Educação LEÃO DA RODÉSIA
Moderador: mcerqueira
agora ja posso passeá-lo e faço 3x por dia por períodos de 30mins a 1h. Ainda não posso caminhar muito e fazer desporto está fora de questão pelo menos durante mais dois meses. Levo geralmente uma bola para jogarmos ao busca. Mas em termos de exercicio é isso, e tratando-se de um leão da rodésia, está claramente mal exercitado. Mas por enquanto nao posso ainda fazer mais nada. Antes de me aleijar costumava ir com ele correr para o mato, mas agora é impossível... faço com ele alguns exercicios de obediencia na rua tambem e mais alguns truques como o rodopiar e fazer de morto a ver se ele esgota alguma energia mental..
Pois, está a fazer o que pode e era bom que todos os donos fossem assim. Mas sim, claramente não é suficiente, inda por mais para um LR. Acredito que será mais fácil sociabilizar o cão quando ele tiver gasto uma boa parte da sua energia. Gostando-se ou não, como o nosso amigo Cesar Millan diz, exercício primeiro, disciplina depois.diogosvp Escreveu:agora ja posso passeá-lo e faço 3x por dia por períodos de 30mins a 1h. Ainda não posso caminhar muito e fazer desporto está fora de questão pelo menos durante mais dois meses. Levo geralmente uma bola para jogarmos ao busca. Mas em termos de exercicio é isso, e tratando-se de um leão da rodésia, está claramente mal exercitado. Mas por enquanto nao posso ainda fazer mais nada. Antes de me aleijar costumava ir com ele correr para o mato, mas agora é impossível... faço com ele alguns exercicios de obediencia na rua tambem e mais alguns truques como o rodopiar e fazer de morto a ver se ele esgota alguma energia mental..
Boa sorte para o futuro, estou a torcer por si.
Mas o Diogo referiu na escola este problema de socialização e agressividade?diogosvp Escreveu:para já é obediência básica. Passeios com e sem trela, mudanças de direção repentinas, junto, comandos à distância, imobilizações e chamadas ao dono. Mas o treinador queria começar a fazê-lo ao mesmo tempo com outro cão. Até agora temos sido cautelosos e não metemos outro cão (ate porque no inicio ele nao confiava muito no treinador), mas a partir da próxima semana vamos começar. Ressocializa-lo.. isso sim será um desafio..
WaterMonitor Escreveu:Eu também sou toda pelo reforço positivo.
Quando fazem $%&# levam um reforço em cheio no nariz que é do mais positivo que há.
Agora (vou-me repetir pela milésima vez) como diz aqui uma pessoa que é a Floripes, há que saber ler o cão. Se a este tipo que tenho lhe desse mais do que um enxota moscas, o cão tinha um chilique.

«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
o meu filhote hoje também levou um reforço positivo na mão, mania de me andar a tentar comer a terra dos vasoskitttten Escreveu:Tu não sabes que não se pode dar uma palmada nem ao béu-béu nem à criança? Eu ainda há pouco dei um reforço positivo à minha neta que andava a chatear os desgraçados dos cães ...WaterMonitor Escreveu:Eu também sou toda pelo reforço positivo.
Quando fazem $%&# levam um reforço em cheio no nariz que é do mais positivo que há.
Agora (vou-me repetir pela milésima vez) como diz aqui uma pessoa que é a Floripes, há que saber ler o cão. Se a este tipo que tenho lhe desse mais do que um enxota moscas, o cão tinha um chilique.

