Qual a melhor companhia para o meu Golden?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

segunda mar 01, 2004 2:19 pm

olá a todos!

Já há muito tempo que não aparecia por aqui, tenho-vos "lido" mas não tenho participado, em parte por falta de tempo e e também por ter tido alguns problemas com o Pc.

Não se se lembram de mim, tenho um Golden Retriever, que é o Simão, está lindoooo!!! Já faz 7 meses no dia 17 deste mês e pesa 25 Kgs.

A questão é a seguinte: Eu e o meu marido estamos a pensar em arranjar companhia para o Simão mas estamos um pouco indecisos em relação à raça....pensámos num Serra da Estrela porque também é bastante sociável e ao mesmo tempo é um bom guarda (corrijam-me se estiver errada).
Como temos uma menina com 8 anos queremos um cão que se deia com crianças.
Ela e o Simão adoram-se!Ele não a larga nem um segundo, parecem duas crianças quando andam na brincadeira.

Será que me poderão dar algumas dicas?
:?: :D
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda mar 01, 2004 2:22 pm

A escolha de um cão é um gosto pessoal, porque não outro golden, mas uma menina? Ou se não se importar um rafeirinho.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

segunda mar 01, 2004 2:23 pm

Se só quer um cao de raça , que tal um boxer? Sao optimos com as crianças e uns bons guardas.
De preferencia uma femea, para o Simao nao se chatear com um novo macho na familia!...
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda mar 01, 2004 2:36 pm

Embora fêmea tenho o "problema" do cio... teria de ter outra condicionante que seria espaço para os separar nesta altura...

enfim, porque não um cocker ???
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda mar 01, 2004 2:42 pm

Olá,

Sugiro uma cadela, definitivamente mas esterilizada e adulta.

Eu também passei por isso. Tinha o Igor que sofria muito na nossa ausência. Pensei numa companhia e cheguei à conclusão que o melhor seria uma cadela para evitar problemas de dominância. De qualquer forma houve esse problema mas passado um dia já estava bem definido quem era o Alfa (Igor o mais velho da casa).

Quanto à raça sugiro labrador. Muito dócil com as crianças.

Os meus foram ambos adoptados. Pense na hipótese de salvar um animal de um destino triste. ;)
novata
Membro
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

segunda mar 01, 2004 2:48 pm

E o que acham se for um Serra da Estrela?
Acho-os fantásticos!

Outro Golden (menina) pensámos nisso mas achamos melhor arranjar uma companhia que "proteja" o Simão e que guarde o quintal.

O Simão é um amor mas como guarda (já sabiamos disso) não faz nada, acho que até é um convite para os estranhos entrarem no quintal pois toda a gente acha que ele é uma fofura, eu é que não acho muita piada...por isso agora queria um cão que guardasse a casa e ao mesmo tempo fosse um bom companheiro para o Simão e para a Mónica ( a minha filhota).

Obrigada pelas vossas sugestões, mas já agora gostaria de saber a vossa opinião acerca do Serra da Estrela.
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

segunda mar 01, 2004 3:04 pm

Olá,

Os Serras que eu conheço são bons guardas e muito dóceis para os donos e para os amigos dos donos. Com as crianças também se dão maravilhosamente.

Boa escolha!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 01, 2004 3:51 pm

Olá,
Não se esqueça de uma coisa: Um cão é muito do que o dono fizer dele, e por mais marcadas que sejam as características de uma raça, nenhum cão vem com 'programação de fábrica' para fazer isto ou aquilo, ou para ser assim ou assado ;)
Um serra da estrela é um cão Pastor, e tem características de guarda acentuadas, mas também é um cão independente e com uma certa 'vontade própria' bem marcada. Além do mais é um cão muito forte e por isso há que ter uma certa capacidade para controlá-lo e dar-lhe a educação que ele necessita. Conheço algumas pessoas que adoram, algumas das quais neste forum, e se dão muito bem com ela ( são pessoas de caracter forte e muita determinação). Mas também conheço casos, e infelizmente são muitos, de familias que tiveram de dar os cães por terem problemas com eles.

