alguma vez notaram diferenças entre agressividade de cães à trela usando coleira vs peitoral?
quando a minha cadela veio para casa, como não sabe andar à trela comecei a usar o peitoral easy walker.
recentemente comecei a usar uma coleira normal e desde então já tive situações de agressividade dela para com outras cadelas, coisa que ela nunca tinha provocado.
nota-se que é aquela agressividade de excitação/frustração, até porque em ambos os casos, ela já esteve perto dessas cadelas tanto solta como à trela e nunca houve comportamentos agressivos.
vou experimentar voltar a usar o peitoral até estes encontros se repetirem para ver se com o peitoral a reacção é igual, mas gostava de saber se mais alguém já notou diferenças nas reacções dos cães com coleira ou com peitoral.
agressividade com coleira vs peitoral
Moderador: mcerqueira
Estevez,estevez Escreveu:alguma vez notaram diferenças entre agressividade de cães à trela usando coleira vs peitoral?
quando a minha cadela veio para casa, como não sabe andar à trela comecei a usar o peitoral easy walker.
recentemente comecei a usar uma coleira normal e desde então já tive situações de agressividade dela para com outras cadelas, coisa que ela nunca tinha provocado.
nota-se que é aquela agressividade de excitação/frustração, até porque em ambos os casos, ela já esteve perto dessas cadelas tanto solta como à trela e nunca houve comportamentos agressivos.
vou experimentar voltar a usar o peitoral até estes encontros se repetirem para ver se com o peitoral a reacção é igual, mas gostava de saber se mais alguém já notou diferenças nas reacções dos cães com coleira ou com peitoral.
a mudança do tipo de coleira até pode ter despoletado esse tipo de reacção, ou, mais provavelmente, até pode ter servido para criar ou adensar algum tipo de desconforto que se tenha vindo a tornar em insegurança, cujo reflexo é essa reactividade com outros cães. Não por causa de a coleira ou o peitoral, por si mesmos, serem causadores universais deste ou daquele tipo de reacção, mas simplesmente por causa de ter havido uma mudança...
Contudo, parece-me muito pouco conveniente estar a fazer esse tipo de experiências só para ver qual é a causa. Isto por várias razões: imagine que a reactividade é igual, da vez que promover o encontro com outros cães estando a sua cadela a usar peitoral; não vai poder ter nenhuma conclusão sólida, porque a reactividade perante outros cães pode agora estar mais reforçada e aprofundada, sendo que poderá agora acontecer quer use peitoral, quer use coleira. Por outras palavras, o estado da sua cadela hoje não é o mesmo que era da última vez que usou peitoral, pelo que as comparações a fazer são muito limitadas.
Mas, sobretudo, eu acho que manter essa experiência só vai servir para permitir novos episódios de reacção, e por cada um que surja, a probabilidade de haver novos episódios vai aumentar. Eu acho que o melhor seria tratar do facto de ela estar a ter essas reacções, e fazê-lo o quanto antes, em vez de andar a tentar perceber qual foi a causa que despoletou tudo isto no início.
Às vezes, é muito conveniente saber as causas de um determinado problema, para se saber de que forma se vai lidar com ele. Neste caso, seja qual for a causa, a forma como vai lidar com o caso não vai variar.
não se trata de fazer experiências, a cadela tem que continuar a ir à rua e de um momento para o outro cruzo-me com cães ao virar da esquina.lds6 Escreveu:Estevez,estevez Escreveu:alguma vez notaram diferenças entre agressividade de cães à trela usando coleira vs peitoral?
a mudança do tipo de coleira até pode ter despoletado esse tipo de reacção, ou, mais provavelmente, até pode ter servido para criar ou adensar algum tipo de desconforto que se tenha vindo a tornar em insegurança, cujo reflexo é essa reactividade com outros cães. Não por causa de a coleira ou o peitoral, por si mesmos, serem causadores universais deste ou daquele tipo de reacção, mas simplesmente por causa de ter havido uma mudança...
Contudo, parece-me muito pouco conveniente estar a fazer esse tipo de experiências só para ver qual é a causa. Isto por várias razões: imagine que a reactividade é igual, da vez que promover o encontro com outros cães estando a sua cadela a usar peitoral; não vai poder ter nenhuma conclusão sólida, porque a reactividade perante outros cães pode agora estar mais reforçada e aprofundada, sendo que poderá agora acontecer quer use peitoral, quer use coleira. Por outras palavras, o estado da sua cadela hoje não é o mesmo que era da última vez que usou peitoral, pelo que as comparações a fazer são muito limitadas.
Mas, sobretudo, eu acho que manter essa experiência só vai servir para permitir novos episódios de reacção, e por cada um que surja, a probabilidade de haver novos episódios vai aumentar. Eu acho que o melhor seria tratar do facto de ela estar a ter essas reacções, e fazê-lo o quanto antes, em vez de andar a tentar perceber qual foi a causa que despoletou tudo isto no início.
