biboquinhas Escreveu: e viu-se logo que nada entendia de yorkshire, pois como um bem entendido no assunto sabe, ñ há variedades miniatuas da raça e os exemplares mais pequenos, ao contrário do que o senhor quis dizer são os mais fracos fisicamente e psicologicamente. Estes cães são conseguidos a partir de cruzamentos que ñ deviam ser feitos e que levam à degeneração da raça e à diminuição da qualidade do animal.
Não cheguei a ir ver os cães, nem o canil, nem a falar mais com o senhor, mas pela conversa não era um criador credivel, isso poderia logo ver-se à distância!!!!
Que existem muitos «criadores» que não são de confiança não é novidade. Também já tinha sido referido que não existem criadores de Yorkshire Terrier em Portugal dedicados à criação que sigam o estalão da raça (eu não conheço nenhum). É preciso ter cuidado, muito cuidado. Na lista do CPC encontra os contactos de todas as pessoas que registaram cachorros da raça nos últimos meses, como tal encontra-se de tudo e deve ser trabalhada, fazer vários telefonemas, visitas, etc. E não comprar o cachorro ao 1º nome da lista!
Quanto aos Yorkshire miniaturas não concordo com o que escreveu. A raça não está subdividida, mas é a expressão utilizada para cães com menos de 1,500/2,000 grs. Tem existido criação com cães muito pequenos e esses cães podem ter problemas, e isso é de criticar. Agora muitas vezes numa ninhada nasce um cachorro mais pequeno do que os irmãos, sendo tão saudável ou mais do que os mesmos. Essa conversa de que todos os Yorkshires miniaturas têm muitos problemas, ladram muito e partem pernas ao 1º salto, já está um pouco gasta! Depois o peso com que o cachorro vai ficar em adulto só é certo mais tarde, cerca dos 6 meses. Essa cachorra que hoje é a mais pequena pode daqui a uns meses ser a maior da ninhada.
Escolher um cachorro não é fácil...mas não desista Raquel! Eu quando comprei a minha Yorkshire contactei perto de 10 criadores, vi alguns cachorros, vi coisas que não gostei nada e achei melhor escolher primeiro o criador e depois o cachorro. Esperei perto de 4 meses, mas valeu a pena.