Que livros recomendam?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta mai 29, 2013 2:21 pm

Há algum livro ou livros que possam recomendar como sendo boas leituras para quem vai receber um(a) gato(a)?

A minha experiência com gatos penso que me ensinou a conhecer as suas emoções e manifestações das mesmas. No entanto, gostava de aprofundar mais o aspeto da educação deles também.
Em especial no que diz respeito a algumas características como arranharem os sofás ou fazer aqueles xixis como marcação de território.
E conhecer um pouco mais sobre os "temperamentos dos gatos".

Gostava de ler sobre a alimentação deles, ou aprofundar um pouco mais.

Estive a fazer uma pesquisa e encontrei alguns que podem ser boas escolhas, gostava da vossa opinião e sugestão.

http://www.wook.pt/ficha/segredos-de-ga ... 8/tipRec/1

http://www.wook.pt/ficha/porque-e-que-o ... id/4648771
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta mai 29, 2013 4:18 pm

hum....está acostumada a cães ?!
é que "educar" gatos.... :lol:

tenho umas coisas lá por casa....mas, sobre gatos, quem os quiser "entender" é ver "My cat from hell" - é a minha biblia sobre felinos.

paticure quinzenal e acesso a arranhadores especialmente de sisal debelam a tendecia para a decoração de sofás.

xixis de marcação...castração. a não ser que pertendam criar.
LordNagash
Membro Veterano
Mensagens: 628
Registado: quarta jul 25, 2012 1:13 pm

quarta mai 29, 2013 5:00 pm

O melhor livro ...é pra oferecer ao seu gato pra ele ler 'Como ensinar o 2 patas de estimação em 21 lições'

:lol:
<p><a href="http://www.arcadenoe.pt/forum/viewtopic ... 696">Nunca viram um choco de 4 patas?</a></p>
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quarta mai 29, 2013 5:57 pm

homeless Escreveu:hum....está acostumada a cães ?!
é que "educar" gatos.... Laughing
É complicado eu cresci com cães e gatos, havia gatos que eram uns santos nem arranhavam os sofás. E houve outros que eram capaz de tirar a comida das panelas ao lume e, destruíam tudo com as unhas... :lol:

Houve um período longo que fiquei sem gatos e apenas com cães, isso desenvolveu o meu lado mais "educador", tem razão estou mais "habituada" com cães.
Mas mesmo nesse período sempre senti falta do gato.

Quando tenho gato sinto falta também do cão e vice versa. Ambos têm características que se completam. Para mim o quadro ideal é ter um cão e um gato.

Hoje a fase "adoro a minha casa direitinha"... não passa tão cedo. Mas estou decidida a conciliar tudo e ter o gato. Agora preciso pensar em como reduzir os efeitos colaterais.
tenho umas coisas lá por casa....mas, sobre gatos, quem os quiser "entender" é ver "My cat from hell" - é a minha biblia sobre felinos.

Sim, tenho andado a ver esse programa, também gosto bastante.
paticure quinzenal e acesso a arranhadores especialmente de sisal debelam a tendecia para a decoração de sofás.

xixis de marcação...castração. a não ser que pertendam criar.
Tenho andado a fazer arranhadores e depois sempre posso ver umas torres engraçadas.

O xixi de marcação, destruição de estofos e cortinados e muita queda de pelo são as situações mais criticas. :oops:
LordNagash Escreveu:O melhor livro ...é pra oferecer ao seu gato pra ele ler 'Como ensinar o 2 patas de estimação em 21 lições'
Eu estou mesmo empenhada em por os gatos na linha.

Eu não posso acreditar que não tenham lido livros a respeito. :oops:
gabri17
Membro Veterano
Mensagens: 320
Registado: terça dez 08, 2009 11:59 am
Localização: cães- Nina, Angel, Baddy,Lobo, Kika
Gatos- Micas, Tarzá,Zaka, Bola, Teca

quarta mai 29, 2013 6:53 pm

http://www.royalcanin.pt/emag/livro-gatinho-2012/
eu tirei copia espero que seja util
:)
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta mai 29, 2013 7:49 pm

margoustink.....faz arranhadores ??????
esclareça-me uma coisa....sabe onde posso encontrar tapete de sisal ?? tenho uma "coluna" com 1m de diametro e preciso de a forrar.
tá emendada com cairo mas... :? houve um tapete de sisal no LM mas ...foi-se!
nunca mais encontrei nada.


pois....os gatos são inesperados...dos cá de casa os "domesticados" desde os primeiros meses são os mais civilizados.
ok...todos eles adoram andar por cima da mobilia e têm tendências alpinisticas. mas, no geral não fazem asneiras.

gosto muito de cães, cresci com eles mas, hoje o cheiro incomoda-me! :oops: e....fazem muito barulho!
tenho saudades de os levar a passear.[/quote]
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta mai 29, 2013 8:07 pm

Eu já li o livro " Complete Encyclopedia of Cats " de Esther Verhoef, que só encontrei em inglês. Para quem domina esta língua e não encontre o livro em português, recomendo vivamente. Aborda vários temas, desde os gatos rafeiros aos com pedigree, o necessário antes de ter um gato, os cuidados veterinários, uma grande lista e respectiva caracterização de várias doenças, a educação, a criação responsável e irresponsável, a alimentação, a higiene, a genética, uma enorme lista de raças ( cada uma caracterizada ao pormenor: cores, padrões, personalidade, preço médio, etc. ), entre muitas outras temáticas.

