Exposição de hamsters

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sexta jun 07, 2013 1:16 am

Falando só por mim, que não gosto de falar pelos outros, o que há cá é melhor que muito do que há lá fora.

Desde que quem cria saiba o que faz, tens a Cris como um óptimo exemplo ;), não são precisos exemplares com o "trabalho já feito" por assim dizer. É saber quais os objectivos que se tem e trabalhar neles.

Se eu podia ter um copper comprado dum criador qualquer? Podia claro. Mas obviamente que me deu muito mais satisfação criar essa coloração tendo como base as minhas linhagens e as minhas morfologias específicas (quando se anda nisto durante alguns anos distingue-se perfeitamente os animais de certos criadores só pela sua morfologia). E ir mais além, conseguir Silver Copper, inserir o Satin na linhagem, tentar manter o tamanho dos exemplares. É aqui que se pode dizer que se faz seleção dos animais, comprar exemplares em que os outros tiveram esse trabalho não tem qualquer valor, é só continuar do ponto onde eles chegaram.

E sinceramente as vacarias também não têm muito a ver com o assunto.

Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
MMVacaria16
Registado: sexta jun 07, 2013 1:17 am

sexta jun 07, 2013 1:22 am

Bem desculpem lá....
Eu não percebo nada de ``RATOS`` mas não percebo o porquê da comparação de ratos com vacas.......
E como já foi dito anteriormente os criadores fazem a qualidade e a selecção.
Pensem primeiro antes de falar.
Cumprimentos

Miguel Marques
MMVacaria16

sexta jun 07, 2013 1:25 am

Continuo sem perceber.... o que uma vaca tem a ver com uma rata...... :oops:
MMVacaria16

sexta jun 07, 2013 1:35 am

Já agora quem é que é o melhor criador nacional de vacas? Visto que percebe tanto de vacas diga-me Spunky quem é?
Porque concerteza não é o seu professor.....
Spunki
Membro Veterano
Registado: quinta jul 31, 2003 9:26 am
Localização: Chinchilas, hamsters sírios, campbells e winter-white

sexta jun 07, 2013 2:10 am

o meu professor foi o eng. simões dias, responsável do departamento de genética da lacticoop.

a comparação q utilizei foi só uma para mostrar q mts vezes temos q arranjar uma base com qualidade para atingir um objetivo.

cumprimentos
<p>Thor's Hams</p>
MMVacaria16

sexta jun 07, 2013 10:23 am

Sim isso eu entendi...
Mas isso é a forma mais facil de obter qualidade...
Eu acho que isso não dá gozo fazer criação....
Porque esta a comprar animais muito bons e não tem que fazer uma grande seleccção...
Eu prefiro começar de baixo para cima ;)
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta jun 07, 2013 6:38 pm

Pure Escreveu: Duvido que o problema em Portugal seja a qualidade dos hamsters ;)
Talvez a qualidade dos criadores seja o problema.
Agora é que disseste tudo! 8)

Pure Escreveu: Se eu podia ter um copper comprado dum criador qualquer? Podia claro. Mas obviamente que me deu muito mais satisfação criar essa coloração tendo como base as minhas linhagens e as minhas morfologias específicas (quando se anda nisto durante alguns anos distingue-se perfeitamente os animais de certos criadores só pela sua morfologia). E ir mais além, conseguir Silver Copper, inserir o Satin na linhagem, tentar manter o tamanho dos exemplares. É aqui que se pode dizer que se faz seleção dos animais, comprar exemplares em que os outros tiveram esse trabalho não tem qualquer valor, é só continuar do ponto onde eles chegaram.
Marco, depois desta até mereces um abraço! Não mudo uma virgula!
Spunki
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 2:58 am

por muito que eu discorde vocês têm razão, sem sombra de dúvida.

Mas uma pequena questão, se vivessem, por exemplo em Inglaterra, iam só buscar os que não presta?

