pedras decorativas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
nuno954
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
Localização: amstaff(PIT)
podengo(LEAO)

terça jun 18, 2013 6:29 pm

Ola pessoal!
falaram-me que se podia apanhar algumas pedras e por no aquario...
É verdade ou mito?
Se se puderá fazer,basta ferver agua com a pedra lá dentro,ou tem de se fazer algo mais?

Obrigado!
<p>H&aacute; tr&ecirc;s m&eacute;todos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflex&atilde;o, que &eacute; o mais nobre; segundo, por imita&ccedil;&atilde;o, que &eacute; o mais f&aacute;cil; e terceiro, por experi&ecirc;ncia, que &eacute; o mais amargo.
(Conf&uacute;cio)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jun 18, 2013 6:51 pm

Poder pode, mas há nas lojas de animais pedras já tratadas e lavadas.

De qualquer maneira, se decidir recolher algumas pedras da rua, verifique primeiro de tudo se tem arestas pontiagudas ( que podem magoar os peixes ) e se não está demasiado suja ( com pastilhas elásticas, excrementos, muito musgo / líquene, papel ou cartão colados, etc. ).

Deve primeiro de tudo lavar a pedra ( em água quente ou fria ) para retirar a sujidade mais solta e maior. Depois, deve deixar de molho alguns dias num balde. Depois deve ferver bem e voltar a lavar com água corrente. Por fim, deve deixar secar naturalmente ao Sol.
Deve analisar a pedra no fim de todo este processo e repeti-lo se achar necessário ( se a pedra continuar suja ou com alguma coisa agarrada ).

Há muita gente que não faz tudo isto, mas eu sempre realizei estes passos para troncos e pedras recolhidos da rua e nunca tive problemas.

Há também quem passe álcool no princípio ( antes de lavar, ferver e secar ) para matar possíveis bactérias. Eu nunca fiz isto, porque tenho muito cuidado quando escolho as pedras e porque acho que ferver é o suficiente.

Boa sorte :wink: .
nuno954
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
Localização: amstaff(PIT)
podengo(LEAO)

terça jun 18, 2013 7:39 pm

Eu como não gosto de fazer as coisas mal,decido perguntar antes de fazer...
e como estou no inicio,nao queria gastar muito,e depois com o tempo investir num bom aquario e material adequado!

Já apamhei umas pedras que acho engraçadas,já lavei com uma escova e vou lavar com maquina de pressao para tirar a sujidade,e depois entao deixar uns dias de molho e entao ferver!!

Obrigadao pela resposta Nitara :D
<p>H&aacute; tr&ecirc;s m&eacute;todos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflex&atilde;o, que &eacute; o mais nobre; segundo, por imita&ccedil;&atilde;o, que &eacute; o mais f&aacute;cil; e terceiro, por experi&ecirc;ncia, que &eacute; o mais amargo.
(Conf&uacute;cio)</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 18, 2013 7:50 pm

Atenção, a maioria das pedras que se apanham na rua são calcário e não são adequadas ao aquário comunitário, só aos de ciclídeos de lagos calcários africanos, porque fazem subir o pH.
As pedras seguras são o xisto e as ígneas como o basalto, o granito e o tufo vulcânico.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

terça jun 18, 2013 9:31 pm

O que a dinodane referiu é muito importante e eu esqueci-me de referir. Há pedras que podem alterar os parâmetros da água, nomeadamente o pH.

Cuidado com isso :wink: .
nuno954
Membro
Mensagens: 163
Registado: sábado jun 26, 2010 5:09 pm
Localização: amstaff(PIT)
podengo(LEAO)

sábado jun 22, 2013 4:44 pm

O melhor é mesmo ficar quieto senão ainda dou cabo dos peixes todos!!
E se for daquelas pedras pedras que se encontram junto ao mar?
pode ser tambem,ou como sao de mar tambem vao afetar o aquario?
<p>H&aacute; tr&ecirc;s m&eacute;todos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflex&atilde;o, que &eacute; o mais nobre; segundo, por imita&ccedil;&atilde;o, que &eacute; o mais f&aacute;cil; e terceiro, por experi&ecirc;ncia, que &eacute; o mais amargo.
(Conf&uacute;cio)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado jun 22, 2013 5:49 pm

nuno954 Escreveu:O melhor é mesmo ficar quieto senão ainda dou cabo dos peixes todos!!
E se for daquelas pedras pedras que se encontram junto ao mar?
pode ser tambem,ou como sao de mar tambem vao afetar o aquario?
Devem levar o mesmo tratamento.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 22, 2013 9:30 pm

... e o mesmo critério de selecção. O calcário não faz mal nos aquas de água salgada, já nos comunitários de água doce é o que disse anteriormente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Peixes”