Incentivar cães a brincar uns com os outros?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 08, 2013 12:49 am

No outro dia, estava eu no parque, com a Amy e mais 2 cockers.
Nós donos, conversavamos, trocavamos experiências, etc.

Todos os 3 cães, pegavam no seu brinquedo e esperavam que o dono brincasse com ele e com o brinquedo, ignorando os outros cães. A minha cadela, ainda cumprimentou e foi cumprimentada pelos 2 cães. Já os 2 machos entre si, ignoraram-se. Mas depois estacionaram, cada um em seu canto, eles de bola na boca, ela de frisbee a olhar para cada um de nós!!

Eu bem disse "Vá, vão lá correr atrás uns dos outros e fazer coisas de cão!!". Mas não resultou. :P

A sério, não me ocorreu nada, para os levar a interagir!
Sugestões?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado jun 08, 2013 1:08 am

pode tentar utilizar apenas um dos brinquedos para os tres cães.. lance uma bola por exemplo e deixe que os 3 a persigam.. o importante e no fim da brincadeira o brinquedo ficar sempre na posse do cão "dono" do brinquedo..
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jun 08, 2013 9:11 am

ou garantir que nenhum dos cães é possessivo com os brinquedos, o que pode levar a agressividade!

a minha opinião é que lhes tirem os brinquedos, mais tarde ou mais cedo lhes dará o clique e acabam por brincar juntos! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado jun 08, 2013 10:33 am

indigo003 Escreveu:ou garantir que nenhum dos cães é possessivo com os brinquedos, o que pode levar a agressividade!

a minha opinião é que lhes tirem os brinquedos, mais tarde ou mais cedo lhes dará o clique e acabam por brincar juntos! ;)
Claro. Convém conhecer os cães e garantir que não sejam possessivos...
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sábado jun 08, 2013 11:37 am

Também sou da opinião de lhes tirar ou nem sequer levar os brinquedos!

A minha cadela, por exemplo, é tão fixada na bola que se torna bastante possessiva se outro cão lhe a quiser tirar! Faz mesmo frente a cães grandes :| Tento sempre desincentivar este comportamento mas não tem sido muito fácil...
Sem a bola é submissa e brincalhona :roll:
indigo003
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 12:17 pm

com os meus cães resulta ter um brinquedo, porque na maior parte das vezes um deles (normalmente a Yasha, dogue alemã) pega no brinquedo, corre e os outros correm atrás a tentar tirar lhe o brinquedo. no entanto são cães que se conhecem bastante bem, que já viveram na mesma casa, que cresceram juntos... por isso sei que não tenho problemas com eles!
</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 08, 2013 12:59 pm

Com 1 dos cockers já fizemos isso.
A minha abandona a brincadeira e vai dar umas cheiradelas nas ervas, quando ele está muito participativo. O que nem sempre acontece. Também já aconteceu o inverso, abandonar ele a brincadeira, em ambos os casos, sendo o brinquedo sempre da amy. Ficam por perto, mas vão dar umas cheiradelas lá ao lado...

Com zero brinquedos, iam cheirar, cada um por seu lado. Os 3!!! Ao estilo "e agora?! Não sabemos o que fazer!". Acho mesmo que precisam de um estímulo qualquer!...
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sábado jun 08, 2013 1:43 pm

Não consigo imaginar 3 cães juntos e não saberem o que fazer ou vá, cada um para seu lado. E não me parece muito boa ideia 3 cães e um brinquedo, a não ser que sejam da mesma casa ou que se conheçam muito bem. O problema a meu ver é que possivelmente nenhum dos 3 é sociável e não sabem brincar. O que um dos donos pode fazer é começar a correr, tentar "acordar" um bocadinho os cães e assim pode ser que comecem todos a correr e acabem por brincar.
indigo003
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 2:27 pm

ou talvez precisem de uma "lebre", um cão mais mexido e mais brincalhão que os faça ter vontade de correr e brincar!
</p>
saraestrelo
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 2:43 pm

Pois é isso, esses 3 cães precisam de estar em contacto com outros cães que gostem de brincar e que sejam equilibrados para eles próprios aprenderem a brincar.
dianne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sábado jun 08, 2013 3:52 pm

Ou podem simplesmente não querer brincar uns com os outros. A minha cadela adora brincar com outros, mas não com todos os que aparecem à frente.
Tem de haver um "click" entre os dois, senão ela simplesmente ignora. O outro até pode tentar começar um brincadeira mas ela simplesmente não lhe liga.

