lds6 Escreveu:estevez Escreveu:
não se trata de fazer experiências, a cadela tem que continuar a ir à rua e de um momento para o outro cruzo-me com cães ao virar da esquina.
apenas gostava de saber se alguém já notou alguma coisa semelhante ou não, porque a única coisa que se alterou foi isso, não encontro outra explicação para a alteração de comportamento dela.
Eu sei que não se trata de fazer experiências só porque sim. Mas o resultado que vai ter da próxima vez não vai ser indicativo de nada. Se a causa dessa nova reactividade estiver na mudança do tipo de "coleira", então isso dever-se-á apenas à mudança, ou seja, ao facto de ter havido uma mudança e isso ter causado algum tipo de desconforto ao qual se associou alguma insegurança. Mas isso poderia ter acontecido se a mudança tivesse sido a inversa (embora menos provável, nesse caso, porque a easy-walk, em princípio, causará menos desconforto em possíveis esticões ocasionais).
Repare no que poderá ter acontecido. A sua cadela, com a easy-walk, ia na rua, via um cão, excitava-se, inclinava-se para ir ter com ele, mas o estevez mudava a direcção da sua cadela, e tudo se passava com relativa normalidade, porque o foco dela era imediatamente redireccionado. Agora, com a coleira, acontece o mesmo caso; ela vê o cão, dirige-se para ele, só que, desta vez, o estevez ao tentar impedir ou, pelo menos, abrandar a sua cadela nesta investida, não só vai causar um tipo de sensação que é estranha e nova (um esticão no pescoço), como o foco dela vai manter-se no cão, desde o início. Se isto ocorrer várias vezes, é o suficiente para que ela transfira esta nova sensação para o objecto que lhe está associado: o cão que está ao longe... Daí a ficar reactiva face a cães estranhos na rua é um passo pequeno.
Pode não ter sido isto, claro, estou só a supor. Mas o mecanismo poderá ser perfeitamente análogo a este. E tudo tem a ver com uma experiência nova negativa, para a qual a cadela pode não estar preparada, e não, necessariamente, com o equipamento em si.