Este ano os gatos bebés estão a esbarrar em mim!!
Começo por dizer que não percebo nada de gatos e geralmente costumo andar alí ao lado nos cães, quando ando.
Há coisa de mês e meio, enquanto passeava a cadela no parque, esbarrou em mim uma gata que em menos de nada me oferecia a barriga e dava turrinhas. Queria mimos. Muitos mimos. Além de carente, estava escanzelada. Mas linda. Tricolor (ou tartaruga, será isto?).
Uns dias depois, dizem-me que ela teve gatinhos. Entretanto nunca os vi, ela mudou-os de sítio e era muito raro ver a gata. Quis por algumas vezes trazer comida, mas andavamos desencontradas.
No fim da última semana, volto a vê-la, primeiro sozinha, em que lhe consegui dar 1 latinha de comida humida e no dia seguinte, com a família toda. Ao longe ainda consegui ver os tufinhos de pêlo aos saltos. Mas assim que me apróximei, puff! Eclipsaram-se para a verdura. Ficando 5 pequenas cabecitas a espreitar.
A gatinha, que entretanto já me deve conhecer, pelas latinhas, já vem e recebe festas. Eu já deixei água e ração seca lá depositada (apesar de lhe dar sempre uma latinha na frente, para a alimentar melhor e para ela me conhecer). Acho que em silêncio ela chegou a dizer a um dos filhotes, "anda lá, que não há problema". E ele veio atrás. A pouco e pouco eler vão começar a saber.
Entretanto tive que me ausentar e só estarei de regresso dentro de uns dias. Deixei 2 mandatárias para lá passarem. Mas quando regressar vou aliciar os juniors com as latinhas!

Ah. Ainda não disse que eles têm cerca de 2 meses, estão lindíssimos e muito gordinhos. Os 5. Por isso é que ela está tão escanzelada (e apesar disso não sei se não está cheia de novo!). Eles são: 1 amarelinho-garfield, 2 com a cabeça e a cauda pintada (com o corpo branco), sendo que um deles os pintalgados são amarelos e o outro cinza, 1 tartaruga e 1 cinzento riscado comum (o primeiro que veio comer granulado). Como ainda não os consegui pegar, ainda não sei os sexos. Também não sei se eles com 2 meses se vão lançar a fazer fiambre da minha mão, pelo que optei por não agarrar o único que tive ao alcance. Ainda.
Vou tirar fotos e tentar fazer um video com eles a brincar, agora no meu regresso, para tentar arranjar casas para todos.
Agora as questões. Sobre esterilização:
- Quanto custa uma esterilização;
- A quem posso recorrer para solicitar uma a preços muuuuuito simbólicos (veterinário camarário? Tem essa obrigação ou apenas se ele quiser?)
- Como é a recuperação do pós operatório da esterilização (quantos dias?)?
- Posso devolver a mãe ao ninho dela enquanto não lhe arranjo uma casinha?
- A partir de que idade se pode esterilizar?
Sobre a captura, o que me podem dizer/recomendar?
Estou a pensar fazer a coisa com comida humida. E julgo que a mãe é fácil. Já me conhece, julgo que é só meter o paté numa transportadora. Se fosse mais difícil, a ideia é não alimentar um dia e no dia seguinte oferecer paté.
Sobre os anuncios, de que respostas devo desconfiar e o que devo perguntar aos interessados. E ao contrário, normalmente quais são as perguntas que os interessados fazem?
Sobre desparasitante interno e externo? Posso aplicar externo? Eles não se lambem todos (filhotes e mãe) ou o produto já está preparado para isso? Ou passo só um frontline aplicando na luva e depois esfregando no corpo, assim a fugir?
Malvada da gata, que é um pote de mel e me pediu mimos!!!