agressividade com coleira vs peitoral

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta mai 03, 2013 4:57 pm

zeca2 Escreveu:Cada cão é um cão, mas realmente um cão habituado a andar à trela sente mais a proximidade do dono e o vínculo físico que os liga, podendo (conforme a carácter individual) encarar a área como "território", "defendendo-a" de "intrusos". Por outro lado, a tracção que faz ao puxar pode incrementar a sua agressividade.

Mas tudo isto são meros palpites, uma vez que não se conhece o caso concreto.
Zeca,
uma vez mais, esta não é uma questão entre andar com trela e sem trela; é uma questão entre mudar-se de andar de easy-walk harness para coleira normal. É uma questão completamente distinta.
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

sexta mai 03, 2013 9:37 pm

MiMoo Escreveu:Para mim educação não passa por usar estranguladora, mas adiante.

O Easy Walk é um bom peitoral! Porque alterou para coleira? É que com o easy walk o cão não fica a olhar para o estímulo que o faz ladrar, não olhando (ou seja, ficando virado para o dono) faz com que seja mais fácil acalmar-se... além do mais diminui em muito a tendência para o cão puxar...
Inicialmente comecei a usar o easy walk porque ela, tendo sido adoptada adulta, nao sabia andar à trela. Como estava mais ocupado em ir ensinando e corrigindo outras coisas usei o easy walk como alternativa até me dirigir ao problema. Recentemente comecei a treinar o andar à trela e então mudei para a coleira normal por ser mais fácil aperceber-me da tensão da trela para poder recompensar ou parar.
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta mai 03, 2013 9:45 pm

estevez Escreveu:Inicialmente comecei a usar o easy walk porque ela, tendo sido adoptada adulta, nao sabia andar à trela. Como estava mais ocupado em ir ensinando e corrigindo outras coisas usei o easy walk como alternativa até me dirigir ao problema. Recentemente comecei a treinar o andar à trela e então mudei para a coleira normal por ser mais fácil aperceber-me da tensão da trela para poder recompensar ou parar.
Dá para aperceber também na easy walk :) é uma questão de ir vendo... a trela deve estar sempre a formar uma espécie de J entre o dono e o cão. Tudo o que não seja assim, já é considerado tensão :) é parar e mudar o rumo e recompensar quando estiver novamente em J.
estevez
Membro

sexta mai 03, 2013 9:52 pm

AST88 Escreveu:
estevez Escreveu:alguma vez notaram diferenças entre agressividade de cães à trela usando coleira vs peitoral?

quando a minha cadela veio para casa, como não sabe andar à trela comecei a usar o peitoral easy walker.

recentemente comecei a usar uma coleira normal e desde então já tive situações de agressividade dela para com outras cadelas, coisa que ela nunca tinha provocado.

nota-se que é aquela agressividade de excitação/frustração, até porque em ambos os casos, ela já esteve perto dessas cadelas tanto solta como à trela e nunca houve comportamentos agressivos.

vou experimentar voltar a usar o peitoral até estes encontros se repetirem para ver se com o peitoral a reacção é igual, mas gostava de saber se mais alguém já notou diferenças nas reacções dos cães com coleira ou com peitoral.
Quando a sua cadela estiver perto dos outros cães, dê folga à trela :wink: não a tenha tensa! Vai logo notar diferença na postura da sua cadela e na postura dos outros cães!
Eu sempre fiz isso, agora se eu estou parado com ela e se começa a aproximar um cao a alguns metros de distancia nao tenho hipótese de nao ter a trela em tensão, ela nao fica ali a pedalar na direcção dele mas fica sempre balanceada para a frente e se lhe der folga avança. Isto tambem sempre aconteceu porque na esmagadora maioria dos encontros que ela teve com outros cães estava com a trela e sempre esticou a trela na direcção deles, depois quando chegávamos perto eu folgava a trela e pronto, tudo ok, nunca tinha tido comportamentos agressivos e algumas vezes ate houve cadelas e um ou outro cao agressivos com ela (a chamada leash agression, nunca chegaram a vias de facto).
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta mai 03, 2013 9:52 pm

O problema pode estar relacionado com a "mensagem" que a cadela transmite às outras.
Quando usava o peitoral, a cadela ao ser puxada olhava para si certo?
Com a coleira é mais provável que isso não aconteça. O mais provável é ela adoptar uma postura que lhe permita puxar, não desviando o olhar da outra, o que pode gerar alguma tensão (as cadelas ficam a olhar-se de frente sem que alguma passe um sinal mais "calmo", como por exemplo desviar o olhar. Com tanta tensão o mais provável é a situação dar para o torto)

Talvez seja o caso, ou talvez não...
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
estevez
Membro

sexta mai 03, 2013 10:10 pm

lds6 Escreveu:
estevez Escreveu:
não se trata de fazer experiências, a cadela tem que continuar a ir à rua e de um momento para o outro cruzo-me com cães ao virar da esquina.

apenas gostava de saber se alguém já notou alguma coisa semelhante ou não, porque a única coisa que se alterou foi isso, não encontro outra explicação para a alteração de comportamento dela.
Eu sei que não se trata de fazer experiências só porque sim. Mas o resultado que vai ter da próxima vez não vai ser indicativo de nada. Se a causa dessa nova reactividade estiver na mudança do tipo de "coleira", então isso dever-se-á apenas à mudança, ou seja, ao facto de ter havido uma mudança e isso ter causado algum tipo de desconforto ao qual se associou alguma insegurança. Mas isso poderia ter acontecido se a mudança tivesse sido a inversa (embora menos provável, nesse caso, porque a easy-walk, em princípio, causará menos desconforto em possíveis esticões ocasionais).
Repare no que poderá ter acontecido. A sua cadela, com a easy-walk, ia na rua, via um cão, excitava-se, inclinava-se para ir ter com ele, mas o estevez mudava a direcção da sua cadela, e tudo se passava com relativa normalidade, porque o foco dela era imediatamente redireccionado. Agora, com a coleira, acontece o mesmo caso; ela vê o cão, dirige-se para ele, só que, desta vez, o estevez ao tentar impedir ou, pelo menos, abrandar a sua cadela nesta investida, não só vai causar um tipo de sensação que é estranha e nova (um esticão no pescoço), como o foco dela vai manter-se no cão, desde o início. Se isto ocorrer várias vezes, é o suficiente para que ela transfira esta nova sensação para o objecto que lhe está associado: o cão que está ao longe... Daí a ficar reactiva face a cães estranhos na rua é um passo pequeno.
Pode não ter sido isto, claro, estou só a supor. Mas o mecanismo poderá ser perfeitamente análogo a este. E tudo tem a ver com uma experiência nova negativa, para a qual a cadela pode não estar preparada, e não, necessariamente, com o equipamento em si.
É possível que seja isso. Sempre encorajei o contacto dela com outros cães e nunca me arrependi disso (os reactivos mostram-no logo à distancia), mas estranho o facto de ser so com algumas cadelas que ela reage (e cadelas com as quais já contactou antes com e sem trela e nunca mostrou sinais nenhuns deste género). E estranho o facto de a única coisa que mudou ter sido a coleira, porque ela já usou coleira normal, chegou a usar estranguladora, este peitoral e nunca teve reacções destas (apenas uma vez ou outra em resposta a outras cadelas reactivas que se chegaram demasiado perto, nunca ela como a provocadora). Enfim, nao vejo grande padrão aqui...
Responder

Voltar para “Cães”