Timidez da ninhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

segunda jun 10, 2013 12:50 am

kitttten Escreveu:Se o criador não tem a progenitora em casa então não é o criador, já que o criador é sempre o dono da fêmea, a não ser que o não ter em casa se refira a ter no canil, mas mesmo isso não é razão para cachorros de 6 semanas terem medo.

Ah! e os problemas genéticos não se manifestam só no inbreeding ...
Eu não disse isso... O que quiz dizer era que poderia ser um dos indicativos... O ``inbreeding`` traz mais problemas que aquilo que nós pensamos , mas este possivelmente nem tem nada a ver com inbreeding.
A minha opinião esta dada, não disse que era um bicho de 7 cabeças apenas que não era correcto comprar um cão ``desiquilibrado`` (a um criador com nome) como se nada fosse e assim os criadores o continuarem a fazer como se se tratasse de um problema normalissimo.

Quando me refiro a cadela não estar em casa refiro me mesmo dentro dentro de casa... é pouco provavel, e também se compreende.
Mas há quem tenha ninhadas em ``maternidades e ou canis`` e fazerem compensar o local/condições a que estão sujeitos (como passeios nos jardim,interacção com a ninhada e algun exercicios,etc etc etc...
BrunoRL
Membro Júnior
Registado: domingo jun 09, 2013 3:45 pm

segunda jun 10, 2013 12:50 am

kitttten Escreveu:Se o criador não tem a progenitora em casa então não é o criador, já que o criador é sempre o dono da fêmea, a não ser que o não ter em casa se refira a ter no canil, mas mesmo isso não é razão para cachorros de 6 semanas terem medo.

Ah! e os problemas genéticos não se manifestam só no inbreeding ...
Eu não disse isso... O que quiz dizer era que poderia ser um dos indicativos... O ``inbreeding`` traz mais problemas que aquilo que nós pensamos , mas este possivelmente nem tem nada a ver com inbreeding.
A minha opinião esta dada, não disse que era um bicho de 7 cabeças apenas que não era correcto comprar um cão ``desiquilibrado`` (a um criador com nome) como se nada fosse e assim os criadores o continuarem a fazer como se se tratasse de um problema normalissimo.

Quando me refiro a cadela não estar em casa refiro me mesmo dentro dentro de casa... é pouco provavel, e também se compreende.
Mas há quem tenha ninhadas em ``maternidades e ou canis`` e fazerem compensar o local/condições a que estão sujeitos (como passeios nos jardim,interacção com a ninhada e algun exercicios,etc etc etc...
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda jun 10, 2013 1:08 am

BrunoRL Escreveu:As coisas podem não ser assim tão faceis...
Acho que está a ser positivo demais em questão a uma coisa que esta errada e se ninguém fizer nada não vai acabar...
Uma ninhada inteira com ``medos/traumas`` , pode ser um cão com problemas psicológicos para o resto da vida se a sociabilização não for correcta e bem feita...
Se fosse assm tão facil a sociabilização para que existem mães? para ensinar os filhos a terem ``medos`` se fosse para isso arranjavamos maquinas capazes de alimentar os cachorros e poupava-se o desgaste da progenitora...
O Bruno está a falar de um problema muito geral. Não nego que seja muito importante renovar algumas das prioridades e ideias acerca das primeiras semanas de vida de um cachorro, em que necessariamente os principais agentes são os criadores.
Mas vamos ser práticos e comedidos. Não me parece de todo que tenhamos dados suficientes para já estar a meter este caso no saco da criação indevida. E, sobretudo, não há motivo nenhum para dramatizar tanto esta questão.

É que, disto:
O que acontece é que estava 3 fêmeas, e pareciam algo tímidas, principalmente uma delas , que se escondia e ao chamamento às vezes fugia, mas posteriormente deixara-se acariciar.
até isto:
Uma ninhada inteira com ``medos/traumas`` , pode ser um cão com problemas psicológicos para o resto da vida se a sociabilização não for correcta e bem feita...
vai um graaaande passo, não?

