Destartarização = Morte ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça abr 30, 2013 6:42 am

Lamento muito a vossa perda :(

De facto concordo que a história que vos foi contada levanta dúvidas que vocês têm de tentar esclarecer o mais rigorosamente possível.

O primeiro passo já foi dito: pedir necropsia noutra clinica.
O segundo deve ser pedir o Livro de Reclamações, caso se verifique alguma negligência ou até mesmo se simplesmente mentiram sobre a causa de morte (mesmo que não tenha havido negligência).
A confiança entre veterinário-dono é muito importante e não deve ser quebrada... na minha opinião qualquer situação que quebre essa confiança de forma irreversível é sempre caso para Livro de Reclamações.

Quanto a anestesia vs sedativo, depende se a limpeza inclui gengivas ou não. Não sei até que ponto um cão sedado permite que se limpe a fundo.

Em todo o caso, eu já fiz uma destartarização ao meu velhote quando ele tinha 10 anos. Ele tem problemas de figado desde dos 8 (sobrecarga alimentar, não é grave mas requer controlo) e foi preciso pré-medicá-lo durante 1 semana para o preparar para o procedimento e fez análises e ECG (alias foi aí que se descobriu um problema cardiaco, igualmente não grave).

Certifiquei-me o melhor que pude acerca dos riscos da anestesia dada a idade e os problemas de saúde do cão. O meu veterinário nesse ponto é muito cuidadoso e desde do ínicio alertou que só iria avançar com o procedimento se as análises no dia do procedimento estivessem boas e que iria monitorizar os sinais dele durante o processo (portanto, a clinica tem um minimo de equipamentos que permite esta monitorização).

Os dentes dele estavam mesmo maus, tinham um hálito péssimo de cheiro intenso e foi preciso limpar a fundo (gengivas). Bem, o resultado foi óptimo e o animal veio para casa no final da tarde (o procedimento foi de manhã), ainda meio mole mas bem disposto.

Não estando em posição de dizer como os veterinários deviam ter procedido ou não, não posso deixar de levantar questões sobre o caso (numa tentativa de ajudar a perceber o que correu mal). Contudo não consigo evitar apontar o dedo aos profissionais que lidaram com a situação...

Ora bem, o meu caso foi uma situação normal.
O seu caso é estranho desde do 1º internamento... se havia problemas com análises que não requerem tratamentos especiais, porque é quê não foi o animal para casa e pré-medicado para o procedimento (como no meu caso, p.e.)? Era mesmo necessário o internamento (aumenta o stress do animal, sai mais caro para os donos, etc) e ficar a soro?

Sangrar pela boca (se fosse gengivas, p.e.) ainda podia ser normal mas pelo ânus parece muito alarmante... e associar isso a uma torção gástrica? Pelo que li, não faz parte da sintomologia de uma torção gástrica sangrar da boca e ânus... mas posso estar enganada.
Nada disto vos suscitou dúvidas na altura? Não levem a mal, a culpa não é de todo vossa mas é preciso, mesmo confiando no veterinário, tentar perceber sempre o máximo e melhor possível o que se passa com os nossos animais e porquê. Não se pode ter medo/vergonha de fazer perguntas destas ao veterinário.

Por fim, disseram que a operação à torção gástrica tinha corrido bem mas que o animal teve uma paragem cardio-respiratória no fim e falecera... bem, acho que alguém devia dizer a esses "Srs." o significado de "correr bem"... de que interessa resolver um problema (supostamente a torção) se depois no fim o animal morre à mesma? Azares acontencem e até podia não ser negligência mas depois não sabem explicar o que causou a tal paragem?! Que credibilidade podem ter esses profissionais... Muito mau mesmo, parece muito surreal mas infelizmente acredito que existam clinicas e profissionais assim.

Lamento mesmo muito que estejam a passar por isto, é surreal mesmo.

Isto é a minha opinião, espero que consigam esclarecer melhor a situação e tomar as devidas acções se necessário.

Boa sorte :(
Última edição por lsgl em quarta mai 01, 2013 4:24 pm, editado 1 vez no total.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

terça abr 30, 2013 11:45 pm

Primeiro lamento muito o sucedido. E desejo muita força nesta hora.

