Como corrigir comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloSantos1
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sexta mai 10, 2013 12:52 pm

doglover80 Escreveu::lol: :lol:

Parece que ainda houve qualquer coisa que falhou na concordância... eu vou esforçar-me mais para a próxima... ou não!

Admito que o seu apontamento é correto, poderão haver problemas comm as grrafas de água, foram feitas para conter água lá dentro e não para serem brinquedos de cães, eu uso e assumo o risco, porque conheço a minha cadela e sei que não terei problemas.
Eu não uso, mas uma vez deixei uma à mão (ao dente) de semear e... bom, parece que tinha entrado numa máquina de reciclar.

Felizmente não deu problemas, mas admito que tenho algum receio.
<strong>Paulo Santos</strong>
Nikokiller
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sexta mai 10, 2013 1:04 pm

doglover80,

O meu pequeno é o unico que esta em casa e pode andar a solta no jardim de casa, os outros 4 caes de caça estão num abrigo que fica no jardim, ele tinha contacto com outros caes mas nao brincava com eles, a nao ser com um ou 2 que apaeciam por cá.

Relativamente ao tempo que passa sozinho é verdade,passa pelo menos 6 horas sozinho (dependendo dos dias). Quando eu adquiri este pequeno, tive o cuidado de ver se era um cao que necessitava de muito exercicio, e nao é um cao que precise de muito, ate porque se estivermos em casa sentados, ele deita-se na almofadinha dele e fica la ate nós nos levantar-mos.

Quando ao seu primeiro ponto, nao sei como fazer, porque ele fica conpletamente esterico, nao reage a nada. fica focado so no cao, e na minha localidade também é perigoso porque a maior parte dos caes anda sem donos e sem trelas. Ainda nao tentei as recompensas, até porque achava que ele nao ia ligar nenhuma.
O meu medo é o ataque, porque ele ate se aproxima como fz da primeira briga a seguir ataque. wle em casa conhece o comendo senta, na rua nao conheçe nada, é como se eu fala-se e ele nao ouvisse.

Quanto á trela, identifico aqui um dos erros que tenho cometido, que tem consequencias, pois eu diminuo o comprimento da trela e nao a solto.
No entanto quando foi da briga ele estava solto e foi a correr em direção ao outro.

por assim dizer, ele nao destroi nada de grave, mas é obstinado por algumas coisas, a maior parte dos brinquedos tive que lhos tirar e so brinca na minha presença. Ele roeu a manta onde dormia e comia os pedaços, comia literalmente todos os bonecos que tinha, comia lenha, etc e claro que tudo isto teve consequencias, gastroentrite.


Muito obrigda pela ajuda, vou tentar a recompensa para ver se ha progressos.
HMenezes
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sexta mai 10, 2013 1:07 pm

--Quanto à porta e mais simples do que parece! Faça o seguinte exercício: finja que a vai abrir (abra mas só uma frestinha de modo a q ele não passe) e assim que ele venha para se colar a ela feche, diga -xxet e afaste-o sem lhe tocar! É só (com convicção) colocar-se entre ele e a porta e faze-lo recuar até ele se sentar (isto sempre sem lhe tocar! Primeiro é capaz de não se sentar logo, encurrale-o num canto e diga -xxet, assim que se senta vira logo costas e repita tudo, é importante que se sente, pois significa que entendeu e rendeu-se, não é necessariamente deita-lo e subjuga-lo no chão, o que interessa é que ele se foque em si e mude de atitude). Assim que se dirige outra vez à porta se ele for logo directo faça o xxet e vai se ele não parar afastado repita tudo… Se for correctamente feito vai ver que à 3 ou 4 vez ele vai perceber e já não se vai colar à porta. Depois de ele esperar afastado é abrir e continuar a não o deixar passar, só com o comando –Anda ou vem- assim ele compreende que uma porta aberta não significa necessariamente –pode passar! Não se esqueça que ele anda à mais de 1ano a fazer exactamente o contrário, por isso isto requer exercício todos os dias, não só de si mas de todas as pessoas que vivem com ele.
--Quanto aos brinquedos, há mil e um brinquedos seguros para animais… e interativos, eles precisam de roer coisas e de ter os brinquedos deles, acredite que não são precisos mais que dois ou três. Se não os tem nunca vai perceber o que pode ou não roer…arranje-lhe 2 brinquedos se quer que ele deixe de lhe roer as suas coisas… alguns exemplos:
http://www.tiendanimal.pt/brinquedo-esq ... -7403.html
http://www.tiendanimal.pt/kong-para-cac ... -1183.html
duvido que ele destrua este tipo de brinquedos...

