Corrigir comportamento na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta mai 22, 2013 7:27 pm

Boa noite a todos :D ,
Venho pedir dicas de como fazer com que o meu cão deixe de puxar tanto a trela. O problema sei que não está de todo nele mas sim em mim por ter tolerado as tolices dele desde o inicio e não o ter corrigido desde então. Ele tem demasiada energia, é demasiado trapalhão, e muito muito mimado. Os "não's" com ele não resultam, e as guloseimas muito menos porque ele não as vê como uma recompença de bom comportamento. E se eu ralhar não vale de nada porque ele não me liga nenhuma. Tento corrigi-lo com a trela mas é escusado. Tento andar descontraida mas é impossivel porque ele puxa constantemente. A agitação começa a partir do momento que vê a trela na minha mão. Até dificuldades tenho em colocar a coleira com tanta agitação. Ele dá pulos contra mim antes de sairmos para a rua e na rua é sempre a puxar. O que posso fazer para ele me obedecer?
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

quarta mai 22, 2013 7:40 pm

Ola, em primeiro lugar deve mudar em tudo o seu(dono) comportamento, aparentemente o seu cao nao tem o minimo respeito por si!!!!
Sendo que ele nao ve comida ou guloseima como uma recompensa deixe de lhe dar guloseimas ate o conseguir controlar....
Na hora de ir a rua, e ja com a trela na sua mao, espere o tempo necessario até ele se acalmar e so depois lhe coloca a trela..... se apos a trela colocada ele ficar novamente excitado, repita o processo e so sai de casa quando ele estiver calmo novamente......
na rua a mesma coisa, pode dar uns puxoes repentinos sempre que ele estique a trela, ou faze-lo recuar para junto de si e so volta a avançar quando ele estiver calmo....
se fizer SEMPRE isto vai ver que resulta!!! è um processo continuo e trabalhoso uma vez que ja vai começar tarde, mas vale a pena.

Boa sorte
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta mai 22, 2013 7:59 pm

Obrigada pela dica, vou ter em atenção o que devo de fazer. Mas há outro problema, quando vou a caminhar ele às vezes pára muitas vezes para cheirar coisas do chão e puxa a trela, e às vezes eu quero que ele o faça para fazer as necessidades. Como faço para ele entender que num momento quero andar a caminhar de forma continua, e que outras eu quero que ele faça necessidades? É possível fazê-lo?
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

quarta mai 22, 2013 8:05 pm

so tem de assumir o controlo e fazer o que voce quer em vez de fazer o que o cao quer....
se quer caminhar e ele para para xeirar, de um puxaozinho com a trela para ele a acompanhar..... quando quizer que ele explore, xeire e faça as necessidades, coloque-se num local indicado para isso e ande lentamente ou pare se necessario para ele poder começar a explorar!!!
Lembre-se, nao sera numa semana que ele vai começar a fazer o que voce pretende, seja persistente e sera recompensada!!!
carlaved
Membro
Mensagens: 94
Registado: terça jul 19, 2011 11:32 am

quarta mai 22, 2013 8:09 pm

susana94, parece que o seu cão está com problemas de excitação.
Ele não é agressivo para ouros caes e pessoas pois não?
A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados
pelo modo como os seus animais são tratados. Mahatma Gandhi
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quarta mai 22, 2013 8:19 pm

