Cadelinha teima em fazer xixi dentro de casa
Moderador: mcerqueira
Olá foristas! Tenho uma cadela de 3 meses que teima em fazer xixi dentro de casa. Já fiz de tudo e mais alguma coisa já usei a técnica dos jornais e nada, fico bastante tempo com ela lá fora mal entra dentro de casa alivia-se! Tenho deixado a porta da cozinha fechada e a porta que dá para o quintal aberta fica horas lá fora na brincadeira mas quando chega a hora h vai para a cozinha e faz! Lavei o chão com amoníaco para tirar manchas e o cheiro de dois em dois dias e nao resultou acham que resulta com a lixívia? O que sugerem para limpar e que evite ela fazer dentro de casa? Agora a mania dela é que eu acho que ela ja percebeu que não pode fazer dentro de casa então quando faz, começa a chorar e a berrar e eu nunca bati nela só lhe mandei os fortes "não!" É bastante incomodativo, não é o limpar que me incomoda mas depois o cheiro que fica na casa e o típico cheiro a cão. Obrigada 

Boa Tarde
Entretanto há-de aparecer alguém com mais experiência e com certeza uma opinião mais sólida, mas deixo aqui o que penso:
Acho que deve, depois das refeições, levar o patudo para o local onde quer que ele faça as necessidades e ficar lá com ele um bom bocado na brincadeira até ele fazer, com o tempo ele vai-se habituando (com três meses ainda é cedo, mas deve fazer uma rotina diária de forma ao patudo se começar a habituar). Quando fizer no local correto não se esqueça de fazer uma enorme festa e recompensa-lo quando fizer onde não deve.. o 'NÃO' basta e deve ir colocá-lo no local onde as deve fazer(permanecendo um bocado lá com ele), mas convêm que seja só quando for apanhado no acto porque se for depois ele pode não associar a acção do cócó e xixi ao não. Aconselho , para isto, a dar-lhe comida 3 vezes por dia (p.ex. 8h;16h;0h) e vir cá fora com o patudo logo a seguir e brincar com ele 10min a meia hora até ele fazer o que tem a fazer.
Quanto ao limpar.. não sei mesmo o que será o ideal =/
Entretanto há-de aparecer alguém com mais experiência e com certeza uma opinião mais sólida, mas deixo aqui o que penso:
Acho que deve, depois das refeições, levar o patudo para o local onde quer que ele faça as necessidades e ficar lá com ele um bom bocado na brincadeira até ele fazer, com o tempo ele vai-se habituando (com três meses ainda é cedo, mas deve fazer uma rotina diária de forma ao patudo se começar a habituar). Quando fizer no local correto não se esqueça de fazer uma enorme festa e recompensa-lo quando fizer onde não deve.. o 'NÃO' basta e deve ir colocá-lo no local onde as deve fazer(permanecendo um bocado lá com ele), mas convêm que seja só quando for apanhado no acto porque se for depois ele pode não associar a acção do cócó e xixi ao não. Aconselho , para isto, a dar-lhe comida 3 vezes por dia (p.ex. 8h;16h;0h) e vir cá fora com o patudo logo a seguir e brincar com ele 10min a meia hora até ele fazer o que tem a fazer.
dreamdog Escreveu:Boa Tarde
Ando a fazer isso já a bastante tempo criar uma rotina para ela mas por mais tempo que fico la fora não adianta, a única coisa que faz ela fazer lá fora é quando passo a mão pela bexiga dela e faço uma leve pressão e lá a miúda faz mas acho que não devo fazer isto nao sei:S
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Para limpar, nunca usar lixívia ou amoníaco. Limpar com outros detergentes e no fim vinagre. O cheiro da lixívia atrai.
Quanto ao fazer cá fora, ela ainda é muito pequenina! E eu não sou ninguém para explicar porque só consegui isso muito mais tarde!
Quanto ao fazer cá fora, ela ainda é muito pequenina! E eu não sou ninguém para explicar porque só consegui isso muito mais tarde!