Concordo que façam necropsia mas livro de reclamações? Se se verificasse que tinham culpa pela morte de um animal meu era logo queixa às entidades competentes até ficarem todos impedidos de exercer a profissão para o resto da vida!
Não se deve ser mau profissional em área nenhuma mas acho extremamente grave quando é a brincar com a saúde dos outros, pessoas ou animais.
Não sei se foi o que aconteceu e acidentes acontecem mas a atitude dessa gente não me pareceu muito normal, mas eu também não sou vet. Mas primeiro não está bem, 2 dias de análises depois já está, depois numa destartarização acontece o que acontece, depois a operação que correu bem e pronto morre e nem sabem explicar porquê?

Enfim, vá dando noticias e não deixe que mais ninguém perca os seus animais nas mãos dessa gente se a culpa deles se verificar. Boa sorte!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta mai 01, 2013 8:13 am

O que é registado no livro de reclamações é obrigatoriamente enviado para a entidade responsável pela fiscalização - creio que neste caso é a OMV, pelo que o efeito é o mesmo.

Lamento a situação e a perda do vosso amiguinho :cry:
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mai 01, 2013 1:01 pm

srYuki, acredite que a limpeza dos dentes pode ser absolutamente necessária.

Estou-me aqui a lembrar do cão idoso de um amigo a quem foi diagnosticado um tumor no estômago e sugerida a eutanásia.

Em desespero pediu-me esse amigo para ir com ele ao meu vet.

O cão tinha os dentes numa miséria, estava a acumular pus no estômago, não tinha tumor algum e depois de limpos os dentes ainda viveu bons anos. Morreu velhinho de paragem renal.
AnaLuisaPG
Registado: segunda abr 29, 2013 6:16 pm

quarta mai 01, 2013 1:26 pm

Peço desculpa pela demora na resposta, vou tentar responder a todos da melhor forma:

srYuki realmente nesse aspecto não nos sentimos culpados, pois a destartarização foi feita por recomendação veterinária, nós em momento algum referimos que gostaríamos de fazer uma destartarização ao cão. Esta foi recomendada porque os dentes estavam com muito tártaro e o cão com muito mau hálito derivado disso mesmo. Foi recomendada porque poderia vir a gerar dificuldades na alimentação do cão, num futuro próximo.

Floripes3 é o que temos tentado fazer, achar respostas para algumas questões que estão muito mal esclarecidas.

lsgl é isso que não entendemos. Como é possível um procedimento à partida tão simples, que seria feito pela manhã, estando o cão em casa ao final da tarde, teve um desfecho deste. Mesmo depois do cão ter sido internado, analisado, observado, não há como explicar. Quanto ao suscitar dúvidas, foi tudo muito rápido. Resumiu-se ao cão ir para cirurgia de manhã, ligarem antes de almoço a falar das tais complicações e voltarem a ligar passado umas horas a informar do óbito. Chocante e inacreditável... Como é que num espaço de 3 dias nos mataram o cão que estava num estado de saúde irrepreensível. lsgl não poderia estar mais de acordo com as suas palavras, não bastou ter passado o que se passou, mas a falta de capacidade para nos explicarem como é que tudo aconteceu e o porquê de tudo ter acontecido, retira qualquer credibilidade e confiança que nós um dia depositámos nos profissionais envolvidos.

Quanto ao resto comentado acerca de como proceder, já está tudo a ser tratado. Temos contactado vários profissionais, pessoas com anos de experiência ligadas à área da saúde veterinária, mas a resposta é idêntica em todos os casos:

"Nenhum cão nas condições que descreve pode falecer da maneira que faleceu."

"Existem algumas questões mal explicadas no que levou ao sangramento e consequente segunda cirurgia que nunca deveria sequer ter existido".

"Um cão com 7 anos, que fez análises, foi observado, internado, examinado, não sofre uma paragem cardio-respiratória sem motivo aparente para isso."

