Lourenca Escreveu:O exemplo do cão a fugir pelo aeroporto não é lá muito motivante.
Como posso ajudar a dogsitter e a cadela? A dogsitter é uma conhecida em casa da qual vivemos umas semanas no ano passado. A cadela já conhece a casa e a dogsitter, e a dogsitter já conhece as "manhas" da cadela. Mas desde então não conviveram muito uma com a outra. Vamos começar a sair e a passear todos juntos. Que mais pode a dogsitter fazer para ajudar a cadela a passar umas boas férias? Infelizmente duvido que seja "um campo de férias", mas vai ter companhia num apartamento e passeios no jardim. Soltar a cadela no início parece-me arriscado (ela não obedece a desconhecidos e é muito chata com outros cães).
Ainda assim, poderá perfeitamente ser algo próximo de "campo de férias". e porquê? Porque, ao contrário do dia trivial com os donos, que, presumo, tenham a sua vida ocupada e não possam dedicar-se em exclusivo à cadela, no caso da dogsitter, a atenção será quase exclusiva. Logo, vai poder fazer mais jogos, mais brincadeiras, vai haver possibilidade para fazer mais viagens (caso haja veículo disponível), etc. Ou seja, em vez dos 3 passeios diários e alguma atenção pela noite (estou a atirar à sorte, pela "média"), vai ter alguém que vai passar o dia todo com ela, para ela.
Como pode enriquecer os laços entre a dogsitter e a cadela? Bom, tempo é a questão chave, parece-me óbvio. Quanto mais tempo conseguir fazer com que a sua cadela passe com a dogsitter antes das férias, menos estranha ela se torna e menor será o impacto da sua ausência. Tal como disse atrás, é bem pensado fazer, nas primeiras vezes, passeios em conjunto (em que os donos ainda estejam presentes), mas também em casa, deixar a dogsitter permanecer em casa algum tempo convosco. (isto pode parecer irrealista, mas como disse que a dogsitter é vossa amiga, ou conhecida, pode ser que seja viável)
Depois dos primeiros passeios, e conforme a adaptação de ambas, tente promover algum tempo só com as duas. Esse tempo terá de ser extremamente rico, e convém que se distinga, pela positiva, do tempo que passou com os donos, pelo menos nesse dia. Ou seja, está a passar um dia monótono, e eis que chega a dogsitter para proporcionar um montão de actividades.
Mais... nos dias em que vai estar com a dogsitter, não lhe dê qualquer tipo de comida para além da ração. Até que chega a dogsitter com um monte de guloseimas... Não há forma mais rápida de promover empatia, mas claro que isto é só uma forma de acelerar as coisas ao princípio. O importante está na riqueza de experiências que a cadela irá associar à presença da dogsitter.
Ou seja, desde que tenha possibilidade para isso e o faça com antecedência e num ritmo certo (o da cadela), fazer com que a sua cadela goste de uma pessoa é relativamente fácil.