Comportamento de cães: mordida para avisar quem manda?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça mai 07, 2013 10:47 pm

Bem...
a Amy não tem tido sorte neste campo, nos últimos dias!!!

Há coisa de semana e meia, o cão "sacanolas" que frequenta o meu parque, até foi seguro pelos donos enquanto nós passavamos (a minha miopia não me permitiu destinguir que era exactamente "aquele" que estava lá, entre outros), mas após contornarmos o quarteirão e estarmos precisamente a meio do lado de lá e já longe, provavelmente todos foram soltos, mas aquele veio atrás de nós, eu não dei conta da aproximação á sucapa e ZÁS! Dentadeca no lombo da mini-amy e... ala que se faz tarde! (SACANA! Vai meter-te com alguém do teu tamanho!! PALERMA!!)

Ela ligou o alarme, e naturalmente, que activa muito antes de se dar o "embate" e eu fico nervosa, essencialmente por não ter visto o gajo vir á sucapa por trás.

Não houve sangue, mas registei baba naquela zona do lombo mais proxima da cauda. Também me parece que ela não andou queixosa no dia seguinte. Foi mesmo só o susto e aquele "ligar do alarme" que eu já sei que acontece mesmo antes de acontecer! :roll:

Hoje,
Tive um pequeno descuido (mea culpa, mea culpa) em casa da minha mãe, onde está o mano dálmata, pouco tolerante, não confirmei que ele estava preso e assim que amy sai, leva um valente raspanete-cão (cãospanete?!) !! O Yuki fez exactamente a mesma coisa que o outro cão, deu-lhe 2 ou 3 dentadecas, na mesma zona do lombo, junto á cauda. Grande gritaria da Amy, pois claro e já estava na posição de submissão quando eu segurei o maior.

Este já foi o 2º descuido e já tenho a certeza que ele não a mata, apesar da grande gritaria da maria-ofendida. Mas houve alí um "aviso". E foi o mesma tipo de dentada que o outro cão lhe deu. Alguém percebe do que eu estou a falar? Confirma-se que isto é um comportamento, de dominância deles?

Virei a Amy ao contrário e do avesso, não tem nada. Não tem pontinhos de sangue e nem sequer contrai o lombo quando passo a mão. Só tinha baba do encosto. Já em casa, lá mostrei um brinquedo á amy e era vê-la a correr com as orelhas a saltar, de tão magoada que estava.
MARICAS! É UMA MARICAS alarmista, é o que é!
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

quarta mai 08, 2013 8:34 am

Olá!
Ainda este fim-de-semana a minha patuda andou na galhofa com uma mini igualzinha à sua!

Quanto ao que relata vou dar a minha interpretação/opinião, vale o que vale e não é nada de cientificamente provado.
Estes “ataques” de outros cães pode dever-se à sua pequena ser um cão inseguro o que se reflete nos outros e faz com que aconteça estes “ataques” aparentemente sem justificação.Como se apercebem que ela está naquele estado (de alarme/vigilância e não respeitador/calmo) tentam corrigi-la…

Ela tem amigos caninos com quem brinca? Faz questão de a socializar o mais possível com outros cães?

Agora depois destes sustos, convém mesmo socializa-la, pois pode ganhar fobias, como aconteceu com a minha que deita-se sempre quando brinca com outros. Tenho-a socializado o mais possível com todos os cães que encontro, ela não demonstra medo nenhum deles, mas depois de se cheirarem cães mais energéticos começam a correr e a persegui-la e ela aninha-se (o que faz a delicia dos donos desses, pois dizem sempre “nunca vi o meu cão a brincar tão calmamente com outro”, pois pudera ela não corre aninha-se e dá cambalhotas e os outros ficam sem saber o que fazer) :o Com cães mais calmos, que não a perseguem, ela ignora-os :o se chegam perto, alapa-se logo e tenta cheira-los… enfim, ainda há arestas por limar! :roll:

Já me disseram que é demasiado submissa… talvez! Acho que a palavra é mais respeitadora, pois ela não tem medo (não tem rabo entre as pernas quando se conhecem e simplesmente se deixa cheirar) e quando se aninha não é de forma medrosa (não tem tremeliques, nem o rabo entre as pernas, nem está apreensiva) simplesmente deita-se e fica à espera! 8)

Como a sua se comporta geralmente com cães que conhece a primeira vez?