Cumprimentos
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 01, 2004 3:53 pm

eu só não percebo uma coisa. se estão tão contentes com o cão que têm, porque não arranjam outros da mesma raça? :idea: :idea:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 01, 2004 3:57 pm

anjaazul Escreveu: eu só não percebo uma coisa. se estão tão contentes com o cão que têm, porque não arranjam outros da mesma raça? :idea: :idea:
O Simão é um amor mas como guarda (já sabiamos disso) não faz nada, acho que até é um convite para os estranhos entrarem no quintal pois toda a gente acha que ele é uma fofura, eu é que não acho muita piada...por isso agora queria um cão que guardasse a casa e ao mesmo tempo fosse um bom companheiro para o Simão e para a Mónica ( a minha filhota).
novata
Membro

segunda mar 01, 2004 4:02 pm

[quote=PauloC]
Olá,
Não se esqueça de uma coisa: Um cão é muito do que o dono fizer dele, e por mais marcadas que sejam as características de uma raça, nenhum cão vem com 'programação de fábrica' para fazer isto ou aquilo, ou para ser assim ou assado ;)
Um serra da estrela é um cão Pastor, e tem características de guarda acentuadas, mas também é um cão independente e com uma certa 'vontade própria' bem marcada. Além do mais é um cão muito forte e por isso há que ter uma certa capacidade para controlá-lo e dar-lhe a educação que ele necessita. Conheço algumas pessoas que adoram, algumas das quais neste forum, e se dão muito bem com ela ( são pessoas de caracter forte e muita determinação). Mas também conheço casos, e infelizmente são muitos, de familias que tiveram de dar os cães por terem problemas com eles.

Cumprimentos
Paulo C.
[/quote]

Obrigada Paulo!

;)

Já tinha pensado nisso mas acho o Serra um cão lindo, além de que devemos preservar as nossas raças e o Serra de Estrela está em vias de extinção não é?
A minha questão é se ele se dará bem com o Simão....
:?:

No que toca aos "problemitas" que ele me poderá trazer estou plenamente consciente disso e preparada.
As coisas que o Simão já destruiu.....e mesmo assim não resisto aqueles olhinhos meigos.

tenho consciência que ter um cão não é o mesmo que ter um bonequinho de peluche ou de corda que se desliga quando nos incomoda....em 1º lugar há que gostar mesmo de animais de outra forma não vale a pena arranjar um...
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

segunda mar 01, 2004 4:11 pm

Anjaazul,

O Golden é um cão fantástico mas não guarda nada e como a Novata quer um cão que guarde a casa, não é o ideal para ela.

Novata,

Eu tenho uma golden e uma boxer. Ambas as raças se dão bem com crianças e o boxer é um cão que guarda e impõe respeito.

Eu cresci com boxers e o meu filho também. São optimos companheiros de brincadeiras, muito protectores, fieis aos donos e desconfiados com estranhos q.b. São um bocado territorias o que os torna em bons cães de guarda desde que devidamente orientados. Como o PauloC diz, e muito bem, eles não vêm com a programação feita pelo que é importante terem treino seja de que raça forem.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 01, 2004 4:15 pm

também há os rafeiros puros :D com o bom do max ninguém me toca num cabelo nem num pelo dos gatos. quanto à carlota, faz tanto banzé, que põe qualquer um a milhas. fartava-me de rir quando estava nos açores. às vezes, tocavam a campanha da porta. estes 2 faziam tamanho alarido que era ver as "visitas" a fugirem rua abaixo :evil:
novata
Membro

segunda mar 01, 2004 4:20 pm

Também já pensei no boxer....vamos ter de pensar bem.

Evidentemente que os animais têm de ser orientados pelos donos, isso é muito importante para a formação da sua personalidade.

Algumas pessoas que vêm à minha casa dizem que o Simão é demasiado pachorrento por conviver demais conosco, ou seja, por estar dentro de casa e porque o mimamos demais....eu não acho.

Até porque quando ele se porta mal é chamado à atenção, mas como ainda é cachorro é perdoado com mais facilidade.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 01, 2004 4:33 pm

Bem....há sempre outra possibilidade, e que é construir uma boa vedação, instalar um bom alarme e ligar-se a uma empresa de segurança. Depois pode ficar com a companhia que quiser para o Simão, e nem precisa de ser uma raça de guarda!
Não se esqueça é de que, se for cadela, tem de pensar em esterelizá-la ou de ter condições para a separar convenientemente do macho na altura do cio. Se for um macho, tem de ter o cuidado de não se gerem conflitos.

Boa sorte
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”