Como corrigir comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 11, 2013 12:40 am

Não o deixe sair do portão em estado de excitação. Quando lá chegar, mande-o parar e sentar-se, depois aguarde até ele desistir de sair e acalmar. Nem que tenha de estar ali meia hora, até o ver sentar-se o deitar-se, não saia sem que ele se acalme.

Quando isso acontecer, aguarde uns minutos e depois avance para o portão e comece a abri-lo. Se o cão voltar a excitar-se, feche o portão sem deixar o cão avançar e repita tudo.

Nas primeiras vezes pode ser exasperante para si toda esta manobra, mas pode crer que vai resultar, o seu companheiro depressa perceberá que se quiser sair tem de se portar bem. E o resto do treino também será mais fácil.

E acima de tudo mantenha-se a si sempre tranquila e firme, nada de impaciências, tensão interior ou irritação. Quando se sentir à beira de perder a paciência, endireite as costas, respire fundo e conte até dez. Ou mesmo vinte. :wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado mai 11, 2013 3:23 pm

lds6 Escreveu:
doglover80 Escreveu: Os cães reativos ladram e puxam a trela, mas ainda bem que refere isso porque não fui claro num ponto. A distância entre o cão e aquilo que causa reatividade (neste caso outros cães) é fundamental no processo. Existe uma distância onde este cão estará a ver os outros cães, demonstrará sinais de alguma excitação/reatividade muito ligeiros, nomeadamente ficar com o corpo tenso, mas sem ladrar nem puxar na trela. Essa é a distância por onde começar, abaixo do limiar da reatividade. Quando o cão está a ladrar e ganir a dona deve recuar e conseguir a atenção do cão a uma distância maior. Depois é um processo progressivo de aproximação dos outros cães que pode ser feito num dia, numa semana ou num mês, dependendo do cão, da dona, dos outros cães, etc.
Sim, eu compreendi/deduzi que fosse qualquer coisa assim que quisesse dizer. O que é bem distinto de pedir um 'senta' quando o cão já está no descontrolo, né?
A recompensa é um instrumento muito importante.
Claro que sim! Mas a comida também pode ser usada em condicionamento clássico, em que não se recompensa absolutamente nada; apenas se criam associações positivas.
Quanto ao manter a trela solta, obviamente que só será possível fazê-lo se o cão se aproximar dos outros de uma forma controlada, e é de fato difícil mantê-la assim, mas é muito importante fazê-lo.
Sim, para isso há que dar os tais passos para trás e recuar até ao ponto de não reacção. Aí é mais fácil manter a trela lassa.
Quanto aos brinquedos, estava a falar de imitações de Kongs que já se encontram à venda em hipermercados. A qualidade da borracha não é a melhor.
Também deduzi que pudesse estar a falar disso, mas, do que conheço é tanto ou mais provável encontrarmos kongs verdadeiros do que essas imitações. Da forma como tinha lido o que o José tinha escrito, pareceu-me que qualquer brinquedo seria de qualidade duvidosa.
Já agora, um off-topic, mas já alguém viu à venda (sem ser pela internet) brinquedos da Busy buddy, nomeadamente o Squirrel Dude?
Tal como disse tem muito mais capacidade de transmitir ideias que eu, ai está, pode escrever textos enormes, mas não ficam pontos mal esclarecidos.

Obrigado pelas criticas e apontamentos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado mai 11, 2013 3:26 pm

Nikokiller Escreveu:Muito obrigada a todos pelas dicas.

Sendo assim e de uma forma resumida os passos para tentar modificar o comportamento de rufia a seguir são:
1- leva-lo para parques onde possa ver outros caes;
2- Tentar ir aproximando-o de uma forma segura;
3- Antes de ficar obstinado, tentar procurar a sua atenção e manda-lo sentar;
4- Quando isso acontecer recompensa-lo, até que a aproximação seja feita com exito, sem que este ladre ou começe a ganir.

Acredito que vai ser uma tarefa dura, por diversas razões e uma delas é que ao sair do portao ele ja esta concentrado em procurar outros caes ou outra coisa qualquer que mexa e assim que veja, seja qual for a distancia tem sempre esta reacção.

Esta semana, tirei um dos caes de caça (o mais meigo) do nosso canil para tentar uma socialização e que se habitue a sua presença, nao esta solto, porque pode fugir, mas esta por assim dizer no espaço do meu niko.
Ele ao inicio nao se dirigia aquela parte do jardim, mas agora ja vai e brinca.

Se acham que fiz mal digam-me.

Mais uma vez obrigada :)
Nikokiller,

Comece por cães calmos que tenham boas capacidades de comunicação, ou seja, sejam sociáveis e habitualmente não se metam em brigas com outros cães.

Comece também por cães numa posição estática, ou seja, sentado, deitado... isso no inicio facilita as coisas.

