COMANDO PARA LADRAR

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

quinta jun 06, 2013 4:30 pm

lds6 Escreveu: Eu acho mais conveniente usar-se uma recompensa que seja diferente do estímulo usado para fazer ladrar. No vídeo, o Zak dá o pedaço de queijo pelo qual o cão está a ladrar. Se não houver um cuidado muito grande nos passos seguintes, ensinamos o nosso cão a ladrar para comer o que está na nossa mão. É preferível usar outra coisa como estímulo (uma bola, tocar à campainha, bater na parede, fazer saltar um objecto qualquer de mão para mão à frente do cão), e assim que ele ladrar, recompensar com comida.
Vai dar ao mesmo... corre-se o risco do cão ladrar para obter esse objecto. Por isso é que ele menciona no vídeo que também é importante ensinar a parar de ladrar. Um comportamento previamente recompensado, pode extinguir-se se não for posteriormente recompensado... (por isso é que, por vezes, para se ensinar um cão a parar de ladrar, ensina-se 1º a ladrar sob comando). Chama-se "stimulus control". Explicado +- aqui
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta jun 06, 2013 4:35 pm

O comando é mal ensinado quando tentamos ensinar o cão a ladrar e ele começa a ladrar por tudo e por nada. Foi o que me aconteceu na única vez que tentei ensinar o meu cão a ladrar. Desisti, claro lol
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta jun 06, 2013 7:04 pm

MiMoo Escreveu: Vai dar ao mesmo... corre-se o risco do cão ladrar para obter esse objecto.
Mimoo: Como é que vai dar no mesmo? Abanamos uma bola à frente do cão até ele ladrar; ele ladra; nós recompensamos com comida. Ele não obteve a bola. Logo, o acto de ladrar para obter a bola não é reforçado. O que é reforçado é o acto isolado de ladrar. Não é de todo a mesma coisa.
Por isso é que ele menciona no vídeo que também é importante ensinar a parar de ladrar.
Sim, isso é verdade. Aliás, grande parte da vantagem de ensinarmos a ladrar ao comando é facilitar o ensino de calar ao comando.
Um comportamento previamente recompensado, pode extinguir-se se não for posteriormente recompensado...
Pois pode. Mas também pode não extinguir-se se não se tomar cuidado. Por isso mesmo é que eu não disse que era uma forma errada, mas apenas perigosa.
lds6
Membro Veterano

quinta jun 06, 2013 7:08 pm

saraestrelo Escreveu:O comando é mal ensinado quando tentamos ensinar o cão a ladrar e ele começa a ladrar por tudo e por nada. Foi o que me aconteceu na única vez que tentei ensinar o meu cão a ladrar. Desisti, claro lol
A ideia é introduzir rapidamente (aí por volta da terceira ou quarta tentativa) o comando verbal. A partir do momento em que se introduz o comando verbal (ou gestual), só se recompensam os latidos precedidos pelo comando.
Mais uma vez: para evitar o ladrar por tudo e por nada, que mais não é do que uma tentativa para ver se há boas consequências, é boa ideia ter um estímulo diferente da recompensa usada.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jun 06, 2013 7:19 pm

Compre um comando universal, costumam funcionar em todos os aparelhos :lol:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
MiMoo
Membro Veterano

quinta jun 06, 2013 8:48 pm

lds6, pensei que fosse recompensar com o objecto. Não li bem, peço desculpa.
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

segunda jun 10, 2013 3:20 pm

Ha aqui dicas para esse truque que me parecem plausiveis!

Truque BOM é este : Tenho uma amiga que ensinou ao cao dela a mostrar os dentes todos mas sem rugenar, entao cada vez que ela diz RI- TE ele mostra os dentes. Este sim acho um truque brilhante, queria fazer com o meu mas é quase impossivel , o cao dela virava se as vezes a ela e ela comecou a adicionar a palavra ri te quando ele mostrava os dentes e mesmo que estivesse tudo num ambiente calmo se ela dissesse ri te ele
Mostrava as armas ddele, como o meu nunca se virou a mim... N consigo ensina lo. --"
lds6
Membro Veterano

segunda jun 10, 2013 5:49 pm

SuaAlteza Escreveu:Ha aqui dicas para esse truque que me parecem plausiveis!

Truque BOM é este : Tenho uma amiga que ensinou ao cao dela a mostrar os dentes todos mas sem rugenar, entao cada vez que ela diz RI- TE ele mostra os dentes. Este sim acho um truque brilhante, queria fazer com o meu mas é quase impossivel , o cao dela virava se as vezes a ela e ela comecou a adicionar a palavra ri te quando ele mostrava os dentes e mesmo que estivesse tudo num ambiente calmo se ela dissesse ri te ele
Mostrava as armas ddele, como o meu nunca se virou a mim... N consigo ensina lo. --"
Pois, mas a grande dificuldade desse truque tem a ver com a técnica que se usa. Enquanto ensinar a ladrar é possível através de luring, ou seja, levando ou incitando o cão a realizar o acto pretendido (ladrar, no caso), já ensinar a mostrar os dentes sem rosnar, que eu esteja a ver, só é possível através de capturing, ou seja, captando movimentos espontâneos do acto pretendido. Para isso, não só é preciso que o dono esteja preparado para marcar e recompensar o acto espontâneo, como, sobretudo, é preciso que o cão o realize, desde logo. E, neste caso em específico, não é assim tão fácil que tal aconteça.
Depois, também variará consoante a raça e morfologia, e a respectiva facilidade com que os dentes se expõem.
MiMoo
Membro Veterano

segunda jun 10, 2013 6:15 pm

Eu tive um cão que podia perfeitamente ensinar a fazer isso :P Ele sempre que me via de manhã ou quando chegava a casa mostrava os dentes todo contente (não sei explicar, mas vá não era de mau). E era possível capturar isso. Nunca me lembrei de o fazer.