Paciência .. MUITA paciência eheh e persistência tambémLilyLeah Escreveu:dreamdog Escreveu:Boa Tarde
Ando a fazer isso já a bastante tempo criar uma rotina para ela mas por mais tempo que fico la fora não adianta, a única coisa que faz ela fazer lá fora é quando passo a mão pela bexiga dela e faço uma leve pressão e lá a miúda faz mas acho que não devo fazer isto nao sei:S

Uma pessoa a pensar que esta a limpar como se deve saber, e afinal esta a fazer asneirassrYuki Escreveu:Para limpar, nunca usar lixívia ou amoníaco. Limpar com outros detergentes e no fim vinagre. O cheiro da lixívia atrai.
)

-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Olhe, eu uso um sonasol que é azul (gosto do cheiro).LilyLeah Escreveu:Uma pessoa a pensar que esta a limpar como se deve saber, e afinal esta a fazer asneirassrYuki Escreveu:Para limpar, nunca usar lixívia ou amoníaco. Limpar com outros detergentes e no fim vinagre. O cheiro da lixívia atrai.
)![]()
Posso limpar com um detergente uma lava-chão qualquer? é que a lixivia ou o amoníaco tiravam bastante bem as manchas amarelitas que ficavam entranhadas com o detergente do chão não era tão bom :S também era marca branca
é melhor ver uma melhor não é?
Então primeiro usava a água com detergente e depois ou umas gotas ou bastante (de vez em quando passava-me!) de vinagre e passe com a mesma esfregona para tirar o excesso. De início nota o cheiro mas evapora rápido. E você também se habitua.
Quanto ás manchas não lhe sei dizer. Tenho mosaicos escuros e nunca notei nada manchado...
Agora certinho e sabido é que a lixívia (e amoniaco) é estimulante e só a leva a fazer lá mais vezes. O vinagre também é desinfectante. Aliás pode colocar uma gotinha de sonasol verde, na parte exterior onde quer que faça. Cuidado onde coloca, não vá ela lamber. Usei isto uma ou outra vez para indicar o resguardo á minha. Faça uma grande festa e recompense (com comida) quando vir que ela acabou de acertar.
Muito Obrigada vou experimentar esse sonasol. os meus são brancos por isso deve se notar mesmo eu até andava de joelhos a limpar o chão. ehehe Acho que também me vou entusiasmar no vinagresrYuki Escreveu:Olhe, eu uso um sonasol que é azul (gosto do cheiro).LilyLeah Escreveu:Uma pessoa a pensar que esta a limpar como se deve saber, e afinal esta a fazer asneirassrYuki Escreveu:Para limpar, nunca usar lixívia ou amoníaco. Limpar com outros detergentes e no fim vinagre. O cheiro da lixívia atrai.
)![]()
Posso limpar com um detergente uma lava-chão qualquer? é que a lixivia ou o amoníaco tiravam bastante bem as manchas amarelitas que ficavam entranhadas com o detergente do chão não era tão bom :S também era marca branca
é melhor ver uma melhor não é?
Então primeiro usava a água com detergente e depois ou umas gotas ou bastante (de vez em quando passava-me!) de vinagre e passe com a mesma esfregona para tirar o excesso. De início nota o cheiro mas evapora rápido. E você também se habitua.
Quanto ás manchas não lhe sei dizer. Tenho mosaicos escuros e nunca notei nada manchado...
Agora certinho e sabido é que a lixívia (e amoniaco) é estimulante e só a leva a fazer lá mais vezes. O vinagre também é desinfectante.

