gatos com IR ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lya7
Membro
Registado: sábado jun 30, 2007 8:03 pm
Localização: Miró, o meu gato mais lindo que partilha aminha vida há 10 anos!
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

quarta mai 29, 2013 7:02 pm

Boa tarde,

o meu Miró fez análises, já por duas vezes, e deu valores um pouco alterados o que denota estar numa fase inicial de IR. TEm 12 anos o que acaba por ser natural. Está a tomar medicação, pó e comprimido, diários. O problema é que também devia mudar a alimentação., para uma específica para o problema, Comprei uma húmida n vet p experimentar m ele nem tocou. LOgo tenho de continuar a dar-lhe a q sp comeu ( Cat chow da purina- coelho) e acrescentando uma latinha húmida para que possa tomar a medicação diária..
Alguém já passou pelo mesmo problema????
<p>Lya </p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta mai 29, 2013 10:08 pm

Não deve continuar a dar a ração habitual, nem a seca nem a húmida. Tem mesmo que passar para uma dieta específica para doenças renais, estas rações têm menos fósforo, a sua composição ajuda a atenuar os sintomas da doença e a retardar a sua evolução.

Já passei e continuo a passar pela mesma situação. Tive um gatinho com +/- 8 anos ao qual foi diagnosticada insuficiência renal crónica que veio a falecer 3 meses depois com uma uremia aguda, vai fazer ano e meio.
Tenho outra gatinha com 13 anos também IRC diagnosticada há 3 anos, faz medicação diária, soro subcutâneo em períodos mais críticos e só come ração para doenças renais. A minha também não gosta de dieta renal húmida. Tenho a sorte de ela aceitar a medicação directamente na boca.
Já experimentou pôr a medicação na boca do seu gatinho?
Também pode dar-lhe com seringa, a medicação misturada com o alimento húmido dieta renal ou esmagada e diluída em água. Tem que evitar as latinhas normais.

Os Gatinhos doentes renais são muito selectivos na alimentação, muitas vezes a ração de que gostavam antes, deixam de a comer e há que ir tentando encontrar aquela que eles aceitem melhor, perdem peso com muita facilidade não podem deixar de comer.
As melhoras do seu gatinho Miró…
Lya7
Membro
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

quarta mai 29, 2013 10:13 pm

pois.... deixou-me desanimada :( ele toma metade de um comprimido isso tlx n fosse muito dificil dar-lhe...agora 3 vzs ao dia uma colherita de pó n estou a ver como...
que valores tem a sua gata??? o miró tem 1090...mas ele n tinha sintomas...fui eu que insisti para fazer análise. o veterinário aconselhou a dieta m...caso n conseguisse sp é melhor q nd tomar a medicação
<p>Lya </p>
Lya7
Membro
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

quarta mai 29, 2013 10:15 pm

na realidade o miró sempre foi muito seletivo com a comida....e se n soubesse n diria q está com problemas...tem o mesmo peso...bebe mta agua, m tb passa mto tempo n rua...

que marca de comida lhe dá????
<p>Lya </p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta mai 29, 2013 10:52 pm

Não percebo esse valor?
A Diana manteve durante muito tempo a creatinina a 1.9 e a ureia normal ou pouco acima.
Este último ano ela piorou.
A ecografia mostra uns rins já muito alterados.
Tem feito pielonefrites e infecções urinárias, já passou por alguns internamentos
Em Abril esteve com infecção urinária, os valores da creatinina subiram para 5,9 que felizmente foram baixando até 2.
(Andou a fazer soro subcutâneo duas vezes ao dia). A ureia estava normal a 60. Vai repetir as análises daqui a uns dias.

Comecei por dar royal canin renal mas ela não gostou passei para a gama royal canin special que ela comeu por bastante tempo, até que deixou de a querer.
Entretanto já experimentei:
Hill`s K/D – gostou
Eukanuba renal – gostou
Vet complex renal da virbac- Não apreciou.
Specific FKD (renal) gostou

Todas as marcas de que gosta no início depois vai acabando por não querer.
A minha solução é ter sempre várias e vou-lhe dando conforme a aceitação dela.

A Diana toma sempre 3 variedades de comprimidos, dois de apoio à função renal e um para o coração ela também tem cardiomiopatia hipertrófica
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta mai 30, 2013 8:56 am

Comparar análises não é fácil, porque é preciso saber os valores de referência que por vezes variam (conforme o método de análise).

