Castrar ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado mai 04, 2013 1:48 pm

7 meses ainda é novinho. O meu era uma peste nessa idade, e acalmou mais por vola de 1 ano e tal. :lol:

Quanto à castração, isso pode tornar o metabolismo mais lento, por isso alguns cães acalmam mais e engordam, mas não é algo certo e muitos cães continuam activos. O que mais influencia em termos de comportamento são os comportamentos relacionados com as hormonas, e mesmo assim também não é algo certo.
Se decidir fazê-lo, é melhor esperar que o cão tenha 2 anos (se for um cão de tamanho grande) antes de o fazer para o deixar crescer com as hormonas antes de o castrar.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado mai 04, 2013 2:35 pm

sensonite Escreveu:Boas,

Tenho um pequeno com 7 meses, muito energético/ irrequieto. (Passamos cerca de 2h, por dia, com ele num parque, onde pode correr à vontade, e gastar as energias.. )
Sempre achei normal, por ser cachorro, e que com o tempo acalmasse...

Hoje fomos ao nosso veterinário, consulta de rotina. Ele tinha um liquido amarelado na pilinha, o que o veterinário achou estranho, por ele ser ainda muito novo, disse que ele era muito precoce (?) ..

* Ora bem..por isto e por ele ser muito agitado o vet aconselhou a castração.
Não sei bem o que fazer.

Com base nas vossas experiências, isto acontece realmente, esta diminuição de energia?
E por outro lado..não haverão outras formas de o controlar?

Tenho lido alguma coisa, mas praticamente só aparecem vantagens e muito poucas desvantagens da castração..

Agradeço os vossos testemunhos :)
A castração não muda o comportamento do cão. Ele irá manter-se igual, a única questão é que o seu cão é jovem e tem muita energia para gastar, futuramente terá tendência a tornar-se num cão mais calmo. Quanto ao facto de castrar, eu sou a favor da castração, o meu cão é castrado, acho que não perde nada em castrar o cão. No entanto só acho que o deva fazer na idade adulta, depois de 1 ano e pouco.
saraestrelo
Membro Veterano

sábado mai 04, 2013 2:39 pm

E um user falou na questão de não ser natural castrar um cão, pois também não é natural evitar-mos a reprodução e fazemo-lo. Se quisermos ser 100% naturais temos que deixar os nossos cães andar atrás de todas as cadelas com o cio e deixá-lo acasalar com elas! Isto é que é anti-natura e causa stress a um cão, logo se somos pessoas conscientes e se gostamos mesmo dos animais, cabe aos donos, castrar os cães para que eles não fiquem frustrados por não poderem ir a correr atrás das cadelas com o cio, e assim evitar cães a pontapé, que é o que por aí não falta.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

sábado mai 04, 2013 2:49 pm

saraestrelo Escreveu:E um user falou na questão de não ser natural castrar um cão, pois também não é natural evitar-mos a reprodução e fazemo-lo. Se quisermos ser 100% naturais temos que deixar os nossos cães andar atrás de todas as cadelas com o cio e deixá-lo acasalar com elas! Isto é que é anti-natura e causa stress a um cão, logo se somos pessoas conscientes e se gostamos mesmo dos animais, cabe aos donos, castrar os cães para que eles não fiquem frustrados por não poderem ir a correr atrás das cadelas com o cio, e assim evitar cães a pontapé, que é o que por aí não falta.
Porquê, acha que o seu cão vai ter prazer em acasalar? Ou é só uma resposta ao instinto...

Acha que castrando o seu cão vai acabar com os "vadios" que há pra aí?

Você não consegue controlar uma cadela com o cio?

Sabe o que eu acho, é que castrar ou esterilizar, é como podar uma árvore, só porque sim... entendendo a poda como uma ferramenta para aumentar a produção...´

Castrar ou esterilizar SÓ mesmo com grandes argumentos por parte do Vet... sabendo eu que se ganha muito dinheiro com isso...

Chegou-se a um ponto de que está na moda e pronto, tá de cortar os tintins ao animal...

Por mim, façam o que quiserem, não me peçam é que esteja de acordo... Bom fim de semana...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado mai 04, 2013 3:36 pm

Qualquer dia assim que nascem são castrados, já esteve mais longe ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
saraestrelo
Membro Veterano

sábado mai 04, 2013 9:29 pm

Mas quais os argumentos contra a castração? É uma crueladade? É isso?
Acho que quem tem noção da realidade em relação a muitos cães nunca vai aconselhar outra a não castrar. É que o que não faltam para aí são donos irresponsáveis, que querem ter ninhadas a torto e a direito só porque faz parte da vida, porque o cão fica mais feliz, porque isto e por aquilo. Vocês estão num fórum e não sabem quem é a pessoa que está do outro lado e ainda fazem campanha contra a castração, a sério que não percebo.
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

sábado mai 04, 2013 9:40 pm

Mas porque estão a tentar "vender" a vossa opinião e quase que a obrigar as pessoas a acreditar no que vocês defendem?

Cada um faz aquilo que acha melhor para o seu cão.
O resto é conversa.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo mai 05, 2013 11:37 am

"Tenho lido alguma coisa, mas praticamente só aparecem vantagens e muito poucas desvantagens da castração.. ".

