Ajuda sobre comportamento de Cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LuciaRibeiro
Membro Júnior
Registado: quarta fev 06, 2013 1:06 am

segunda mai 06, 2013 2:24 pm

Boa tarde a todos os foristas :)

O que me traz cá hoje é a minha cocker de 4 anos... A Joana sempre foi uma cadelinha com "bichinhos carpinteiros" no corpo, digamos que tem um temperamento especial. Nestes 4 anos, ela viveu em casa da minha sogra, comigo e com o meu namorado, era uma vivenda enorme, onde ela fazia praticamente a vida dela numa lavandaria que temos com acesso ao exterior, pois a minha sogra nao gosta de animais dentro de casa.
Em Março do ano passado engravidei e vi-me "obrigada" a comprar casa, para ter a minha privacidade e independencia. Em fevereiro deste ano, lá consegui a tao esperada escritura que demorou mais de 4 meses para sair. Fiz as mudanças ca para casa em Março,mas nao pude trazer logo a Joana comigo porque ainda nao tinha tudo preparado para a receber e tive que falar com os administradores para saber se concordavam, apesar de haver um cao no predio, esta é uma norma.

Finalmente trouxe a Joana ontem :) foi um dia agitado para ela, pois antes de a trazer para aqui, fui com ela ao banho e dar um passeio para chegar aqui cansadinha e nao ter vontade de correr... bem me enganei...
Mal chegou aqui as 22h deixei-a cheirar a cozinha (onde ela vai ficar quando eu sair e durante a noite, e a sala onde ela vai permanecer connosco durante o dia), nao a deixei ir para os quartos cheirar, pois nao quero que se habitue a ir la :)
Ela cheirou a sala toda, imensas vezes e eu deixei sem problema nenhum. O problema foi a noite, quando a coloquei na cozinha depois do passeio da noite e fechei a porta ela ganiu o tempo todo... durante a noite toda chorou chorou chorou...eu durante a noite ia la e dizia "Xiu" pa ela acalmar e ver que estavamos em casa (apesar dos caes sentirem a nossa presença). Verdade seja dita as 8h tirou-me da cama pois ja estava a ficar cansada do levanta e deita constante LOL.... trouxe-a a rua aqela hora para ela fazer o xixi e o coco, que ela fez logo ao fim de 2min a andar :) esta tarefa pensei q ia ser mais complicada mas pelos vistos foi a mais facil... nao houve necessidades dentro de casa.

Agora o meu problema é... esteja ela connosco na sala ou na cozinha, ela passa a vida a ganir, mas é um ganir de chamar a atençao, nao é fome nem dores, porque se olhar-mos para ela, ela desafia-nos com um "au au" muitoo meigo. e durante a noite é igual... e eu preciso de saber se alguem tem alguma "tecnica" para ela acalmar...

Outra duvida, nao sei se vao conseguir ajudar nesta, o meu apartamento é todo em pavimento flutuante, moro num 2º andar, tenho gente por baixo, e as patitas da Joana ouvem-se bem, parecem mini tacoezinhos... Qual a probabilidade de vir ser chamada a atençao por causa das patinhas dela? e ja agora alguem que tenha vizinhos por cima, ouvem as patas dos caezinhos? Tenho algum receio que me convidem a tira-la daqui de casa :(
leapais
Membro
Registado: quinta nov 03, 2011 10:52 pm

segunda mai 06, 2013 2:32 pm

como sou inexperiente em muita coisa relacionada com cães, apesar de ter duas cadelitas em casa, deixo as sugestões para lidar com a Cocker para quem percebe do assunto.

No que posso tentar ajudar é quanto ao chão. Em principio não se vai ouvir nada no andar de baixo (mas pode, por uma questão de "boa vizinhança" confirmar com quem vive em baixo). à partida o chão flutuante, se for bem aplicado, funciona quase como isolante por isso o som dos passos dos cães só é ouvido no apartamento onde a pessoa está. Mas, como digo, tudo depende da forma como foi aplicado.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda mai 06, 2013 2:40 pm

quanto ao barulho das patitas, pode sempre levar a menina à paticure - VET ou Groomer - assim já não toca piano :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda mai 06, 2013 2:40 pm

Olá.

Acho que o melhor que lhe consigo dizer é mesmo para a cansar. Mas cansar a sério! O cocker parece um cão pequenote, mas aquilo tem uma energia que corre, corre, corre...! Um dos amigos da amy é um cocker ruão de 3 ou 4 anos. Ele corre o parque todo em menos de nada, um parque grande, e continua pronto para mais.

