Primeiro cao , Doberman

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jun 03, 2013 12:45 pm

indigo003 Escreveu:A minha vizinha do lado também tinha um "armante", mas depois o marido descobriu e a coisa não acabou bem!! :lol: :lol:

aiopá... porque é que eu tenho a sensação que este tópico é uma tanga pegada e que o Andre Lima só se está a rir às nossas custas?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
AndreLimaa
Membro Júnior
Registado: sexta mai 31, 2013 8:53 pm

segunda jun 03, 2013 12:50 pm

Esqueci-me de responder em relação a criação da raça , sobre esse assunto poderão estar descansados pois a minha intenção não e essa. Sim realmente não possuo grande conhecimento sobre a raça , apenas sei o básico devido as pesquisas na net, o que são um problema passado um bocado porque a informação e sempre a mesma. As aulas serviram mesmo para educar o cão e a mim lol já que ira ser o primeiro cão .

Não desconheço a raça por completo porque já passei um bom tempo a ler sobre a mesma ,obvio que não sei como quem tem vários anos de experiencia com ela. Registei-me no fórum para poder recolher o máximo de informação antes de dar o grande passo, ate agora aprendi sobre o nome da raça que andava a escrever com menos um n por o facto de eu ter lido um artigo em que escreveu que passado um tempo o nome da raça passou a ser com um n apenas devido algum factor que neste momento não me lembro, de resto o que os users têm dito é o que encontro pela net. Mas obvio que para mim conta e ser escrito por pessoas com experiencia sobre a raça e que obtêm um exemplar da raça e não algo escrito por ai,como já constatado por mim as vezes ta mal e nos que pesquisamos informação ficamos com a info toda errada.

Espero não me ter esquecido de mais nada :P :lol: :lol: :lol:

Abraco.
AndreLimaa
Membro Júnior

segunda jun 03, 2013 12:55 pm

Bem mais vale manter um burro a pão de ló :lol: :lol: :lol: :lol: , tou a ver então que terei que gastar um saca 15 quilos por mês e poderá não chegar.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda jun 03, 2013 12:59 pm

10 Kgs de ração mensal para um Dobermann é muito pouco.

Na fase jovem eles chegam a comer (dependendo da ração) quase 600gr por dia, o que dá mais de 18Kgs por mês. E isto com uma boa ração.

Depois vão diminuindo quando chegam a adultos mas a média deverá andar nos 15kgs de ração por mês. Uma vez mais digo que isto depende muito também da qualidade da ração. quanto mais fraca ela fôr, mais quantidade tem de dar para satisfazer as necessidades diárias do cão.

Que ração estaria a pensar em dar só por curiosidade?

Pedro
AndreLimaa
Membro Júnior

segunda jun 03, 2013 1:06 pm

ola pedro , estava a ponderar dar Royal Canin , minha namorada da essa ração aos cães dela e diz que e boa.
Agora a questão é sera indicada para o dobermann ?
ElMariachi
Membro Veterano

segunda jun 03, 2013 1:16 pm

AndreLimaa Escreveu:ola pedro , estava a ponderar dar Royal Canin , minha namorada da essa ração aos cães dela e diz que e boa.
Agora a questão é sera indicada para o dobermann ?
A Royal Canin é uma boa ração mas um pouco cara para aquilo que oferece, se bem que no mundo online hoje em dia encontra-se já a preços interessantes.

Não existe "A" ração ideal para o dobermann (nem para nenhuma raça). Tanto que entre criadores ( e se visitar mais que um vai ver isso) as marcas usadas variam. No meu caso por exemplo, o criador da minha aconselhou a Eukanuba e é essa que estou a dar mas não estou 100% satisfeito com as fezes da terrorista (um pouco moles), se bem que o criador (e o vet também) diz-me que é normal, tanto que eu misturo com iogurte natural para ajudar no desenvolvimento dos ossos nesta fase. Para já vou manter mas já pondero mais tarde em mudar de ração quando passar a comer de adulto. A ver vamos..

De resto o que lhe posso dizer é que se comprar num bom criador, confie nele e dê a mesma ração que ele dá aos seus.

Pedro
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

segunda jun 03, 2013 3:10 pm

Já percebi que o cão do Elmariachi é do Gipeuca, dado que lhe dá eukanuba...

:)
ElMariachi
Membro Veterano

segunda jun 03, 2013 4:11 pm

andrexau Escreveu:Já percebi que o cão do Elmariachi é do Gipeuca, dado que lhe dá eukanuba...

:)

:wink: Muito bem!!

Pedro
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

segunda jun 03, 2013 10:11 pm

10 kgs parece-me muito pouco. Eu nunca tive dobermanns mas o meu leão da rodésia come cerca de 15kgs por mês.. um dobermann deve comer mais ou menos o mesmo.

mas continuo a dizer lhe que faz muito mal em ter um dobermann como primeiro cão.. acredite no que lhe estão a dizer. Toda a gente aqui tem muita experiencia com cães e se lhe estão a aconselhar para não o fazer é porque têm os seus motivos... Confie. Tenha outro cão primeiro..
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda jun 03, 2013 11:35 pm

As minhas cadelas, adultas, comem cerca de 500 a 600gr de ração por dia, o que dá cerca de 17 a 18kg por mês.

