Quando eutanaziar um gato de rua?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
carolinas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2011 11:09 pm

quarta mai 29, 2013 10:57 pm

Boa noite,

Há casos óbvios em que se percebe quando é altura de pôr a dormir um animal, mas outros nem tanto. Apareceu há uns 3 meses um gato adulto aqui no meu bairro que está coxinho de uma pata, a cauda parece que a meio foi amarrada com uma corda porque está sem pelo, mas não está morta! (portanto a razão estética é irrelevante!), a cabecinha está virada de lado e a orelha desse lado está "torta"... ele não consegue virar a cabecinha. E um olhinho está mais escuro... (já não sei se é o olhinho desse lado) já o vi com o olho completamente escuro e dias depois aclareou e já se via a iris. Não sei se este gatinho tem os dentes todos ou se lhe doi algo ao comer comida mais dura mas é muito raro ele comer o granulado, e ao comer não se ouve barulho e demora sempre muito tempo a comer. Não tem capacidade física para lutar com gatos e figir dos carros e pessoas ele corre coxinho mas corre.. não muito. Já me disseram que este gatinho já vive assim à um ano, vivia num sítio perto do meu bairro e agora anda por aqui. Uma veterinária disse-me que é sempre muito complicado tomar a decisão de quando pôr um animal a dormir, ela diz que costuma pensar "ele ainda tem apetite?". Este gatinho não se anda a arrastar por aí mas eu olho para ele e só vejo tristeza. Infelizmente não tenho nenhuma foto ou melhor ainda, vídeo dele para vos mostrar e não tenho ninguém do meu bairro que me dê uma opinião. :(

O que faço?
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quarta mai 29, 2013 11:13 pm

Antes de mais parabéns por se preocupar com um gatinho nesse estado, eu vivi um caso semelhante com uma gatinha de rua que acabou por falecer devido a ter muitas doenças e estar num estado muito debilitado, o que eu fiz no meu lugar foi agarrar na gatinha, levá-la ao vet e saber exactamente o que tinha e fazer os tratamentos necessários para ela recuperar, no seu caso era o que faria, Boa sorte e salve essa vida porque provavelmente ainda pode viver muitos anos ;)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta mai 30, 2013 6:13 am

Procure mesmo um veterinário e explica a situação; em muitos casos pode significar mesmo a eutanásia. Existem veterinários que fazem preços mais económicos para animais de rua. Mas estou fora do assunto.
Em todo o caso, contacte pessoalmente alguma associação, afinal este é caso bem grave de sofrimento óbvio; veja qual é a ajuda que eles podem dar.

O preço da eutanásia não sei.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta mai 30, 2013 9:11 am

Eu procuraria mesmo um vet para o levar, só ele vai poder avaliar a situação, e se estiver em sofrimento e sem tratamento a eutanásia é a melhor solução, por mais dificil que seja de tomar.

A semana passada tive uma situação muito complicada, ainda sinto dificuldade em falar no assunto, na quarta-feira, o meu trajecto para o trabalho foi diferente, o meu colega não veio trabalhar e tive de apanhar transporte até uma localidade e depois dali apanhei outra boleia até trabalho. Enquanto esperava, vi entre um muro e uma tábua, um gatinho preto à espreita, como ainda tinha um bocadinho, fui meter-me com ele, foi Deus que me levou lá, e qual não é o meu espanto que ele sai de lá muito assustado e andava só com as 2 patas dianteiras, as de trás eram arrastadas e não deu mão, entrei em pânico, sem saber o que fazer e tinha a noção de que tinha de vir trabalhar, deixei-o lá, ele dali não tinha muito para se esconder, e pedi a um sr que trabalha no prédio ao lado para o ir espreitando até conseguir que alguém lá fosse buscá-lo. Cheguei ao trabalho, contactei várias associações e nada, ocorreu-me ligar para o meu vet, ele estava no Canil Municipal, e prontificou-se a mandar lá buscar o animal, o que muito lhe agradeço, pedi-lhe por tudo que se houvesse alguma coisa a fazer para ele o levar para o consultório dele e o tratasse, mas infelizmente o diagnóstico não era bom, bacia esmagada, coluna, tinham-lhe mesmo passado por cima. Nem sequer tive oportunidade decidir, era o que tinha de ser feito, nunca mais vou esquecer aqueles olhos lindos que eu não pude salvar, mas que lhe pude acabar com o sofrimento :cry: :cry: :cry:

Não têm sido tempos fáceis...
Responder

Voltar para “Gatos”