Cadela com Cio e Macho em casa.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

domingo mai 05, 2013 6:20 pm

Olá,

À cerca de 1 semana adoptei uma cadela com cerca de 1 ano. Cá em casa tenho também um cachorro com cerca de 7/8 meses. São ambos arraçados de diferentes raças por isso o acasalamento não é uma opção.

A cadela ia ser estrelizada na próxima semana mas tive azar e apareceu-lhe o cio hoje.

Venho aqui pedir ajuda em algumas questões:

- óbvio que em fase alguma os vou deixar sozinhos em casa na mesma divisão. Acham que quando sair de casa isso vai ser possível ou vou ter o macho a fazer tudo para ir à divisão dela e vice-versa? Será melhor pedir ao meus pais para ficarem com o cachorro enquanto ela tem o cio que ainda é algum tempo :(?

- Existe alguma forma protectora (aquelas cuecas por exemplo) que possam evitar o acasalamento caso haja alguma distracção da minha parte?

- Ao contrário de alguns cães que já passaram por ela o meu não me parece muito entusiasmado com o inicío do cio dela. Será possível que ele por ser "novo" ainda não ter muito interesse ou daqui uns dias vai tentar acasalar com ela a torto e direito?

Obg pela ajuda.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mai 05, 2013 7:37 pm

O que eu fazia nos tempos em que a minha cadela tinha cios era fechá-la num quarto e não permitir aos machos (eram três) nenhum contacto com ela nessa fase. Quando tinha de sair, dava uma volta à chave do quarto em que ela estava, para uma segurança total. Há cães que aprendem a abrir portas, sobretudo com um estúmulo tão forte como esse.

No entanto, se puder levar o cão para outra casa, melhor será. Nem ele nem ela passarão pelo stress da separação dentro de casa. Acho que ainda é a melhor solução.

No entanto, se, mesmo que com todas as cautelas, o seu cão conseguir montá-la, e uma vez que já estava a pensar esterilizá-la, pode fazê-lo duas semanas depois de terminado o cio, impedindo que a possível ninhada resultante se desenvolva. Fale com o seu veterinário a este respeito.

As cuecas não impedem nada, apenas servem para a cadela não sujar a roupa e a casa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

domingo mai 05, 2013 8:32 pm

Uma questão, quando a fechava no quarto era só quando não estava em casa ou durante o tempo todo do cio? Nem na sua supervisão eles tinham contacto?

Obg
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mai 05, 2013 9:00 pm

Durante todo o tempo do cio. Só saía de lá para as necessidades na rua, e nessa altura fechava-os a eles. Punha-a no patamar da escada e voltava atrás para lhes abrir a porta da sala. Para voltar, fazia o mesmo, em sentido inverso. Uma trabalheira! :)

É claro que depois iam pôr-se todos a fungar à porta do quarto, e nessa altura tinha de os expulsar de lá, o que eles acatavam. Por vezes, quando o cio dela estava no auge, os machos insistiam, mas eu conseguia sempre afastá-los.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

segunda mai 06, 2013 4:45 am

Se puder, deixe-a em casa dos seus pais enquanto dura o cio. Que stress para os animais estarem na mesma casa separados por uma porta :roll:
e esterilize assim que o vet aconselhe. Mais ninhadas não, por favor!!!
Boa sorte!
Responder

Voltar para “Cães”