Se não for cansado, segundo o dono, é uma chatice, porque não para de chatear em casa!

Quanto ao chorar, durante o dia ignore e não recompense o mau comportamento! Para já penso que será adaptação. Por outro lado, se a vir tranquila, na sua caminha ou pura e simplesmente sossegada, recompense, com um biscoitos ou festas sem excitação, para que não se siga uma musica de gemidos e choradice a seguir.

Durante a noite, acho que deve repreender. E já a deverá conhecer para saber o que para ela é um ralhete "á séria". Ela já não tem idade para reagir como cachorro, até pq julgo que estará habituada a dormir sozinha. Adicionalmente, cada cão é um cão. Eu "amoleço" a minha, ou com uma sesta antes de a fechar na cozinha, ou deitando-a e dando uns mimos e umas festarolas na barriga, mesmo para ficar molengona. Querer que o cão vá dormir excitado não resulta.

Eventualmente, durante a noite e se for exagero, mesmo uma palmadeca, porque, convenhamos, se ela está habituada a dormir sozinha, não se pode admitir tanto protesto. Seja firme uns dias e o resto compensa.

Quanto ás necessidades, para um cão adulto, mantenha as mesmas rotinas (mesmas horas de passeio e de alimentação) e não terá grandes chatices!
LuciaRibeiro
Membro Júnior

segunda mai 06, 2013 2:41 pm

leapais... é assim q funciona o pavimento? eu n sei como foi aplicado, mas sei q n tiraram o soalho, ou seja foi aplicado por cima.
Eu ja perguntei uma vez a vizinha se ouvia os gatitos q tenho por vezes tem ataques de correria...e la disse q n ouvia nada.

obrigada, ja ajudou mt =)
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

segunda mai 06, 2013 2:48 pm

Na minha humilde opiniao deveria agir desde ja conforme aquilo que pretende que seja a convivencia entre todos na nova casa, ou seja, despreze tudo o que nao aprova (ganir, ladrar etc) e haja com normalidade, cá para mim a Joana vai perceber que "nao leva nada em troca" sempre que faz os seus barilhinhos para chamar a atençao, mas todos em casa devem cumprir esta regra. Obviamente que desprezar atitudes indesejadas nao significa deixa-la fazer tudo, refiro-me mais aos barulhos proprios de quem quer chamar a atençao, incluindo à noite..... Se for ter com ela sempre que a ouvir a chorar, ela vai perceber que sempre que chorar vai ter a sua companhia, nem que seja por 5 segundos!!!! O que para eles é "melhor que nada" =)

Entretanto acho que o comportamento dela é aceitavel nestes primeiros dias apos uma mudança de casa.....
LuciaRibeiro
Membro Júnior

segunda mai 06, 2013 2:59 pm

ZZiggy Escreveu:Na minha humilde opiniao deveria agir desde ja conforme aquilo que pretende que seja a convivencia entre todos na nova casa, ou seja, despreze tudo o que nao aprova (ganir, ladrar etc) e haja com normalidade, cá para mim a Joana vai perceber que "nao leva nada em troca" sempre que faz os seus barilhinhos para chamar a atençao, mas todos em casa devem cumprir esta regra. Obviamente que desprezar atitudes indesejadas nao significa deixa-la fazer tudo, refiro-me mais aos barulhos proprios de quem quer chamar a atençao, incluindo à noite..... Se for ter com ela sempre que a ouvir a chorar, ela vai perceber que sempre que chorar vai ter a sua companhia, nem que seja por 5 segundos!!!! O que para eles é "melhor que nada" =)

Entretanto acho que o comportamento dela é aceitavel nestes primeiros dias apos uma mudança de casa.....

Eu nao digo que nao seja aceitavel, atençao... até com os gatitos demorou o seu tempo a habituarem-se...
Mas é como digo o meu problema nao é ela ganir, porque isso para mim é super normal, sao cheiros novos, convivencias novas, falamos de um cao que teve acesso ao exterior e vivia praticamente sozinho e agora vive com as pessoas mesmo dentro de casa.... o meu maior receio é que os vizinhos ouçam esse ganir e se sintam incomodados... apenas isso... eu sei q se a ignorar quando ela gane ela vai acabar por ver q assim n consegue o que quer... mas tb nao é um ganir alto... é simplesmente irritativo ao final de 5h loooool... O meu namorado neste momento é o unico que tem q respeitar... a minha filhota tem 4 meses e ainda nao sabe fazer festas a Joana LOL... mas o meu namorado ignora-a sempre -.- esteja ela sossegada ou a pedir mimos... e o que por um lado me facilita a coisa, pois assim ela so tem q respeitar a um dono e nao a dois :)
Mas um "Não" de vez em quando no meio desses ganir faz bem :) o problema é q ela ignora-me... ou melhor, por 5min respeita, passado um bocado esta outra vez no mesmo xD
LuciaRibeiro
Membro Júnior