É muito completo, sem dúvida.
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta mai 30, 2013 8:40 am

Os cães não cheiram muito mal, cheiram a cão. :oops:
Existem raças cujo pelo não tem o cheiro normal a cão.

Os arranhadores, faço com corda que se compra a rolo, estes nem comprei, eram do meu pai.

Não uso tapete de sisal acho que fica mais caro e pode ser mais fraco...

Mais ou menos tenho feito arranhadores de coisas que têm feitio que se adapta.
Um pino que comprei no aki.

Inspiração: http://dicasparagateiros.blogspot.pt/20 ... bases.html

Agora faço uma torre com um tubo de cartão grosso que tinha na arrecadação do meu pai...essas coisas. Praticamente tudo que vejo no aki ou no leroy penso se adapta a transformar em arranhador.

Depois se quiser algo mais sofisticado provavelmente preciso comprar.

[Se houver alguém que esteja desempregado e/ou queira fazer arranhadores para vender acho que até podia ser boa ideia.]

Nitara, já está aqui na minha lista. :wink:
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta mai 30, 2013 11:10 am

a coluna tem 1m de altura por 1 de diâmetro e é um paralelepípedo!


http://www.petsmart.com/product/index.j ... lInUS%2FNo


corda não vai resolver....e, tapete de sisal não encontro......
o que comprei no LM durou uns 3 anos!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

quinta mai 30, 2013 3:24 pm

homeless Escreveu:a coluna tem 1m de altura por 1 de diâmetro e é um paralelepípedo!


http://www.petsmart.com/product/index.j ... lInUS%2FNo


corda não vai resolver....e, tapete de sisal não encontro......
o que comprei no LM durou uns 3 anos!
É pouco provável que já tenha procurado também no aki, na casa dos tapetes...eu cheguei a ver esse tapete a vender por medida nesses sítios.

A alternativa que imaginei fica com este aspecto...
http://pet.imageg.net/graphics/product_ ... 00x300.jpg

Em relação a livros já encomendei o Cat Training In 10 Minutes, de Miriam Fields-Babineau.
http://www.wook.pt/ficha/cat-training-i ... /id/461214

Espero que me ajude.
Quando tive gatos eles tinham acesso ao exterior, agora isso é impossível. É preciso gastar as energias ao gato em casa.

Os meus gatos estavam fora de casa sempre que queriam entravam e saiam quando queriam...eles caçavam, corriam, trepavam árvores, escalavam a telhados. Esses gatos não sofriam de stress quase de certeza.

Estes vídeos também me mostram que preciso mesmo de pensar no stress e manifestações que possam surgir ao ter um gato dentro de casa.
http://www.youtube.com/watch?v=kBMV7uyDlT0
gata7b
Membro
Mensagens: 64
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

domingo jun 02, 2013 11:07 pm

Tenho os 3 livros. Os dois primeiros estão mais relacionados com os comportamentos felinos, sendo que o primeiro apresenta vários casos reais de consultas no psicólogo felino, e o segundo é mais básico e direto.
O livro que encomendou é engraçado, mas é mais focado em ensinar truques aos gatos. Acho excelente que treine com o seu bichano, quando só tinha duas também conseguia ensinar-lhes habilidades, e eram momentos muito especiais. Agora com mais uma gata muito irrequieta e uma cadela, teria de separá-las para as conseguir ensinar novos truques, o que não é fácil. Por isso agora ando mais focalizada na cadela. No entanto, tal como nos cães, os treinos são óptimos para reforçar o vinculo entre o dono e o gato.
Em relação ainda ao treino de gatos, a grande diferença entre cães e gatos é que é preciso, por vezes, um pouco mais de persistência e repetição, e 99,99% dos gatos trabalham por guloseimas! Os cães podem ter outras motivações, como um brinquedo, por exemplo, mas com os gatos são as guloseimas que os motivam ;)
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

segunda jun 03, 2013 2:28 pm

Os meus planos eram de procurar o gato daqui a uns meses... No entanto alguém se lembrou de oferecer um gato...ele é um amor é uma ternura de gato, nasceu a 30 de Março.

Mas a verdade é que me apanhou um bocado de surpresa, eu estava a começar a recolher conhecimentos... :oops:
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jun 03, 2013 2:39 pm

:P FOTOOOOOOOOOOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

segunda jun 03, 2013 3:20 pm

homeless Escreveu::P FOTOOOOOOOOOOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ele é bem mais lindo ao vivo...:lol:

Imagem

Não arranha, não morde, nem faz bufff...Ele brinca mas não arranha e nem morde é muito querido. Não foi o gato que eu escolhi, mas adoro-o.

E já sabe que é faruk.
homeless
Membro Veterano
Mensagens: 1069
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

segunda jun 03, 2013 3:44 pm

na boa tradição felina...somos escolhidos, não escolhemos!
:oops:

já governa a casa ?! :roll:
Responder

Voltar para “Gatos”