--Quanto ao render-se, tem que perceber que ele alterou o seu estado e que ele percebe que você não aceita aquele comportamento! Vire-se para ele e diga -Não e obrigue-o a sentar de costas viradas para o outro cão e permanecer assim até que lhe dê ordem para sair! Se ele continuar e não lhe obedecer aí sim deve o deitar de lado… mas não espere que ele lhe obedeça na rua sem isso acontecer primeiro em casa…
--Quanto aos toques, não adiantam se ele já estiver em “modo ataque” e pode até dessensibiliza-lo a eles se forem feitos nesses momentos… quando se apercebe que ele avista o foco de tensão (cão ou outra coisa) é aí que deve dar e perceber se ele olha para si e deixa de se focar, se vir que não resulta não insista, pois esses toques tem de ser dados de forma muito assertiva e com uma certa intensidade que se o dono estiver nervoso não vai conseguir transmitir ao cão…
--Quanto a ser o ultimo recurso pegar-lhe ao colo porque não puxa simplesmente a trela e segue para outro lado como se nada fosse! Acho que seria o mais correcto… e caso o outro cão insista em perseguir o seu cabe a si pôr-se entre os dois e evitar que o outro o persiga.

Boa sorte
com os treinos :wink:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
lds6
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sexta mai 10, 2013 2:09 pm

doglover80 Escreveu:
Limite a excitação /frustação do seu mantendo a atenção dele em si e não no outro cão, leve consigo recompensas de comida escondidas no bolso, e quando ele começa a ficar excitado e frustrado, pare, mande-o sentar e quando ele se sentar a olhar para si ( e estar a olhar para si é condição fundamental para receber recompensa), dê-lhe uma recompensa. Com isto estará a ensinar ao seu cão um comportamento adequado alternativo a estar armado em totó.
José,

releia, por favor, o primeiro post do tópico. Vai perceber que o cão em causa, quando é confrontado com outros cães no parque, «ele começa a ladrar e a puxar a trela desalmadamente». Acha que é boa ideia pedir-lhe para sentar, nesta altura? Ele não vai ouvir, sobretudo não havendo uma prática do comando perante distracções. A grande probabilidade é a de que ele vai ignorar a instrução. O que só vai servir para que ele aprenda a ignorar instruções.
No caso deste cão, que, segundo as descrições, é bastante reactivo perante outros cães, existe um trabalho a fazer que vai para além da simples recompensa. A comida não serve só para recompensar, e estou certo de que o José saberá disso.

Quando chegar junto do outro cão mantenha trela sempre solta, não fique a puxar a trela, isso promove comportamentos agressivos,
Tudo bem, mas não é difícil de prever que a trela vai esticar, eventualmente; é o cão acaba por ser ele a esticar a trela, ao mesmo tempo que ladra e "se atira" para o ar (lunging); ou então em fuga...
2- Em relação à destruição em casa, isso deve-se a falta de atividade/tédio do cão. Compre brinquedos de encher de comida que estão já espalhados por várias grandes superficies, embora não sejam de grande qualidade. Qualquer garrafa de água com furos e a ração seca lá dentro, deixada no chão de casa antes de ir para o trabalho entretem o cão durante um bom tempo, mais um nabo pendurado por um fio à altura da boca do cão, mais um brinquedo cheio de banana, tem o dia feito. Não há destruição para ninguém.
De acordo. Não percebo é porque diz que os brinquedos não são de grande qualidade. Quais brinquedos?
lds6
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sexta mai 10, 2013 3:01 pm

Nikokiller Escreveu:doglover80,

O meu pequeno é o unico que esta em casa e pode andar a solta no jardim de casa, os outros 4 caes de caça estão num abrigo que fica no jardim, ele tinha contacto com outros caes mas nao brincava com eles, a nao ser com um ou 2 que apaeciam por cá.

Relativamente ao tempo que passa sozinho é verdade,passa pelo menos 6 horas sozinho (dependendo dos dias). Quando eu adquiri este pequeno, tive o cuidado de ver se era um cao que necessitava de muito exercicio, e nao é um cao que precise de muito, ate porque se estivermos em casa sentados, ele deita-se na almofadinha dele e fica la ate nós nos levantar-mos.
Pois, mas o facto de não ser um cão que necessite de muito exercício não quer dizer que não necessite de nenhum.
Além disso, quando se fala em exercício, não se trata só de correr e estafar o cão. Trata-se de estimulá-lo, de lhe dar actividades que o preencham. Um cão que basicamente não tem actividades nenhumas, mesmo que ele seja um molengas de sofá, será um cão genericamente frustrado e terá muito mais dificuldades em processar novas informações. Todos os cães precisam de actividades, mesmo que umas sejam menos exigentes fisicamente do que outras.
Quando ao seu primeiro ponto, nao sei como fazer, porque ele fica conpletamente esterico, nao reage a nada. fica focado so no cao, e na minha localidade também é perigoso porque a maior parte dos caes anda sem donos e sem trelas. Ainda nao tentei as recompensas, até porque achava que ele nao ia ligar nenhuma.
Tem razão. Não vai ligar nenhuma. Ele está demasiado stressado para comer. O que deve fazer será ir com calma e tentar perceber qual é a distância de segurança, ou seja, a distância a que o seu cão consegue estar de outros cães sem reagir. A partir desse momento, não ultrapasse esse limiar e vá recompensando. Vai ver que, em muito pouco tempo, a distância de segurança vai diminuindo. Por exemplo, se o seu cão não está confortável com um cão a 5 metros, então muito menos vai ficar se o cão estiver a cheirá-lo.
Nikokiller
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sexta mai 10, 2013 4:22 pm