"Não condeno os meus colegas de profissão, pois não sei o que os levou a levar acabo determinadas decisões, mas não seria esse o procedimento a optar por nós."

Entre muitas outras coisas...

Tenho recebido algumas mensagens privadas a perguntar onde tudo se passou e que acham saber onde tudo aconteceu. Informo que a clínica onde este terrível episódio se passou situa-se em Viseu. Enquanto decorre o "processo" preferimos não divulgar, a seu tempo, se for o caso, será divulgada. Se se apurar que a culpa foi mesmo de quem esteve envolvido no processo, teremos todo o gosto em alertar. Não queremos ganhar nada com o caso, apenas pedimos que os responsáveis por uma morte inexplicável e sem sentido, sejam responsabilizados, para que mais nenhum animal morra desta forma.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta mai 01, 2013 2:44 pm

AnaLuisaPG Escreveu:...

Quanto ao resto comentado acerca de como proceder, já está tudo a ser tratado.

...
Não se esqueçam de exigir um relatório exaustivo, por escrito, de tudo o que se passou: o que encontraram, o que fizeram, etc.

Sabendo que vocês estão dispostos a agir para, pelo menos, esclarecerem o caso, eles até podem recusar-se a fazê-lo, mas devem insistir para que vo-lo dêem, nem que seja ameaçando com a polícia, a Ordem, seja o que for.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta mai 01, 2013 4:30 pm

Floripes3 Escreveu:
AnaLuisaPG Escreveu:...

Quanto ao resto comentado acerca de como proceder, já está tudo a ser tratado.

...
Não se esqueçam de exigir um relatório exaustivo, por escrito, de tudo o que se passou: o que encontraram, o que fizeram, etc.

Sabendo que vocês estão dispostos a agir para, pelo menos, esclarecerem o caso, eles até podem recusar-se a fazê-lo, mas devem insistir para que vo-lo dêem, nem que seja ameaçando com a polícia, a Ordem, seja o que for.
Exacto, devem exigir o relatório a bem ou a mal.
Assumo que a Ordem dos Medicos Veterinários não ache muita piada se houver queixa (uma cópia do que é escrito no Livro de Reclamações é sempre enviada à Ordem) em como a clinica se recusou a fornecer o dito relatório (isto se colocarem entraves).

Depois juntamente com o relatório da necrópsia devem conseguir algumas respostas e tomar alguma acção para responsabilizar a clinica/profissionais.

Boa sorte e força em todo este processo.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta mai 01, 2013 7:44 pm

Bingley Escreveu:O que é registado no livro de reclamações é obrigatoriamente enviado para a entidade responsável pela fiscalização - creio que neste caso é a OMV, pelo que o efeito é o mesmo.

Lamento a situação e a perda do vosso amiguinho :cry:
Por acaso não sabia... mas até a reclamação ser enviada e se começar a averiguar e a fazer algo não acaba por demorar muito tempo? E será que vão mesmo fazer alguma coisa? Até que se faça algo podem morrer mais animais.
Sou um bocado desconfiada... sei lá se vão ler aquilo, ainda por cima um assunto sério e como as coisas são a autora do tópico bem fica à espera sentada que ninguém faz nada quanto a isto.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quarta mai 01, 2013 9:16 pm

Em 1º lugar lamento imenso a perda do vosso Amigo e, ainda por cima, da forma que foi.

Ao ler o seu relato acho realmente tudo muito estranho mas, quando cheguei à parte da perda de sangue pelo anûs e pela boca, só me lembrei dum canito que perdi com leish e insuficiência renal e era exactamente assim que ele estava no último dia quando foi eutanasiado.

Acontece que o Martim era insuficiente renal há 3 anos e picos, sendo vigiado com muita assiduidade pelo que, se o cão estava nesse estado, não sendo vet, inclino-me para uma insuficiência renal grave e não os valores renais "ligeiramente alterados" como vos foi dito.

Animais meus já foram destartarizados por sinal, dois deles bem velhotes (acima dos 10 anos) mas, fizéram medicação pré-cirurgia pois os dentes deles estavam em muito mau estado. Felizmente correu tudo bem e, ao fim do dia voltaram para casa.