Mas a Amy nunca brincou com outros cães? Qualquer cão?

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jun 08, 2013 6:52 pm

Só uma pergunta? Por que é que os cães TÊM de ir brincar uns com os outros?
Eles estão lá, à solta, tiveram a oportunidade de escolha, e escolheram não continuar a interagir. Pronto.
saraestrelo
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 7:09 pm

lds6 Escreveu:Só uma pergunta? Por que é que os cães TÊM de ir brincar uns com os outros?
Eles estão lá, à solta, tiveram a oportunidade de escolha, e escolheram não continuar a interagir. Pronto.
Há cães que simplesmente não são sociáveis (apesar de achar que é possível mudar isso, o problema é que os donos não se estão para chatear) mas há outros que simplesmente não sabem brincar ou os donos nunca lhes dão liberdade para brincar com outros cães. Para além disso considero importante que os cães brinquem e saibam comportar-se na presença de outros cães, acho que os cães aprendem muito uns com os outros e um cão sociável é um cão feliz (não é o único condicionante mas influencia). Falo por mim, vou a muitos eventos com cães, treino numa escola, se o meu cão não fosse sociável (e não o era quando veio para mim) não teria tanta vontade em fazer muitas das actividades com o meu cão porque inevitavelmente ele não iria estar confortável.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jun 08, 2013 7:23 pm

saraestrelo Escreveu:
lds6 Escreveu:Só uma pergunta? Por que é que os cães TÊM de ir brincar uns com os outros?
Há cães que simplesmente não são sociáveis (apesar de achar que é possível mudar isso, o problema é que os donos não se estão para chatear) mas há outros que simplesmente não sabem brincar ou os donos nunca lhes dão liberdade para brincar com outros cães. Para além disso considero importante que os cães brinquem e saibam comportar-se na presença de outros cães, acho que os cães aprendem muito uns com os outros e um cão sociável é um cão feliz (não é o único condicionante mas influencia). Falo por mim, vou a muitos eventos com cães, treino numa escola, se o meu cão não fosse sociável (e não o era quando veio para mim) não teria tanta vontade em fazer muitas das actividades com o meu cão porque inevitavelmente ele não iria estar confortável.
Concordo com o que diz. Mas duvido que isso se aplique a este caso. Eu não considero que um cão que "cumprimenta" os outros quando chega ao parque e depois os ignora seja um cão não sociável. Bem pelo contrário, poderá muito bem ser sintoma de um cão que sabe perfeitamente estar num local onde há outros cães à solta.
Um cão que ignora outro não é, necessariamente, um cão que não saiba brincar; um cão que não sabe brincar, normalmente, até é o inverso do cão que ignora, é um cão que abusa e chateia os outros e não está socializado o suficiente para compreender quando é que o outro cão já não está para aturá-lo.
saraestrelo
Membro Veterano

sábado jun 08, 2013 7:53 pm

lds6 Escreveu:
saraestrelo Escreveu:
Concordo com o que diz. Mas duvido que isso se aplique a este caso. Eu não considero que um cão que "cumprimenta" os outros quando chega ao parque e depois os ignora seja um cão não sociável. Bem pelo contrário, poderá muito bem ser sintoma de um cão que sabe perfeitamente estar num local onde há outros cães à solta.
Um cão que ignora outro não é, necessariamente, um cão que não saiba brincar; um cão que não sabe brincar, normalmente, até é o inverso do cão que ignora, é um cão que abusa e chateia os outros e não está socializado o suficiente para compreender quando é que o outro cão já não está para aturá-lo.
Sim, concordo! No entanto um cão que ignora outros cães completamente ou está muito bem treinado ou não é sociável. Um cão sociável que está num parque com outros cães, o dono dá ordem para brincar e mesmo assim não brinca, não sei até que ponto é que é sociável. Mas claro, isto é relativo, não dá para saber. Quanto tanto sei a cadela da autora do tópico tem alguns problemas de socialização, se estiver enganada peço desculpa mas penso que já li algures em tópicos por aqui na arca!
Responder

Voltar para “Cães”