Primeiro Cão - Dicas relevantes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Coleman
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2013 6:11 pm

terça jun 04, 2013 6:23 pm

Boa tarde
Após mais de um ano de ponderação, e visita a algumas exposições caninas vou finalmente comprar o meu primeiro cão. Vou visitar no decorrer da próxima semana uma senhora (não farei qualquer referência à pessoa) que me mostrará a ninhada de cães da raça Cocker Spaniel Inglês, e que me fará a venda com toda a documentação (Lop, Afixo, etc).

Sendo que não tenho qualquer experiência neste domínio, o que deverei ter em atenção na compra da cadela? E mais especificamente em relação a esta raça?

Que ração me aconselham?

Relativamente ao transporte do animal, existe alguma legislação referente à forma de transportar um cão ?

Algum livro que me aconselhem a ler antes de o receber cá em casa? Inglês não é problema. Já li sobre o assunto mas é sempre bom estudarmos um pouco mais, pois quero ver a minha futura cadela feliz.

Obrigado
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

terça jun 04, 2013 7:03 pm

Em termos de legislação: a única coisa que fala é que o cão não deve atrapalhar a condução. Use cinto de segurança ou uma caixa transportadora.

Em termos de livros: before you get your puppy de Ian Dunbar http://www.dogstardaily.com/taxonomy/term/182 Ele disponibiliza gratuitamente o ebook deste livro no site :)
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça jun 04, 2013 7:21 pm

Para passear no carro a minha Pucca tem cinto de segurança. Informe-se sobre o corte da raça, champos e afins. Veja o topico sobre grooming mais abaixo. Quanto à raçao, ai tem tantas, é uma questao de escolha. Eukanuba, Specific, Visan Optima, Arden Grange, Acana, Naturea, etc.
MiMoo
Membro Veterano

terça jun 04, 2013 8:23 pm

Ração: use a mesma que o criador. Caso tencione mudar faça a mudança gradual...
Coleman
Membro Júnior

terça jun 04, 2013 9:46 pm

Mimoo obrigado pelo livro, é exactamente algo deste género que procurava!!!

É importante ela vir segura e de acordo com a lei, pois tenciono leva-la a passear comigo para todo o lado :D

Eu queria um exemplar típico da raça, em termos físicos não sei se há alguns factores que são consideradas "faltas" ou menos típicos da raça.

É possível treinar a cadela para fazer algum tipo de guarda/ protecção do dono?

O meu objectivo principal é a companhia, a guarda seria apenas um "extra".
MiMoo
Membro Veterano

terça jun 04, 2013 9:55 pm

Ser possível é. Mas se quer algo tipo defesa pessoal seria melhor contactar um treinador. Usar um cão para defesa pessoal é algo sério e o cão deve ser treinado de forma rigorosa a atacar apenas quando necessário e a obedecer escrupulosamente ao dono...
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça jun 04, 2013 10:50 pm

MiMoo Escreveu:Ração: use a mesma que o criador. Caso tencione mudar faça a mudança gradual...
:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

terça jun 04, 2013 11:12 pm

Coleman Escreveu:
Relativamente ao transporte do animal, existe alguma legislação referente à forma de transportar um cão ?
É obrigatorio haver uma separaçao fisica entre o animal e o condutor.... o cinto nao é suficiente.
Última edição por ZZiggy em terça jun 04, 2013 11:12 pm, editado 1 vez no total.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça jun 04, 2013 11:12 pm

MiMoo Escreveu: Em termos de livros: before you get your puppy de Ian Dunbar http://www.dogstardaily.com/taxonomy/term/182 Ele disponibiliza gratuitamente o ebook deste livro no site :)
Só posso sublinhar este conselho. Já agora, leia também o "After..." uma vez que cobre os primeiros meses já em casa. Apesar de se chamar "After you get your puppy", é melhor lê-lo antes.
Ah, também o encontra gratuitamente no mesmo sítio.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta jun 05, 2013 9:46 am

Um cocker não é certamente um cão de guarda/defesa. O cocker é um cão de caça, logo com um nível de energia alto, é muito teimoso e necessita de mão muito firme. Não se deixe enganar pelos olhos melosos senão daqui a uns meses vem aqui perguntar-nos o que deve fazer porque o seu cão morde ...
Habitue-o de inicio à escova e a deixar mexer nas patas e nas orelhas.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Coleman
Membro Júnior

quarta jun 05, 2013 10:31 am

Apesar de ser necessário mão firme, é "possível" para primeiro cão?

A questão da mordedura pelo que tenho conhecimento não é tão comum na cor azul ruão, e no sexo feminino. No entanto, refere-se a mordeduras às pessoas de fora ou inclusivamente ao meu círculo mais próximo e a mim próprio enquanto dono? Geralmente é uma raça associada a níveis de agressividade muito baixos e a uma grande lealdade para com o dono.

Estamos a falar da mesma firmeza para com um cão de guarda ou esta raça é muito sensível com a firmeza?

Obrigado
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

quarta jun 05, 2013 10:43 am

Os cockers com os quais convivo (de dois amigos) são hiperactivos e teimosos e uns autênticos jabardos e destruidores por falta de socialização e educação adequada...

Parecem leões em corpo de anão...

Todavia não sei se isso é típico da raça ou se é consequência da ignorância e falta de tempo e disponibilidade daqueles donos...

(compraram o cocker em loja porque era muito bonito e gostavam muito e acabaram por o recambiar para casa dos sogros onde o vão buscar todos os dias para o passeio diário)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jun 05, 2013 1:41 pm

Ponham mão firme nisso. E depois podem voltar a pôr.

Foi o cão mais difícil que alguma vez tive e quem me colocou na direcção certa: gigantes pacíficos e obedientes. Nunca mais na vida quero um anão.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta jun 05, 2013 1:51 pm

WaterMonitor Escreveu:Ponham mão firme nisso. E depois podem voltar a pôr.

Foi o cão mais difícil que alguma vez tive e quem me colocou na direcção certa: gigantes pacíficos e obedientes. Nunca mais na vida quero um anão.
sério?? nao vai nem um Bullizinho, de certeza? :lol:

Eu confirmo esta info dos cockers, tive uma que era completamente tarada, mordia o desgraçado do meu pai todos os dias quando o homem se ia deitar LOL mas.... verdade seja dita que estes caes são supostamente doceis e que a maioria dos cockers que conhecemos sao fruto de cruzas sem qualquer critério, como era o caso da minha querida cadela que já se foi.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quarta jun 05, 2013 5:12 pm

Não considero um Bullie um cão pequeno. É apenas um molosso mais compacto. 8)

E bem podem dizer que são teimosos, que se comparados com a "Cocker da Morte" são do mais fácil que há.

Aquela cadela Cocker que tive podia ter sozinha preenchido a lista dos PP. Tiravam os outros todos, uns meninos ao pé dela, e punham lá só a tipa e a lei seria justa e correcta. Garanto.

Em quase 18 anos de vida nunca conheceu uma pessoa ou um cão que não quisesse matar.
Responder

Voltar para “Cães”