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 08, 2013 1:21 pm

Hmenezes,
Sim, ela tem amiguitos para brincar, mas na verdade não tem muitos. Não tem muitos porque, do tamanho dela, pura e simplesmente não aparecem no parque!!! Desconfio seriamente que as pessoas que têm cães do tamanho dela, acham que não precisam de passear! Nem um acanichado, nem um yorkie, no nosso parque, numa zona bastante residêncial não se vêem.

Havia (há) 1 westie e 1 bichon, há mais de 6 meses que não os vejo. O westie, aliás, é uma paixão assolapada da Amy (e ele não lhe liga nenhuma!). Depois há o cocker, amigo que vê com frequência, e o golden, que ela já não vê há algum tempo.

No parque há um grupo grande de cães grandes como PA's, Golden, Lab, 2 boxers,... mas destes cães ela não chega perto. São todos bastante jovens e muito amalucados e abrutalhados.

Quando a Amy conhece outro cão, depende. Se for um cão calmo e tranquilo, dá umas cheiradelas e depois desinteressa-se (seja grande ou pequeno). Se for um cão cheio de confiança, mesmo que mais pequeno que ela, depois das cheiradelas, recua. Só tem uma abordagem de brincadeira e boas vindas depois de já se ter cruzado com o cão algumas vezes. Mas ela sempre foi assim, precisa de levar o tempo dela.

E ela realmente não gosta que os cães se mandem aos encontrões para cima dela. Havia uma epagnol breton, mais nova (pouco maior, portanto), que o fazia sistematicamente. E foi a única cadela a quem a amy deu uma rosnadela: ao fim de 10 minutos, fartou-se! E quando isto aconteceu já a epagnol era maior que ela.

Mas a amy tem um bocado esta atitude em relação ao mundo "se esta árvore tropeça e me cai em cima, é uma chatice!" :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mai 08, 2013 5:22 pm

Mas porque raio um macho ataca uma fêmea e ainda por cima pequena?

Tem que haver aí desequilíbrio nesses machos ó Sr.Yuki.

Tirando o meu DA que tem os seus problemas comportamentais, os meus machos podiam levar tareia de criar bicho de uma fêmea, de qualquer tamanho, que não faziam nada a não ser arremelgar as pestanas com ar de idiotas.

Para eles fêmea era igual a paixão instantânea. O meu Terranova, um autêntico e genuíno taradão, tinha uma panca especial por fêmea mínimas. No veterinário era um vexame porque ele via-as, pequeninas e ladinas, e toca de lhes fazer olhos, rebolar-se e tentar arrastá-las com aquela patorra para debaixo dele.

E vi-o levar grandes arreais de pancadaria, perfeitamente justificada, da Rott que ele perseguia no treino. Nem por uma vez se virou.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta mai 08, 2013 5:36 pm

Não se preocupe que a Kaya é igual. Talvez por ser pequena se vem um cão grande e amalucado a correr em direcção a ela gane como se estivesse a ser brutalmente assassinada. Com cães pequenos não acontece!
Mas se o cão nem lhe toca e só ao passar por ela é uma guinchadeira que parece o fim do mundo em cuecas!
Se o cão vier calmamente, cheirar e depois começarem a brincar e a correr já não há muito drama!
É que ela tem a mania que só ela é que pode ir a correr ter com os outros, como ela é uma lady ninguém pode vir a correr para ela nesses termos, que ultraje!
Última edição por kat149 em quarta mai 08, 2013 8:38 pm, editado 1 vez no total.
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

quarta mai 08, 2013 5:42 pm

LuisSB Escreveu:Bolas

Conhece um canichado, um yorkichado, um westichado, um cockerchado, e tantos outros chados e ainda não lhe chega?

