Canarios

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

segunda fev 23, 2004 11:20 am

Duvida de principiante.

( A canária que eu tenho é bem maior que o macho, e a primeira vez que tirei a divisão o encontro não foi nada amistoso. )

a Segunda vez que tirei a divisão o encontro correu muito, muito bem, mas... coloquei fibras para o ninho em que a canária apressou-se a pola no ninho, muito rapidamente, voltei a colocar mais um pouco, e novamente muito rapidamente voltou a colocar o material no ninho, agora tem um ninho altíssimo, o que devo fazer coloco mais material? Não devia ter colocado tanto material? A fêmea anda sempre a procura de material para o ninho. Isto é normal? De vez em quando o macho vai como que inspeccionar o ninho. Isto também é normal?

conseguem-me responder as minhas duvidas.

Carlos
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda fev 23, 2004 1:15 pm

não te preocupes, é normal. a canaria leva coisas para o ninho até achar que está pronto. depois começa a pôr os ovos. tenho uma canaria que só esteve junta com o macho dois dias, pois estavam sempre a lutar. separei-os mas dali a uns dias ela começou a pôr ovos. pôs 3 ovos, um por dia. controlei-os sempre e vi que um devia estar fertilizado, mas pareceu-me estranho pelo facto de eles não terem gostado um do outro... pois bem, hoje nasceu o pequenote :)

o macho já está há uns dias com outra fêmea e ela já está a fazer o ninho há uns dias, por isso não deve tardar até pôr ovos.

mas não te preocupes com o facto de a femea levar muita coisa para o ninho, elas sabem quando parar ;)

boa sorte!
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

segunda fev 23, 2004 1:16 pm

não te preocupes, é normal. a canaria leva coisas para o ninho até achar que está pronto. depois começa a pôr os ovos. tenho uma canaria que só esteve junta com o macho dois dias, pois estavam sempre a lutar. separei-os mas dali a uns dias ela começou a pôr ovos. pôs 3 ovos, um por dia. controlei-os sempre e vi que um devia estar fertilizado, mas pareceu-me estranho pelo facto de eles não terem gostado um do outro... pois bem, hoje nasceu o pequenote :)

o macho já está há uns dias com outra fêmea e ela já está a fazer o ninho há uns dias, por isso não deve tardar até pôr ovos.

mas não te preocupes com o facto de a femea levar muita coisa para o ninho, elas sabem quando parar ;)

boa sorte!
smille
Membro
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

segunda fev 23, 2004 5:47 pm

Devo então continuar a dar material para que ela continue a fazer o ninho? mesmo já estando enorme.
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

segunda fev 23, 2004 8:07 pm

Para quê tanta preocupação em cruzá-los por raça?!

Não se esqueçam que o canário não existia na Natureza e ele é um fruto de cruzamentos (a não ser o canário da terra) por isso quanto mais novas mutações se criar melhor!!
raioxpantera
Membro Veterano
Registado: quinta fev 19, 2004 11:53 am
Contacto:

quarta fev 25, 2004 1:30 pm

nem 8, nem 80

alto não interessa, o que interesa é a profundidade do mesmo.
lembra-te que quando houveram filhotes eles precisam de espaço, e se o ninho for pouco fundo os filhotes podem cair do ninho.

por isso se achares muito tira, ela volta a arranjar.
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 25, 2004 1:30 pm

nem 8, nem 80

alto não interessa, o que interesa é a profundidade do mesmo.
lembra-te que quando houveram filhotes eles precisam de espaço, e se o ninho for pouco fundo os filhotes podem cair do ninho.

por isso se achares muito tira, ela volta a arranjar.
smille
Membro

segunda mar 01, 2004 10:52 am

Descobri que já “tenho” dois ovos, e a fêmea não sai do ninho, nesta altura devo ou não substitui os ovos?
jorgiti
Membro
Registado: domingo fev 01, 2004 8:19 pm

segunda mar 01, 2004 12:10 pm

Eu nunca substitui os ovos dos meus canários, mas isso faz-se para que os filhotes nasçam todos ao mesmo tempo e não haja competição entre eles, porque por vezes, quando há muitos ovos, quando o ultimo nasce morre de fome porque os mais velhos, já muito maiores, roubam-lhe a comida. :cry: :lol:

Mas se não forem muitos ovos, não substitua
raioxpantera
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 01, 2004 12:30 pm

os ovos normalmente são postos pelas "meninas" de manhã (cedo).

se não tiraste o 1º ovo, logo no 1º dia, não te vou aconselhar a tirar agora os dois ovos. ou seja todos os dias pela manhã tira-se o ovo posto.
quando ela põe o quarto ovo, nesse dia junto-lhe os outros três que retirei.

nos próximos dias a menina vai continuar então a pôr ovos. até quatro/cinco no total max.

PS. já vi 6 ovos numa postura de uma femea, mas isso é caso raro
smille
Membro

quarta mar 24, 2004 11:18 am

Duvida de principiante.

pelas minhas contas, os canarios já deveriam ter nascido a uma semana, mas como em varios sites que consultei sobre canários dizem que por vezes pode demorar mais um pouco, não sei o que fazer, se tiro ou não os ovos do ninho, fiz aquele teste dos ovos na água, e dois dos quatro ovos ficam á superficie com a parte mais larga voltada para cima.

O que fazer visto que ate a canária já quer abandonar o ninho.

Carlos
jrffernandes
Membro
Registado: terça dez 18, 2001 9:09 pm

quinta jun 03, 2004 1:10 pm

Quanto às aves separadas, deveremos separar a situação por altura do ano:

Altura da muda poderão estar as aves todas juntas

Altura da criação as aves devem ser individualizadas, algum tempo antes e só depois juntar o casal.
Na criação poderemos utilizar sempre o casal junto ou então depois da postura retirar o macho e juntar a uma outra fêmea.

Eu utilizo a segunda modalidade um macho para mais do que uma fêmea tendo tido melhores resultados do que o casal junto.
Responder

Voltar para “Aves”