Aquisição de novo cão PERDIGUEIRO opiniões
Moderador: mcerqueira
Olá, o cão dos meus pais morreu faz agora cerca de 15 dias e tenho andado a pensar na raça que seria mais indicada para eles. Preciso de um cão de tamanho médio (entre os 15 e os 25kgs), activo e muito meigo e dócil. É importante que seja de pêlo curto e que se adapte bem a apartamento. Há uma raça que cativa muito a minha atenção desde à alguns anos e desde sempre me mantive interessado sobre ela, o perdigueiro português. Apesar de ser um cão de caça e com energia, são cães calmos e com grande dedicação ao dono. Apesar de não o ir utilizar para caça, é um cão que pode manter a minha mae entretida se ela se quiser dedicar a dar-lhe trabalho como em treinos de busca e salvamento por exemplo. Que vos parece?
outro aspecto importante é o facto de ter que ser um cão fácil de ensinar e com vontade de aprender... Ponderei tambem o vizsla e o beagle.. mas o primeiro pelo seu porte e nivel de actividade e o segundo por ter tendencia para ser teimoso e destrutivo, parecem-me desadequados..
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Adoro os perdigueiros mas só considerando a sua beleza porque não conheço o temperamento. Cuidado a quem compra cães de caça, bons criadores recomendam-se.
Quanto ao Beagle posso falar porque tenho um, são efectivamente teimosos e destrutivos mas é uma aresta para ser limada com muito treino e dedicação desde que chegam a casa. Se quiser mais informações sobre os beagles diga
Quanto ao Beagle posso falar porque tenho um, são efectivamente teimosos e destrutivos mas é uma aresta para ser limada com muito treino e dedicação desde que chegam a casa. Se quiser mais informações sobre os beagles diga

Os meus pais já tiveram dois pointers em tempos e como tal estão habituados a cães de caça. Tenho estado em contacto com dois criadores com boas referências e vou ver este fim de semana duas ninhadas... O problema dos beagles e mesmo essa teimosia. Preciso de um cão que aprenda rápido porque os meus pais desistem com facilidade... Acho que um beagle nas mãos deles, ia-se estragar...
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
o meu tio é caçador e teve perdigueiros a vida toda!! são cães de uma lealdade fantástica aos donos, muito dóceis, um carácter fabuloso e com uma genica que só desaparece quando morrem de velhice.
um dos cães do meu tio, o primeiro perdigueiro que ele teve (afixo De Laveiros), durou 12 anos. Caçou a vida inteira, desde cachorro até bem velhote, teve problemas de saúde, fracturas ósseas que foram operadas e começava já a notar-se os anos a pesar... mas assim que via o meu tio a preparar o atrelado, e a parafernália de um dia de caça, ficava completamente louco no canil e só descansava quando estava dentro do carro. parecia um cachorrinho outra vez!
um dos cães do meu tio, o primeiro perdigueiro que ele teve (afixo De Laveiros), durou 12 anos. Caçou a vida inteira, desde cachorro até bem velhote, teve problemas de saúde, fracturas ósseas que foram operadas e começava já a notar-se os anos a pesar... mas assim que via o meu tio a preparar o atrelado, e a parafernália de um dia de caça, ficava completamente louco no canil e só descansava quando estava dentro do carro. parecia um cachorrinho outra vez!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
é um apartamento com um terraço de 200m2. E a minha mãe tem muito tempo livre. Mas do que tenho investigado, são cães que apesar de enérgicos, dão-se muito bem em apartamentos. Sabem canalizar a energia para o exterior, não se tornam destrutivos. Alem disso, do que pude apurar, de e entre várias raças de cães de caça como os vizslas, weimaraner, pointers, etc, são aqueles que necessitam de uma actividade física menos intensa.
Agora, claro; vai precisar que lhe deêm trabalho para fazer nos passeios...
Agora, claro; vai precisar que lhe deêm trabalho para fazer nos passeios...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Esqueça o Beagle. Não é só destrutivo como tem energia para dar e vender. E é teimoso como um jerico.
O boxer como alguns dos outros que nomeou, tem bastante genica, não sei se é esse o objectivo ou não, mas deve ponderar que é uma raça que precisa de exercício.diogosvp Escreveu:mas não Sofia, não tem que ser um perdigueiro. Foi uma raça que me pareceu adequada.. Tambem pondero outras raças. O Boxer, o Beagle, etc.. mas gostava de ouvir sugestões..
Quanto ao temperamento, considero o boxer uma raça mais indicada para crianças, é muito maluco, anda de patas no ar, às voltas, salta, corre...
Um pouco como os vizslas (os que conheço).
Se isto não for depreciativo, mas sim vice-versa, é uma excelente escolha.
É uma raça com alguns problemas gástricos também, poderá ter de procurar a "ração certa" por algum tempo.
Boa sorte.
Então, sendo assim, vou dar a minha sugestão " chapa 5 " : um dogue.
É calmo o bastante, facílimo de "arrumar", tem tamanho suficiente para desencorajar quem se aproxime de casa com intenções dubias, e não é lá muito apreciador de grandes ginásticas. O " biblot" perfeito.
Agora mais a sério
Não sou apologista de se ter cães com caracteristicas de exterior em casa. Sim, um cão educado e habituado a um modo de vida , à partida não vai ficar um cão desiquilibrado se educado convenientemente e estimulado na medida certa. Mas .... e o resto do potencial desse cão?
Sei lá, parece-me que , de alguma forma, é tirar algo á personalidade do cão.
Não sei se me consegui fazer entender.