segunda mai 06, 2013 3:00 pm

sofiaabreulopes Escreveu:quanto ao barulho das patitas, pode sempre levar a menina à paticure - VET ou Groomer - assim já não toca piano :wink:
mas mesmo que lhe cortem as unhitas, ouve-se sempre um tic tic tic de um lado para o outro... LOOOOOOOOL

ja pensei em pegar na minha lima das unhas e divertir-me nas dela LOL
leapais
Membro
Registado: quinta nov 03, 2011 10:52 pm

segunda mai 06, 2013 3:25 pm

LuciaRibeiro Escreveu:leapais... é assim q funciona o pavimento? eu n sei como foi aplicado, mas sei q n tiraram o soalho, ou seja foi aplicado por cima.
Eu ja perguntei uma vez a vizinha se ouvia os gatitos q tenho por vezes tem ataques de correria...e la disse q n ouvia nada.

obrigada, ja ajudou mt =)
Sim, é mesmo. Ainda por cima se o soalho anterior não foi retirado, o efeito ainda é superior.

Na minha casa bem pode cair o carmo, a trindade, as cadelas e sei lá mais o quê. Nenhum dos meus vizinhos, seja ao lado ou em baixo, ouve o que quer que seja

adorei a ideia da pati-cure :roll: 'tou aqui tou a ver muita madame com os seus frufrus com as patinhas pintadas da mesma cor que a dona... (desculpem, não resisti... é que desde que vi um cão cor de rosa num quarto todo cor de rosa e com a dona vestida de rosa... assustador!)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda mai 06, 2013 4:14 pm

Olhe, preocupe-se menos com os vizinhos, os quartos, etc e preocupe-se mais com a cadela.
Quando o fizer esses seus problemas vão desaparecer.
Se ela, uiva ou gane e até diz que é para chamar a atenção, então não a deixe na cozinha sozinha.
A ambientação leva tempo (dias), não está a mostrar a casa nova aos amigos.
Se a questão dos torpedos nº1 e do nº2 está arrumada. não percebo.
E há tanta coisa útil e inútil para a manter ocupada, kongs, churros, bolas, ossos, cordas, squeaky toys, etc.
Eduque-a para só entrar nas áreas de "acesso restrito" só quando o dono quiser, se não for capaz de erguer barreiras psicológicas, então feche os quartos.
O som das unhas é normal, quer fazer o quê?
Pode cortar as unhas, pode por uns tapetes no chão para abafar, ou pode proporcionar-lhe exploração do meio à barda que isso põe as unhas em cheque num instantinho. o som não desaparece mas fica mais baixinho.
A minha tem 15 meses e o vet só lhe cortou as unhas de trás uma vez.
A partir dos 8 meses tenho é que ter cuidado para ela não ficar só com os sabugos.

ps-Cocker é cão de caça, não é nenhum frufru ou fifi ou lulu ou o que for.
Há cães de caça e depois há outras coisas que também ladram e abanam a cauda, etc. Cão que é cão é de caça emainada :wink:
LuciaRibeiro
Membro Júnior

segunda mai 06, 2013 4:49 pm

srYuki Escreveu:Olá.

Acho que o melhor que lhe consigo dizer é mesmo para a cansar. Mas cansar a sério! O cocker parece um cão pequenote, mas aquilo tem uma energia que corre, corre, corre...! Um dos amigos da amy é um cocker ruão de 3 ou 4 anos. Ele corre o parque todo em menos de nada, um parque grande, e continua pronto para mais.

Se não for cansado, segundo o dono, é uma chatice, porque não para de chatear em casa!

Quanto ao chorar, durante o dia ignore e não recompense o mau comportamento! Para já penso que será adaptação. Por outro lado, se a vir tranquila, na sua caminha ou pura e simplesmente sossegada, recompense, com um biscoitos ou festas sem excitação, para que não se siga uma musica de gemidos e choradice a seguir.

Durante a noite, acho que deve repreender. E já a deverá conhecer para saber o que para ela é um ralhete "á séria". Ela já não tem idade para reagir como cachorro, até pq julgo que estará habituada a dormir sozinha. Adicionalmente, cada cão é um cão. Eu "amoleço" a minha, ou com uma sesta antes de a fechar na cozinha, ou deitando-a e dando uns mimos e umas festarolas na barriga, mesmo para ficar molengona. Querer que o cão vá dormir excitado não resulta.