Há muitas marcas com comida renal e deve de facto evitar dar comida normal. Para dar o pó, tente usar também ração humida apropriada.

Tenho um que tem uma IRC ligeira, mas como também tem tendência para fazer cristais na urina não pode comer ração renal. Fez uns comprimidos diariamente até há pouco tempo, que deixaram de se vender, agora também é um pó, mas é mesmo um problema muito ligeiro, a ideia é tentar evitar que avance.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta mai 30, 2013 12:07 pm

Lya7 Escreveu:na realidade o miró sempre foi muito seletivo com a comida....e se n soubesse n diria q está com problemas...tem o mesmo peso...bebe mta agua, m tb passa mto tempo n rua...

que marca de comida lhe dá????
um gato ir não deve estar na rua mas dentro de casa, sossegado. o meu pantufas foi i.r. quase desde que nasceu. no início, comia senior porque tinha valores baixos. depois foi para a renal. não interessa a marca
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mai 30, 2013 2:55 pm

Experimente dar ao Miró granulado renal.

Tenho uma gata que é insuficiente renal há cinco anos. Agora tem oito, e é impossível de medicar por também não gostar de húmidos e por até amarinhar paredes acima se lhe tentar dar algum medicamento oralmente.

Por isso se tem mantido bem, tirando uma ou duas crises, só com a ração seca, que no caso é a Renal da RC.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quinta mai 30, 2013 6:59 pm

já falou com o seu med vet sobre a mudança de alimentação ?
Lya7
Membro
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

quinta mai 30, 2013 7:19 pm

sim claro que o vet me falou na alimentação. O miró vai muito à rua porque é muito mais feliz asim, mas entra e sai qd quer e está sempre pelas sombras...n está propriamente desaparecido. Provavelmente o valor será 1.9 qd o normal é 1.6 segundo o vet. A alimentação seca n sei como fazer n há amostras e é caríssima a k o vet tem... vou comprar e depois jogo fora...? tenho outro gato em casa e nem sp é facil separar a comida.
obrigada a todos pelas opiniões
<p>Lya </p>
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quinta mai 30, 2013 10:16 pm

Tendo em vista a saúde do seu gato, deixá-lo andar na rua é péssimo e não augura um bom fim.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta mai 31, 2013 9:04 pm

Lya7 Escreveu:sim claro que o vet me falou na alimentação. O miró vai muito à rua porque é muito mais feliz asim, mas entra e sai qd quer e está sempre pelas sombras...n está propriamente desaparecido. Provavelmente o valor será 1.9 qd o normal é 1.6 segundo o vet. A alimentação seca n sei como fazer n há amostras e é caríssima a k o vet tem... vou comprar e depois jogo fora...? tenho outro gato em casa e nem sp é facil separar a comida.
obrigada a todos pelas opiniões
Tente contactar directamente os fabricantes das rações e pedir amostras. Se viver em Lisboa, posso dar-lhe um bocadinho de RC Renal seca para ver se o Miró gosta.

E tente que ele não saia à rua: Os animais habituam-se a tudo muito mais facilmente do que nós; é natural que mie um dia ou dois, mas depois esquece-se. É que a rua não faz bem a gato nenhum e muito menos a um gato já sénior e com IR.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

sexta mai 31, 2013 9:15 pm

Entretanto fui ver o seu perfil e já vi que é de Faro. Também lhe posso mandar um bocadinho de ração pelo correio.

O seu Miró é muito parecido com o meu Tassebem. Além disso, partilham também o tamanho e a idade. :)
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado jun 01, 2013 3:55 pm

qualquer clínica veterenária lhe dá amostras de ração
Lya7
Membro
O pantufa do meu pai.
O kiwi da

segunda jun 03, 2013 4:58 pm

Obrigada pelas ideias.na clinica agora n tem amostras.

Em relação a andar na rua, acho piada a expressão que alguém usou " n vaii ter um bom fim" pois é o fim nc é bom e vamos todos morrer. Mas o miró está muito bem n rua, não se afasta mais de 100 m de casa e está sp vigiado. N vou proibi-lo de ir à rua sobretudo porque está numa fase inicial da doença, sem gds sintomas e é feliz. Claro pode acontecer algo, óbvio que sim. Mas esperamos que não.

Vou tentar arranjar amostras noutra clínica em faro. a comida húmida já vi que não pegou ia tentar a seca, introduzindo aos poucos para ver se tinha sorte.
<p>Lya </p>
Responder

Voltar para “Gatos”