Já agora devo advertir que o dobermann não é cão de exterior, apesar de gostar de uns bons "banhos de sol", não são cães que devam dormir na rua, nem no cimento pois tendem a criar muitos calos nos "cotovelos", que embora não sejam prejudiciais à saúde, são inestéticos.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

terça jun 04, 2013 9:33 am

Eu não acho o dobermann um cão difícil, acho um cão como outro qualquer que precisa de ter rédeas e uma boa liderança, educação e socialização, ou seja como outro cão qualquer.

Aliás, acho até que cumprindo tais requisitos é um cão fácil dada a sua alta obediência e dedicação ao dono.

Contudo a minha experiência com esta raça resume-se a um dobermann ( só tive um, por isso cada cão é um cão (perdoem-me a "paliçada") e agora tenho outro que ainda é demasiado novo para tirar conclusões.

Até à data tenho tido alguma sorte com os cães, mas adopto sempre um comportamento preventivo...

O meu primeiro dobermann foi resgatado e era medroso (fiquei com ele tinha ele um ano), ficava sempre tenso na presença de pessoas novas e tinha de as conhecer em casa e ao seu ritmo e depois virava gato e não deixava a pessoa em paz a pedir mimo...

Como consequência, nunca deixei que ninguém se aproximasse dele, ele é que se aproximava das pessoas e sempre sob vigilância... Meti muitos papas, amigos e corajosos irresponsáveis na linha...

Por outro lado, adorei a sua dedicação à família e a capacidade para entender os donos e os seus estados de espírito, bem como a obediência nata...

Com um cão assim muitas coisas foram difíceis mas a liderança por outro lado foi mais fácil...

Quando adquiri o actual as coisas foram diferentes, veio com 3 meses e optei por abandonar o isolamento das vacinas e proceder a uma socialização intensiva e permanente... e até à data estou satisfeito com os resultados, adora outros cães, adora pessoas e crianças, mas sei igualmente que é muito novo e que estarei de estar em permanente estado de alerta...

Ocasionalmente ele dá mostras do seu carácter, e se com 6 meses já o faz, como será quando for adolescente ???

Eu sempre tive cães (Irish Setter - talvez o cão que mais prejuízo me deu, 16 galinhas da vizinha à porta de casa na véspera de Natal não ficaram baratas e os passeios mais secantes que tive na vida, soltava-a no Mato e só voltava meia hora depois com um coelho ou algo na boca-; Boxer e Dobermann), sei que sou um leigo e não percebo muito da coisa, mas mesmo não sabendo as coisas saem-me por instinto ou com naturalidade...

Como primeiro cão um dobermann é um risco grande, dado o seu carácter e ausência de experiência do dono, se vai mesmo em frente com a ideia, coloque essas questões ao criador e peça-lhe que escolha o cão mais adequado possível para si.

Leia muito, estude, e obrigatoriamente terá de frequentar uma escola, aconselho-o a fazê-lo dos 3 meses até aos 18 meses... parece muito, mas até aos 6 meses a escola servirá para socialização e talvez aprender uns comandos básicos que serviram de base para o futuro, igualmente servirá mais para o educar a si do que ao cão....

A questão é que se um dono for negligente com um cão pequeno as consequências nunca serão fatais, quando com um cão grande e com personalidade e carácter as coisas poderão ter um fim muito triste, para o dono, para o cão e para a raça em geral.

E nesse particular o que tenho observado é que muitas vezes as pessoas não são conscientes, e mesmo existindo uma pessoa consciente esta poderá ser insuficiente se os restantes membros do agregado familiar não o forem...

Fale com os seus pais, elucide-os e veja se estão disponíveis para terem um cão de raça grande, com dentes grandes e personalidade forte...
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

terça jun 04, 2013 9:50 am

Eu tambem não acho um cão muito complicado, e aliás, adoro a raça. Mas é um cão muito exigente, e como primeiro cão acho uma asneira.

Alem disso, tem 22 anos certo? Encontra-se a estudar?
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

terça jun 04, 2013 10:42 am

AndreLimaa Escreveu:Por acaso nao tinha mesmo entendido o que queria dizer :oops:
Sim ja tinha lido que nao era la muito bom por comecar por um doberman ,e que eu tenho feito leio muito sobre ele tenho visto os criadores na associacao dos dobermans , por acaso e o que que eu quero desde miudo por isso comecar por outro cao ta mesmo fora de questao :P arranjar outro nao ia ser tao amado como o doberman :)
Com jeitinho tudo se arranja :D :D
Ui...
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 04, 2013 10:47 am

DiCat Escreveu:
AndreLimaa Escreveu:Por acaso nao tinha mesmo entendido o que queria dizer :oops:
Sim ja tinha lido que nao era la muito bom por comecar por um doberman ,e que eu tenho feito leio muito sobre ele tenho visto os criadores na associacao dos dobermans , por acaso e o que que eu quero desde miudo por isso comecar por outro cao ta mesmo fora de questao :P arranjar outro nao ia ser tao amado como o doberman :)
Com jeitinho tudo se arranja :D :D
Ui...
pois, são estas pequenas frases que dizem tudo.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça jun 04, 2013 1:00 pm

O user gosta de um estereótipo que criou do Dobermann, pode sair-lhe o tiro pela culatra... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”