Eventualmente, durante a noite e se for exagero, mesmo uma palmadeca, porque, convenhamos, se ela está habituada a dormir sozinha, não se pode admitir tanto protesto. Seja firme uns dias e o resto compensa.

Quanto ás necessidades, para um cão adulto, mantenha as mesmas rotinas (mesmas horas de passeio e de alimentação) e não terá grandes chatices!
Obrigada pela resposta, eu qd a vejo sossegadinha faço-lhe uma festa e dou-lhe uma rodela de salsicha... e faço-lhe festas no dorso k ela adora...
Ela esta mais q habituada a dormir sozinha, sempre dormiu... eu acho é q ela qer mm chamar a atençao, apenas isso... e parece q se esqeceu q qd a vejo excitada acabou o mimo... ou entao faz de conta q se esqueceu loool

em relaçao as necessidades, fui com ela as 8.30 fez xixi e coco... fui as 14 fez novamente xixi e coco,.. mas entretanto ja me fez aqui um xixi.... mas parece-me q é por excitaçao a tudo ser novo :)
LuciaRibeiro
Membro Júnior

segunda mai 06, 2013 5:06 pm

botas96 Escreveu:
Olhe, preocupe-se menos com os vizinhos, os quartos, etc e preocupe-se mais com a cadela.

Preocupo-me com eles pois sei que a Administraçao teve q conceder a vinda da cadela para o apartamento, e o que avisaram logo foi em relaçao a barulhos feitos por ela, fossem eles quais fossem
Quando o fizer esses seus problemas vão desaparecer.
Se ela, uiva ou gane e até diz que é para chamar a atenção, então não a deixe na cozinha sozinha.

Ela fica na cozinha de noite para dormir.... vou po-la onde? no bolso? na minha cama? ou quer q a ponha na sua???
A ambientação leva tempo (dias), não está a mostrar a casa nova aos amigos.
Nao me está a dar novidade nenhuma, caso pense q sim!
Se a questão dos torpedos nº1 e do nº2 está arrumada. não percebo.
Eu passo a explicar, é simples, ela foi a rua as 8.30 fez xixi e coco, foi as 14.30 fez novamente xixi e coco... chegou as 15h fez-me xixi no meio da cozinha, e ja tava a preparar para fazer na sala... se ela andar à vontade mija-me em qualquer lado... pois a casa é nova e ela ainda nao tem o sitio dela definido para fazer xixi em caso de urgencia, veio para ca ontem as 22h !
E há tanta coisa útil e inútil para a manter ocupada, kongs, churros, bolas, ossos, cordas, squeaky toys, etc.
Os seus entretem-se? sorte a sua... esta prefere estar a nossa beira a roer-nos as unhas ou simplesmente a roer umas folhas de jornal!
Eduque-a para só entrar nas áreas de "acesso restrito" só quando o dono quiser, se não for capaz de erguer barreiras psicológicas, então feche os quartos.
estamos a falar de um cao de 4 anos, que sempre fez o que quis e nunca teve barreiras de nada... daí as portas dos quartos estarem fechadas!
O som das unhas é normal, quer fazer o quê?
Pode cortar as unhas, pode por uns tapetes no chão para abafar, ou pode proporcionar-lhe exploração do meio à barda que isso põe as unhas em cheque num instantinho. o som não desaparece mas fica mais baixinho.
A minha tem 15 meses e o vet só lhe cortou as unhas de trás uma vez.
A partir dos 8 meses tenho é que ter cuidado para ela não ficar só com os sabugos.

Comprei casa a pouco tempo e nao pedi emprestimo para rechear a casa... se me faço entender... portanto tapetes é uma coisa q so virá para aqui, quando houver estabilidade financeira para tal... e tendo uma filha de 4 meses as despesas neste momento sao para coisas mais importantes para a menina! Ela ja cheirou a sala toda e ja aprendeu a andar direita, so que ela mal ve um movimento meu ou do meu namorado, fica logo de orelhas no alto, nariz apontado, rabo a abanar e poe-se logo de pe a correr em direcçao a pessoa q se levantou!

ps-Cocker é cão de caça, não é nenhum frufru ou fifi ou lulu ou o que for.
Há cães de caça e depois há outras coisas que também ladram e abanam a cauda, etc. Cão que é cão é de caça emainada :wink:

pensa q me esta a dar alguma novidade? é o segundo cocker q tenho, mas como toda a gente sabe nao ha 2 caes com a mesma personalidade! mas alem desta, na minha familia existem 2 labradores e infelizmente faleceu-me o pitbull ha 2 meses!

