Vidrado em pombos e patos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

terça jun 11, 2013 11:55 pm

vitor22 Escreveu:
dreamdog Escreveu:[Ou seja, o cão está excluído da lista de predadores naturais? e da fauna? :o
]
Qual é o espanto?

O cão é considerado animal selvagem no nosso país?

Também há cães a mais e não faz com que eu ande com o meu pato ganso a persegui los e a mata los....enfim, mentalidade portuguesa ao mais alto nível.
Uma coisa é um predador natural, outra coisa é um animal selvagem (digo eu, disso não percebo nada)..

Por acaso, em tempos, tive um casal de patos lá em casa (bom arroz de pato deram...) que para além de atacarem quem lhe dava comida, perseguiam um canito que la tinha na altura (o que ele fugia)...... Esta coisa de morar em cidades repletas de cimento e alcatrão, por vezes retira-nos um pouco a visão do meio rural.
Mas já sei, coitados dos patos e do seu descanso.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 12, 2013 2:19 am

Quanto mais não seja, por proteção dos próprios cães não deviam permitir esse "desporto".
Imagine-se que o cão apanha um pombo envenenado ou um pato doente....
Mas nem devia ser por aí... a dualidade de critérios que existe por aqui deixa-me parva...
Sofia
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jun 12, 2013 10:05 am

Há uns anos um cão foi parar com os costados ao canil por 5 meses precisamente por ter morto um pato... Portanto acho bem, se querem passar pela experiência, força nisso... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

quarta jun 12, 2013 10:38 am

lds6 Escreveu:
fradik Escreveu:Olá a todos,

O meu cão está um pouco "obcecado" em caçar pombos e patos na rua e nos jardins.

O que vos venho perguntar é qual deverá ser a minha reação a este comportamento?
Devo permitir dentro dos limites aceitáveis visto que é algo intrínseco à sua natureza selvagem ou devo proibir seja qual for a situação?

Obg
Deve obviamente colocar essa situação sob controlo. A partir do momento em que o resultado da brincadeira pode correr muito mal (o seu cão pode mesmo ferir ou matar um pato; ou pode entusiasmar-se numa perseguição e ir para a rua...), não, não é coisa que simplesmente deva deixar rolar como se nada fosse.
A maior parte dos cães que vi (creio que nesse mesmo parque) "perseguirem" patos apenas vê neles um interessante objecto em movimento, mas acabam por abandonar a empresa quando os patos param ou se voltam para eles. Possivelmente, o seu cão agirá da mesma forma; no entanto, não é coisa que eu arriscasse só para ver o resultado.
Ao invés, estimule essa "natureza selvagem" com objectos seguros, como bolas, discos, outros cães. Nesses parques onde há patos à mercê, não o solte, ou solte nas horas em que os patos se recolhem.

Obrigado pelo comentário ao tópico. O jardim dos patos deixei de frequentar, pois simplesmente não estou para correr riscos. Quantos aos pombos é impossível, eles estão em todo o lado e não há volta a dar
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quarta jun 12, 2013 10:48 am

fradik Escreveu:
lds6 Escreveu:

O meu cão está um pouco "obcecado" em caçar pombos e patos na rua e nos jardins.

O que vos venho perguntar é qual deverá ser a minha reação a este comportamento?
Devo permitir dentro dos limites aceitáveis visto que é algo intrínseco à sua natureza selvagem ou devo proibir seja qual for a situação?

Obg
Deve obviamente colocar essa situação sob controlo. A partir do momento em que o resultado da brincadeira pode correr muito mal (o seu cão pode mesmo ferir ou matar um pato; ou pode entusiasmar-se numa perseguição e ir para a rua...), não, não é coisa que simplesmente deva deixar rolar como se nada fosse.
A maior parte dos cães que vi (creio que nesse mesmo parque) "perseguirem" patos apenas vê neles um interessante objecto em movimento, mas acabam por abandonar a empresa quando os patos param ou se voltam para eles. Possivelmente, o seu cão agirá da mesma forma; no entanto, não é coisa que eu arriscasse só para ver o resultado.
Ao invés, estimule essa "natureza selvagem" com objectos seguros, como bolas, discos, outros cães. Nesses parques onde há patos à mercê, não o solte, ou solte nas horas em que os patos se recolhem.

Obrigado pelo comentário ao tópico. O jardim dos patos deixei de frequentar, pois simplesmente não estou para correr riscos. Quantos aos pombos é impossível, eles estão em todo o lado e não há volta a dar
Boas...

Ainda bem que tomou essa opção... Nós os patos, agradecemos!

