Castrar ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sexta mai 03, 2013 11:44 pm

Boas,

Tenho um pequeno com 7 meses, muito energético/ irrequieto. (Passamos cerca de 2h, por dia, com ele num parque, onde pode correr à vontade, e gastar as energias.. )
Sempre achei normal, por ser cachorro, e que com o tempo acalmasse...

Hoje fomos ao nosso veterinário, consulta de rotina. Ele tinha um liquido amarelado na pilinha, o que o veterinário achou estranho, por ele ser ainda muito novo, disse que ele era muito precoce (?) ..

* Ora bem..por isto e por ele ser muito agitado o vet aconselhou a castração.
Não sei bem o que fazer.

Com base nas vossas experiências, isto acontece realmente, esta diminuição de energia?
E por outro lado..não haverão outras formas de o controlar?


Tenho lido alguma coisa, mas praticamente só aparecem vantagens e muito poucas desvantagens da castração..

Agradeço os vossos testemunhos :)
Argay
Membro Veterano
Mensagens: 1597
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado mai 04, 2013 10:28 am

Mas qual é o mal do cão ter muita energia?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 04, 2013 11:04 am

E qual é o mal do tal "líquido amarelo"? Precoce? Deixa-me rir! Alguém nesta história ouviu falar de adolescência e amadurecimento sexual?

Deixe lá o cão manter os seus tintins, que lhe fazem falta.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mai 04, 2013 11:08 am

Floripes3 Escreveu:E qual é o mal do tal "líquido amarelo"? Precoce? Deixa-me rir! Alguém nesta história ouviu falar de adolescência e amadurecimento sexual?

Deixe lá o cão manter os seus tintins, que lhe fazem falta.
X2 a 100%!. Que mania de andar sempre de faca na mão...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado mai 04, 2013 12:04 pm

sensonite Escreveu: Com base nas vossas experiências, isto acontece realmente, esta diminuição de energia?
E por outro lado..não haverão outras formas de o controlar?

Tenho lido alguma coisa, mas praticamente só aparecem vantagens e muito poucas desvantagens da castração..

Agradeço os vossos testemunhos :)
Bom, castrar um animal por ele ser irrequieto parece-me o pior dos motivos para o fazer. Se não queria um animal agitado devia ter pensado nisso primeiro. Eu cá, por exemplo só gosto de cães agitados. E posso lhe dizer que isso não passa com a esterilização. Tenho um leão da rodésia esterilizado e é uma peste.

Coisas que o devem fazer pensar em esterilizar são: tem outros machos inteiros em casa? O seu cão é dominante/agressivo perante outros machos? o seu cão reage agressivamente perante uma fêmea? o seu cão é agressivo com estranhos dentro de sua casa? Isto são comportamentos naturais mas que são muitas vezes motivados pela influência hormonal. esterilizando tem tendência para diminuir. Assim como a marcação de território por exemplo...

Agora desvantagens, em termos de saúde, de facto são maiores para os machos. Machos esterilizados têm maior tendência para desenvolver tumores prostáticos, osteossarcoma e doenças autoimunes na velhice. Na verdade, para os machos, não ha grandes vantagens em termos de saúde. E como tal, não o aconselho, a não ser que existam problemas comportamentais como os que acima referi.

Não é que os tintins lhe façam falta, por que os cães não têm uma necessidade física de se reproduzirem, não têm prazer com o sexo, e nao ficam frustrados por não lhes ser permitido faze-lo. Aliás a esterilização elimina esse impeto desnecessário e faz com que o cão fique menos ansioso na altura do cio (das cadelas). No entanto fazem-lhe faltam pelas questões de saúde que acima referi.

Nas cadelas a história é diferente... Tenha em conta os interesses do seu cão, esterilize se for mesmo necessário, caso contrario deixe o animal como esta.
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado mai 04, 2013 12:06 pm

quanto ao liquido amarelado, acredito tb que seja normal. Tive um cruzado de pit e boxer que aos 4 meses ja tinha os testiculos completamente descidos e ja levantava a pata para marcar...
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado mai 04, 2013 12:07 pm

fontedasbicas Escreveu:
Floripes3 Escreveu:E qual é o mal do tal "líquido amarelo"? Precoce? Deixa-me rir! Alguém nesta história ouviu falar de adolescência e amadurecimento sexual?

Deixe lá o cão manter os seus tintins, que lhe fazem falta.
X2 a 100%!. Que mania de andar sempre de faca na mão...
Que mania de estar sempre contra a faca... :twisted:
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado mai 04, 2013 12:17 pm

AST88 Escreveu:O problema é que ele é "muito energético/ irrequieto" 8) É um cão, prontus

Arranje algo a sério para cansar o bicho! Por exemplo a buscar coisas, a procurar brinquedos, coisas que o estimulem :wink:
Claro.. umas corridas com ele tb ajudam.. nao muito longas pk o cão ainda está em crescimento.. leva lo a nadar.. etc..
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 04, 2013 12:47 pm

diogosvp Escreveu:quanto ao liquido amarelado, acredito tb que seja normal. Tive um cruzado de pit e boxer que aos 4 meses ja tinha os testiculos completamente descidos e ja levantava a pata para marcar...
Claro que é normal, normalíssimo, até. O "líquido amarelado" chama-se esperma, e o seu aparecimento é/foi espontâneo e involuntário. Em termos simplificados, digamos que essa emissão foi um teste, para ver se os testículos já estão "operacionais". Tal acontecimento aos sete meses não tem nada de precoce, é absolutamente normal, pois o cão entrou na fase adolescente.

