Esta é a minha primeira participação no fórum. Sou natural dos Açores (mais propriamente do Pico) mas resido actualmente na ilha Terceira. Decidi em conjunto com a minha namorada adoptar um gatinho há alguns meses. Fomos a uma feira de adopção e trouxemos para casa um gatinho com 3/4 meses, todo preto: o Conguito.
É neste momento um belo jovem macho de prai 8 meses.

Na passada sexta-feira estava numa visita de estudo com a minha associação e uma das minhas colegas depois de chegar da hora de almoço disse-me que tinha visto um gatinho bebé encostado à parede do cemitério aqui da zona. Entrei em contacto com 1 amiga minha que tem feito 1 magnifico trabalho pela causa animal aqui na ilha mas ela estava longe e por isso decidi ir eu mesmo buscar o gatinho.
Estava estranhamente silencioso, nem miou quando lhe peguei. Os olhos estavam fechados por causa das ramelas e reparei que a pata direita da frente estava algo estranha. Só mais tarde reparei que estava neste estado...a almofada estava solta da patinha...

Levei-a à veterinária que me disse que a gatinha era demasiado pequena para ser operada (pesava +- 300g) por isso o ideal era limpar a pata com água oxigenada e fazer antibiótico durante uma semana, o que ajudaria também a debelar a coriza.
Foi assim que ficou na noite de sexta-feira depois de limpinha e alimentada...

Tem sido alimentada com comida húmida. Inicialmente tínhamos que pegar nela e coloca-la junto da comida mas agora já procura o comedouro. Também já vai à caixa de areia sozinha só que ainda não tapa os dejectos. Inicialmente fazia só xixi ao canto da porta do quartinho onde a temos guardada.

Optámos por pô-la em separado para evitar o contágio da coriza para o nosso Conguito.
Amanhã vamos novamente à veterinária para ver qual a evolução da ferida na pata. Ah, também reparámos que tinha um raspão de formato estreito e alongado no peito junto à pata que está ferida. Deve ter caído de algum sítio e foi deixada para trás pela mãe...n sei.
A minha dúvida agora é...como integra-la aqui na casa com o Conguito? Houve 1 ou outro momento que tiveram próximos e o Conguito ficou bastante assanhado e em posição defensiva...
Já agora, que outras dicas me podem dar? É que quando adoptamos o Conguito este tinha 3 ou 4 meses, já tinha uma certa autonomia que a gatinha ainda não tem...
Isto é, se ficarmos com ela. A minha namorada fala na hipótese de a darmos mais tarde para adopção, mas estou confiante em como isso não irá acontecer