-
- Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Outra dica, quando ela fizer xixi ou cocó, enquanto ela faz vá-lhe repetindo a palavra que corresponde ao que está a fazer. Dentro de pouco tempo percebe coisa como "NÃO xixi" ou "AQUI xixi! É aqui que se faz xixi!" e mais para a frente, consegue manda-la ir fazer uma coisa ou a outra.
Coragem!
Coragem!
Limpe com lexívia à vontade. Isso de a lexívia atrair é mito. É um desinfectante tão bom que é o único que mata os vírus da parvovirose.
E tome cuidado com o vinagre, que como é um ácido (ácido acético) pode corroer a pedra e as superfícies vidradas dos azulejos.
Nunca use detergentes amoniacais em conjunto com a lexívia, pois esta e o amoníaco fazem uma reacção perigosa, libertando vapores que atacam as mucosas, os olhos e as vias respiratórias.
E tome cuidado com o vinagre, que como é um ácido (ácido acético) pode corroer a pedra e as superfícies vidradas dos azulejos.
Nunca use detergentes amoniacais em conjunto com a lexívia, pois esta e o amoníaco fazem uma reacção perigosa, libertando vapores que atacam as mucosas, os olhos e as vias respiratórias.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Apesar de ser possível educar o cachorro a fazer as necessidades no local certo desde o primeiro dia, eu diria que com 3 meses é "normal" que o seu cachorro faça ainda asneiras no que respeita aos xixi. A maior parte dos cães que conheço só começou a fazer os xixis na rua bem mais tarde. Por isso, não entre em parafuso por isto.LilyLeah Escreveu:Olá foristas! Tenho uma cadela de 3 meses que teima em fazer xixi dentro de casa. Já fiz de tudo e mais alguma coisa já usei a técnica dos jornais e nada, fico bastante tempo com ela lá fora mal entra dentro de casa alivia-se! Tenho deixado a porta da cozinha fechada e a porta que dá para o quintal aberta fica horas lá fora na brincadeira mas quando chega a hora h vai para a cozinha e faz! Lavei o chão com amoníaco para tirar manchas e o cheiro de dois em dois dias e nao resultou acham que resulta com a lixívia? O que sugerem para limpar e que evite ela fazer dentro de casa? Agora a mania dela é que eu acho que ela ja percebeu que não pode fazer dentro de casa então quando faz, começa a chorar e a berrar e eu nunca bati nela só lhe mandei os fortes "não!" É bastante incomodativo, não é o limpar que me incomoda mas depois o cheiro que fica na casa e o típico cheiro a cão. Obrigada
O "técnica" do jornal é dos mitos e dos lugares comuns que mais espanto me causa por ainda não ter sido desconstruído. Em primeiro lugar, não há técnica nenhuma aí, não é? Em segundo lugar, nunca percebi o porquê do jornal... Por que não um livro, um mata-moscas, ou a palma da mão? Para ser despersonalizado? Por favor, um cachorro sabe perfeitamente que é o dono que lhe está a dar com o jornal, e não o jornal a actuar sozinho. Ainda para mais, muitos donos fazem isso e, ao mesmo tempo, estipulam uma folha de jornal como WC provisório do cachorro... Não percebo.
Bom, não bata nem faça nada com carga similar quando o seu cachorro fizer o xixi fora do lugar. Mesmo se o apanhar no acto. O que acontece nesses casos é que o cachorro procura fazer o xixi nas costas do dono. Ele não aprende que ALI é errado; aprende é que é errado fazer ao lado do dono, porque, quando faz ALI e sem o dono por perto, nada de mau acontece, logo...
É por isso também que muitos cachorros não fazem xixi na rua, mesmo com passeios longos, porque aprenderam a fazer xixi nas costas do dono. (isto não acontece sempre, atenção).
Quanto à limpeza dos xixi, embora não seja totalmente indiferente, isso acaba por não ser muito importante. O que é importante é desinfectar bem o local, por uma questão de limpeza. Agora, um cachorro, quando se habitua a fazer num determinado sítio, ele consegue localizá-lo independentemente de haver lá cheiro de urina ou não. Há variáveis que são mais importantes.
A regra de ouro, Lily, é simples. Faça com que o seu cão prefira, DE LONGE, fazer as necessidades no local designado. Para isso, vai ter de controlar todas as variáveis, nos primeiros dias.
- Faça um horário das "descargas" do seu cachorro para poder prever quando é que ele vai querer aliviar-se. Normalmente, é depois das refeições, depois das sestas e dos sonos, e depois de alguma brincadeira mais animada. Oscila ligeiramente, não muito, de cão para cão.
- Nunca deixe o seu cachorro em liberdade pela casa de bexiga cheia. Vigie fortemente o seu cachorro assim que ele tiver perto de uma das fases em que normalmente se alivia. (o ideal é fazer aquilo que se chama Crate training, mas a maioria das pessoas não tem vontade de fazê-lo...)
- Quando vir que está (ou pode estar) para vir um xixi, leve-o apressadamente para o local designado (se estiver longe, pegue no colo, se for preciso).
- Assim que ele lá fizer, recompense, recompense, recompense. Não vai ser preciso nenhum golpe de genialidade do seu cachorro para conseguir fazer a distinção entre fazer o xixi no sítio certo e fazê-lo no sítio errado.
- Lembre-se: um cão, sobretudo nesta questão das necessidades, aprende tendo em conta as consequências dos seus actos. Existem consequências más, consequências neutras e consequências positivas. Fazer na cozinha sem ninguém lhe bater ou coisa do género conta como consequência neutra. Tendo em conta que não há nenhum outro sítio cuja consequência seja positiva, então ele vai-se ficando pela cozinha. E, tecnicamente, se houver outras alturas em que há consequências negativas (más), uma consequências neutra torna-se imediatamente positiva, por comparação.
as minhas catraias já vão há rua há quase 2 meses e ainda fazem muitas vezes em casa... há alturas que parece que estão mesmo mesmo a dizer "opá, vamos para casa que eu quero fazer xixi" e já tem 8 e 6 meses
a boa noticia é que, com recompensas e com muitos mimos quando fazem na rua, a coisa tem-se estado a compor. Também porque fui seguindo aqui os conselhos dados.
Já agora, lds6, o que é o Crate training?