É calmo o bastante, facílimo de "arrumar", tem tamanho suficiente para desencorajar quem se aproxime de casa com intenções dubias, e não é lá muito apreciador de grandes ginásticas. O " biblot" perfeito.

Agora mais a sério
Não sou apologista de se ter cães com caracteristicas de exterior em casa. Sim, um cão educado e habituado a um modo de vida , à partida não vai ficar um cão desiquilibrado se educado convenientemente e estimulado na medida certa. Mas .... e o resto do potencial desse cão?
Sei lá, parece-me que , de alguma forma, é tirar algo á personalidade do cão.
Não sei se me consegui fazer entender.

Sofia
tenho um leão da rodésia que é um bocado intolerante com cães adultos e estranhos, daí que adoptar esteja um bocado fora de questão. E para adoptar um SRD bebé que não faço ideia naquilo que se ira tornar, nesta fase, é complicado. Ja tive dois SRDs e trabalho tambem como voluntario numa associação e neste momento não me parece indicado.E tem mesmo de ser um cão de raça?
Sinceramente não é uma raça que me fascine muito. Além disso é um cão cujo porte ja é bem acima do que estou a procura.labrador
O boxer como alguns dos outros que nomeou, tem bastante genica, não sei se é esse o objectivo ou não, mas deve ponderar que é uma raça que precisa de exercício.
Já tive um arraçado de boxer que foi o que morreu agora e estava à procura de um cão diferente porque a minha mãe ficou mesmo abatida. É uma raça que conheço bem e que acho excelente como cão de companhia, mas boxers ela ja fez questão de dizer que não quer outro. Aquele era o dela e não vê mais nada. E sim procuro um cão com energia porque a minha mãe tem muito tempo disponivel para o passear, e gosta..
Então, sendo assim, vou dar a minha sugestão " chapa 5 " : um dogue.
ADORO! mas o porte dele é desadequado. Com este cão que morreu, quando era novo, fez a minha mae ganhar uma tendinite crónica no braço de o passear. Nós adoptamo-lo directamente da rua e ele foi sempre muito intolerante com outros machos adultos. Sempre que via um ficava doido para lhe ir morder. Se o mesmo acontecesse com um dogue não sei onde ia parar a minha mãe...

Por isso é que falei em direcionar o perdigueiro para treinos de busca e salvamento, que me prece ser uma excelente actividade que pode fazer com a minha mãe, aproveitando o seu nariz (o do cão entenda-seNão sou apologista de se ter cães com caracteristicas de exterior em casa.

Mas vamos lá ver então. Sugestões de raças que se deem bem no interior, de porte médio, activos e pêlo curto...