cadela mederosa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

teru1992
Membro Veterano
Registado: segunda out 01, 2012 11:33 am

terça mai 07, 2013 1:01 am

Boas ,eu adoptei uma cadela rafeira com 3 anos a pouco tempo e pelo que vejo ela deve ter sofrido maus tratos.
A minha duvida é quando a gente fala mais alto ou chamo alguem que teja noutra divisao da casa ,ela mija se toda ,alguem sabe que poderei fazer para isto passar e ela voltar a ter confiança?
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

terça mai 07, 2013 8:14 am

Acho eu que é uma questão de tempo.

Os cães adoptados não se sentem "em casa" senão depois de algum tempo.
A auto-confiança vêm quando o animal se sente parte da família tal como uma criança adoptada.

Nesta altura compete-lhe a si ter uma atitude confiante e segura.
É para si que ela olha à procura da segurança que lhe falta.
<p>"Quando se &eacute; capaz de lutar por animais, tamb&eacute;m se &eacute; capaz de lutar por crian&ccedil;as ou idosos. N&atilde;o h&aacute; bons ou maus combates, apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que n&atilde;o podem se defender." Brigitte Bardot </p>
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

terça mai 07, 2013 9:20 am

Leia estes tópicos, espero que ajudem...

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=104107
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=104333

e Parabéns pelo novo membro da familia :D

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
teru1992
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 11:34 am

obrigado :)
Ela ja ta ca em casa a 4 meses ,ela deve ter levado mt porrada ela tem mesmo muito medo,para alem que veio com maus habitos alimentares pessimos,agora ja come a raçao mas ao inicio so queria era comida nossa,ca em casa começamos a comprar lata e a misturar com a raçao e tirando aos poucos e poucos e agora ja come a raçao na boa ,ela foi encontrada numa bomba de gasolina ,pode ser ''mijona'' mas e um amor de cadela mesmo com os maus trato que deve ter tido e uma doçura,so nao gosta de gatos.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça mai 07, 2013 1:07 pm

E fotos dessa lindeza ??? :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 07, 2013 1:34 pm

teru1992, isso vai com o tempo e com calma. Acima de tudo não a proteja em exagero porque ela já não sabe que foi maltratada, está apenas a reagir a determinados condicionamentos que ficaram.

O que para mim funcionou foi ignorar a coisa nas alturas do pânico e agir com calma e até alguma indiferença.

Continuo a ter algumas chatices, mínimas devo dizer, porque ela ainda tem um bocado de obsessão com a minha presença, tipo só come como deve ser se eu estiver ali; só reage com calma a novas situações se eu estiver, etc.

Mas isto já está a um nível mínimo. Dê-lhe tempo e proceda sempre com calma.
teru1992
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 1:59 pm

Obrigado pessoal,
Ja meto fotos dela.;)
É que ela por exemplo se tivermos a varrer ou limpar com a esfregona se ela ve a vassoura ou a esfregona urina se toda ,e chato claro pk ja foi tapetes ,mantas etc,nao ralhamos com ela nem nada ,em geral chamo-a para ao pe de mim para limpar o chichi,ela ao inicio eu tenho quintal ia para la mas nao fazia nem chichi nem coco ,e levavamos ela a rua ela la fazia ,mas as vezes depois de ter feito 2 vezes coco e 2 3 vezes chichi chegava e mijava e cagava em cima do tapete da sala.
Ela quando veio ate a fazer chichi na rua tinha medo fazia mijadinhas num passeio de meia hora fazia uma 10 vezes pequeninos ,agora nao faz 1 ou 2 mas grandes ja ta a vontade,o unico problema agora e mesmo esse de qualquer coisa urina se,a gente ca em casa compro roupa para ela ate a vestir a roupa mija se toda :S
teru1992
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 2:17 pm

T ai fotos dela chama-se Anita,nao faço a minima do que seja cruzada,muita gente pergunta se ela e daquelas raças mas(pitbull) por ela tem aquela mancha preta e o resto ser branco.
Espero que gostem da minha mimada mijona :P

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça mai 07, 2013 2:19 pm

Se ela se urina por medo ignore a situação. Ignore completamente quando ela está medrosa. Não se aborreça, não conforte. Ignore para não reforçar o comportamento.

