Tosquias e tósquias
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Não conheço o trabalho da Debora mas só um pequeno reparo (e corrijam-me se estiver errada) mas dizer que os clientes ficam satisfeitos nesta área parece-me uma classificação muito fácil de obter... devem ser raras as pessoas que pedem trabalhos para além de tosquia com máquina. Nem se devem preocupar em saber que shampoo usam, etc. o sentido crítico das pessoas em relação a um groomer parece-me muito pouco, pelo que me tenho apercebido.
As pessoas comem o que lhes dão... Compare os trabalhos da Dani com estes e depois diga-me com qual delas os clientes ficam mais satisfeitos... Quando se come sempre a mesma palha, não se sabe se alfafa é melhor...saraestrelo Escreveu:Não conheço o trabalho da Debora mas só um pequeno reparo (e corrijam-me se estiver errada) mas dizer que os clientes ficam satisfeitos nesta área parece-me uma classificação muito fácil de obter... devem ser raras as pessoas que pedem trabalhos para além de tosquia com máquina. Nem se devem preocupar em saber que shampoo usam, etc. o sentido crítico das pessoas em relação a um groomer parece-me muito pouco, pelo que me tenho apercebido.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Tem toda a razão! A maior parte dos clientes quer o cão cortado o mais rente possível.
Mas aparece de tudo, cães um nó pegado que é só para escovar, ou para deixar 5cm de pelo... Muitas pessoas acreditam que o Grommer faz milagres, em certos casos até da, mas a maioria o melhor é mesmo cortar rente e esperar que cresça saudável.
Mas também existem e felizmente os cortes a raça!
De vez em quando lá aparecem uns a pedir corte com tesoura, que também gosto muito de fazer.
Quanto aos shampos, eu so uso da artero, mas raro é o cliente que pergunta pelo tipo de shampos, so se for em caso de banho terapêutico ou se o cão tiver algum problema se pele crónico.
E na maioria não já cá trabalhos artísticos...
É cortar rente, o dono pede o Grommer faz... Esta sim é a realidade, quem me dera haver mais donos a pedirem cortes a raça ou criatividade no corte!
Mas aparece de tudo, cães um nó pegado que é só para escovar, ou para deixar 5cm de pelo... Muitas pessoas acreditam que o Grommer faz milagres, em certos casos até da, mas a maioria o melhor é mesmo cortar rente e esperar que cresça saudável.
De vez em quando lá aparecem uns a pedir corte com tesoura, que também gosto muito de fazer.
Quanto aos shampos, eu so uso da artero, mas raro é o cliente que pergunta pelo tipo de shampos, so se for em caso de banho terapêutico ou se o cão tiver algum problema se pele crónico.
É cortar rente, o dono pede o Grommer faz... Esta sim é a realidade, quem me dera haver mais donos a pedirem cortes a raça ou criatividade no corte!
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
-
- Membro Veterano
Pois mas o groomer pode sempre sugerir outro tipo de corte, não? É que cortar rente com a máquina já percebi que não é saudável para o pêlo (corrijam-me mais uma vez se estiver errada lol).Debora20 Escreveu:Tem toda a razão! A maior parte dos clientes quer o cão cortado o mais rente possível.
-
- Membro Veterano
Puder pode, mas quando o dono ja vem com essa na ideia...
Pode se usar uma lamina mais alta ou fazer a tesoura... Mas a maioria das pessoas quer rente para durar o corte curto.
Não creio que faca mal, depende é tipo de pelo, pode alterar a textura no caso de cães com pelo cerdoso.
Li há pouco um artigo sobre cortar cães com sub pelo muito interessante onde falavam na probabilidade de o sub pelo não voltar a crescer e o cão ficar careca em certas zonas. Cães género spitz, chow chow, husky...
De resto a pelos considerados normais nunca notei ou ouvi falar que fizesse mal!!