Há cães que fazem isto quando estão a receber festas :P podem tentar capturar isso e tentar generalizar.
Imagem
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

segunda jun 10, 2013 6:25 pm

SuaAlteza Escreveu:Ha aqui dicas para esse truque que me parecem plausiveis!

conheço um caso assim com um yorkshire terrier .. eheh tem o seu quê de engraçado :D apesar de ser dos únicos comandos que a cadela sabe
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda jun 10, 2013 10:03 pm

fabz Escreveu:Dessas duas qual é q acha mais eficaz?
Por experiência própria e a conselho da escola a 2ª :
http://www.tiendanimal.pt/coleira-manej ... -1329.html
Clara
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda jun 10, 2013 10:25 pm

Upsss, apenas vi a 1ª página e respondi, não reparei que já iam na 3ª :oops: .
lds6, creio que o dreamdog lhe respondeu. Acrescento que ao gesto juntam a ordem de "FALA", e será no futuro a essa ordem que cão deverá reagir, deixando de ser necessário o gesto.
Confesso-vos que a 1ª vez que ensinaram na escola o ladrar achei simplesmente ridículo e não acho de grande utilidade, útil mesmo é faze-los calarem-se, mas pronto :roll: .

Quanto à utilização do peitoral, num pastor alemão, desaconselho vivamente pois são cães que até acalmarem (por volta dos 2 anos) puxam constantemente e com um peitoral o dono irá literalmente a reboque.
Daí o halti (a 2ª coleira) que dando pequenos puxões obrigam o animal a olhar na direção do dono, fazendo-o desviar o olhar do que o está a provocar.
Clara
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

terça jun 11, 2013 12:34 am

LFGomes Escreveu:Ladre para ela que ela responde :lol:
Se calhar até está a gozar mas com a minha cadela resulta :lol: se alguém lhe ladra ela ladra de volta 8)
MiMoo
Membro Veterano

terça jun 11, 2013 8:44 am

osmclara Escreveu:Confesso-vos que a 1ª vez que ensinaram na escola o ladrar achei simplesmente ridículo e não acho de grande utilidade, útil mesmo é faze-los calarem-se, mas pronto.
Ensinando a ladrar dá para ensinar a calar-se de seguida. É uma forma arriscada mas é possível fazer um cão parar de ladrar se se ensinar a ladrar (discutido num outro tópico que alguém queria ensinar o cão a ladrar).

osmclara Escreveu:Quanto à utilização do peitoral, num pastor alemão, desaconselho vivamente pois são cães que até acalmarem (por volta dos 2 anos) puxam constantemente e com um peitoral o dono irá literalmente a reboque.
O peitoral que enviei funciona de maneira diferente dos peitorais comuns. Nos que se costuma ver na rua a trela clipa na zona das costas, no Easy Walk harness (e halti harness) clipa à frente na zona do peito. Funciona porque o cão quando puxa fica virado para nós e não para o estímulo ;)

A headcollar (halti headcollar por exemplo) vira a cabeça para nós. É mais eficaz, mas também é preciso saber melhor o que se está a fazer... é possível fazer danos a nível cervical se se puxar o cão ou se o cão der um esticão na trela (pode acontecer com trelas muito compridas ou extensíveis... pelo que não se aconselha o seu uso). Além disso, é mais difícil habituar o cão a usar uma headcollar do que um peitoral :P (mas consegue-se, claro!)
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça jun 11, 2013 11:07 am

Pessoalmente não estou a ver o risco de usar comida para ensinar o cão a ladrar, e não percebo realmente o argumento do lds6. Então o sitz e o platz, ensinados com comida, levariam a que o cão os executasse apenas com comida? Perdoe-me a provocação, mas isso é dar razão a um dos argumentos muito usados contra os métodos exclusivamente positivos... argumento que, aliás, considero errado.

Como sabe melhor que eu, porque é defensor do método exclusivamente positivo, o objectivo deste método é levar o cão a obedecer sem recompensas de qualquer ordem. E isto consegue-se por:

- intermitência das recompensas;
- introdução do comando verbal, passando a ser recompensada apenas a execução ao comando;
- número progressivamente crescente de execuções sem recompensa;
- diminuição progressiva da intensidade das recompensas, mantendo os princípios anteriores, até à ausência completa (ou quase) de recompensa pela execução do comando.

Não percebo, pois, a diferença de critérios. E eu até utilizo mais a bola que a comida como recompensa...
Responder

Voltar para “Cães”