Cão medroso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
deam0n
Registado: domingo mai 26, 2013 3:09 pm

domingo mai 26, 2013 3:30 pm

Boa tarde!

Preciso da vossa ajuda, pois já não sei o que mais fazer.

Tenho um pequeno Spitz Alemão de 8 meses e adquiri-o com 5. Ele é bastante medroso e sensível a alguns sons e pessoas. Está sempre atento a qualquer som, embora já ignore os carros na passam na rua.

Por exemplo, eu moro num apartamento num prédio, e sempre que ele ouve alguém nas escadas (ou elevador) rosna (ou chega a ladrar mas nada entusiasmado) e de seguida vem para cima de mim ou da minha mulher ou então esconde-se de baixo da cama.

Se alguém tocar a campainha, ele ladra bastante, muito curioso, mas ao mesmo tempo com medo, de saber quem esta do outro lado da porta. (sabemos que esta raça tem a particularidade de querer avisar os donos de qualquer evento, portanto penso que este será um comportamento normal... já o facto de ter medo não sei....)

No que toca a pessoas, acontece mais ou menos o mesmo: foge das pessoas que não conhece, se estas lhe tentarem tocar, ou se o estivermos a passear e ele vir alguém do outro lado da rua, olha muito atento e solta uma ladradela.

Se formos para o centro da cidade a passea-lo é um completo pesadelo para ele... tenta fugir de tudo e todos e treme bastante. Se o passear-mos num sitio calmo com poucas pessoas podemos até leva-lo sem trela que ele obedece ao "anda cá" e ao "espera" e anda todo contente da vida a fazer o que qualquer cão faz quando está a passear :)

Depois de eu ter lido bastante sobre estes comportamentos caninos, decidimos ignora-lo, para lhe demonstrar que não precisa de ter medo, tanto quanto aos sons, como quanto ao passear na rua com muita gente. Porém parece não ter efeito (já la vão dois meses a fazer isto)

O pai dele também é bastante medroso, já a mãe é bastante sociável e só quer festas de toda a gente.

Há alguma coisa que possamos fazer para ele deixar de ter medo dos sons e passear normalmente em locais com mais gente?

Obrigado.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

domingo mai 26, 2013 4:18 pm

ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

domingo mai 26, 2013 5:12 pm

Pode e deve submete-lo o maximo possivel a esses eventos que o fazem ter esse comportamento....
Deve "obriga-lo" a conviver com o maximo de estranhos possivel, para isso convide os seus amigos a aparecerem nos seus passeios, sem grandes alaridos de forma a que ele ganhe confiança e perceba que nao ha nada de errado em conviver com pessoas estranhas....
Adquirir um animal proveniente de outro animal medroso é meio caminho andado para vir a sofrer do mesmo problema, ha que socializar o maximo possivel.... trabalho que ja devia ter sido feito muito antes dos 5 meses.
Pode tambem frequentar uma escolinha de treino, ajuda bastante no convivio e aumento da autoconfiança.... é igualmente util para os donos!
Boa sorte
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda mai 27, 2013 9:20 am

editado
Última edição por LFGomes em sexta mar 14, 2014 5:05 pm, editado 1 vez no total.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Thas
Registado: sexta mar 14, 2014 4:34 pm

sexta mar 14, 2014 4:36 pm

O meu é exatamente assim, sem tirar ou pôr. Conseguiste modificar estes comportamentos?
xavicas
Membro Júnior
Registado: quarta dez 16, 2009 5:53 pm

quarta mar 19, 2014 4:31 pm

Olá estou a ver que deve ser da raça também tenho um sptiz com 8 meses e ele também e muito medroso.

Fica com tanto medo de sair de casa que sempre que vê a trela já foge.
Quando anda de carro então fica tão nervoso que se baba imenso e chega mesmo a vomitar.
Responder

Voltar para “Cães”