Não só não é uma ninhada inteira (a descrição fala de 3 fêmeas, estando implícito que o resto seria diferente), como as cadelas apenas são descritas como "algo tímidas" no início, mas acariciáveis posteriormente. Disto a falar-se já em traumas e problemas psicológicos é um passo muito grande.
Além disso, o bruno acaba por depois dizer o mesmo que eu disse: "pode ser um cão com problemas psicológicos para o resto da vida se a sociabilização não for correcta e bem feita". Nem mais. Foi justamente o que disse; há que redobrar os cuidados na socialização. Simples. Não há bicho de sete cabeças nenhum.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda jun 10, 2013 1:19 am

greenandme Escreveu:
BrunoRL Escreveu:As coisas podem não ser assim tão faceis...
Acho que está a ser positivo demais em questão a uma coisa que esta errada e se ninguém fizer nada não vai acabar...
Se fosse assm tão facil a sociabilização para que existem mães? para ensinar os filhos a terem ``medos`` se fosse para isso arranjavamos maquinas capazes de alimentar os cachorros e poupava-se o desgaste da progenitora...
Embora importante é reversivel desde que feito o trabalho correcto. Mesmo cães que sejam "abandonados" pela progenitora conseguem ter um crescimento correcto e equilibrado se todo o trabalho intensivo de socialização for feito. É muito trabalhoso mas fácil e aplicável com sucesso.

Concordo em tudo com a user lsd6, acrescento ainda a socialização a sons (que pode ser passiva ou activa), que ajuda no processo e é fácil de ser aplicada no dia-a-dia. Podendo escolher, porquê um cachorro timido se pode ter desde logo um equilibrado? A ninhada ser toda assim não é um bom indicativo...
Oh sim, claro. Com sons, com superfícies, com bicicletas, skates, cães, gatos, capacetes... com tudo o possível, claro. Apenas me restringi à socialização com pessoas porque era disso que se tratava no início do tópico.
(já agora... é O user :) )
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda jun 10, 2013 11:02 am

kitttten Escreveu:Viu os pais? Os cães costumam participar em exposições?
Ele pode criar há muitos anos e só ser conhecido lá na rua dele ...
Acho que a kitten tocou no ponto mais importante. Problemas nervosos (timidez, medo e outras fobias) podem ser adquiridos por via genética, daí a importância de conhecer os pais da ninhada. Está comprovado que a taxa de transmissibilidade destes defeitos psicológicos é de 40 a 50%, em média.

Se se trata de uma caracteristica genética, será muito difícil erradicá-la com sociabilização ou treino. Pode minimizar-se o problema, eu diria mesmo mascará-lo, mas não se pode eliminar a herança genética.

Se ainda não comprou a cachorra, parta para outra ninhada. Ainda está a tempo de não levar problemas para casa. E sobretudo, se é inexperiente, não se deixe compadecer pela timidez das cachorras.

Parece um conselho algo duro, mas creia que para si, no futuro, é o melhor.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jun 10, 2013 11:21 am

zeca2 Escreveu:
Acho que a kitten tocou no ponto mais importante. Problemas nervosos (timidez, medo e outras fobias) podem ser adquiridos por via genética, daí a importância de conhecer os pais da ninhada. Está comprovado que a taxa de transmissibilidade destes defeitos psicológicos é de 40 a 50%, em média.

Se se trata de uma caracteristica genética, será muito difícil erradicá-la com sociabilização ou treino. Pode minimizar-se o problema, eu diria mesmo mascará-lo, mas não se pode eliminar a herança genética.

Se ainda não comprou a cachorra, parta para outra ninhada. Ainda está a tempo de não levar problemas para casa. E sobretudo, se é inexperiente, não se deixe compadecer pela timidez das cachorras.

Nem mais Zeca, ainda por cima sendo um cocker ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jun 10, 2013 1:40 pm

kitttten Escreveu:
zeca2 Escreveu:

Nem mais Zeca, ainda por cima sendo um cocker ...

Fogo, mas se os problemas são genéticos...
E segundo a forista é um criador muito bom e tal...
Digo-vos uma coisa, para mim, um criador que sabe que os cães têm os problemas que têm, e ainda assim faz uma ninhada com eles... Tem muito que se lhe diga, e para mim não é nenhum bom criador. É o mesmo que, por exemplo, no caso dos labradores e da displasia por exemplo, ou no caso dos cavalier king charles spaniel e os problemas de coração...
Responder

Voltar para “Cães”