:) Quer conhecer mais?
Aí-ó-pá!
Contribuiu com o que com a sua participação!? Não sei se percebeu mas é suposto ajudarmo-nos não ridicularizarmo-nos… Vá lá LuisSB, dê o seu contributo e diga lá como socializa os seus cães e o que faz nestas situações, vai ver que não dói nada ;)
Depois de pouco tempo aqui neste fórum começo a perceber as respostas de alguns users que anteriormente condenava! Não há pachorra para certas perguntas e muitas respostas! :|
E não, não chega e digo mais! Se a patuda ainda não ultrapassou os medos e fobias tem que conhecer o dobro, o tripulo, centenas se assim se demonstrar necessário! Deve conhecer todo o tipo de cães, sejam "chados" ou não!

Não evite o contacto com cães que supostamente são maiores e podem magoá-la sem querer, cabe a si avaliar o comportamento dos outros (grandes e pequenos) fazer as devidas apresentações e travar a brincadeira sempre que se demonstrem mais violentas (os donos dos outros também o farão, principalmente os de cães maiores, têm-nos bem mais educados e sabem quando os travar e os seus patudos obedecem…logo por norma são cães mais sociáveis… mas nem todos! Quando vejo um dono a ser passeado pelo seu cão, é logo o primeiro indicio de que não me devo aproximar…entre outros). Só para ter uma noção até então nunca consegui que a minha socializasse no parque com cães pequenos já adultos… só com cães de porte um pouco para o grandote. A melhor amiga dela actualmente é um Pastor Alemão fêmea…
A Cavalier com quem ela esteve este fim-de-semana é da minha prima e foi a primeira vez que teve com um cão pequena já adulto, mas o seu comportamento foi exactamente igual, ou seja, para os cães não interessa o tamanho e sim o “estado de espirito”, e claro têm que aprender a lidar com ele, sejam eles agitados, medrosos, barulhentos, calmos ou dominantes (atenção, nunca agressivos, esses é evitar mesmo).
E digo-lhe, tem que conhecer muitos mais cães! E quando falo em conhecer não é passar e cheirarem-se e cada 1 vai à sua vida. É deixa-los correr juntos, brincar, conviver… É pena é que há poucos cães e poucos lugares 100% seguros onde se possa fazer isso…

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta mai 08, 2013 5:59 pm

Recentemente o meu cão anda tolinho! :| passo a explicar: com as meninas não há problema algum...antes pelo contrario,elas é que já se fartam dele a determinada altura... :lol: com os meninos...bom,a conversa tem sido outra... :? quando os machos ainda são cachorros,não há qualquer problema,corre e brinca...poe-se em pé (a dar abraços! :o) uma alegria...
com machos adultos: não se deixa cheirar! de cada vez que tentam cheirar o rabo do moço,este dá um salto (como os cabritos) de modo a ficar de frente para o outro...mas se for ele a cheirar os outros já não se chateia! :? depois começa por por-se com a cabeça em cima do "cachaço"/base do pescoço do outro cão e incha o peito :o :o... por norma os outros cães já começam a rosnar...e caso não rosnem põe as patas em cima do dorso dos outros!!! :o :o
quando faz esse gênero de coisa,puxo-o e digo "não"... e já não deixo o moço ao pé dos outros porque tenho receio que um se passe da marmita e de-lhe uma trinca! :oops:
o meu "caga tacos" tem a mania que é algum dogue de bordéus,só pode!
:o
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta mai 08, 2013 6:11 pm

Pirata as atitudes do seu cão, para mim, são normais. É um macho e aceita toda a casta de treta das fêmeas, não se chateia com os "putos" mas arma-se em parvo com machos adultos. É um cão normal.