Às vezes, é muito conveniente saber as causas de um determinado problema, para se saber de que forma se vai lidar com ele. Neste caso, seja qual for a causa, a forma como vai lidar com o caso não vai variar.
apenas gostava de saber se alguém já notou alguma coisa semelhante ou não, porque a única coisa que se alterou foi isso, não encontro outra explicação para a alteração de comportamento dela.
Para mim educação não passa por usar estranguladora, mas adiante.
O Easy Walk é um bom peitoral! Porque alterou para coleira? É que com o easy walk o cão não fica a olhar para o estímulo que o faz ladrar, não olhando (ou seja, ficando virado para o dono) faz com que seja mais fácil acalmar-se... além do mais diminui em muito a tendência para o cão puxar...
O Easy Walk é um bom peitoral! Porque alterou para coleira? É que com o easy walk o cão não fica a olhar para o estímulo que o faz ladrar, não olhando (ou seja, ficando virado para o dono) faz com que seja mais fácil acalmar-se... além do mais diminui em muito a tendência para o cão puxar...
Não é nada disso. É para protegerem o dono e respectivos territórios individuais. Não tem nada a ver com dominância nem com agressividade.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Um cão "fica" mais dominante se tiver trela??! Isto está cada vez melhor.
Além disso, a questão do estevez não tem a ver com ter ou não ter trela, mas sobre a passagem de um arnês para uma coleira. E, tal como a mimoo referiu, não se trata de um arnês qualquer.
Além disso, a questão do estevez não tem a ver com ter ou não ter trela, mas sobre a passagem de um arnês para uma coleira. E, tal como a mimoo referiu, não se trata de um arnês qualquer.
Eu sei que não se trata de fazer experiências só porque sim. Mas o resultado que vai ter da próxima vez não vai ser indicativo de nada. Se a causa dessa nova reactividade estiver na mudança do tipo de "coleira", então isso dever-se-á apenas à mudança, ou seja, ao facto de ter havido uma mudança e isso ter causado algum tipo de desconforto ao qual se associou alguma insegurança. Mas isso poderia ter acontecido se a mudança tivesse sido a inversa (embora menos provável, nesse caso, porque a easy-walk, em princípio, causará menos desconforto em possíveis esticões ocasionais).estevez Escreveu:
não se trata de fazer experiências, a cadela tem que continuar a ir à rua e de um momento para o outro cruzo-me com cães ao virar da esquina.
apenas gostava de saber se alguém já notou alguma coisa semelhante ou não, porque a única coisa que se alterou foi isso, não encontro outra explicação para a alteração de comportamento dela.
Repare no que poderá ter acontecido. A sua cadela, com a easy-walk, ia na rua, via um cão, excitava-se, inclinava-se para ir ter com ele, mas o estevez mudava a direcção da sua cadela, e tudo se passava com relativa normalidade, porque o foco dela era imediatamente redireccionado. Agora, com a coleira, acontece o mesmo caso; ela vê o cão, dirige-se para ele, só que, desta vez, o estevez ao tentar impedir ou, pelo menos, abrandar a sua cadela nesta investida, não só vai causar um tipo de sensação que é estranha e nova (um esticão no pescoço), como o foco dela vai manter-se no cão, desde o início. Se isto ocorrer várias vezes, é o suficiente para que ela transfira esta nova sensação para o objecto que lhe está associado: o cão que está ao longe... Daí a ficar reactiva face a cães estranhos na rua é um passo pequeno.
Pode não ter sido isto, claro, estou só a supor. Mas o mecanismo poderá ser perfeitamente análogo a este. E tudo tem a ver com uma experiência nova negativa, para a qual a cadela pode não estar preparada, e não, necessariamente, com o equipamento em si.
Cada cão é um cão, mas realmente um cão habituado a andar à trela sente mais a proximidade do dono e o vínculo físico que os liga, podendo (conforme a carácter individual) encarar a área como "território", "defendendo-a" de "intrusos". Por outro lado, a tracção que faz ao puxar pode incrementar a sua agressividade.
Mas tudo isto são meros palpites, uma vez que não se conhece o caso concreto.
Mas tudo isto são meros palpites, uma vez que não se conhece o caso concreto.
Não é preciso ser-se expert nenhum (sim, no masculino) para se saber distinguir entre reactividade e dominância. Basta não usar conceitos indiscriminadamente, e chamar as coisas pelos nomes correctos. É só isso.LuisSB Escreveu:Não faço ideia. O que disse foi que OS MEUS ficam mais dominantes quando têm trela, o que é quase sempre porque raramente são soltos em via pública. Quanto ao resto, você é que é a expert, não eu.lds6 Escreveu:Um cão "fica" mais dominante se tiver trela??! Isto está cada vez melhor.
É bom saber que isto está cada vez melhor.
Sentem-se mais confortáveis com trela, digo eu, porque nunca lhes perguntei, o que os faz terem atitudes, quem sabe mais "atrevidas". Evidentemente quem domina sou eu, mas eles têm esses pequenos caprichos esporádicos de "agressividade", o que de resto lhes dá todo o encanto que têm.