É q isso de começar por baixo é desafiador, mas o tempo que se perde?
<p>Thor's Hams</p>
MMVacaria16

sábado jun 08, 2013 1:33 pm

Isso é o mais importante o tempo...
Imagine os animais que precisam de muito mais tempo para se poderem reproduzir???
Os hamsters é um animal que se pode reproduzir facilmente e com tenra idade (se não estou em erro,3/4 meses)
E os cães?,vacas,cavalos????????????
Não será mais dificil??
A selecção é uma coisa que me fascina bastante......
E diga se de passagem quem é bastante mais prazeroso termos um bom exemplar nascido em nossa casa que já há várias gerações criados por nós,do que um animal da mesma qualidade filho de um casal que compramos a A,B ou C.....
Pure
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 1:38 pm

Spunki Escreveu:por muito que eu discorde vocês têm razão, sem sombra de dúvida.

Mas uma pequena questão, se vivessem, por exemplo em Inglaterra, iam só buscar os que não presta?

É q isso de começar por baixo é desafiador, mas o tempo que se perde?
Provavelmente pegaria em alguns exemplares de diferentes criadores que gostasse da morfologia para criar a minha própria linhagem, tal como fiz por cá, e certamente iria buscar os genes simples para poder ser eu a compor as colorações que pretendesse.
Mas Inglaterra não tem nada a ver com Portugal, tem diversas associações com exposições mensais e até no mesmo mês. Não pode comparar com Portugal que a ter 1 associação (CPH) é com exposição anual, se for. Pelo menos assim foi nos últimos 4 anos talvez.

Relativamente a esse comentário do tempo perdido, mas temos prazos para alguma coisa é? Se o objectivo é ter "xpto" em dois meses tá certo, força nisso, mas depois a palavra "hamstery" junto ao nome não vale para nada pois é simplesmente o trabalho dos outros que se vê.
O trabalho de um criador não é esse, é fazer seleção. Isso é trabalho para importador/vendedor.

Demorei mais de 2 anos a conseguir o gene "rust" em Portugal e tive de os trazer da Holanda e Alemanha, e consegui até certo nível difundir o gene um pouco por todo Portugal; se os conseguisse por cá certamente que não iria lá buscá-los fora e a questão é mesmo essa, practicamente tudo o que pode haver já há cá, à excepção de talvez uns 2 ou 3 genes (que mesmo assim ouço algumas aves raras a dizer que têm, mas não mostram ;) ). Falando por mim, claro.

Cumprimentos,
Marco Oliveira
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
Pure
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 1:42 pm

O que faz falta são os criadores dispostos a perder o seu tempo (e em grande parte o seu dinheiro) em prole do hamster.
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

domingo jun 09, 2013 3:54 pm

Spunki Escreveu:ainda é oficioso mas não haver exposição do Clube Português do Hamster.

digamos que um ex-amigo seu fez birra.

cumprimentos

Ai pah ADOROOOOO :) gosto mesmo muitooooooo
BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

domingo jun 09, 2013 3:58 pm

Pure Escreveu:O que faz falta são os criadores dispostos a perder o seu tempo (e em grande parte o seu dinheiro) em prole do hamster.

E quem fala assim não é gago....(melhor quem escreve assim não é ...) hahaha
Acho que tens toda a razão...
As pessoas querem tudo de mão beijada e não se preocupam com a importância que tem para alguns criadores o nascimento de alguns exemplares nas suas criações...
E depois diz-se criação e selecção de X..... No coments :lol:

Este post está a ser engraçado! Espero que tenha sido essa a finalidade... Já se falou aqui de uma exposição,já se falou aqui em birras (de um EX-AMIGO da User Dani , agora falam-se de criadores... Assim é que é um tópico ``multifunções``
acorchins
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 1:55 am

segunda jun 10, 2013 11:30 am

Voltaste??? Bruno Ribeiro
Afinal estás vivo!!!
Spunki
Membro Veterano

segunda jun 10, 2013 4:50 pm

uma coisa é certa, tudo em Portugal vai mudar, a nível de criadores, de exposições.

Infelizmente não irei contribuir porque neste momento até já me encontro em Inglaterra a viver e irei começar a criar aqui, mas para o ano vou estar presente no Petfestival e aí espero que acha um show grande.

cumprimentos
<p>Thor's Hams</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”