THE END - A MIA e os 5 gatinhos (s/ preparar gatos ...)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jun 19, 2013 3:33 pm

Olá.
Este ano os gatos bebés estão a esbarrar em mim!!

Começo por dizer que não percebo nada de gatos e geralmente costumo andar alí ao lado nos cães, quando ando.

Há coisa de mês e meio, enquanto passeava a cadela no parque, esbarrou em mim uma gata que em menos de nada me oferecia a barriga e dava turrinhas. Queria mimos. Muitos mimos. Além de carente, estava escanzelada. Mas linda. Tricolor (ou tartaruga, será isto?).

Uns dias depois, dizem-me que ela teve gatinhos. Entretanto nunca os vi, ela mudou-os de sítio e era muito raro ver a gata. Quis por algumas vezes trazer comida, mas andavamos desencontradas.

No fim da última semana, volto a vê-la, primeiro sozinha, em que lhe consegui dar 1 latinha de comida humida e no dia seguinte, com a família toda. Ao longe ainda consegui ver os tufinhos de pêlo aos saltos. Mas assim que me apróximei, puff! Eclipsaram-se para a verdura. Ficando 5 pequenas cabecitas a espreitar.

A gatinha, que entretanto já me deve conhecer, pelas latinhas, já vem e recebe festas. Eu já deixei água e ração seca lá depositada (apesar de lhe dar sempre uma latinha na frente, para a alimentar melhor e para ela me conhecer). Acho que em silêncio ela chegou a dizer a um dos filhotes, "anda lá, que não há problema". E ele veio atrás. A pouco e pouco eler vão começar a saber.

Entretanto tive que me ausentar e só estarei de regresso dentro de uns dias. Deixei 2 mandatárias para lá passarem. Mas quando regressar vou aliciar os juniors com as latinhas! :)

Ah. Ainda não disse que eles têm cerca de 2 meses, estão lindíssimos e muito gordinhos. Os 5. Por isso é que ela está tão escanzelada (e apesar disso não sei se não está cheia de novo!). Eles são: 1 amarelinho-garfield, 2 com a cabeça e a cauda pintada (com o corpo branco), sendo que um deles os pintalgados são amarelos e o outro cinza, 1 tartaruga e 1 cinzento riscado comum (o primeiro que veio comer granulado). Como ainda não os consegui pegar, ainda não sei os sexos. Também não sei se eles com 2 meses se vão lançar a fazer fiambre da minha mão, pelo que optei por não agarrar o único que tive ao alcance. Ainda.

Vou tirar fotos e tentar fazer um video com eles a brincar, agora no meu regresso, para tentar arranjar casas para todos.

Agora as questões. Sobre esterilização:
- Quanto custa uma esterilização;
- A quem posso recorrer para solicitar uma a preços muuuuuito simbólicos (veterinário camarário? Tem essa obrigação ou apenas se ele quiser?)
- Como é a recuperação do pós operatório da esterilização (quantos dias?)?
- Posso devolver a mãe ao ninho dela enquanto não lhe arranjo uma casinha?
- A partir de que idade se pode esterilizar?

Sobre a captura, o que me podem dizer/recomendar?
Estou a pensar fazer a coisa com comida humida. E julgo que a mãe é fácil. Já me conhece, julgo que é só meter o paté numa transportadora. Se fosse mais difícil, a ideia é não alimentar um dia e no dia seguinte oferecer paté.

Sobre os anuncios, de que respostas devo desconfiar e o que devo perguntar aos interessados. E ao contrário, normalmente quais são as perguntas que os interessados fazem?

Sobre desparasitante interno e externo? Posso aplicar externo? Eles não se lambem todos (filhotes e mãe) ou o produto já está preparado para isso? Ou passo só um frontline aplicando na luva e depois esfregando no corpo, assim a fugir?

Malvada da gata, que é um pote de mel e me pediu mimos!!!
Última edição por srYuki em quinta jul 25, 2013 9:21 pm, editado 2 vezes no total.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quarta jun 19, 2013 4:27 pm

Bem vinda ao grupo :lol: :lol: :lol: e são mais uns pequenitos com sorte :D

Verifiquei que é de Santarém, tenho uma armadilha, se verificar que se torna necessário, eu faço-lha chegar, trabalho em Salvaterra.

As esterilizações depende muito aonde são feitas e como são feitas, o meu vet leva cerca de 120€ as fêmeas e 35€ os machos, sendo que a das fêmeas é com sutura intra-dérmica e não é necessário voltar para tirar os pontos, 2 a 3 dias está pronta para voltar à rua. A esterilização deve ser feita por volta dos 6 meses, de preferência antes do 1º cio.

