Lista Criadores do CPC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

domingo fev 29, 2004 5:41 pm

Pedir uma lista de criadores ao CPC já não é (e ñ sei se alguma vez foi) a forma mais segura e certa de comprar um cão!! Acho que deviam ter muita certeza dos criadores que lá põem.
Este fim de semana telefonei para um senhor, criador q estava na lista que o CPC me enviou, a saber se tinha ninhadas e se podia ver os cães, mesmo que ainda ñ tivesse cachorros. Ele disse que tinha duas cadelinhas para ter filhotesa qualque rmomento (isto de manhã) e perguntou-me se queria cadela ou cão, disse cadela e ele disse-me que ía perder o meu tempo a ver os cãos pois todas as cadelas que nascessem seriam para ele, mas mesmo assim disse que gostava de ver os pais e os cães do senhor (ver as condições, como ele tratava dos cães etc).passado um pouco volto-lhe a telefonar e ele diz-me o seguinte: Olhe traga um cheque bem chorudo para reservar a cadela! Os cãezinhos já nasceram e a cadela que nasceu é mesmo a mais pequenina, é mesmo uma miniatura. Bom quando ele disse isso explodi!!!!!! Vi logo que ele só queira dinheiro e só criava cachorros para os vender a bom preço (e que preço) e viu-se logo que nada entendia de yorkshire, pois como um bem entendido no assunto sabe, ñ há variedades miniatuas da raça e os exemplares mais pequenos, ao contrário do que o senhor quis dizer são os mais fracos fisicamente e psicologicamente. Estes cães são conseguidos a partir de cruzamentos que ñ deviam ser feitos e que levam à degeneração da raça e à diminuição da qualidade do animal.
Não cheguei a ir ver os cães, nem o canil, nem a falar mais com o senhor, mas pela conversa não era um criador credivel, isso poderia logo ver-se à distância!!!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo fev 29, 2004 5:49 pm

1º - A lista de criadores do CPC não são garante absolutamente nenhum. Resultam apenas da lista de nomes de quem regista ninhadas.

2º - Os cruzamentos consanguineos são tão viaveis como outro qualquer.

3º - De lamentar a atitude de esse criador, mas de certeza que na lista ou fora dela encontrará quem a faça mudar de opinião.

Continuação de bom domingo

Tiago Fortuna
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
biboquinhas
Membro Veterano

domingo fev 29, 2004 6:01 pm

Acredito que em toda a lista existam criadores optimos e preocupados com a raça, mas aquele realmente não foi assim. De qualquer maneira sempre pensei que o CPC fosse muito rigido e que nao deixava registar uma ninhada sem toda a informação necessária que lhe compete averiguar.
Quando digo que esses tipos de cruzamentos não devem ser feitos é simplesmente prq se está a criar um cão totalmente fora do estalão, daquilo que sei e é pouco, não existem variedades miniaturas da raça como o criador tão entusiasticamente me disse que tinha nascido, como se isso fosse a melhor coisa!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
biboquinhas
Membro Veterano

domingo fev 29, 2004 6:01 pm

Acredito que em toda a lista existam criadores optimos e preocupados com a raça, mas aquele realmente não foi assim. De qualquer maneira sempre pensei que o CPC fosse muito rigido e que nao deixava registar uma ninhada sem toda a informação necessária que lhe compete averiguar.
Quando digo que esses tipos de cruzamentos não devem ser feitos é simplesmente prq se está a criar um cão totalmente fora do estalão, daquilo que sei e é pouco, não existem variedades miniaturas da raça como o criador tão entusiasticamente me disse que tinha nascido, como se isso fosse a melhor coisa!!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo fev 29, 2004 6:06 pm

biboquinhas Escreveu: De qualquer maneira sempre pensei que o CPC fosse muito rigido e que nao deixava registar uma ninhada sem toda a informação necessária que lhe compete averiguar.
E, segundo a sua opinião, qual é a informação que o CPC deve averiguar antes de registar uma ninhada?
Então não é? O pessoal quere-os para os meter no bolso. De qualquer foram não sei se o estalão tem limite inferior de tamanho (superior tem - e os Yorkies que não são publicitados como "miniatura" estão normalmente fora de estalão).
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
SeaLords
Membro Veterano

domingo fev 29, 2004 6:09 pm

Já agora pegue lá nos papéis que vieram do CPC e veja lá se não está escrito, logo no princípio, qualquer coisa do estilo "Esta listagem tem carácter meramente informativo e não constitui garantia da qualidade".
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 29, 2004 6:12 pm

E só por curiosidade, qual é o nome do criador e afixo ?