«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Bem infelizmente o seu cão não teve uma vida de cachorro ideal mas não vale a pena culpar-se por isso, agora é tempo de arregaçar as mangas e resolver esse problema. Há quem não se importe em ter um cão não sociável com outros cães e não ache isso um problema, para mim é um problema. Portanto ainda bem que está empenhado e com vontade de tornar o seu cão equilibrado na presença de outros cães. Mas esse trabalho é feito na escola e por si, não basta ir à escola para ter o problema resolvido, é fundamental que no seu dia-a-dia se cruze com cães equilibrados na rua que acabem por ensinar ao seu cão que não é preciso ser agressivo e que é divertido brincar à cãodiogosvp Escreveu:Preciso de desabafar.. Como alguns já sabem o meu júlio foi atacado eu pequeno, por volta dos 4 meses. Apesar de ter sido muito bem socializado, desde esse ataque tornou-se um cão medroso e muito desconfiado de caes e pessoas estranhas. Eu fui tentando compensar isso, e cerca de um m~es depois já conseguia que ele brincasse com alguns cães no parque onde costumamos passear. O problema é que me aleijei, fui operado e passei 3 meses sem o poder passear. Essa responsabilidade passou a recair sobre os meus pais que só tinham disponibilidade para faze-lo uma vez por dia e, diga-s ede passagem, não são pessoas com o pulso muito firme para cães deste tipo. Recomecei a fazê-lo há cerca de 3 semanas (o júlio faz na 5a feira 8 meses) e tenho um cão diferente. Sempre que vê outro cao, independentemente de ser macho, femea, cachorro ou adulto, ataca. Nem se quer o deixa aproximar. O mesmo se passa com crianças barulhentas e pessoas que corram na sua direção. Deixa-me desesperado... Não como posso compensá-lo. Sei que o meu cão sofre com isto e pessoalmente deixa-me frustrado não o conseguir controlar. Nunca me aconteceu isto com nenhum cão e já tive raças complicadas de ensinar. Inscrevi-o numa escola de treino e ja tem uma semana de treino. Na obediência ele porta-se 5 estrelas e aprende quase tudo à primeira (tinha muito trabalho ja feito em casa) mas esta a ser impossivel aproxima-lo de outros cães. o treinador está confiante e diz que vai ser possivel, mas eu não consigo acreditar. Não percebo onde é que errei com o meu cãozinho...

Tenha só em atenção ao método utilizado na escola. Agressividade não se resolve com puxões na estranguladora, resolve-se com uma socialização correcta, com aproximações graduais, com muita recompensa e com muitos elogios verbais, resumindo.
Boa sorte e não desista! O treino é feito de avanços e recuos, de muitos recomeços quando o dono pensava que o treino já ia no fim, faz parte, acontece com toda a gente!
Sim, claro. Inicialmente o treino era para ser feito desde logo com um cachorro que o treinador tem. Um pastor alemao de pelo comprido extremamente sociavel, tambem com 8 meses... so que o primeiro dia do treino com esse cão presente foi insuportavel. O treinador mandava o cão dele ficar quieto e o julio ficava tao nervoso que bastava o treinador aproximar-se ligeiramente para ele o tentar atacar. Daí que optamos por primeiro fazer com que ele confiasse no treinador, para depois começarmos a tentar socializá-lo...lds6 Escreveu:Mas o Diogo referiu na escola este problema de socialização e agressividade?diogosvp Escreveu:para já é obediência básica. Passeios com e sem trela, mudanças de direção repentinas, junto, comandos à distância, imobilizações e chamadas ao dono. Mas o treinador queria começar a fazê-lo ao mesmo tempo com outro cão. Até agora temos sido cautelosos e não metemos outro cão (ate porque no inicio ele nao confiava muito no treinador), mas a partir da próxima semana vamos começar. Ressocializa-lo.. isso sim será um desafio..
Tenho plena consciencia disso.. como ja tinha dito, eu proprio depois da mordida comecei logo a refazer esse trabalho de ressocialização. Aliás quando falei com o lds6 pela ultima vez aqui, ja o tinha a brincar com cães desconhecidos, deixo até aqui um video dessa tarde que mencionei. Mas agora ele está mesmo impossivel. nem se quer é capaz de se aproximar. vai precisar de muito trabalho mesmo.saraestrelo Escreveu:Bem infelizmente o seu cão não teve uma vida de cachorro ideal mas não vale a pena culpar-se por isso, agora é tempo de arregaçar as mangas e resolver esse problema. Há quem não se importe em ter um cão não sociável com outros cães e não ache isso um problema, para mim é um problema. Portanto ainda bem que está empenhado e com vontade de tornar o seu cão equilibrado na presença de outros cães. Mas esse trabalho é feito na escola e por si, não basta ir à escola para ter o problema resolvido, é fundamental que no seu dia-a-dia se cruze com cães equilibrados na rua que acabem por ensinar ao seu cão que não é preciso ser agressivo e que é divertido brincar à cãodiogosvp Escreveu:Preciso de desabafar.. Como alguns já sabem o meu júlio foi atacado eu pequeno, por volta dos 4 meses. Apesar de ter sido muito bem socializado, desde esse ataque tornou-se um cão medroso e muito desconfiado de caes e pessoas estranhas. Eu fui tentando compensar isso, e cerca de um m~es depois já conseguia que ele brincasse com alguns cães no parque onde costumamos passear. O problema é que me aleijei, fui operado e passei 3 meses sem o poder passear. Essa responsabilidade passou a recair sobre os meus pais que só tinham disponibilidade para faze-lo uma vez por dia e, diga-s ede passagem, não são pessoas com o pulso muito firme para cães deste tipo. Recomecei a fazê-lo há cerca de 3 semanas (o júlio faz na 5a feira 8 meses) e tenho um cão diferente. Sempre que vê outro cao, independentemente de ser macho, femea, cachorro ou adulto, ataca. Nem se quer o deixa aproximar. O mesmo se passa com crianças barulhentas e pessoas que corram na sua direção. Deixa-me desesperado... Não como posso compensá-lo. Sei que o meu cão sofre com isto e pessoalmente deixa-me frustrado não o conseguir controlar. Nunca me aconteceu isto com nenhum cão e já tive raças complicadas de ensinar. Inscrevi-o numa escola de treino e ja tem uma semana de treino. Na obediência ele porta-se 5 estrelas e aprende quase tudo à primeira (tinha muito trabalho ja feito em casa) mas esta a ser impossivel aproxima-lo de outros cães. o treinador está confiante e diz que vai ser possivel, mas eu não consigo acreditar. Não percebo onde é que errei com o meu cãozinho...
