Ajuda!! Gato marcador de território compulsivo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sophiedi
Membro
Registado: segunda jan 18, 2010 11:23 am

terça jun 11, 2013 5:20 pm

Olá a todos!
Já há muito que aqui não vinha, mas o meu gato mais velho anda a dar connosco em doidos.
O problema é o seguinte: Ele foi castrado aos 5 meses, mas já depois da castração começou com marcação de território. Levei-o à vet para ver se a castração estava bem feita e efectivamente estava. O que se passa é que moro numa moradia e o vizinho da frente tem 9 gatos não castrados/esterilizados todos à solta que saltam os muros da nossa casa e acampam no nosso jardim e não temos como restringir o acesso deles ao nosso terreno, e por outro lado, o vizinho do lado também tem uma gata não esterilizada que passa a vida a miar junto à nossa janela da casa de banho do andar de baixo, e o bicho, todos os santos dias me marca a porta da frente, a janela da frente e a porta da casa de banho onde ouve a outra a miar. Há quase 4 anos nesta vida e só tem agravado, e resumindo, já tenho 3 portas de madeira totalmente podres e um cheiro na casa que já não suporto por mais que limpe.
Temos 2 caixotes para os 3 gatos que temos, mudamos a areia dia sim, dia não, e limpamos no dia em que não mudamos. Voltei a leva-lo à vet e está tudo bem de saúde com ele, tirando este mau feitio. A vet aconselhou um difusor que se chama Feliway que exala umas hormonas de controlo de stress para eles. Não garantiu que funcionasse mas como já estamos por tudo, disse para tentarmos.
A minha questão é: já alguém passou por algo do género? Há algo que possa tentar além das hormonas que a vet recomendou?
Desde já obrigada!
Sofia
Turrinhas e ronrons do Jacó, da Nina e do Tobias
Lambidelas da Carlota e da Mafalda
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jun 11, 2013 5:32 pm

Tenho o mesmo problema com a minha Princesa, que lhe foi diagnosticada uma cistite, que segundo o vet é causada por stress e também me aconselhou a usar o Feliway, apesar de já estar em tratamento, as marcações continuam :(

Quando acabar tratamento vou experimentar a ver se com ela resulta, foi a unica alternativa dada pelo vet :(
Sophiedi
Membro

terça jun 11, 2013 5:36 pm

Este não tem problema nenhum de saúde que lhe provoque isto, é mesmo uma questão de personalidade territorial, raios o partam! Vou experimentar o Feliway tb. Quanto muito são 30 € perdidos... só nas portas o rombo já vai bemmmmmmmmm maior!
Sophiedi
Membro

terça jun 11, 2013 6:07 pm

Alexpat Escreveu:Tenho o mesmo problema com a minha Princesa, que lhe foi diagnosticada uma cistite, que segundo o vet é causada por stress e também me aconselhou a usar o Feliway, apesar de já estar em tratamento, as marcações continuam :(

Quando acabar tratamento vou experimentar a ver se com ela resulta, foi a unica alternativa dada pelo vet :(
Alexpat, acabei de me recordar que a minha Nina no inicio de cá estar em casa também teve uma cistite com marcação também, e uma vez terminado o tratamento acabou-se a marcação, por isso há esperança para a sua Princesa :) O que a vet me explicou na altura é que a cistite obviamente lhes provoca dor ao urinar, e nesse periodo eles associam a dor ao caixote e urinam fora dele numa tentativa de deixar de sentir dor. Uma vez passada a cistite, geralmente voltam ao normal!
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quarta jun 12, 2013 8:40 am

Sophiedi Escreveu:
Alexpat Escreveu:Tenho o mesmo problema com a minha Princesa, que lhe foi diagnosticada uma cistite, que segundo o vet é causada por stress e também me aconselhou a usar o Feliway, apesar de já estar em tratamento, as marcações continuam :(

Alexpat, acabei de me recordar que a minha Nina no inicio de cá estar em casa também teve uma cistite com marcação também, e uma vez terminado o tratamento acabou-se a marcação, por isso há esperança para a sua Princesa :) O que a vet me explicou na altura é que a cistite obviamente lhes provoca dor ao urinar, e nesse periodo eles associam a dor ao caixote e urinam fora dele numa tentativa de deixar de sentir dor. Uma vez passada a cistite, geralmente voltam ao normal!

Espero bem que sim :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”