Acho que entendeu muito bem a ideia, pode demorar mais ou menos, acho que não vai demorar assim tanto, depois diga o que aconteceu.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

sábado mai 11, 2013 3:56 pm

É um ladrar de que?
entusiasmo?
agressão?
nervosismo?
timidez?

Todos têm solução mas metodos diferentes...
Nikokiller
Membro
Registado: sexta abr 13, 2012 4:00 pm

domingo mai 12, 2013 12:54 pm

Floripes3,

Tenho tentado estes dias exercitar na porta da cozinha o entrar e sair com ordens minhas e com calma, mas nao tem resultado, ele fica obstinado com a porta e tudo que eu diga ele nao ouve. A unica coisa que faz é sentar-se quando eu me aproximo, mas sem perder a porta de vista.
É assim ate com os brinquedos, até treme de tanta excitação quando lhos tiramos.

Estou a comecar devagar, um passo d cada vez, pois estas atitudes são todas novidades, nunca o tinha feito.

Quero ver se o consigo acalmar e chamar atenção antes de sair de casa, talvez depois seja mais fácil na rua.

Mas de facto dá para perder a cabeça
:twisted:

É horrivel passea-lo, esta constantemente a farejar e a procura de outros animais.

Como ja havia referido, moro numa aldeia em que nao ha o habito de passear os cachorros, logo eles andam sem trela e sem dono, o que me deixa ainda com mais medo.

Com paciencia, acredito que este meu pequenote se torne um CAO e deixe de ser o rufia aqui da zona.

Obrigada pela dica ! :)
Nikokiller
Membro

domingo mai 12, 2013 1:01 pm

doglover80,

O cao que tirei do nosso canil, é um dos mais calmos e nao gosta de confusão.
Ele ja se tem aproximado e brincado com ele, mas nao perde muito tempo a faze-lo, prefere estar dentro de casa conosco deitado. Até percebo, porque estes dias tem estado calor e ele tem o pelo já compridito e nao deve ser facil aguentar o calor.

Acredito que vá ser uma tarefa bastante dificil, ele é muito obcecado, mas pensei que era so com os brinquedos, afinal.......

Com paciencia este menino vai lá chegar, espero eu... :P

Obrigada
Floripes3
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 1:06 pm

Nikokiller Escreveu:Floripes3,

Tenho tentado estes dias exercitar na porta da cozinha o entrar e sair com ordens minhas e com calma, mas nao tem resultado, ele fica obstinado com a porta e tudo que eu diga ele nao ouve. A unica coisa que faz é sentar-se quando eu me aproximo, mas sem perder a porta de vista.
É assim ate com os brinquedos, até treme de tanta excitação quando lhos tiramos.
Se ele fica assim, então aconselho que se vá embora, fazer outra coisa, até ele se acalmar. Se calhar até terá de adiar vários passeios, mas não deve nunca ceder ao comportamento dele. Não deve nunca abrir a porta e sair com esse cão enquanto estiver nesse estado.

Como já lhe foi dito, ele depressa perceberá o que querem dele, mas só conseguirá levá-lo a isso se for persistente, calma e firme na demonstração de como que quer que o cão se comporte.

Compreendo a sua frustração com ele e com o meio, mas como não pode alterar as coisas à sua volta, só lhe resta mesmo agir sobre o seu cão.

Usando de muita paciência e firmeza, vai ver que terá resultados em breve.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Nikokiller
Membro

domingo mai 12, 2013 1:09 pm

lunathar,

Muito sinceramente nao lhe sei dizer, inicialmente eu achava que era de alarme, mas depois deixou de o ser.

Ele começa a ladrar e fica tenso, o corpo fica rigido e deixa de ouvir tudo e todos. Fica concentrado ou num outro cao, ou gato, ou pessoa, ou outra coisa qualquer.

Basicamente o que acontece é que ele ve, começa a ladrar e a puxar a trela, independentemente do que eu faça ele continua, ignora-me.

Quando eu tenho que pegar ao colo, pois de tanto puxar a trela acaba por se magoar, ele começa a ganir como se eu o tivesse a espancar.
:oops:
Floripes3
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 1:13 pm

Nunca lhe pegue ao colo, pois isso só lhe reforça o comportamento!

Avista outro cão e o seu quer atacá-lo? Vire em sentido contrário e siga caminho, forçando-o assim a desviar a atenção.
Nikokiller
Membro

domingo mai 12, 2013 1:30 pm

Floripes3,

Eu so pegava nele ao colo em ultimo recurso, pois de tanto puxar a trela acaba por se magoar. O mudar de direcção também nao tinha um resultado imediato, pois enquanto que visse ou cheira-se o outro animal era eu a puxar para a frente e ele para trás, e sempre a ladrar claro.
:x

Agora está aqui deitado e parece um anjinho , pois está muito calor para ele andar na rua :P
Floripes3
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 3:02 pm

Seja por que razão for, não lhe pegue. Ele magoa-se? Paciência, talvez aprenda assim. Ao arrepiar caminho, continua a olhar para trás, etc., etc.? Um bom puxão da trela para o seu lado e um toque de calcanhar, bem à maneira do Cesar Millan, ajudam a resolver o assunto.