A minha não teve nunca medo das coisas da casa, mas tinha um pânico absoluto do mundo exterior. Julgo que seria "cão de jardim" e que nunca lhe foram proporcionadas experiências na fase adequada. Mas são apenas conjecturas minhas.

O que fiz, até por força das circunstâncias, foi confrontá-la com o que não conhecia (basicamente tudo) e ignorei sempre as tremuras, as tentativas de fuga, as paranóias e sim, as urinadelas no vet. Quando se acalmava, então acarinhava-a.

Outra coisa que acho que me ajudou com ela foi o silêncio.
teru1992
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 2:27 pm

WaterMonitor Escreveu:Se ela se urina por medo ignore a situação. Ignore completamente quando ela está medrosa. Não se aborreça, não conforte. Ignore para não reforçar o comportamento.

A minha não teve nunca medo das coisas da casa, mas tinha um pânico absoluto do mundo exterior. Julgo que seria "cão de jardim" e que nunca lhe foram proporcionadas experiências na fase adequada. Mas são apenas conjecturas minhas.

O que fiz, até por força das circunstâncias, foi confrontá-la com o que não conhecia (basicamente tudo) e ignorei sempre as tremuras, as tentativas de fuga, as paranóias e sim, as urinadelas no vet. Quando se acalmava, então acarinhava-a.

a minha tbm tentava fugir metemos rede na vedaçao mas ela consegui abrir buraco e fugiu uma vez ,mas a vizinha apanhou ela e trouxe ela logo,agora quando esta no quinta tem estar presa apesar desses ataques de panico ja terem passado ,ela tambem tremia muito ainda treme as vezes ,e eu sempre ignorai ate que ja parou por completo ,agora so se urina mesmo ,as idas ao vet e uma festa eles ja sabem tem ter a esfergona na mao ,ela nao gosta de entrar la e quando a forço mijase toda
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mai 07, 2013 2:30 pm

Tem a cadela à corrente no exterior? :o
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
teru1992
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 2:31 pm

Floripes3 Escreveu:Tem a cadela à corrente no exterior? :o
nao,ela so quando ta no quintal tem tar presa senao foge
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça mai 07, 2013 2:54 pm

WaterMonitor Escreveu:Se ela se urina por medo ignore a situação. Ignore completamente quando ela está medrosa. Não se aborreça, não conforte. Ignore para não reforçar o comportamento.

Water,

isso de reforçar o medo é um mito. Não se pode reforçar o medo desde logo porque o medo não é um comportamento, logo, não é reforçável por elementos exteriores (como sejam as nossas acções). O medo é um estado interno que muda consoante um historial complexo de condições (por exemplo, um cão ganha medo às mãos humanas após levar tareia muitas vezes, ou seja, existe um condicionamento que equivale a mão humana a algo de mau ou perigoso...; exemplo inverso: um cão vai perdendo medo às mãos humanas quando é alimentado pelas mãos).
As más notícias são: pelas mesmíssimas razões, fazer festas a um cão também não vai reduzir o medo. Por isso, o seu conselho inicial acaba por ser ajustado; o melhor é ignorar, sobretudo, não fazer grande alarido.
Mas, o melhor ainda, para além de ignorar quando há medo de um estímulo, é fazer um trabalho, por antecipação, de ambientação e condicionamento positivo ao tal estímulo que lhe provoca medo. Para isso - e agora discordando consigo - é melhor não confrontar, pura e simplesmente, o cão com o tal estímulo. É preciso ir fazendo uma apresentação gradual e condicionada.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça mai 07, 2013 2:57 pm

teru1992 Escreveu:
Sendo que ela foge quando está no quintal, por que não equaciona a hipótese de não deixá-la no quintal, pura e simplesmente?
A experiência de ficar no quintal, sozinha e acorrentada, mesmo que nem seja por muito tempo, não vai ajudar muito a sua tarefa, compreende?
teru1992
Membro Veterano

terça mai 07, 2013 2:58 pm

lds6 Escreveu:
teru1992 Escreveu:
Sendo que ela foge quando está no quintal, por que não equaciona a hipótese de não deixá-la no quintal, pura e simplesmente?
A experiência de ficar no quintal, sozinha e acorrentada, mesmo que nem seja por muito tempo, não vai ajudar muito a sua tarefa, compreende?
sim claro :),é so se tenho quintal dame pena ela estar fechada em casa e so sair para ir passear
Responder

Voltar para “Cães”