Gato traumatizado com morte de outro animal... (?)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

sábado jun 15, 2013 12:08 pm

Olá Bom Dia,

Fez 1 mês dia 10 de Junho que tive que por a minha cadela a dormir. Deu-lhe uma crise renal muito grave e o estado dela foi piorando.
Os ultimos 3 dias ainda tentamos fluidoterapia, eu levava a cadela às 10h da manha e ia busca-la às 20h, por isso passou ainda as duas ultimas noites em casa (muito mal diga-se de passagem).

O que acontece é que um dos meus gatos ADORAVA a Nasty, dormia com ela, dava-lhe turrinhas, esfregava-se todo nela, eram uns autênticos companheiros.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

O que está acontecer e eu acho que é o Zuky, é que anda aparecer xixi em varios sitios. Comecei por perceber que fazia xixi na pá onde apanho as pedrinhas dos caixotes, às vezes apanho umas quantas pedrinhas e de manha apanho mais e depois mando fora. Mas ele lá quis fazer daquilo caixote. Depois mais tarde vim a dar com uma cestinha com alguns productos de limpeza com xixi tambem... mandei tudo fora.
Hoje estava de meias quando pisei o tapete da entrada aqui da cave, que normalmente só tou eu e o meu irmão e quando o pisamos estamos calçados nunca dei conta, mas o tapete estava cheio de xixi que foi directamente para o contentor do lixo.

Eu acho que ele está um bocado deprimido. Nas atitudes dele do dia-a-dia está normal, mia muito, tem sempre fome, vem pedir festas, luta muito com um outro gato que eu tenho, que a Nasty chegou a defender (e eu estava a ver era que ela me estava a comer um dos gatos pela gritaria que foi)... Mas a Nasty já cá nao está à 1 mes e uns dias e só começaram a fazer xixi fora do sitio agora.
Já aconteceu a alguém? Já aconteceu e tiveram que dar algum tipo de medicação? Ou se nao deram nada, acaba por passar mais ou menos rapido, ou sao processos demorados? Eu sei que depende dos animais, até a mim me doi ainda muito nao a ter, foram 9 anos comigo, e com o Zuky iria fazer 3, se ela tivesse aguentado mais 10 dias.
Eu falei com o Vet, mas nem foi na clinica, ele é cliente na loja onde trabalho e troquei umas ideias com ele, mas n muito afundo porque tenho sempre pessoas para atender. Ele disse-me que é bem provavel q esteja um pouco ''traumatizado'', mas até às vezes acontecem coisas estranhas e maus habitos que eles criam sem ser derivado a estes acontecimentos.
Aliás, tenho mais 2 gatos, um deles conviveu pelo menos mais 1 ano com a Nasty e está super normal. E a mais nova também anda numa boa. E sinceramente ainda n apanhei nng a fazer xixi fora do sitio, mas é dificil apanhar, mas aquilo que eu acho é que é o Zuky.

As coisinhas da Nasty até tirei muito gradualmente. Primeiro as tacinhas da agua e comida, limpei a zona toda e só à uma semana talvez é que tirei a cama e as mantas... E a Nasty desapareceu da vida dele até meio que gradualmente também, porque ela vinha passar as noites a casa, mas durante o dia ausentava-se, até que nao voltou mais...

Luzes?

Desculpem o testamento.
Bjs
Catarina
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jun 16, 2013 6:14 pm

Os animais reagem de formas diferentes a uma perda, tal como as pessoas. E é natural que o Zuky esteja a ressentir-se mais, uma vez que era o mais próximo da Nasty.

Pode ser que, com o tempo, essa tristeza vá passando, até porque o Zuky tem outros animais com quem conviver.

Mas, para já, vigie se ele está a beber e a comer normalmente, não vá ele arranjar algum problema de saúde. E a recomendação óbvia, para além desta, são os miminhos reforçados.