Obrigada, vou tentar seguir algumas dicas que aqui foram postas.

Relativamente ao transporte, ele quando entra num carro, treme que parece uma vara, o coracaozito dispara e começa a salivar, alguma sugestão?

Este comportamento é justificavel, pois as primeiras vezs que andou de carro foi para ir para o VET e de alguma forma ficou traumatizado.

Tenho tentado andar com ele de carro para ele nao fazer essa uniao, mas o comportamento é o mesmo.
zeca2
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sexta mai 10, 2013 4:43 pm

Tente associar a viagem de carro a alguma coisa agradável - passeio, exploração, brincadeira, etc.O problema não está no carro, está na associação com o vet. Se ele perceber que quando entra no carro o espera uma experiência agradável deixará de ter medo.
Nikokiller
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sexta mai 10, 2013 5:04 pm

zeca2,

Tenho tentado faze-lo com alguma regularidade... Tenho que ter mais paciencia.

Obrigada
:lol:
Nikokiller
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sexta mai 10, 2013 5:12 pm

LuisSB,

Alguma coisa desencadeou este comportamento. O cachorro tem quase 2 anos e so agora é que se tornou agressivo.
Nao digo que nao tenha razão, em eu transmitir nervosismo ao cachorro, mas se assim é, é de forma involuntária.


Relativamente a este paragrafo, "Como quer que o seu cão não ladre aos outros animais se, das poucas vezes que não o deixa trancado em casa, entra em pânico com o que pode acontecer?"O meu cao nao fica tranacado em casa, e como ja referi, dependendo dos dias ele poderá ficar umas 6 horas sozinho, ate porque as pessoas tem as suas obrigaçoes ou nao?
por exemplo hoje, ele nao esteve sozinho nem um minuto, pk eu estou em casa. Acrescento que quando estamos em casa, ele tem a porta aberta e vai para o jardim quantas vezes quer e lhe apetece, por isso trancado conforme sugere nao é bem o termo.
zeca2
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sexta mai 10, 2013 5:30 pm

Nikokiller Escreveu:zeca2,

Tenho tentado faze-lo com alguma regularidade... Tenho que ter mais paciencia.

Obrigada
:lol:
É importante ir do menos para o mais... viagens curtas de início, para um local agradável, fazer com que ele se divirta bastante. Aos poucos incrementar a duração da viagem.
lds6
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sexta mai 10, 2013 7:06 pm

zeca2 Escreveu:
Nikokiller Escreveu:zeca2,

Tenho tentado faze-lo com alguma regularidade... Tenho que ter mais paciencia.

Obrigada
:lol:
É importante ir do menos para o mais... viagens curtas de início, para um local agradável, fazer com que ele se divirta bastante. Aos poucos incrementar a duração da viagem.
Concordo em absoluto.
Aliás, eu levaria ao extremo a ideia do Zeca, e fazia das primeiras viagens o mínimo possível, ou seja, não saia do lugar. Simplesmente entrava no carro, não ligava o motor, e ficava por ali; aproveitava e levava um kong recheado ou o jantar do cão para ele comer enquanto permanecia dentro do carro. Numa outra vez (até porque o cão não pode estar sempre a comer), repita o processo e leve um brinquedo ao qual o cão não teve acesso durante dias a fio.
doglover80
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sexta mai 10, 2013 10:27 pm

lds6 Escreveu:
José,

releia, por favor, o primeiro post do tópico. Vai perceber que o cão em causa, quando é confrontado com outros cães no parque, «ele começa a ladrar e a puxar a trela desalmadamente». Acha que é boa ideia pedir-lhe para sentar, nesta altura? Ele não vai ouvir, sobretudo não havendo uma prática do comando perante distracções. A grande probabilidade é a de que ele vai ignorar a instrução. O que só vai servir para que ele aprenda a ignorar instruções.
No caso deste cão, que, segundo as descrições, é bastante reactivo perante outros cães, existe um trabalho a fazer que vai para além da simples recompensa. A comida não serve só para recompensar, e estou certo de que o José saberá disso.

