Gatinhos remelados

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SimaoArisco
Membro
Registado: terça jan 18, 2011 12:55 pm

quinta mai 09, 2013 9:48 pm

Boa noite

há cerca de 1 mês e meio, apareceu-me uma gata aqui em casa, grávida, que entretanto teve as 5 crias por aqui.

O problema é que 3 deles criaram uma remela num dos olhos.Já lhos lavei com água morna, mas parece que estão a ficar com o olhito baço...

Eu sei que os deveria levar ao vet, mas eu estou desempregada á 2 anos e neste momento, nem dinheiro tenho para eu comer!
Apesar disso, gostaria de ajudar estes gatinhos...

Alguém me pode dar uma ajuda?
O que hei-de fazer?
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta mai 09, 2013 10:07 pm

Será que na zona onde vive não há uma associação a que possa pedir ajuda? É que geralmente estas têm acordo com vets que lhes fazem preços especiais. Se quiser mesmo ajudar os gatitos, até pode ser FAT (no fundo já os acolheu) e como são gatos nascidos na rua, mais uma razão para pedir ajuda. É que os gatitos precisam mesmo de ser vistos por um vet. O que descreve muito provavelmente é coriza que, se não for tratada mata ou pode provocar danos irreparáveis nos olhos de tal modo que ficam cegos.

E boa sorte.
LilyLeah
Membro
Registado: segunda mai 06, 2013 4:01 pm

quinta mai 09, 2013 10:08 pm

Provavelmente os meninos estao com coriza que é muito comum aparecer e se não for tratado pode prejudicar o sistema respiratorio (se nao estou em erro) porque tive uma gatinha que teve que levar injecçoes de antibiotico por causa disso. Não é contagioso para as pessoas mas entre os gatinhos. Ha uma pomada que se mete que ajuda mas nao me lembro do nome, alguem aqui poderá ajudar. Pode também limpar os olhinhos com um algodao embebido em agua de rosas.
ambv
Membro Veterano

quinta mai 09, 2013 10:18 pm

Vi que é de Cantanhede e ao pesquisar, encontrei a Associação AGIR pelos animais: http://agirpelosanimais.blogspot.pt e que fica em Coimbra. Tente contactá-los
LilyLeah
Membro

quinta mai 09, 2013 10:26 pm

Como referiu ambv, mesmo que a associação nao ajude nos vets de certeza que eles de longe conseguem ver que é coriza pois devem ter uma vasta experiencia e talvez saibam o que usar ou até tenham lá que sobrou doutros gatinhos.
SimaoArisco
Membro

quinta mai 09, 2013 10:32 pm

Já entrei em contacto com a associação AGIR, estou á espera de uma resposta da parte deles.Pode ser que até tenham algum acordo com algum vet daqui de Cantanhede...espero que ajudem estes gatinhos...
Depois, será encontrar uma familia para cada um deles...mas um problema de cada vez...

Tenho medo que os meninos (e uma menina) fiquem cegos do olhito, porque não tenho dinheiro para os levar ao vet!!
Sinto-me tão impotente! :cry:
ambv
Membro Veterano

quinta mai 09, 2013 10:46 pm

se clicar no link que lhe deixei mais acima, verá que eles fazem referência a um veterinário de Cantanhede. E eles até podem dar apoio para a adopção dos gatuchos e mesmo para a esterelização da gata. Mas esta será mais tarde. De momento é tratar os gatuchos.
LilyLeah
Membro

quinta mai 09, 2013 10:48 pm

Fui perguntar e é o clorocil em gotas. se estiver muito avançado tem mesmo que levar injectaveis
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

sexta mai 10, 2013 12:03 am

LilyLeah Escreveu:Fui perguntar e é o clorocil em gotas. se estiver muito avançado tem mesmo que levar injectaveis
OLá boa noite

Cuidei de uma ninhada com esse mesmo problema e vou desde ja alertar que é algo muito persistente e sem resultados imediatos, vai ter de ter muita paciência e seguir a medicação ã risca.

Nao sei se lhe explicaram, mas para as gotas fazerem todo o seu efeito vai ter de puxar a pálpebra inferior para fora, para dar a ideia de boca de saco, colocar 1 gota e massajar suavemente a zona em redor do olho. Vai ter de colocar as gotas 3x por dia e antes de colocar as gotas deve sempre primeiro limpar bem cada olho, libertar de ramelas ou qualquer outro tipo de impurezas, deve para isso usar de preferência soro fisiológico em uni doses, mas se não lhe for possível economicamente use daqueles frascos pequenos de supermercado, que sao baratissimos mas nao use cada frasco por mais de 3 dias, pois com tanto abre e fecha fica contaminado.

Nunca jamais use algodão para limpar os olhos dos gatinhos, tem de usar compressas, se nao puder comprar é preferível usar pedaços de papel higiénico sem cheiro e branco ou rolo de cozinha (conselho do veterinário) agora algodão nunca!

os gatinhos que cuidei foram tambem medicados pelo vet com um antibiótico, por isso seria uma mais valia se pudesse contactar algum vet nesse sentido

Espero ter ajudado, boa sorte para os pequeninos
SimaoArisco
Membro

domingo mai 12, 2013 3:30 pm

Boa tarde,

Já me responderam da associação, e os meninos vão a uma consulta numa clinica aqui em Cantanhede.Tenho-lhes lavado os olhinhos com soro fisiológico todos os dias e parece-me que estão a ficar melhorzitos...

Entretanto, apresento-vos os "meus meninos"..

O Mantorras

Imagem

O Pirata e o Camões

Imagem

A Malhada

Imagem

O Mantorras, a Malhada e o Camões

Imagem

E uma foto do grupo a dormir no colinho...

Imagem
AnaNuno
Membro Veterano
Registado: terça abr 05, 2011 10:42 pm
Localização: Blue Velvet - Bosques da Noruega, Freyja - Bosques da Noruega, Vili - Bosques da Noruega, Noah - Bo

domingo mai 12, 2013 10:35 pm

Aiiii a Malhada..... a Malhada...... :wink:
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

segunda mai 13, 2013 9:25 am

Tem uns bebés lindos!!! Eu sempre preferi e usei nos meus o Clorocil mas em pomada, o vet disse que era mais eficaz, apesar de mais dificil de aplicar, mas de qq forma como vai com eles, logo vão encontrar a melhor solução.

Digno de ver, alguém com grandes dificuldades e que no entanto não deixa de se esforçar para ajudar estes meninos :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 13, 2013 1:14 pm

SimaoArisco Escreveu:Boa tarde,

Já me responderam da associação, e os meninos vão a uma consulta numa clinica aqui em Cantanhede.Tenho-lhes lavado os olhinhos com soro fisiológico todos os dias e parece-me que estão a ficar melhorzitos...

Entretanto, apresento-vos os "meus meninos"..

O Mantorras

Imagem

O Pirata e o Camões

Imagem

A Malhada

Imagem

O Mantorras, a Malhada e o Camões

Imagem

E uma foto do grupo a dormir no colinho...

Imagem
Lindíssimos. Um bem haja pela sua linda atitude...
Boa sorte com eles e vá dando novidades.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”