Tenha só em atenção ao método utilizado na escola. Agressividade não se resolve com puxões na estranguladora, resolve-se com uma socialização correcta, com aproximações graduais, com muita recompensa e com muitos elogios verbais, resumindo.
Boa sorte e não desista! O treino é feito de avanços e recuos, de muitos recomeços quando o dono pensava que o treino já ia no fim, faz parte, acontece com toda a gente!
http://www.youtube.com/watch?v=gn4iJKLM ... e=youtu.be
Quanto ao facto de se centrar nas guloseimas, nao se preocupe. nisso o treinador e generoso. Ja optei por este porque me parece muito bem instruido. Antes dele tinha tido uma conversa com outro senhor muito reputado em coimbra, da qual desconfiei da filosofia...
nem por isso.. hoje resolveu provar o braço do treinador... mas foi uma coisa esquisita. Ele diz que deve ter sido por ansiedade. Estavam os golden do dono da quinta a solta e a ladrar ao portão e o júlio estava nervoso. Quando viu o treinador, saltou para ele para o lamber, mas ele virou costas e ele pimbas! uma trinca no braço. Muito estranho porque ele ja confiava muito bem nele. Inclusive depois disso fez os exercicíos de obediência todos muito bem.. há ali um trauma que precisa de ser bem resolvido.
Ele esteve uma semana sem ir ao treino porque eu tive que ir a coimbra e levei-o comigo. Esta semana vamos tentar introduzir o tal pastor alemão de que ja aqui falei. Vamos ver como ele se dá...
Ele esteve uma semana sem ir ao treino porque eu tive que ir a coimbra e levei-o comigo. Esta semana vamos tentar introduzir o tal pastor alemão de que ja aqui falei. Vamos ver como ele se dá...
-
- Membro Veterano
Sabe como são os outros cães da ninhada? Têm os mesmos "problemas" que o seu cão?
temos tambem um grupo para acompanhar o crescimento da ninhada e todos os irmãos do júlio são sossegados.. alem disso eu fui o primeiro a escolher tive o cuidado de escolher um não demasiado enérgico em muito medroso.. até aos 4 meses ele era mesmo equilibrado e sociavel.. foi aquele ataque que o transtornou..
-
- Membro Veterano
Ainda bem. Ainda pus em hipótese ser problema de criador!diogosvp Escreveu:temos tambem um grupo para acompanhar o crescimento da ninhada e todos os irmãos do júlio são sossegados.. alem disso eu fui o primeiro a escolher tive o cuidado de escolher um não demasiado enérgico em muito medroso.. até aos 4 meses ele era mesmo equilibrado e sociavel.. foi aquele ataque que o transtornou..
Continue com os treinos, não desista!
mais um recuo... hoje levei-o à nossa quinta onde temos o tal pastor alemão e o rafeiro alentejano com os quais se dava muito bem. Foi impossivel tirar-lhe a trela. Só sossegava quando ambos estavam deitados, mas basta um deles levantar as orelhas para o júlio se atirar a eles.. estive lá cerca de uma hora a tentar fazer com que se ambientasse com muito mimo quando ele relaxava, aproximações graduais, mas foi escusado. Bastava um deles levantar a cabeça ou sentar-se para ele tentar atacar..
Já não sei o que fazer...
Já não sei o que fazer...