Então leia mais.

Olhe, comece por aqui.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=104472

E saraestrelo.

"Acho que quem tem noção da realidade em relação a muitos cães nunca vai aconselhar outra a não castrar. É que o que não faltam para aí são donos irresponsáveis, que querem ter ninhadas a torto e a direito "

isto não tem ponta por onde se pegue.
Castrar o nosso cão porque outros são umas bestas, não é um argumento válido.

" logo se somos pessoas conscientes e se gostamos mesmo dos animais, cabe aos donos, castrar os cães para que eles não fiquem frustrados por não poderem ir a correr atrás das cadelas com o cio, e assim evitar cães a pontapé, que é o que por aí não falta".

Se somos pessoas conscientes e gostamos mesmo de animais (sobretudo do nosso) procuramos o melhor para o bicho proporcionando a satisfação das necessidades para não ficar frustrado (exploração do meio, socialização e exercício) e poupa-los a coisas desnecessárias.

"A castração não muda o comportamento do cão. Ele irá manter-se igual"

É mentira. Pois não há garantias.

ps- Se o seu cão é enérgico, castra-lo não é a solução certa, dê-lhe exercício (tendo em conta a tenra idade), ele irá acalmar por si.
Eu quando quero cortar um bife utilizo uma faca, não uma colher.
danniela
Membro
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

domingo mai 05, 2013 4:48 pm

Boa tarde.

Tenho 3 cães e 2 cadelas. E são todos esterilizados. Tenho cães de tamanho grande ,médio e pequeno. Vivo no campo e tem bastante espaço para correr e brincar.E todos se dão bem. Quanto ao engordar ...só uma cadela é k engordou..e são todos energéticos. É um grande descanso para mim. Pk aqui na aldeia onde vivo já desapareceram vários cães pk vão atrás do cheiro de cadelas com o cio e depois já não voltam.
fontedasbicas
Membro Veterano

segunda mai 06, 2013 12:47 pm

danniela Escreveu:Boa tarde.

Tenho 3 cães e 2 cadelas. E são todos esterilizados. Tenho cães de tamanho grande ,médio e pequeno. Vivo no campo e tem bastante espaço para correr e brincar.E todos se dão bem. Quanto ao engordar ...só uma cadela é k engordou..e são todos energéticos. É um grande descanso para mim. Pk aqui na aldeia onde vivo já desapareceram vários cães pk vão atrás do cheiro de cadelas com o cio e depois já não voltam.
Boas...

Quer dizer que, porque vive no campo(?) costuma deixá-los na rua à vontade...
<p>Cumprimentos </p>
Alvesluis
Membro Júnior
Registado: quinta jan 08, 2009 9:25 am

quarta jun 12, 2013 2:09 pm

Boas

Eu ando a pensar castrar o meu caozito. É o unico em casa, tem coisa de 5 anos (nossos... ja ouvi dizer que em anos de cao é vezes 4 ou vezes 7... algo assim)... tem muita energia, mas nem é por isso.

Numa ida ao veterinario disseram-me que ele é muito nervoso e que o coraçao dele embora estivesse a bater bem, com o avançar da idade etc... ele podia vir a ter problemas de coraçao.

Tipo ele esta deitado a descansar... se ouve o carteiro, homem do lixo ... o que for... altera-se logo e sai disparado a correr.

Infelizmente e felizmente isto só acontece quando nao estou em casa, porque saiu para trabalhar... porque quando estou ele tem mais receio de mim.... mas atençao nao lhe bato, mas falo de ruim e firme e ele tem medo... ai ele sossega mais.

que acham ?
fontedasbicas
Membro Veterano

quarta jun 12, 2013 2:18 pm

Alvesluis Escreveu:Boas

Eu ando a pensar castrar o meu caozito. É o unico em casa, tem coisa de 5 anos (nossos... ja ouvi dizer que em anos de cao é vezes 4 ou vezes 7... algo assim)... tem muita energia, mas nem é por isso.

Numa ida ao veterinario disseram-me que ele é muito nervoso e que o coraçao dele embora estivesse a bater bem, com o avançar da idade etc... ele podia vir a ter problemas de coraçao.

Tipo ele esta deitado a descansar... se ouve o carteiro, homem do lixo ... o que for... altera-se logo e sai disparado a correr.

Infelizmente e felizmente isto só acontece quando nao estou em casa, porque saiu para trabalhar... porque quando estou ele tem mais receio de mim.... mas atençao nao lhe bato, mas falo de ruim e firme e ele tem medo... ai ele sossega mais.

que acham ?
Acho que sim!

Socialização, Não! Castração, sim!

Tem tudo a ver... Coração e Castração...
<p>Cumprimentos </p>
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jun 12, 2013 2:18 pm

Alvesluis eu penso que com a castração não vai alterar nada o comportamento dele, em relação a ruídos, barulhos, portas, etc.

O que altera com a castração, penso que seja, a forma de "liderança" no terreno.

Mas talvez seja melhor informar-se a um bom veterinário.
Cumpts
Responder

Voltar para “Cães”