O que me faz espécie é dois machos distintos tentarem atacar uma fêmea e ainda por cima pequena. E chegarem a dar-lhe correctivos. Será que ela é atrevida?
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 08, 2013 6:29 pm

WaterMonitor Escreveu: O que me faz espécie é dois machos distintos tentarem atacar uma fêmea e ainda por cima pequena. E chegarem a dar-lhe correctivos. Será que ela é atrevida?
Nada! Qual atrevida!! Então no caso do outro nós já tinhamos dado meia volta ao quarteirão, quando o gajo vem! E lembro que nem passei perto, tanto que nem o reconheci, mas pronto isso já vai da miopia de cada um :)
Além disso não ladra. Portanto, atrevida como?

Mas que os 2 machos, tanto o meu como o outro têm alí qualquer pancada, também aceito. Parece-me uma coisa muito "bullies" do mundo canino. Seja como for, existirem 2 denominadores comuns:
- O mesmo tipo de mordida de ameaça e intimidação, que não fere;
- Não os vimos a vir (eu e a cadela) pelo que não houve provocação prévia ou atitudes de protecção ou coisa do género.

Seria realmente interessante de rever em video, para perceber melhor. Mas infelizmente só temos o meu relato.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 08, 2013 6:36 pm

kat149 Escreveu: (...) que parece o fim do mundo em quecas!
(...)
kat149,
Fim do mundo em Cuecas, que "quecas" é outra coisa. :D

HMenezes,
ela pode socializar. Mas se não há mais cães, eu não os posso inventar, não é?! Eu nem a retiro do espaço dos cães maiores, nem forço. Se só estiver 1 ou 2 estão mais calmos e ela se tiver curiosidade vai. Mas quando estão á molhada, obviamente que passa ao largo! De qualquer forma, destes, só 2 é que estão mais controlados pelos donos e obedecem á chamada. Os outros nem por isso!
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta mai 08, 2013 6:37 pm

srYuki Escreveu:
(...)
kat149,

lol o que já me ri! :lol: :lol:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 08, 2013 6:47 pm

Pirata02 Escreveu:
srYuki Escreveu:
(...)
kat149,

lol o que já me ri! :lol: :lol:
E eu! Se bem que o fim do mundo da kat é muito mais divertido que o nosso!!!
:) :) :)
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta mai 08, 2013 8:47 pm

Ora essa se calhar era mesmo isso que eu queria dizer 8)
Já corrigi, para ver se não sou banida :lol:
A sério que paragem cerebral nem liguem!

A minha cadela também é insegura e liga a sirene quando vem um cão grandalhão. Também pudera, imaginem que vinha um tractor a alta velocidade contra vocês? Não fugiam a ganir?
Não sei como é o caso da Amy, se se aproximarem com calma ela reage mal? É que a Kaya não, por isso não dou muita importância. Se calhar devia mas como ela se dá bem com todos os cães que não vêm esparvoados...
Isso também não são maneiras de se fazerem apresentações!
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta mai 08, 2013 8:58 pm

kat149 Escreveu: Não sei como é o caso da Amy, se se aproximarem com calma ela reage mal? É que a Kaya não, por isso não dou muita importância. Se calhar devia mas como ela se dá bem com todos os cães que não vêm esparvoados...
Isso também não são maneiras de se fazerem apresentações!
No caso da amy, se vierem calminhos tudo bem. Ainda há dias cumprimentou um leão da rodésia adulto! :) Mas sem confianças, mas isso não pelo tamanho, mas porque ela precisa pelo menos de 3 encontros para terem outra intimidade! :D :D :D :D

De início fica-se pelas cheiradelas e só quando os começa a reconhecer é que faz uma grande festa. E no caso de os reconhecer, é o momento de grande alegria e correria e quando chega ao pé deles deita-se de barriga para o ar, com a cauda sempre a dar! Submissa, mas toda contente :)

A Amy também é uma lady!!! Não há cá cumprimentadelas á parva. :D
Responder

Voltar para “Cães”