Queixa / Protecção animal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

sábado jun 15, 2013 10:16 pm

Boa noite, alguém me poderia dizer se existe alguma entidade onde eu possa fazer queixa de mal tratos a animais?

Tenho-me deparado todos os dias com uma cadela que passa os dias todos acorrentada numa cerca mínuscula de uma casa, com uns 3m2 sem as mínimas condições de higiene (ou de tudo o resto). Está visivelmente em mau estado, completamente cheia de carraças pelo corpo todo. Ladra a toda gente que passa, mas na realidade ela é apenas uma pobre alma, que passa os dias todos faça chuva ou faça sol naquele espaço sem nenhuma protecção. Tenho sido eu a levar-lhe comida várias vezes. Falei com o mentecapto do dono (um homem com cerca de 65 anos) que ainda teve a lata de me dizer que não lhe falta nada. Como podem imaginar a minha vontade foi dar-lhe um soco.

Enfim, alguém sabe o que posso fazer?
afterdark
Membro Veterano
Registado: sábado abr 20, 2013 5:49 pm

sábado jun 15, 2013 10:58 pm

Sei de um cão que está nas mesmas condições.
Preso por uma corrente, até é mansinho, e nota-se que está muito triste :(

Alguém sabe o que fazer ?

Obrigado.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jun 15, 2013 11:51 pm

PauaCosta Escreveu:Boa noite, alguém me poderia dizer se existe alguma entidade onde eu possa fazer queixa de mal tratos a animais?

Tenho-me deparado todos os dias com uma cadela que passa os dias todos acorrentada numa cerca mínuscula de uma casa, com uns 3m2 sem as mínimas condições de higiene (ou de tudo o resto). Está visivelmente em mau estado, completamente cheia de carraças pelo corpo todo. Ladra a toda gente que passa, mas na realidade ela é apenas uma pobre alma, que passa os dias todos faça chuva ou faça sol naquele espaço sem nenhuma protecção. Tenho sido eu a levar-lhe comida várias vezes. Falei com o mentecapto do dono (um homem com cerca de 65 anos) que ainda teve a lata de me dizer que não lhe falta nada. Como podem imaginar a minha vontade foi dar-lhe um soco.

Enfim, alguém sabe o que posso fazer?
Para além de continuar a conversar com o dono da cadela para ver se ele melhora a vida do bicho, pode fazer queixa ao SEPNA, por maus tratos a um animal, pode fazer queixa ao canil da sua zona (não a recolhem, mas podem ir lá e notificar o dono no sentido de melhorar as condições do animal), e até pode queixar-se à polícia por a cadela ser mantida em condições que são um risco para a saúde pública e fazer barulho que incomoda a vizinhança.

E prepare-se porque todos vão invocar mil e um pretextos legais e não legais para não fazerem nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jun 15, 2013 11:53 pm

afterdark Escreveu:Sei de um cão que está nas mesmas condições.
Preso por uma corrente, até é mansinho, e nota-se que está muito triste :(

Alguém sabe o que fazer ?

Obrigado.
Falar com os donos e tentar convencê-los a tratar o animal de outra maneira mais civilizada e se for preciso ajudar.

Ou optar por todas as medidas indicadas no post anterior.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
SuaAlteza
Membro
Registado: segunda nov 05, 2012 2:13 am

domingo jun 16, 2013 1:59 pm

isso era o que estava a acontecer com o meu cao , quando o fui buscar tava todo mal tratado , ele tem pelo longo eportanto estva cheio de nos , todo sujo , super mansinho , com uma corrente a vida toda de 1 metro... era uma senhora velhota que nao conseguia tratar dele porque ele era mt bruto e grande , e pronto fui busca lo . espero que consiga ajudar o cachorro nesse problema . Aqui em portugal nao cnheco infelizmente . Ja agora vou informar me sobre isso
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

domingo jun 16, 2013 2:16 pm

E ligando mesmo para a PSP, nem que seja, para dar mais informações?
Será que dá em alguma coisa?

Cumpts
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jun 16, 2013 6:29 pm

mais vale contactar directamente a PSP e dizer que o animal faz barulho, ou assim. Pela minha experiência (não sei as dos outros) funciona mais depressa se o cão for visto como incómodo do que se determinada situação for incomoda para o cão.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
PauaCosta
Membro
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

segunda jun 17, 2013 1:53 am

Obrigado pela ajuda, vou tentar resolver o assunto já não consigo ver mais aquela situação. Não entendo como é que há pessoas tão perversas.
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jun 17, 2013 9:19 am

Deve é ter consciência que os animais retirados aos donos pelas Autoridades são entregues nos canis municipais com tudo o que isso acarreta, abate incluido.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”