terça mai 14, 2013 12:55 pm
AAAAAHHHH!!!!
Pode ensiná-lo a esperar, sentado a ordem para passar a porta, seja qual porta for.
Aliás ensine-o a "Sentar para tudo"!!!
Se quer por a trela, tem de se sentar...
Se quer passar a porta, qualquer uma, tem de se sentar...
Se quer comer, tem de se sentar...
Se quer festinhas, tem de se sentar...
Se quer um biscoito, tem de se sentar...
O sentar passará a ser o comportamento adoptado pelo seu cão cada vez que quer uma coisa qualquer. Neste momento quando quer uma coisa qualquer salta, ladra... basicamente arma-se em toto! Ou seja tem comportamentos desadequados. O que se pretende com isso é substituir um comportamento desadequado por um adequado. Estamos a ensinar o cão como se deve comportar nessas situações.
Os sentas que falo não exigem uma ordem verbal, ou seja, não vai dizer nada ao cão.
As pessoas têm a ideia que é preciso falar para o cão saber, mas na realidade se pensarmos bem sabemos que não é assim. O seu cão começa a ficar maluco quando a vê pegar na trela, logo ele sabe o que se vai passar. A ideia é que ele se sente quando você pegue na trela, coloque a mão na porta ou pegue na taça da comida.
Simpesmente o que deve fazer é por a mão no trinco da porta e esperar... esperar... esperar... esperar... esperar... esperar... desesperar.... respirar fundo... voltar a esperar... contar até 10 e pensar que é um jogo e tem de ser racional... esperar... e ele vai sentar-se, demore o tempo que demorar, fique impavida e serena, não se movimente, não fale, não faça nada... ele vai sentar-se mais tarde ou mais cedo.
As primeiras vezes serão as mais dificeis, porque terá a tendência de voltar aos comportamentos que resultavam para sair de casa, que eram, armar-se em toto, mas depois vai perceber que isso já não resulta e o sentar-se resulta muito bem.
Seja 100% coerente com este plano, nunca mais deixe o cão aobter nada do que quer sem se sentar, e vai ver que não demora uma semana a ter um cão mais controlado.
Ah esqueci-me de uma coisa importante... diga uma palavra que liberte o cão, que lhe transmita que pode ter acesso ao que quer...eu uso o "ok"... a minha cadela vai para junto da porta, senta-se, coloco a trela, abro a porta, espero que ela olhe para mim, e quando ela o faz digo "ok" e ela sai pela porta ou por exemplo, quando vou mexer na comida dela ela senta-se, eu tiro a porção de ração que lhe quero dar, coloco na taça, ela olha para mim e eu digo "ok", e ela começa a comer.
peço desculpa pelo testamento.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>