Resta-me lamentar a partida da Nasty, sinto muito.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Bingley
Membro Veterano
Mensagens: 1396
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

domingo jun 16, 2013 6:51 pm

Aconselho a que leve o gato ao veterinário despistar a possibilidade de haver uma cistite (infeção/inflamação da bexiga). Isso é muito frequente em situações de stress e toda a situação da cadelinha pode ter provocado stress que só agora se vem a revelar
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jun 16, 2013 8:03 pm

A Bingley tem razão. Tinha-me esquecido da parte do chichi fora do sítio, que pode ser uma manifestação de que algo não está bem a nível da saúde física do Zuki. Uma visita ao veterinário será aconselhável nesta altura.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

domingo jun 16, 2013 11:44 pm

Pois é... então, a unica mudança na vida do Zuky que acredito que tenha sido radical, é a ausencia da Nasty.
De resto ele come muuito bem, como sempre comeu. É daqueles gatos que sempre manteve um peso normal, tem o pêlo bonito e fofinho (com uma pelada no pescoço porque o Micky ataca-o e arranca-lhe o pêlo), come e bebe água, apanha solinho de manha (porque eu estou na parte da cave e nao temos assim tantas janelas onde batam o sol, mas a porta da rua tem uma janela onde coloco todas as manhas o arranhador que é daqueles altos), brinca, faz ronron. Ele continua igual. Mas comecei apanhar xixi fora do sitio que eu suspeito que seja ele, eu nao tenho a certeza.

Aliás, o Micky que é o mais velho, mas tem 3 anos e meio, come comida de insuficiente renal porque descobrimos em setembro passado uma pedrinha no rim dele, mas ele passou uma fase muito má porque comeu um comprimido da nasty, anti-inflamatorio para cao de 25Kg e esteve às portas da morte, foi nessa ida ao vet que se descobriu isso, mas a urina estava normal. Ainda tenho que lhe fazer exames e fazer novo raio-x para ver como está, mas desde Setembro que foi quando a Nasty teve uma crise renal, e depois crise nas articulações (por isso o comprimido que o Micky conseguiu comer) que tem sido um gasto de dinheiro incrivel. Dinheiro que eu nem tenho já. Estou a dever uns 600 euros, ou perto disso, com todos os tratamentos que tive de fazer à nasty desde essa altura... 199€ são dos 3 dias antes de ela falecer... tou nas lonas e os gatos nao têm sido muito vistos. Tá tudo com as vacinas em atraso porque nao tinha condiçoes de ficar a dever mais dinheiro lá na loja e vet, que sempre foram impecáveis e nunca me negaram nada para os bichos... Pago quando posso... mas a coisa acumulou... Por isso nao tive como levar o Micky mais cedo a fazer analises e raio-x e ecografias.
Como nao tenho quem me ajude nisto, estou um bocadito aflita.
Vi-me obrigada a comprar carro por causa da Nasty. Há 2/3 anos atrás meti-me nisso porque a Nasty estava a ficar velhota e ia ter problemas com o transporte. Pedi um emprestimo e ainda estou a pagar, mensalidades pequeninas porque nao ganho assim taaanto, e a minha mae tá desempregada à 2 anos (a receber 454€/mes...com 350 euros para pagar todos os meses ao banco de um emprestimo antigo)

Desculpem o desabafo. Nao costumo falar disto com nng.

Mas vou ver se levo o Zuky e o Micky... Tirei o tapete e n tem havido xixis fora do sitio. Pelo menos que eu esteja a ver... e a cheirar só mm mais perto dos caixotes é q cheira.

Obrigada pelas mensagens!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda jun 17, 2013 10:38 am

Catarina, a sua mensagem deixou-me assim... olhe, sem saber o que lhe hei-de dizer, a não ser que desejo que a situação melhore rapidamente, a todos os níveis.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
margoustink
Membro Veterano
Mensagens: 2003
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Localização: gato

segunda jun 17, 2013 11:03 am

É daquelas situações para lá do comportável.

Espero que encontre soluções.
Também não sei que lhe dizer. Há por acaso, veterinários municipais ou associações que possam ajudar pessoas em situação mais desfavorável? Talvez seja melhor por aí. É melhor mesmo não aumentar a sua dívida no veterinário.
Responder

Voltar para “Gatos”