Quanto aos pombos, é até um bom exercício de controlo e socialização do seu animal... Frequente o sítio e ensine o seu cão, vai ver que não dói nada!
Ah e deixe lá quem acha que eles, os cães, ficam infelizes... Também há gente que não sabe o que diz, e diz!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jun 12, 2013 12:23 pm

TheOne Escreveu:Há uns anos um cão foi parar com os costados ao canil por 5 meses precisamente por ter morto um pato... Portanto acho bem, se querem passar pela experiência, força nisso... :roll:
aparecem-nos imensos casos de cães que matam galinhas e patos. No canil.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quarta jun 12, 2013 3:18 pm

fradik Escreveu:
lds6 Escreveu:

Obg

Bom, em primeiro lugar, há uma grande diferença entre patos e pombos (não, não é que uns sejam mais nobres do que outros). Os pombos, em princípio, voam e fogem. Claro que, muito raramente, um pombo pode estar aleijado e não conseguir fugir, ou, ainda mais raro, um pombo pode ser apanhado distraído e o seu cão ser mais rápido. Pode acontecer; e isso é razão suficiente para não arriscar. Mas sempre dá mais margem de manobra ao treino que possa fazer. Agora, e antes de mais, pergunto-lhe: que tipo de "treino" já fez em relação aos pombos para dizer, já, que "é impossível"?
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 12, 2013 3:48 pm

Volto a referir:
Volta e meia os pombos, por serem muitos, por serem prejudiciais e por serem considerados praga, são alvos de campanhas de exterminação.
Campanhas essas que consistem, a maior parte das vezes, em dar-lhes comida envenenada.
Cuidado com esses " treinos".
O pombo pode já estar sob o efeito do veneno, mais lento, portanto, e deixar-se apanhar facilmente pelo cão. Eu não arriscaria. Mas claro, cada um sabe de si...
Sofia
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

quarta jun 12, 2013 3:54 pm

lds6 Escreveu:
fradik Escreveu:
lds6 Escreveu:

Obg

Bom, em primeiro lugar, há uma grande diferença entre patos e pombos (não, não é que uns sejam mais nobres do que outros). Os pombos, em princípio, voam e fogem. Claro que, muito raramente, um pombo pode estar aleijado e não conseguir fugir, ou, ainda mais raro, um pombo pode ser apanhado distraído e o seu cão ser mais rápido. Pode acontecer; e isso é razão suficiente para não arriscar. Mas sempre dá mais margem de manobra ao treino que possa fazer. Agora, e antes de mais, pergunto-lhe: que tipo de "treino" já fez em relação aos pombos para dizer, já, que "é impossível"?
O impossível referia-me ir a locais sem pombos, eles estão em todo o lado.
lds6
Membro Veterano

quarta jun 12, 2013 4:29 pm

nicosa Escreveu:Volto a referir:
Volta e meia os pombos, por serem muitos, por serem prejudiciais e por serem considerados praga, são alvos de campanhas de exterminação.
Campanhas essas que consistem, a maior parte das vezes, em dar-lhes comida envenenada.
Cuidado com esses " treinos".
O pombo pode já estar sob o efeito do veneno, mais lento, portanto, e deixar-se apanhar facilmente pelo cão. Eu não arriscaria. Mas claro, cada um sabe de si...
Nicosa,

o treino é justamente para evitar azares. Não arriscar, para mim, implica treinar o controlo do cão perante a presença de pombos. Não sei se compreendi bem, mas para a Nicosa, ao contrário, não arriscar implica não treinar, é isso?
lds6
Membro Veterano

quarta jun 12, 2013 4:34 pm

fradik Escreveu:
lds6 Escreveu:
fradik Escreveu:
lds6 Escreveu:

Obg

O impossível referia-me ir a locais sem pombos, eles estão em todo o lado.
Ah, ok, percebi, não é como no caso dos patos em que basta deixar de ir ao tal jardim.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quarta jun 12, 2013 6:33 pm

Cães e pombos... os meus (cães) adoram-nos (os pombos)!
A Vicky adora correr atrás deles só porque sim, acho que gosta de os ver a levantar voo... agora o senhor Simba sai-me um bocadinho mais obsessivo e se houver algum mais demorado é capaz de lhe fincar a dentuça no entanto nunca mordeu nem matou nenhum...
Por estes lados temos uma dona que gosta de animais, 2 cães que adoram correr atrás dos pombos e pombos que levantam voo assim que saímos de casa! ( E sim os pombos reconhecem-nos, pelo menos aos cães... só estou para ver o dia em que levo com uma cagadela de vingança em cima!) :twisted: 8)

Resumindo aqui pássaros ou pombos = corrida e vivemos todos felizes e contentes.

Quer dizer eu não vivo feliz e contente com as pessoas que com a desculpa de dar comer aos pombos fazem da janela um caixote do lixo e que por causa disso volta e não volta os meus cães comem o que não devem, mas isso é outra história....
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jun 13, 2013 2:08 pm

Eu também sou daqueles que incentiva o cão a perseguir caça, não perco uma.
Afinal, é de caça. É raro, mas já lhe tirei uns pombos da boca e alguns melros e depois era churro para cima. Mas aves é só um entretém para manter o instinto aceso.
Há falta de coelhos, sempre tenho aqui um JRT que também serve para "praticar", vê-la a "mexer" é um espectáculo.
Embora me deixe um pouco nervoso quando desaparece nos arbustos (cropofagia).
Se tivesse outro tipo de cão, era mondioring, ou gameness.
Aconselho vivamente a praticar alguma actividade para ocupar o cão, se não for caçador e se tiver um cão de caça ou de qualquer outro tipo, escolha uma actividade que melhor preencha a vocação natural do seu cão.
Cá vai uma dica.
pesquisem
Lure racing.
hare racing.
Responder

Voltar para “Cães”