Interrogo-me como é que um animal que sempre foi saudável de repente lhe acontece tudo isto. :roll: :roll:

Seguindo o conselho que já lhe foi dado, façam uma necrópsia ao cão para saberem realmente o que se passou. Infelizmente já nada poderão fazer para lhe devolver a vida mas, eventualmente, poderão agir contra quem afinal, não demonstrou ser competente.

Aliás, não consigo entender como é que tendo acontecido tudo o que aconteceu os ditos vets não se prontificaram de imediato a fazerem uma necrópsia a expensas deles para descobrirem o que tinha levado a este final tão triste.

Uma amiga minha e eu resgatámos um leão da rodésia que estava bastante doente com febre da carraça. Ao fim de andar a fazer tratamento e, como não melhorava, levámo-lo ao nosso vet. Fez exames e, como já era muito tarde, pedimos se ele podia lá ficar internado nessa noite para não estarmos a ir levá-lo ao hotel que ainda era longe.

O Zulu não estava bem mas, nada fazia prever o que aconteceu no dia seguinte. Estava a ladrar e, de repente tombou para não mais dar sinal de si.

De imediato os vets nos ligaram e, ainda em choque, pedimos uma necrópsia para se tentar descobrir o que tinha acontecido. A mesma foi feita e, como os próprios vets também não percebiam o que tinha acontecido, eles próprios fizeram questão de assumir essa despesa.

Enfim ... não há dúvida de que realmente existem vets e VETS.

Oxalá se apure a verdade e, a ter havido negligência, existam sanções para quem não agiu correctamente e, ainda se dá ao "luxo" de mentir e/ou omitir.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quinta mai 02, 2013 9:33 am

lamento a sua perda! :(
de facto é uma situação estranha... mas também temos que ver que acidentes/surpresas durante uma cirurgia acontecem.... (não me esfolem)
tal como a arguida referiu: " o cão estava a ladra e de repente caiu para o lado"...é estranho? claro que é! mas visto já não estar muito bem...

Mas lá esta...há vets e Vets... uma vez que os proprios vets não souberam explicar o que aconteceu,acho que deveriam ter eles proprios sugerido a necropsia...até porque assim ja sabiam o que tinha corrido mal...digo eu (que não sou vet).

Boa sorte com esta situação.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta mai 02, 2013 9:39 am

Só por curiosidade, o cão estava imunizado contra dirofilariose?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta mai 02, 2013 9:57 am

Imunizado? :o
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quinta mai 02, 2013 10:05 am

queria dizer protegido! :oops:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

quinta mai 02, 2013 8:06 pm

Pirata02 Escreveu:lamento a sua perda! :(
de facto é uma situação estranha... mas também temos que ver que acidentes/surpresas durante uma cirurgia acontecem.... (não me esfolem)
tal como a arguida referiu: " o cão estava a ladra e de repente caiu para o lado"...é estranho? claro que é! mas visto já não estar muito bem...

Mas lá esta...há vets e Vets... uma vez que os proprios vets não souberam explicar o que aconteceu,acho que deveriam ter eles proprios sugerido a necropsia...até porque assim ja sabiam o que tinha corrido mal...digo eu (que não sou vet).

Boa sorte com esta situação.
É exactamente o que eu acho e por isso dei o exemplo do que aconteceu com o Zulu.

Se eu fosse vet e uma situação destas tivesse ocorrido na minha clínica, eu seria a 1ª a sugerir a necrópsia para se perceber o que tinha acontecido.

Quanto ao caso do canito de que falei, infelizmente ele não estava a responder aos tratamentos pois quando foi resgatado já estava muito debilitado. :cry: :cry:
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta mai 02, 2013 9:02 pm

ainda hj fizemos uma destartarizaçao la no hospital veterinario onde estou a trabalhar e a quantidade de anestesia é mt pequena pq é um procedimento rapido.
por norma eles perguntam ao dono e quer ver o animal morto, eu sugeria ir la ver e leva-lo a outro sitio para necropsia pois isso n é normal
Responder

Voltar para “Cães”