E, como todos os adolescentes, as hormonas em ebulição tornam-no esfuziante de vitalidade. Acalmará quando atingir a maturidade plena, só é preciso paciência para aguentar a cachorrice.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sueska
Membro Veterano
Mensagens: 456
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sábado mai 04, 2013 1:00 pm

Eu tenho um cao e uma cadela de porte mini. Como tenho um casal o cao foi castrado, sempre foi muito energico e com a castracao nao ficou nem um bocado diferente, e nem ficou mais gordo.
O meu cao ficou igualzinho.
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sábado mai 04, 2013 1:09 pm

Ora bem, obrigada a todos.

Vamos então por partes :)

Eu gosto imenso do meu cão assim, aliás uma das minhas reticências em relação á castração, seria depois ficar com um cão pastelão, como alguns que tenho visto. Mas de acordo com o que foi dito aqui, isso também não será regra.

E felizmente não apresenta nenhum dos motivos que o diogosvp apontou para se pensar na castração. Ou melhor, é um pouco dominante com outros cães, está sempre a tentar montá-los.. mas fora isso..nada.

Relativamente ao tal liquido, eu já o tinha visto antes e não me preocupei, exactamente por achar que seria normal, dado ser um adolescentezinho..
No entanto o veterinário mencionou que seria sinal de infecção, e como á partida sabe mais do que eu, não questionei.


E por ultimo, ele não tem falta de exercício físico nem mental, na minha opinião. :)

Ao abrir este tópico procurava as vossas opinioes acerca deste assunto, pois sendo este o meu primeiro cão, falta-me a componente experiência :)
Assim sendo, para já, é deixar o "piqueno" sossegado, até porque os 130€ ficam-me bem na carteira :D
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mai 04, 2013 1:15 pm

diogosvp Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Floripes3 Escreveu:E qual é o mal do tal "líquido amarelo"? Precoce? Deixa-me rir! Alguém nesta história ouviu falar de adolescência e amadurecimento sexual?

Deixe lá o cão manter os seus tintins, que lhe fazem falta.
X2 a 100%!. Que mania de andar sempre de faca na mão...
Que mania de estar sempre contra a faca... :twisted:
Oh Diogo desculpe lá... mas sou assim, e você?

Acha que é normal? Acha que é, melhor dizendo, natural? Na sua opinião os cães deviam nascer com um kit de esterilização, ou a mesma deveria servir SÓ como ferramenta de cura?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 04, 2013 1:24 pm

sensonite Escreveu:...

Ao abrir este tópico procurava as vossas opinioes acerca deste assunto, pois sendo este o meu primeiro cão, falta-me a componente experiência :)
Assim sendo, para já, é deixar o "piqueno" sossegado, até porque os 130€ ficam-me bem na carteira :D
:D Ora bem!

Se tiver o cuidado de limpar de tempos a tempos o pénis do seu canito, tenha ele "líquido amarelado" ou não tenha, a possibilidade de infecções é diminuta.

Com a vida difícil que estamos a ter, até compreendo o seu veterinário, mas nem sempre os conselhos deles são tão desinteressados como isso. Intervenha só se o seu cão vier a ter algum problema de saúde que o justifique ou o imponha. Até lá, deixe-o inteiro e cuide de que ele não se escape para ir fazer cachorrinhos por esse mundo fora. É quanto basta.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
diogosvp
Membro Veterano
Mensagens: 665
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado mai 04, 2013 1:35 pm

fontedasbicas Escreveu:
diogosvp Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
Floripes3 Escreveu:E qual é o mal do tal "líquido amarelo"? Precoce? Deixa-me rir! Alguém nesta história ouviu falar de adolescência e amadurecimento sexual?

Deixe lá o cão manter os seus tintins, que lhe fazem falta.
X2 a 100%!. Que mania de andar sempre de faca na mão...
Que mania de estar sempre contra a faca... :twisted:
Oh Diogo desculpe lá... mas sou assim, e você?

Acha que é normal? Acha que é, melhor dizendo, natural? Na sua opinião os cães deviam nascer com um kit de esterilização, ou a mesma deveria servir SÓ como ferramenta de cura?
Não se irrite antónio... estava a brincar... :lol:

Não não acho. Acho até que a esterilização só se deve fazer quando mesmo necessário. Mas não me oponho a ela. Acho que se deve sempre olhar para o cão.. em determinadas situações, acho benéfico. Mas não sou apologista de esterilizar a torto e a direito, sem pensar nas consequencias que isso traz. Acho é que quer se seja a favor ou contra, quando nos epdem a opinião pela primeira vez, não custa muito explicar porquê..
Responder

Voltar para “Cães”