Para respostas destas a um topico de ajuda, mais valia redimirem-se ao silencio... peço uma opiniao, vêm com respostas como que a dizer " a sua cadela é assim ou assado porque voce qer ou porque voce nao lhe da atençao sem saberem o que se passa na realidade"
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

segunda mai 06, 2013 5:55 pm

Olá Lúcia.
Acho que o comportamento dela é miminho só isso :lol: e nos posts atrás já lhe foram dadas dicas .
Quanto ao convidarem a tirar a cadelinha de casa isso não vai acontecer.
Já leu as normas do condomínio?Pediu autorização ,foi concedida ...ponto final.
Quanto as patitas isso é normal ,a minha também faz é natural ,nós não fazemos barulho com as unhas mas fazemos com os pés.Eu vivo em r/c e ouço todos os dias a vizinha a levantar se e a calçar os chinelos e tal ,as vezes quando há farra também ouço os tacões ,entre outras coisas.
Lembre se que tem uma criança ,quando ela começar a andar o barulho dos pés dela a correr vai se sobrepor ao da cadela,as birras e tal também se vai ouvir. :D
Eu cá prefiro as patas da cadelinha aos pés de um bebe que começa a correr e a atirar brinquedos ao chão 8)

Eu tenho uma vizinha que tem uma cadela que gane dias e noites a fio ,quem trabalha por turnos nao dorme de dia ,quem trabalha de dia não dorme de noite.A cadela já destruiu a vedação do meu terraço 3x ,atira se contra as portas ,as paredes ,ladra ,gane ,uiva e olhe ainda está aí.
É daquelas pessoas que nunca ouve os conselhos e ajudas que lhe queremos prestar referente ao assunto.Enfim.
Não se preocupe de mais.Aproveite a companhia da sua cadela
:D
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mai 06, 2013 6:55 pm

Ao que já foi dito e recomendado, só posso acrescentar: quem muito se preocupa com os vizinhos, anda a comprar guerras com todos.

Espere que alguém se queixe, e se tal acontecer, preocupe-se então com a razão da queixa, e só com ela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça mai 07, 2013 12:53 pm

Ó LuciaRibeiro.

Escusa de "eriçar o pêlo" e pare lá de "rosnar" para mim, não é a "puxar dos galões" que resolve alguma coisa.
Então vamos lá por partes.

Isso da administração, do piso flutuante, normas do condomínio, etc, é tudo muito bonito, mas esses pormenores todos deveriam ser contemplados antes da compra, não foram e agora também não interessa nada, tem que se abotoar ao que tem.(Foi o mesmo que ter um familiar de cadeira de rodas, fazer uma compra num sítio sem verificar previamente se há as devidas condições para esse familiar).

Está a tentar empurrar a sua cadela para mim, é isso?
Ou dorme na cozinha, ou então, chapéu, é isso? "Arreia",não sabe o que fazer? Eu nem vou comentar sobre isso. Só vou disser isto.
Cá em casa, não temos cá desses problemas da tanga (vou explicar mais abaixo) e apesar de eu gostar de mato e silvados, posso abrir uma excepção a uma cadela de levante desde que ela tenha energia e "drive" extremos.

Olhe, parece que sim.Porque conforme relatou, a ambientação foi mal feita
Mas isso são coisas básicas para quem supostamente já teve cães (conforme os seus "galões") e se o mais básico não é feito como deve ser, para o resto, deixa-me céptico das suas capacidades.
Pois para uma pessoa tão experimentada como você, isso deveria ser problemas da tanga. (ambientação e house training).

Está-me a disser o quê? Que está velha? É isso?
Errado.
Eduque-a que vai aprender, discipline-a que vai chegar lá independentemente da idade que ela tiver, também se a não orientar, nada vai acontecer, dah.
Olhe que está a subvalorizar a capacidade de adaptação deles, big time.

Outros é que lhe falaram em mariquices que servem a lulus e afins.
Compreendo a sua situação, eu também arreava com tanta despesa junta.
Mas sempre pode pegar-lhe na trela e ir para parques ou jardins moer-lhe as unhas e isso não lhe sai do bolso, cabe a si conjugar da melhor maneira as coisas, para que o vosso mini meu esteja vigiado enquanto a cadela esteja a ser passeada.
Responder

Voltar para “Cães”