Spunki Escreveu:por muito que eu discorde vocês têm razão, sem sombra de dúvida.
Mas uma pequena questão, se vivessem, por exemplo em Inglaterra, iam só buscar os que não presta?
É q isso de começar por baixo é desafiador, mas o tempo que se perde?
Provavelmente pegaria em alguns exemplares de diferentes criadores que gostasse da morfologia para criar a minha própria linhagem, tal como fiz por cá, e certamente iria buscar os genes simples para poder ser eu a compor as colorações que pretendesse.
Mas Inglaterra não tem nada a ver com Portugal, tem diversas associações com exposições mensais e até no mesmo mês. Não pode comparar com Portugal que a ter 1 associação (CPH) é com exposição anual, se for. Pelo menos assim foi nos últimos 4 anos talvez.
Relativamente a esse comentário do tempo perdido, mas temos prazos para alguma coisa é? Se o objectivo é ter "xpto" em dois meses tá certo, força nisso, mas depois a palavra "hamstery" junto ao nome não vale para nada pois é simplesmente o trabalho dos outros que se vê.
O trabalho de um criador não é esse, é fazer seleção. Isso é trabalho para importador/vendedor.
Demorei mais de 2 anos a conseguir o gene "rust" em Portugal e tive de os trazer da Holanda e Alemanha, e consegui até certo nível difundir o gene um pouco por todo Portugal; se os conseguisse por cá certamente que não iria lá buscá-los fora e a questão é mesmo essa, practicamente tudo o que pode haver já há cá, à excepção de talvez uns 2 ou 3 genes (que mesmo assim ouço algumas aves raras a dizer que têm, mas não mostram

). Falando por mim, claro.
Cumprimentos,
Marco Oliveira