não obstante a defesa alegar que o dito tinha pânico a cães, acabou a pagar todos os tratamentos do cão. Segundo o juíz, as fobias não se resolvem ao pontapé e a violência foi injustificada. O dono foi multado por o cão estar solto. Cá está uma decisão sábia.
Tenha cuidado com os chutos, porque um chuto mal dado pode magoar sériamente e até matar um cão pequeno e nada justifica essa violência a menos que haja perigo de vida. Com um pequenote entempestado não há perigo de vida, chutar para quê?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 25, 2013 2:46 pm

Já por várias vezes me vi forçado a intervir.
Sempre com a mesma cadela.
Veio quatro vezes e levou três bicos e não é nenhum york, só ainda não levou o quarto, porque:

Da última vez atrapalhei-me com a porcaria da extensível,acabei com a minha petiz aos meus pés a bloquear o "bico" e trilhei três dedos.

Umas das donas (a tal punk, lembra-se marianamar?) faz mais do que fazia, ainda no outro dia, quando me viu, "prendeu" a cadela e esperou que eu passasse.
O problema agora é com a mãe e com a provável irmã.

não enterrou o dente à minha petiz, nem nunca irá enterrar, isso garanto.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 25, 2013 3:51 pm

Realmente um york a bico talvez seja demais.Mas continua válido.
Como disse, eu fui "baptizado" com uma cadela de outro escalão.
Mas sempre fui extremamente cuidadoso neste assunto.
E perdoem-me ao disser isto, mas...
"At the end of the day."
Antes aos outro(s) do que à minha.

Não conheço o caso, mas a defesa provavelmente não foi ofensiva o bastante, deve-se ter ficado pela legitima defesa, o que para ser válida, necessita obrigatoriamente do princípio da proporcionalidade da resposta.
Agora se foi ou não o único caminho possível, já não sei.

ps-A culpa do seu cão ter sido atacado não é sua mas partilha a culpa do ataque ter sido bem sucedido.
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta abr 25, 2013 4:04 pm

Botas, isto é literal, se a sua cadela fôr "atacada" por um cão a pilhas possuído da cornadura, tentar manter o controlo é o mesmo que tentar apanhar uma mosca. Aliás, a mosca apanha-se com mais facilidade.
É o mesmo que dizer que o forista ía na rua, é mordido no calcanhar por um cão solto e não pôs a canela a salvo da investida e por isso também tem culpa.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
voca
Membro Veterano
Mensagens: 2694
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm
Localização: Rufus (Fonte Dos Campos) e Xena

quinta abr 25, 2013 4:07 pm

:lol: :lol: :lol:
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta abr 25, 2013 4:23 pm

Imprimam e entreguem a esses donos mal educados.
It's All About Dogs escola
positiva de treino e
comportamento canino

- Só deve tirar a trela aos
seus cães em locais seguros
(parques, praia fora de
época, serras, matos, etc..)
- Locais seguros para tirar
cães da trela NÃO inclui
estradas, cidades, passeios
no meio da cidade,
passadeiras, ou qualquer
outro local onde circulem
pessoas e ou carros.
- Só deve tirar a trela aos
seus cães SE tiver controlo
verbal sob o seu
comportamento, isto é, se
eles tiverem treinado uma
boa chamada e você tiver a
certeza quase absoluta que
se os chamar eles vêem
independentemente do
que se passa à volta (isto
nos locais seguros)
- Se tem o seu cão sem
trela e avistar uma pessoa
com um cão de trela, deve
IMEDIATAMENTE colocar a
trela no seu. Se a outra
pessoa tem o seu cão de
trela é por algum motivo, é
uma questão de respeito e
responsabilidade.
- Se você deixa o seu cao
"amigável" correr direito
para cima de cães que
estão de trela e dos seus
donos enquanto berra a
pulmões "ele é amigável" a
única coisa que está a fazer
é a demonstrar falta de
respeito, irresponsabilidade
e a colocar o seu cão e
outros em perigo.
- Não se admire se as
pessoas se zangam consigo
e com o seu cão "amigável"
que corre como um tractor
para cima de outros com
trela, o erro está do lado
das pessoas que têm cães
mal educados e são mal
educados como o cão e
pensam que o espaço livre
lhes pertence.
Espaços onde podemos
passear cães são limitados
e escassos e pertencem a
todos. Se eu quero passear
os meus cães calmamente
de trela num parque e não
me preocupar com os
donos irresponsáveis que
deixam os seus cães andar
a correr sem controlo
nenhum para cima de tudo
e de todos eu deveria
poder fazê-lo.
Está na hora de mudar essa
mentalidade, EDUQUE-SE
ajude, proteja o seu cão e
os outros. Acima de tudo
aprenda a RESPEITAR os
outros.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta abr 25, 2013 4:53 pm

Não discordo totalmente de si, os mais pequenos são mais difíceis de "apanhar" mas não são impossíveis de"apanhar".
Os que chegaram mais perto foram justamente os mais pequenos.
Felizmente à data, a minha petiz nunca foi atacada.
O período mais difícil para mim (felizmente já passou) foi o princípio, durante o período dos medos em que tinha que proporcionar boa socialização e abafar o meu proteccionismo e o resultado disso está à vista.
Continuo a "olear" a coisa, com socializações já conhecidas e outras novas. E é brincadeira até cair para o lado.
Mas tenho consciência que basta um ataque, para tudo isso se esfumaçar e ficar com um canídeo com um temperamento alterado.
Se não der para evitar, há que intervir e de forma eficaz.
E isso depende muito da capacidade de discernimento em situações de stress, à vontade da pessoa, etc.
Pode demorar um bocado até acertar na dose certa a aplicar ao cão que for, o mais importante é não se intimidar/inibir pelo porte e fazer que uma tentativa não passe disso mesmo, uma tentativa.

Ps- Jani88, agora não se arme em gladiador,etc, que se pode dar muito mal.Opte sempre por evasão ao confronto especialmente se vir um cão que lhe intimide por qualquer razão.
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta abr 25, 2013 6:49 pm

Um cão pode ficar afectado por um ataque violento, mas sai perfeitamente ileso deste tipo de acidentes. Arrufos, zangas, demonstrações de força, fazem parte dos cães, desde que nascem. Também é bom para a formação deles.
Agora, levar com donos mal educados é dose, esses sim, merecem o biqueiro.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Osso5363
Membro
Mensagens: 196
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am
Localização: Diva

quinta abr 25, 2013 7:05 pm

Cães pequenos são terríveis, sim.

Talvez isto seja "ridículo" para alguns, mas quando passo a pé por um determinado sítio, perto onde moro, às vezes está lá um Pinscher, um c*brão dum Pinscher, que corre atrás de todas as pessoas que ali passam (anda solto, entre o quintal dele e a rua) e ladra, rosna.

Eu, como não sei exatamente como agir no momento, tento mostrar segurança e avançar, mas o cão rosna, fica cada vez pior, e já quase se atirou à minha perna (eu comecei a correr, e ele só fica naquele perímetro próximo ao quintal, mas na rua... não sei se me estou a fazer entender, como se protegesse o território). Mas a rua é pública! E nunca vejo ninguém lá dentro para poder avisar...

Como é que ajo com o raio do cão? Nunca vi um animal tão possuído, raivoso com todas as pessoas...
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”