Tudo bem, mas não é difícil de prever que a trela vai esticar, eventualmente; é o cão acaba por ser ele a esticar a trela, ao mesmo tempo que ladra e "se atira" para o ar (lunging); ou então em fuga...

De acordo. Não percebo é porque diz que os brinquedos não são de grande qualidade. Quais brinquedos?
Os cães reativos ladram e puxam a trela, mas ainda bem que refere isso porque não fui claro num ponto. A distância entre o cão e aquilo que causa reatividade (neste caso outros cães) é fundamental no processo. Existe uma distância onde este cão estará a ver os outros cães, demonstrará sinais de alguma excitação/reatividade muito ligeiros, nomeadamente ficar com o corpo tenso, mas sem ladrar nem puxar na trela. Essa é a distância por onde começar, abaixo do limiar da reatividade. Quando o cão está a ladrar e ganir a dona deve recuar e conseguir a atenção do cão a uma distância maior. Depois é um processo progressivo de aproximação dos outros cães que pode ser feito num dia, numa semana ou num mês, dependendo do cão, da dona, dos outros cães, etc.

A recompensa é um instrumento muito importante.

Quanto ao manter a trela solta, obviamente que só será possível fazê-lo se o cão se aproximar dos outros de uma forma controlada, e é de fato difícil mantê-la assim, mas é muito importante fazê-lo.

Quanto aos brinquedos, estava a falar de imitações de Kongs que já se encontram à venda em hipermercados. A qualidade da borracha não é a melhor.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
lds6
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sexta mai 10, 2013 10:51 pm

doglover80 Escreveu: Os cães reativos ladram e puxam a trela, mas ainda bem que refere isso porque não fui claro num ponto. A distância entre o cão e aquilo que causa reatividade (neste caso outros cães) é fundamental no processo. Existe uma distância onde este cão estará a ver os outros cães, demonstrará sinais de alguma excitação/reatividade muito ligeiros, nomeadamente ficar com o corpo tenso, mas sem ladrar nem puxar na trela. Essa é a distância por onde começar, abaixo do limiar da reatividade. Quando o cão está a ladrar e ganir a dona deve recuar e conseguir a atenção do cão a uma distância maior. Depois é um processo progressivo de aproximação dos outros cães que pode ser feito num dia, numa semana ou num mês, dependendo do cão, da dona, dos outros cães, etc.
Sim, eu compreendi/deduzi que fosse qualquer coisa assim que quisesse dizer. O que é bem distinto de pedir um 'senta' quando o cão já está no descontrolo, né?
A recompensa é um instrumento muito importante.
Claro que sim! Mas a comida também pode ser usada em condicionamento clássico, em que não se recompensa absolutamente nada; apenas se criam associações positivas.
Quanto ao manter a trela solta, obviamente que só será possível fazê-lo se o cão se aproximar dos outros de uma forma controlada, e é de fato difícil mantê-la assim, mas é muito importante fazê-lo.
Sim, para isso há que dar os tais passos para trás e recuar até ao ponto de não reacção. Aí é mais fácil manter a trela lassa.
Quanto aos brinquedos, estava a falar de imitações de Kongs que já se encontram à venda em hipermercados. A qualidade da borracha não é a melhor.
Também deduzi que pudesse estar a falar disso, mas, do que conheço é tanto ou mais provável encontrarmos kongs verdadeiros do que essas imitações. Da forma como tinha lido o que o José tinha escrito, pareceu-me que qualquer brinquedo seria de qualidade duvidosa.
Já agora, um off-topic, mas já alguém viu à venda (sem ser pela internet) brinquedos da Busy buddy, nomeadamente o Squirrel Dude?
Nikokiller
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sexta mai 10, 2013 11:20 pm

Muito obrigada a todos pelas dicas.

Sendo assim e de uma forma resumida os passos para tentar modificar o comportamento de rufia a seguir são:
1- leva-lo para parques onde possa ver outros caes;
2- Tentar ir aproximando-o de uma forma segura;
3- Antes de ficar obstinado, tentar procurar a sua atenção e manda-lo sentar;
4- Quando isso acontecer recompensa-lo, até que a aproximação seja feita com exito, sem que este ladre ou começe a ganir.

Acredito que vai ser uma tarefa dura, por diversas razões e uma delas é que ao sair do portao ele ja esta concentrado em procurar outros caes ou outra coisa qualquer que mexa e assim que veja, seja qual for a distancia tem sempre esta reacção.

Esta semana, tirei um dos caes de caça (o mais meigo) do nosso canil para tentar uma socialização e que se habitue a sua presença, nao esta solto, porque pode fugir, mas esta por assim dizer no espaço do meu niko.
Ele ao inicio nao se dirigia aquela parte do jardim, mas agora ja vai e brinca.

Se acham que fiz mal digam-me.

Mais uma vez obrigada :)
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