Transaminases do fígado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

quarta jun 19, 2013 6:09 pm

A Diva, a minha pequena Yorkshire, foi ontem (Terça) esterilizada. Correu tudo bem, ontem já a podíamos ter ido buscar ao final do dia, mas decidimos que ela passaria mais uma noite no veterinário, e assim foi, vamos agora buscá-lá.

Até aqui tudo bem.

A questão é, que, nas análises feitas antes de operar, a Dra. ligou-nos a comunicar que estava tudo bem, tirando os valores das transaminases do fígado, que estavam um bocado elevados. Claro que ficámos logo em pânico, mas a Dra. disse para não nos preocuparmos e deixarmos a Diva recuperar, depois da recuperação ela iniciará um tratamento, através de medicamentos, e mais informações não tenho, pois ficou combinado tratarmos de tudo depois da recuperação. A Dra. disse-nos que isto pode ter origem em algumas coisas, nomeadamente a alimentação. Mas a Diva só come ração (Royal Canin), e só apanha comida de humanos quando esta cai do balcão da cozinha, ou em raras vezes...

Alguém que já tenha passado pelo mesmo? Na consulta a seguir à de hoje vamos discutir isto tudo, mas estou confusa, preocupada e nunca pensei que isto pudesse estar ligado à alimentação.

Obrigada
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jun 19, 2013 6:42 pm

Pode até estar relacionado com alimentação (o nosso comer caseiro).

Os nossos amiguinhos nem sempre podem comer o que nós comemos.
Eles estão sempre atentos ao que deixamos cair, é um facto :lol: e aspiram logo.

Posso lhe dar um grande exemplo, que se sucedeu esta 2ªfeira com a minha cadela.

Estavamos a comer camarão, sem a gente se aperceber, caiu um bocado para o chão e a Nasha serviu de aspirador. Com isto, durante a noite ela vomitou e quando liguei a luz, reparei que ela ganhou uma ENORME alergia pelo corpo inteiro. Estava toda minada de altos vermelhos, mais parecia, picadas de abelhas. Olhos inchados, patas, orelhas, tudo. E a barriga dela, até metia impressão.

Fui imediatamente ao veterinário com ela, sendo as horas que eram...5h40 da manha.
Tivemos sorte, pois fomos a tempo de a levar lá. Pois, o veterinário contou-nos que já teve um caso semelhante, em que os donos, não chegaram a tempo da alastração da alergia e o cão acabou por morrer. Pois inchou de tal maneira a traqueira que as vias respiratórias deixaram de funcionar.

Portanto há que ter muita atenção ao que eles comem.
Foi apenas um mero exemplo, do comer.

CUmpts
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

quarta jun 19, 2013 7:19 pm

Tem razão... Nós nunca lhe damos, mas quando escapa... Pode fazer toda a diferença, obrigada pelo testemunho!

Bom, a Diva já está em casa. Está bem. Entretanto vai já começar os medicamentos, durante 1mês, em jejum. No final do mês fazemos as análises para ver como está, caso continuem elevados os valores, uma ecografia, mas a veterinária descansou-nos um pouco mais.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quarta jun 19, 2013 8:34 pm

Ainda bem.

Espero que daqui para a frente não seja nada de mal e que ela tenha muitos anos de vida :)
Responder

Voltar para “Cães”