Comida real para gato
Moderador: mcerqueira
Bom dia, gostava de saber opiniões sobre quem já ou ainda alimenta os seus gatos com comida natural, ou seja, frango ou peixe, ou carne. Já lí montes na Net e parece que não e má ideia pois eles no seu habitat natural não comem comida de lata ou seca...
Eu estava a pensar dar comida natural (carne, peixe, etc.) e s vezes dar processada tipo humida ouseca. Neste momento ele come Naaturea (come mas não curte muito) e Lily´s Kitchen humida misturadas.
Obrigado!
Eu estava a pensar dar comida natural (carne, peixe, etc.) e s vezes dar processada tipo humida ouseca. Neste momento ele come Naaturea (come mas não curte muito) e Lily´s Kitchen humida misturadas.
Obrigado!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Acho muito bem, espero dar pouca comida seca.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm
Como mimos, dou mto mais coisas alem de comida seca tipo latinhas de comida húmida, leite de vez em qdo (sim, o gato gosta e nunca deve problemas de diarreia), fiambre, peixe cozido e bocados de carne crua tipo peru, frango ou vaca. Mas a base é 90 % comida seca.
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Não devia dar leite, pelo simples facto que os gatos não se dão bem com a lactose do leite de vaca, e fiambre também não porque é salgado e o sal tem não é nada bom para eles.LordNagash Escreveu:Como mimos, dou mto mais coisas alem de comida seca tipo latinhas de comida húmida, leite de vez em qdo (sim, o gato gosta e nunca deve problemas de diarreia), fiambre, peixe cozido e bocados de carne crua tipo peru, frango ou vaca. Mas a base é 90 % comida seca.
Quanto aos meus não lhes dou miminho desses nenhum porque eles não pegam em nada... latinhas, carne, peixe... seja o que for.
Eu até gostava que eles gostassem para variar da ração, nas não, so ração..
A única coisa é mesmo um gel vitaminico que eles adoram!
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Concordo com a Debora...Debora20 Escreveu:Não devia dar leite, pelo simples facto que os gatos não se dão bem com a lactose do leite de vaca, e fiambre também não porque é salgado e o sal tem não é nada bom para eles.LordNagash Escreveu:Como mimos, dou mto mais coisas alem de comida seca tipo latinhas de comida húmida, leite de vez em qdo (sim, o gato gosta e nunca deve problemas de diarreia), fiambre, peixe cozido e bocados de carne crua tipo peru, frango ou vaca. Mas a base é 90 % comida seca.
Quanto aos meus não lhes dou miminho desses nenhum porque eles não pegam em nada... latinhas, carne, peixe... seja o que for.
Eu até gostava que eles gostassem para variar da ração, nas não, so ração..
A única coisa é mesmo um gel vitaminico que eles adoram!
Discordo, também, com o dar-se, seja como alimento ou mimos, carne de ave, crua, aos gatos. Nem peixe cru.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Isso agora dava conversa pra ..pra ..sei la...
Os gatos na sua maioria deixam de produzir enzimas pra processar a lactose a partir duma certa idade...mas se o gato gosta de leite e nunca mas nunca teve nenhuma espécie de distúrbio alimentar, pq não lhe dar uma coisa que ele gosta? não é por sistema mas sim mto de vez em qdo.
Eu tb podia dizer que os gatos de exposição sofrem das tripas coração pelo exagero de fosquices que os donos os submetem...mas pronto...
Os gatos na sua maioria deixam de produzir enzimas pra processar a lactose a partir duma certa idade...mas se o gato gosta de leite e nunca mas nunca teve nenhuma espécie de distúrbio alimentar, pq não lhe dar uma coisa que ele gosta? não é por sistema mas sim mto de vez em qdo.

Eu tb podia dizer que os gatos de exposição sofrem das tripas coração pelo exagero de fosquices que os donos os submetem...mas pronto...