Já agora, lds6, o que é o Crate training?
Não sei se entendi mal, mas eu nunca bati na pequena com o jornal, o que eu referia era que eu tinha lido para meter montes de jornal e ir retirando aos poucos para depois a ultima folha ser no sitio certo. Obrigada pela ajudalds6 Escreveu:
O "técnica" do jornal é dos mitos e dos lugares comuns que mais espanto me causa por ainda não ter sido desconstruído. Em primeiro lugar, não há técnica nenhuma aí, não é? Em segundo lugar, nunca percebi o porquê do jornal... Por que não um livro, um mata-moscas, ou a palma da mão? Para ser despersonalizado? Por favor, um cachorro sabe perfeitamente que é o dono que lhe está a dar com o jornal, e não o jornal a actuar sozinho.

Ups, precipitação estúpida a minha, peço desculpa.LilyLeah Escreveu:Não sei se entendi mal, mas eu nunca bati na pequena com o jornal, o que eu referia era que eu tinha lido para meter montes de jornal e ir retirando aos poucos para depois a ultima folha ser no sitio certo. Obrigada pela ajudalds6 Escreveu:
O "técnica" do jornal é dos mitos e dos lugares comuns que mais espanto me causa por ainda não ter sido desconstruído. Em primeiro lugar, não há técnica nenhuma aí, não é? Em segundo lugar, nunca percebi o porquê do jornal... Por que não um livro, um mata-moscas, ou a palma da mão? Para ser despersonalizado? Por favor, um cachorro sabe perfeitamente que é o dono que lhe está a dar com o jornal, e não o jornal a actuar sozinho.
Isso que a Lily fez, isso sim, poderá considerar-se uma "técnica". No entanto, muitas vezes resulta no que lhe está a acontecer a si, porque passamos umas semanas a fio a tentar ensinar o cachorro a fazer xixi num sítio e, depois, do nada, passamos a querer que ele faça noutro sítio.