Pedir uma lista de criadores ao CPC já não é (e ñ sei se alguma vez foi) a forma mais segura e certa de comprar um cão!! Acho que deviam ter muita certeza dos criadores que lá põem.
Este fim de semana telefonei para um senhor, criador q estava na lista que o CPC me enviou, a saber se tinha ninhadas e se podia ver os cães, mesmo que ainda ñ tivesse cachorros. Ele disse que tinha duas cadelinhas para ter filhotesa qualque rmomento (isto de manhã) e perguntou-me se queria cadela ou cão, disse cadela e ele disse-me que ía perder o meu tempo a ver os cãos pois todas as cadelas que nascessem seriam para ele, mas mesmo assim disse que gostava de ver os pais e os cães do senhor (ver as condições, como ele tratava dos cães etc).passado um pouco volto-lhe a telefonar e ele diz-me o seguinte: Olhe traga um cheque bem chorudo para reservar a cadela! Os cãezinhos já nasceram e a cadela que nasceu é mesmo a mais pequenina, é mesmo uma miniatura. Bom quando ele disse isso explodi!!!!!! Vi logo que ele só queira dinheiro e só criava cachorros para os vender a bom preço (e que preço) e viu-se logo que nada entendia de yorkshire, pois como um bem entendido no assunto sabe, ñ há variedades miniatuas da raça e os exemplares mais pequenos, ao contrário do que o senhor quis dizer são os mais fracos fisicamente e psicologicamente. Estes cães são conseguidos a partir de cruzamentos que ñ deviam ser feitos e que levam à degeneração da raça e à diminuição da qualidade do animal.
Não cheguei a ir ver os cães, nem o canil, nem a falar mais com o senhor, mas pela conversa não era um criador credivel, isso poderia logo ver-se à distância!!!!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo fev 29, 2004 6:30 pm

Talvez não tenha muito a ver com o seu tópico, talvez tenha.
No entanto, se queria uma cadela e o homem já lhe tinha dito que não havia cadelas, porque insistir em ir ver "como ele tratava os cães"???????
Pegou moda visitar os canis.
Digo isto porque ultimamente tenho recebido muitos pedidos para visitar os meus cães. Mesmo que não tenha ninhadas e mesmo que as pessoas não queiram um cão de água. Mas gostavam de ver, dizem eles.
Se há uns tempos eu não teria qlqr problema nisso, pois é sempre uma forma de divulgação e qualquer uma é boa, agora tenho.
E tenho pelo seguinte:
Noto que tem havido gente muito interessada em saber o nome dos cães. Outras já o sabem e perguntam se este é o cão X ou Y. (pergunto-me porque).
Já recebi em minha casa pelo menos uma pessoa que tinha uma ninhada, muito perto de mim e apresentou-se como um possivel comprador....tanta hipocrisia. Eu sabia disso, deixei-o estender-se e ainda hoje o homem deve pensar que me passou a perna. O que ele queria era comparar as coisas... Podia ter dito, seria muito mais bem recebido., embora o tenha sido na mesma.
Noto também que se está a tornar um pouco como uma visita para ver os bichinhos, junto com a familia toda e ainda por cima não pagam bilhete.
O que mais me preocupa é que em pouco espaço de tempo já me entraram aqui dentro,pelo menos 2 vezes e quem entrou sabia bem como..Ainda esta noite isso aconteceu, entre as 22 e as 7 da manha. O portão ficou fechado á chave e continuava fechado, mas... devido a uma avaria, há uma forma de o abrir, e ás vezes, sem querer, acabamos por mostrar ás pessoas essa forma. Portanto quem veio cá sabia que havia uma maneira.
Por isso, estou cada vez mais renitente em mostrar as instalações, os cães, etc...
Isabel
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo fev 29, 2004 6:32 pm

Pedir uma lista de criadores ao CPC é perfeitamente seguro... desde que se visitem esses criadores, vejam as condições em que os cães estão a ser criados, os pais (sobretudo a mãe)... Comprar pelo telefone é asneira, ou pelo menos, desafiar a sorte.

Lembre-se que a listagem de criadores inclui todos aqueles que fizeram uma ninhada na raça desde à 3 anos para cá (e a registaram), emquanto que a inspeção de ninhadas está a dar os primeiros passos entre nós.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 29, 2004 6:39 pm

Está a ver Isabel ?