<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Também concordo com o que sublinhei a boldLordNagash Escreveu:Isso agora dava conversa pra ..pra ..sei la...
Os gatos na sua maioria deixam de produzir enzimas pra processar a lactose a partir duma certa idade...mas se o gato gosta de leite e nunca mas nunca teve nenhuma espécie de distúrbio alimentar, pq não lhe dar uma coisa que ele gosta? não é por sistema mas sim mto de vez em qdo.![]()

Os gatos, assim que deixam de mamar o leite materno ou de substituição, alguns, podem até nem apresentar, a curto prazo, qualquer alteração gástrica aquando de beberem leite para nosso consumo. Mas, "como não há bela sem senão" a médio ou longo prazo, irão apresentar problemas de saúde que faz os "donos" reflectirem se não teria sido melhor não lhes terem dado leite!
Os meus gatos, alguns, como a Leo, o King, o Tai-Chi e a Nanocas, adoram roubarem, do copo, o nosso leite e nunca notei alterações gástricas. No entanto, se não for roubado, não o bebem porque simplesmente não lhes dou! Tenho mais onde gastar dinheiro sem ter que ser em Vets. Já bastam as "doencinhas" que apresentam, mesmo com muitos cuidados, quanto mais sem eles?!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Uuuiii fiambre não lhes dava porque é mesmo muito salgado e acho que não tem nada de interessante a nível nutricional.
Eu concordo em dar carne e peixe... leite, talvez compre leite de cabra ou então dou-lhe leite próprio; senão sempre, às vezes.
O leite de vaca só serve para ficarem empanturrados por algum tempo. Acho que estraga bastante a saúde intestinal dos animais se lhe dão comidas que não conseguem digerir.
Eu concordo em dar carne e peixe... leite, talvez compre leite de cabra ou então dou-lhe leite próprio; senão sempre, às vezes.
O leite de vaca só serve para ficarem empanturrados por algum tempo. Acho que estraga bastante a saúde intestinal dos animais se lhe dão comidas que não conseguem digerir.
É devido às bactérias?leonildecarvalho Escreveu:Concordo com a Debora...
Discordo, também, com o dar-se, seja como alimento ou mimos, carne de ave, crua, aos gatos. Nem peixe cru.
Leo
-
- Membro Veterano
O vet perguntou qdo fui fazer a desparasitação interna semestral se lhe dava comida crua. Se sim sugeriu passar a fazer de 4 em 4 meses. Sim, podem apanhar bichos comendo comida crua, mas o gato come peru com tto gosto...ate parece que esta a mastigar pastilhamargoustink Escreveu: É devido às bactérias?

-
- Membro Veterano
Não é bem assim, até porque geralmente não temos em casa o sistema de ultra congelação.seal Escreveu:Se a carne for congelada antes a bicheza morre toda
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Também sempre ouvi dizer que sim, até alguns foristas experientes daqui, que dão raw aos animais, que basta congelar antes.seal Escreveu:Se a carne for congelada antes a bicheza morre toda
Nunca ouvi falar numa ultracongelacao.
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
-
- Membro Veterano
No alimento "congelado" os produtos têm como temperatura máxima de conservação os -12ºC e os "ultacongelados" os -18ºC.
Não sei bem até que ponto posso sustentar o argumento da ultra congelação... Até porque o contra argumento do congelamento retira parte do mérito do processo. Quando se sabe que o congelamento apenas torna as bactérias inativas, inibindo seu crescimento e sua atividade. Por isso, é o método utilizado no armazenamento por longos períodos de tempo. Mas quando o alimento sair do congelador, as bactérias e os fungos voltam a sua atividade normal, e portanto, acabamos por ficar na incerteza se vale ou não a pena.
Acho que para evitar aumentar a colónia de bichinhos parece bom, para matar parece-me pouco provável. Só se as bactérias morrerem a temperaturas abaixo dos -12ºC ou dos -18ºC, respetivamente.
Não sei bem até que ponto posso sustentar o argumento da ultra congelação... Até porque o contra argumento do congelamento retira parte do mérito do processo. Quando se sabe que o congelamento apenas torna as bactérias inativas, inibindo seu crescimento e sua atividade. Por isso, é o método utilizado no armazenamento por longos períodos de tempo. Mas quando o alimento sair do congelador, as bactérias e os fungos voltam a sua atividade normal, e portanto, acabamos por ficar na incerteza se vale ou não a pena.
Acho que para evitar aumentar a colónia de bichinhos parece bom, para matar parece-me pouco provável. Só se as bactérias morrerem a temperaturas abaixo dos -12ºC ou dos -18ºC, respetivamente.