Mas convença-se de uma vez por todas: tem de ser decidida e bem firme na reeducação desse cão. E aí não cabem os "coitadinho, que te magoas", tem de ser mais "faz o que te mando e deixa-te de cenas".
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo mai 12, 2013 5:16 pm

Floripes3 Escreveu:Seja por que razão for, não lhe pegue. Ele magoa-se? Paciência, talvez aprenda assim. Ao arrepiar caminho, continua a olhar para trás, etc., etc.? Um bom puxão da trela para o seu lado e um toque de calcanhar, bem à maneira do Cesar Millan, ajudam a resolver o assunto.

Mas convença-se de uma vez por todas: tem de ser decidida e bem firme na reeducação desse cão. E aí não cabem os "coitadinho, que te magoas", tem de ser mais "faz o que te mando e deixa-te de cenas".
Ser firme na educação é ter consciência de que vai ter de perder tempo a educar, logo, porquê estar a basear a comunicação com o nosso cão em toques de calcanhar e puxões, quando é perfeitamente possível, e até relativamente fácil ter os mesmos efeitos se educarmos o nosso cão algo tão simples como "olha para mim".
É preciso algum tempo? É, não muito, mas algum. É preciso paciência? Alguma, sim. Mas muito menos paciência do que andar com esse tipo de "comunicação" a vida toda.
Desculpe-me, Floripes, mas os toques de calcanhar, para além de ser algo cuja especificidade nunca entendi (porque não tocar com a mão no corpo do cão, por exemplo?) para mim são justamente sinónimo de se ser preguiçoso ou "curto-prazista" (se é que me entende) na educação dos nossos cães.
É claro que eu concordo consigo em não se pegar no cão ao colo. As consequências são graves pois ele perde capacidade de relacionamento com cães e de resolução de problemas. Mas o seu modelo alternativo só é firme em aparência, porque não se tem pena do cão... mas, para mim, como disse, firmeza é investir na educação e não ir resolvendo os problemas à medida que eles surgem
Floripes3
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 6:37 pm

Pois, de vez em quando caio num certo faclitismo nestas recomendações, é verdade: pecado e erro meu, tanto mais que não vou à bola com o tal toque do calcanhar. :lol: Se eu própria o usasse, na certa que me estatelaria em cima do cão, e então aí é que ele se distraía mesmo!

Na realidade, tenho a minhas próprias "técnicas", mas elas variam muito conforme o cão, as situações, e até a minha disposição no momento e não servem de modelo a ninguém.

O que interessa, neste caso, é que a dona do cão se convença a mudar de atitude e se capacite que foi ela própria quem levou o cão ao comportamento actual.

Mas, no plano da prática, não me parece que em plena confusão gerada pela bulha que o cão arma ao ver outros uma pessoa inexperiente como ela parece ser se lembre de começar a dar-lhe biscoitinhos para ele se focar nela, quando ela própria diz que o animal não liga a mais nada, não a ouve nem a vê...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo mai 12, 2013 7:12 pm

Floripes3 Escreveu: O que interessa, neste caso, é que a dona do cão se convença a mudar de atitude e se capacite que foi ela própria quem levou o cão ao comportamento actual.
De acordo.
Mas, no plano da prática, não me parece que em plena confusão gerada pela bulha que o cão arma ao ver outros uma pessoa inexperiente como ela parece ser se lembre de começar a dar-lhe biscoitinhos para ele se focar nela, quando ela própria diz que o animal não liga a mais nada, não a ouve nem a vê...
Pois. Por isso é que se treina primeiro em situações controladas e se vai aumentando o grau de distracções, progressivamente.
Nikokiller
Membro

domingo mai 12, 2013 8:18 pm

Olá,

Sempre tive animais,cães, gatos, passaros, repteis, etc, mas posso considerar-me inesperiente sim. Nunca vivi uma situação destas. Como ja disse até agora nao tinha tido qualquer problema com ele a nao ser atitudes tipicas, como detestar tomar banho, ser escovado, entre outras coisas... Ja havia reparado que ele era "invejoso"(nao sei se é bem o termo) com os brinquedos mas sempre achei normal, nunca suspeitei que a atitude se iria alongar para outras situaçoes e piorar claro... Pode ter sido de eu no inverno nao sair muito com ele ou pode ter sido por outra razão qualquer que eu nao me tenha apercebido.

Neste momento estou ja a seguir alguns conselhos, e como já disse, estou a tentar controlar em casa, deduzindo que será depois mais facil.

Quanto aos outros caes, a atitude mantem-se, so muito longe deles é que o meu se acalma.

:cry:

Mas so ainda estamos a começar, temos uns meses longos pela frente!
Responder

Voltar para “Cães”