Vou tentar ter mais paciência com o meu cachorro, só com muito treino é que vai lá.
O meu cão com crianças é muito trapalhão, empurra-as. Ele já tem 3 anos mas nunca me mordeu, aliás, ele tem muito cuidado com os dentes até, quando lhe dou comida da minha mão ele tem muito cuidado para não me magoar acaba até por me fazer cócegas :D , mas quando saimos à rua ele ladra muito para outros cães (machos) e puxa muito a trela agressivamente para ir ter com eles. Pois ele nunca conviveu com cães em pequeno. E para as pessoas é a mesma coisa, se passar um homem na rua ele ladra fortemente mas não puxa a trela, pois ladra mas a medo :lol: com mulheres já não faz nada, e com pessoas que conhece também não. No fundo ele tem este comportamento com homens e cães machos. E com cães é impossivel controlá-lo. Às vezes tenho de o agarrar ao colo até estar distante do cão e não gosto, porque é um cão de 16 quilos a remecher-se no meu colo agressivamente. Não o consigo controlar nestas situações.
lds6
Membro Veterano
Mensagens: 599
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta mai 23, 2013 12:31 am

Quanto ao problema de puxar na trela, não agonize nem antagonize. Não é, propriamente, uma questão de lhe faltar ao respeito. É uma questão de andar como sempre "foi ensinado" (mesmo que sem intenção da sua parte). O seu cão aprendeu que é a puxar que chega aos sítios. O maior problema que a Susana tem entre mãos, neste momento, são as largas semanas de "prática" que calculo que o seu cão tenha nesse comportamento.
Quando o seu cão puxar, não vá atrás; simplesmente pare. Espere pelo menos até ele deixar de puxar e retome a marcha. O ideal será esperar que ele olhe para si (tipo: então, vamos?); dessa forma vai estar a fazer com que o seu cão comece a prestar atenção a si.
Outra coisa que poderá fazer: mudar sucessivamente de direcção. O objectivo é o mesmo: "toma atenção em mim".
No mais: certifique-se de que o cão tem o exercício em dia; normalmente cães que puxam desenfreadamente na trela são cães com excesso de energia acumulada. Pode, cumulativamente, tentar promover algumas brincadeiras desgastantes antes de sair de casa para os passeios. Não vão fazer milagres, mas vão ajudar nos exercícios descritos acima.

Quanto ao resto, eu preocupar-me-ia significativamente com isto:
Susana94 Escreveu: E para as pessoas é a mesma coisa, se passar um homem na rua ele ladra fortemente mas não puxa a trela, pois ladra mas a medo :lol: com mulheres já não faz nada, e com pessoas que conhece também não.
Eu começaria desde já a tentar reverter esse medo por homens. Um cão, quando confrontado com uma mulher estranha e um homem estranho, ele vai quase, quase sempre ter mais confiança na mulher. O que não quer dizer que tenha de se sentir medroso perante homens estranhos.
Pegue num homem em quem ele confie, escolha o "preferido" dele, e será essa pessoa a dar-lhe as refeições, na mão, durante um ou dois dias (escusado será dizer que vai guardar o prato da comida durante uns tempos). Depois, introduza um novo homem, que ele conheça menos bem, mas que já tenha conhecido e em quem confie minimamente. Vá fazendo isto até chegar a altura em que um homem desconhecido para o seu cão lhe dê uma refeição. Se vir que a passagem para o estranho está a ser difícil, este novo homem não tem de dar comida pela mão, logo da primeira vez. Pode ir atirando pedaços para perto do cão, ou então pode ser colocado o prato com a comida perto deste novo homem, cada vez mais perto. Pronto, este processo não tem nada de complicado; só é preciso paciência, conhecer algumas pessoas que se disponibilizem a ajudar, e ter um pouco de atenção para perceber se o cão está ou não confortável em cada etapa do processo (assim de forma genérica, é ver se ele está a aceitar a comida ou não).

