Ajuda - Cadela acaba de esterilizar e um cão adulto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amcb
Registado: quinta abr 25, 2013 2:23 am

quinta abr 25, 2013 2:31 am

Olá a todos. Esterilizei a minha cadela - que tem entre sete e oito meses - esta terça-feira à tarde. Ela veio para casa nesse mesmo dia e com ela está a correr tudo normalmente. O estranho é que, tenho um labrador macho, já adulto, com pouco mais de 3 anos, que ontem andava doido a lamber a vagina dela, andava a arfar que nem um doido, super inquieto e sempre a tentar agarrar as pernas. não percebo o que se passa. ela acaba de ser operada para não ter cios e o cao agora anda maluco atrás dela? algiém me pode ajudar a perceber o que se passa? nunca tive uma cadela, só cães. Muito obrigada.
amcb

quinta abr 25, 2013 10:20 pm

por favor, ajudem-me nisto, sff
obrigada :)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta abr 25, 2013 10:23 pm

É normal que a cadela tenha ainda algum cheiro que seja atractivo para os cães, o cheiro não desaparece de imediato com a cirurgia :wink: .

Não se apoquente que ela não engravida, mas o cão pode aleijá-la se a montar, não deve deixar que isso aconteça, e muito menos agora que ela está em recuperação pós operatória. Mas não stresse, é normal isso acontecer, resguarde-a do cão para que ela não tenha lesões de qualquer tipo, especialmente nos pontos resultantes da sutura :wink:

Edit: Ah e o cheiro depois desaparece, dê tempo ao tempo :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
amcb

quinta abr 25, 2013 11:16 pm

Muito obrigada pela resposta.

como ela ainda não tinha dado muitos sinais de alerta e ele só a lambia de vez em quando e sem grandes excitações, nem me ocorreu que a operação pudesse reforçar ainda mais o cheiro, mesmo que de forma momentanea.

até pensei que a operação tivesse sido mal feita.

mas lá está, nunca tive cadelas, só cães e gatas. estamos sempre a aprender. :)

espero que passe rapido que o cão está doido, completamente desorientado e não há nada que possa fazer para o ajudar...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta abr 25, 2013 11:34 pm

Se tiver possibilidade disso, feche a cadela numa divisão da casa. Não receie, ela ainda está combalida e vai aceitar bem o isolamento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
TheOne
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 12:13 am

amcb Escreveu:
espero que passe rapido que o cão está doido, completamente desorientado e não há nada que possa fazer para o ajudar...
Há uns sprays que se vendem nas pet shops que supostamente "anulam" o cheiro do cio das cadelas, já ouvi dizer que funcionam mesmo, pode sempre tentar :wink:

Penso que é deste género: http://www.tiendanimal.pt/spray-anticio ... -5583.html ou isto: http://www.tiendanimal.pt/antiodor-para ... -1377.html
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
amcb

sexta abr 26, 2013 12:54 am

obrigada. acho que vou procurar isso sim. para ver se ele acalma. só quero que isto passe.

ele arfa, gane... sei lá. nem parece o mesmo cão...

ela é que foi operada e ele está a sofrer mais do que ela. ela já desce as escadas, quer brincar e já ta a fazer a vida normal. até tou a achar estranho, mas parece-me que só lhe fizeram a intervenção mais simples, que é tirar os ovários apenas. amanhã também tenho de perceber isso melhor.
TheOne
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 1:02 am

Pergunte ao vet que tipo de cirurgia fez, o mais usual é retirar tudo, útero e ovários, mas só ele saberá responder. :wink:

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta abr 26, 2013 2:24 am

A cadela teve o primeiro cio ou não?

Bem, de qualquer das maneiras isole a cadela ou o cão que eles adoram escarafunchar nesses tipo de coisas.
Eu nunca tive cio, e quando fui operado, o meu cão queria era "cavar" na minha costura.
amcb

sexta abr 26, 2013 2:34 am

ela não chegou a ter o primeiro cio, pelo menos não vi nenhuma manifestação disso, nem sangue, nem o cão se passou como agora. por isso esttou a estranhar este comportamento.

umas semanas antes dela ser operada comecei a reparar que o primeiro cio podia estar para aparecer porque ele a lambia de vez em quando, cheirava-a, quase a medo, e cheirava muito os xixis dela.

mas nunca foi da forma como esta agora. ele começa a arfar muito e não para quieto, quer saltar para as nossas pernas, morder as mangas das camisolas e depois lambe-a muito mais que o normal e tenta saltar para cima dela, mas nunca concretiza, ou seja, ameaça apenas, como se tivesse medo de a aleijar. ela pensa que ele quer brincar e brinca com ele da mesma forma que sempre fez. ela nem sequer se oferece a ele, nem nunca o fez.

já lá vão dois dias assim, mas apenas à noite...
botas96
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 2:44 am

Estranho!

Penso que nenhum vet a teria operado em vésperas de cio.
amcb

sexta abr 26, 2013 4:16 am

hmmm
pois, não sei. a operação estava marcada... não me perguntaram nada sobre se já tinha indicios ou não.

amanhã vou ligar para lá para perguntar

porque é que diz que o vet não operaria se estivesse em vesperas de primeiro cio? é grave?
botas96
Membro Veterano

sexta abr 26, 2013 4:43 am

Não sei.

Pelo menos sei que a minha vet antes de operar examina e se houver indícios suspende a coisa até o fim do cio.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta abr 26, 2013 9:12 am

O risco de hemorragia durante o cio é demasiado grande, por isso não se esteriliza uma cadela durante o cio. O perigo é esse.
Faça como já disseram, não deixe o cão chatear a cadela e dentro de dias isso passa. Ele está entusiasmado pelos cheiros diferentes que ela traz.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
amcb

segunda abr 29, 2013 2:01 am

o cão está finalmente mais calmo, por isso quero acreditar que a operação foi bem feita e tiraram tudo. ou foram de facto os cheiros diferentes que ela trouxe ou então ela estava a começar o cio, mas ainda não estava e ficou um resto de hormonas, pelo menos esta foi uma das explicações que um dos medicos a quem recorri me deram, apesar de perceber essa questão da possibilidade da hemorragia quando está com o cio.

vamos ver se daqui a uns seis meses o cão não desperta de novo. se acontecer é porque alguma coisa não foi bem feita na operação. espero mesmo que não.

obrigada a todos pela ajuda :)
Responder

Voltar para “Cães”