Pode se usar uma lamina mais alta ou fazer a tesoura... Mas a maioria das pessoas quer rente para durar o corte curto.
Não creio que faca mal, depende é tipo de pelo, pode alterar a textura no caso de cães com pelo cerdoso.
Li há pouco um artigo sobre cortar cães com sub pelo muito interessante onde falavam na probabilidade de o sub pelo não voltar a crescer e o cão ficar careca em certas zonas. Cães género spitz, chow chow, husky...
De resto a pelos considerados normais nunca notei ou ouvi falar que fizesse mal!!
<p><strong>Ter animais é o mais saudável e recompensante dos vicios...</strong></p>
A Debora desculpe, eu sei tão bem como a Debora que não há milagres e que às vezes os cães/gatos chegam com o pelo em tal estado que a solução é rapar, mas naquele caso acima, poderia ter usado de bom senso e ter pelo menos diminuido o volume do pelo no corpo ... penso eu de que ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
Podia kitten, mas a dona não queria!
Até era mais fácil passar a maquina do que fazer tudo redondinho a tesoura.
O pelo tinha o dobro do comprimento, já foi um filme convence la a deixar cortar assim tão curto!
A Sra. Ficou comigo no principio ao fim da tosquia a dar indicações do que queria, ela diz que gosta de lhe mexer no pelo e ir escovando a noite enquanto vê a novela...
A Sra. é amorosa e tentei fazer de modo a que ela ficasse satisfeita...
O pelo tinha o dobro do comprimento, já foi um filme convence la a deixar cortar assim tão curto!
A Sra. Ficou comigo no principio ao fim da tosquia a dar indicações do que queria, ela diz que gosta de lhe mexer no pelo e ir escovando a noite enquanto vê a novela...

-
- Membro Veterano
Então sendo assim era melhor não colocar online uma fotografia de um trabalho que foi todo feito a pedido de uma pessoa, isto porque acho que o seu trabalho sai prejudicado. Não sei onde tem a fotografia mas sugeria que colocasse pelo menos uma descrição do que lhe foi pedido, caso não o tenha feitoDebora20 Escreveu:Podia kitten, mas a dona não queria!
A Sra. Ficou comigo no principio ao fim da tosquia a dar indicações do que queria, ela diz que gosta de lhe mexer no pelo e ir escovando a noite enquanto vê a novela...![]()

-
- Membro Veterano
Obrigada pela sugestão, a foto esta no meu facebook e devidamente legendada, não com a história toda, mas com a indicação de corte por necessidade e a pedido do dono, não propriamente um corte estético. 

Eu não vou falar do trabalho da Débora porque não sei como é, e mesmo que soubesse, não faz parte da minha ética de trabalho criticar directamente o trabalho de alguém em específico, no máximo critico alguns trabalhos, mas numa forma geral, sem usar nomes. E não estou a criticar ninguém, até porque foi a Débora que se "acusou", e muito bem, de forma a defender o seu trabalho.
Mas tenho de apontar e alertar algo importante (não para a Débora, mas para qualquer groomer):
Cuidado com os cortes demasiado curtos, há inclusive algumas raças que não devem ser tosquiadas. Débora, como a compreendo, há muitos clientes que só querem que o corte "dure mais tempo possível" e "quanto mais rapado melhor". Mas.. o cão não pediu nada, o cão não pode decidir nada... Se o dono muitas vezes não tem discernimento ou informação, nós temos de ter.
Imagine a seguinte situação:
Um dono informa-se na internet sobre um medicamento e acha que é o indicado para o caso do seu cão. Vai ao vet com o cão e pede ao vet para o administrar ou passar receita. Se o médico achar que aquele medicamento não é o adequado, simplesmente não o aplica ou receita, mesmo sendo um serviço privado que é o cliente que paga.