No fundo ele tem este comportamento com homens e cães machos. E com cães é impossivel controlá-lo. Às vezes tenho de o agarrar ao colo até estar distante do cão e não gosto, porque é um cão de 16 quilos a remecher-se no meu colo agressivamente. Não o consigo controlar nestas situações.
A não ser que se veja numa situação de urgência máxima, não pegue no seu cão ao colo. Se vê que vai passar em algum sítio com cães por perto, volte para trás, contorne, o que quiser. Mas não pegue nele ao colo.
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

quinta mai 23, 2013 12:23 pm

Só para deixar uma ideia definida, o meu cão todos os dias corre bastante pelo jardim de casa e nunca se cansa. Já o tentei deixar exausto antes da caminhada mas não consigo. Porque ele tem uma energia inesgotável.
E em relação às dicas, vou colocá-las em prática logo que tenha muito tempo disponivel para o fazer. Obrigada a todos
Melies
Mensagens: 1
Registado: sábado mai 25, 2013 9:08 am

sábado mai 25, 2013 9:09 am

E em relação à agressividade com outros cães; o que fazer para corrigir?
ZZiggy
Membro Veterano
Mensagens: 206
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sábado mai 25, 2013 11:21 am

Socializar com caes equilibrados e devidamente controlados.
Controlar e corrigir igualmente as atitudes indesejadas pelo seu cao, consultar um especialista em comportamento canino, frequentar umas aulas de obediencia....
Ha muitas soluçoes.... mãos a obra!
Susana94
Membro Veterano
Mensagens: 375
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Localização: Óscar(SRD)
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça mai 28, 2013 10:40 am

LuisSB Escreveu:Qanto mais contacto os cães têm com determinada situação, mais facilmente eles aprendem a lidra com ela.

O seu cão costuma passear, ou é daqueles que fica sempre em casa? E deipois queixa-se de que não está socializado, como se o cão tivesse que nascer ensinado.

Tem de passear com o seu cão REGULARMENTE, VÀRIAS VEZES AO DIA, durante um tempo considerável, cruzar-se com muitos animais, para que ele se habitue a fazer o que você deseja. Imagino que pretenda que o cão ande na via pública ignorando de forma saudável os restantes animais...
pois tudo isto é muito bonito de se dizer, mas o meu cão passeia sim regularmente. Mas há um inconveniente, e passo a explicar, a zona onde as pessoas habitam também é determinante para o convivio dos animais. Na minha zona não há uma unica pessoa a passear cães. Sou a unica. E os que estão presos nas casas das pessoas são agressivos. Como vou fazer para conviver o meu cão com cães equilibrados se eles não existem aqui? E eu pedia para não fazerem suposições das condições dos cães das pessoas. Já expliquei várias vezes e com todas as letras que o meu cão não está fechado em casa. Simplesmente é muito energético, mas nada que não se aguente. Eu adoro o meu cão independentemente dos defeitos. Obrigada pelas dicas, vou colocá-las em pratica e sei que vou obter resultados positivos :D :lol:
LLing
Membro Veterano
Mensagens: 378
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quinta mai 30, 2013 10:25 pm

Susana94 Escreveu: pois tudo isto é muito bonito de se dizer, mas o meu cão passeia sim regularmente. Mas há um inconveniente, e passo a explicar, a zona onde as pessoas habitam também é determinante para o convivio dos animais. Na minha zona não há uma unica pessoa a passear cães. Sou a unica. E os que estão presos nas casas das pessoas são agressivos. Como vou fazer para conviver o meu cão com cães equilibrados se eles não existem aqui? E eu pedia para não fazerem suposições das condições dos cães das pessoas. Já expliquei várias vezes e com todas as letras que o meu cão não está fechado em casa. Simplesmente é muito energético, mas nada que não se aguente. Eu adoro o meu cão independentemente dos defeitos. Obrigada pelas dicas, vou colocá-las em pratica e sei que vou obter resultados positivos :D :lol:
Uma forma agradável de socializar um cão é convidar frequentemente os seus amigos e familiares para irem a sua casa, assim o cão vêm pessoas diferentes e torna-se mais sociável.
Para passear hà umas trelas óptimas de uns 25cm com mola, que têm 2 vantagens: quando o cão puxa, a força é amortizada, e não incomoda tanto; como são curtas o cão não anda de nariz no chão.
Se precisar de puxar puxe para o lado, nunca para trás.
Responder

Voltar para “Cães”