Mostrar os cães por mostrar não tem sentido com desconhecidos. è que a minha vida não é mostrar cães a toda a gente que deseja conhecer um canil. Tenho trabalho e ele não se compadece do meu Hobby. Nem os meus pais vivem de cães e eles ainda têm muito que fazer.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

domingo fev 29, 2004 6:47 pm

Claro Vasco, mas o problema é que se nós colocamos algum impedimento as pessoas começam logo a pensar:
Não quer mostrar prq tem tudo sujo;
Não quer mostrar prq os caes estão mal tratados,
Não quer mostrar prq isto ou prq aquilo, e se for o caso tb não se ralam de vir aqui ao fórum dizer isso mesmo. Ou noutro local qlqr, que é pior ainda.
Para mim é um dilema, pois tenho sempre muito gosto em mostrar os meus cães e falar sobre a raça. Mas, depois há o reverso da medalha.
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo fev 29, 2004 7:00 pm

Sim, entende-se muito bem que vêm com essas coisas.

Mas para mim é simples, é a casa dos meus pais e não uma exposição da Moviflor... Quer, quer, não quer, não quer.

:)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 29, 2004 7:35 pm

Bem, como é que é ?

Umas vezes defendem o CPC dizendo que não é garantia de qualidade (é uma espécie de registo predial), doutras queixam-se dos visitantes que são uma seca, que andam a passear, que são espiões.
Afinal onde se vai buscar a tal qualidade?
(esqueci-me de dizer que os visitantes das exposições também são uns chatos que se metem no trabalho dos criadores).

Com isto tudo, chega-se à conclusão que o melhor é comprar à vizinha da esquina - assim como assim, ela não se importa de ser visitada, não vai a exposições e não dá garantias nenhumas mas pelo menos não nos critica.

É caso para dizer "morto por ter cão e morto por não ter".

E muito coerente !...
Pedra
Membro Veterano

domingo fev 29, 2004 8:03 pm

Aisd, talvez se estivesse na pele de alguns de nós o entendesse. Como não está, não entende e isso eu até compreendo.
Como eu disse, é um dilema, para mim. Mas devido a acontecimentos recentes, garanto-lhe que as minhas portas irão estar mais fechadas que já estiveram.
Ah e tem outra coisa, sabem por acaso que o ultimo fim de semana no Porto, estava eu com o meu cão perto do ringue para entrar, e senti uma dor forte no meu pé (parecia um tiro, algo que tinha sido projectado com muita força, o meu ténis ficou com uma marca, mas não vi absolutamente nada em redor). Eu sei que estavamos no Carnaval, podia ter sido uma brincadeira, mas eu tenho a certeza que o alvo não era eu.
Isso diz-lhe algo?
A mim diz, e muito.
Cumps,
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo fev 29, 2004 8:47 pm

Bom, já não sei que diga !

Já chegámos ao ponto de tentar magoar os concorrentes para ganhar um título ?
Quer dizer - desculpem se me engano - é assim que interpreto o que a Pedra conta.

Não imagino semelhante coisa.

Mas também não me admiro - há muita coisa que acontece hoje em dia que eu não imaginava há uns anos atrás...

O que que disse atrás tem a ver com isto : que devo aconselhar a quem me pergunta ?
Eu teimo em dizer às pessoas para visitarem e conversarem com os criadores antes de uma compra.
Também aviso que comprar um cão é um investimento a longo prazo - vejam os canis, conversem com os criadores, exijam as garantias todas e não deêm tanta importância ao preço.
Ainal se o cão durar 10 anos 600€ é 60 € por ano - 5 € por mês - um bom cão não merece 1000 $ por mês ?

Agora, infelizmente, há muita gente que acha que ir a um criador é uma visita ao zoológico e não se paga nada.

A falta de educação do nosso povo vai criando "chatices" e não é só nas estradas ou nas filas de atendimento...
Resta-nos ter esperança que as novas gerações sejam mais educadas.

Mas espero que os criadores deste fórum também percebam - do meu ponto de vista, os meus conselhos são os correctos.

Não conheço pessoas que visitem criadores só para passear.
A maioria sente-se mal em pensar que vão visitar um criador que não conhecem de lado nenhum - por isso é que aconselho a irem a umas quantas exposições - para travarem conhecimento com criadores e com os animais que os canitos vão ser.
Responder

Voltar para “Cães”