O grooming, para mim, é muito mais do que beleza. É acima de tudo saúde e bem estar. Quando eu vejo que aquilo que o cliente pede não coincide com o ideal para o cão em questão, alerto e aconselho, e explico tim tim por tim tim os porquês, as consequências, e os benefícios de fazer o correcto. Se o cliente continuar com as mesmas ideias, e se eu vir que vou prejudicar o animal, simplesmente não faço.
Isto é a minha forma de trabalhar, mas eu entendo mesmo quem opta por agradar ao cliente, mas não posso deixar de incentivar os meus colegas a praticar o mesmo, já era meio caminho andado para começarem a reconhecer e valorizar mais o grooming, como um factor importante de saúde.
TheOne, fiquei um bocado sem jeito, confesso..
Mas tenho de apontar e alertar algo importante (não para a Débora, mas para qualquer groomer):
Cuidado com os cortes demasiado curtos, há inclusive algumas raças que não devem ser tosquiadas. Débora, como a compreendo, há muitos clientes que só querem que o corte "dure mais tempo possível" e "quanto mais rapado melhor". Mas.. o cão não pediu nada, o cão não pode decidir nada... Se o dono muitas vezes não tem discernimento ou informação, nós temos de ter.
Um dono informa-se na internet sobre um medicamento e acha que é o indicado para o caso do seu cão. Vai ao vet com o cão e pede ao vet para o administrar ou passar receita. Se o médico achar que aquele medicamento não é o adequado, simplesmente não o aplica ou receita, mesmo sendo um serviço privado que é o cliente que paga.
O grooming, para mim, é muito mais do que beleza. É acima de tudo saúde e bem estar. Quando eu vejo que aquilo que o cliente pede não coincide com o ideal para o cão em questão, alerto e aconselho, e explico tim tim por tim tim os porquês, as consequências, e os benefícios de fazer o correcto. Se o cliente continuar com as mesmas ideias, e se eu vir que vou prejudicar o animal, simplesmente não faço.
Isto é a minha forma de trabalhar, mas eu entendo mesmo quem opta por agradar ao cliente, mas não posso deixar de incentivar os meus colegas a praticar o mesmo, já era meio caminho andado para começarem a reconhecer e valorizar mais o grooming, como um factor importante de saúde.
-
- Membro Veterano
Excelente__dani__ Escreveu:Eu não vou falar do trabalho da Débora porque não sei como é, e mesmo que soubesse, não faz parte da minha ética de trabalho criticar directamente o trabalho de alguém em específico, no máximo critico alguns trabalhos, mas numa forma geral, sem usar nomes. E não estou a criticar ninguém, até porque foi a Débora que se "acusou", e muito bem, de forma a defender o seu trabalho.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm
O trabalho da dani que se viu bem no concurso online é muito bom.Tem mesmo jeito para a arte.PARABENS.
Isso acontece sim senhor!Debora20 Escreveu: Não creio que faca mal, depende é tipo de pelo, pode alterar a textura no caso de cães com pelo cerdoso.

Mas o problema maior, tanto em cerdosos como em pêlos do tipo spitz, é o factor saúde. A beleza, ainda é como ao outro, quem pediu foi o dono, se não gosta do resultado mesmo depois do alerta, paciência, problema dele. O mal é mesmo a pele do cão que começa a dar problemas, e o cão a sofrer.
E infelizmente isso não acontece só com os exemplos acima...
Acontece com praticamente todos os cães com sub-pêlo moderado, desde ao cocker ao collie. Textura alterada (porque existe um aumento de sub-pêlo em comparação ao sobre-pêlo), e problemas de pele associados a médio/longo prazo.
ObrigadaJackTheRott Escreveu:O trabalho da dani que se viu bem no concurso online é muito bom.Tem mesmo jeito para a arte.PARABENS.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Hum... Vi alguns trabalhos da Debora e havia trabalhos bons. É normal que haja um ou outro menos bom, apesar de tudo quem manda é dono... Se vissem o que eu ja vi aqui em Guimaraes...