No que se refere a desparasitantes, costumo dar 1 interno para os parasitas internos, e se tiverem mais de 1 Kg ou 2 meses, meto-lhes a pipeta para as pulguitas, o outro em spray só se forem mais pequeninos.

Quanto às adopções, já não dou palpites, é algo que me assusta muito até porque já fui enganada e não consegui recuperar o bichano, mas vai haver por alguém que vai ajudar. Acho que por mais cuidado que tenhamos, se nos quiserem enganar, enganam :(

Boa sorte com os pequenitos :wink:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jun 19, 2013 5:29 pm

Olá novamente Alexpat.

Os veterinários não fazem esse internamento de 2-3 dias pois não? Eu só tenho disponível a varanda (mal por mal, são as mesmas condições que na rua) mas ela pode flipar e mandar-se de lá abaixo. Ou nem por isso? É que a cadela não faz mal a bicheza. Mas a gata entretanto já se habituou a defender-se dos cães! É normal.

Também me passou pela cabeça esterilizar os pequenos antes de os oferecer, mas estou a ver que não é possível. Em termos de verba seria incomportável, mas estou a ver que pela idade também não dá. Estou a magicar campanhas de angariação de fundos (ainda não sei bem como vou fazer), inclusivé, para ver se além das pipetas lhe dava a vacina, mas não sei como isso vai correr. O problema é que as pessoas também não acreditam. (Falo por mim tb que sou um bocado céptica.) Talvez de euro em euro...

Quanto ás pipetas, que marca?
Isso é já a primeira coisa assim que lhes puser a mão! O desparasitante interno tb não deve ser caro, mas também não sei se é bebível, pasta ou se já tomam comprimidos com esta idade...

Quanto aos adoptantes, fico á toa. Vi a outra história da pessoa que queria os 4. É esquisito. Também não estou a ver bem a maldade que pode estar por trás. Vender?

PS - E a Caipi está maravilhosa e espertalhona. Foi outra cheia de sorte! Até tenho um video dela com a amy, mas ainda n o meti na net (e está meio escuro!).
Última edição por srYuki em domingo jul 14, 2013 2:35 am, editado 1 vez no total.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quarta jun 19, 2013 9:51 pm

A nível de esterilizações podia contactar uma associação de protecção animal, como a animais da rua, ou outra da sua zona. Geralmente estas associações têm acordos com vets e clínicas e fazem preços mais acessíveis. Foi assim que consegui esterilizar uma gata que tenho por metade do preço que referiram. Por Leiria os preços de esterilizações também é o mesmo preço.

Em relação à aproximação dos gatitos, o melhor mesmo era munir-se de tempo e paciência. Já que a mãe é meiga e deixa que você se aproxime, era alimentá-la e deixar que os gatitos também se aproximassem para se alimentarem. Afastando-se um pouco, claro, de modo que os gatitos se aproximassem, mas ficando nas redondezas para que eles a associem à comida.

Eu tenho a experiência de uma gata meiguíssima que apareceu perto do meu trabalho, com dois filhotes, já com 2 mesitos. Os gatitos fugiam das pessoas mas a gata mãe deixava inclusivamente que a pegasse ao colo.

Um dos gatitos apareceu com uma perna magoada, mas não se deixava apanhar. No dia seguinte, como era feriado, peguei numas latitas de comida e fui ter com eles. Pus as latas no chão e afastei-me um bocado. O que estava melhor, depois de comer até se começou a aproximar de mim e a brincar com os atacadores. A outra (era uma gatita), como não se mexia bem por causa da perna, lá tive que aproximar a comida, senão a mãe e o mano comiam tudo. Mas por fim lá consegui apanhar a gatita ferida e encaminhá-la para uma associação que tratou dela. Este caso foi mais fácil porque estava magoada.

O outro gatito acabou por ser adoptado por uma pessoa da zona. E a mãe conseguiu um dono 5*. E a gatita recuperou e também foi adoptada.

E desculpe o testamento.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 19, 2013 11:23 pm

Sr. Yuki, em primeiro lugar, parabéns por mais este seu gesto de efectivo amor pelos animais.

Vou tentar responder de acordo com aquilo que também vou aprendendo.

Esterilização:
Contacte a Animais de Rua, mas a ajuda vai depender de terem um núcleo e acordos com veterinários aí na zona ou não. Em alternativa, contacte associações da zona, exponha o caso e pergunte se pode beneficiar de acordos especiais que possam ter com veterinários, uma vez que se trata de uma gata de rua.
O veterinário municipal pode esterilizar ou não, tudo depende da política da câmara municipal.
Quanto ao pós-operatório, é como disse a Alexpat. Pode devolver, mas corre o risco de, entretanto, lhe acontecer alguma coisa – que é sempre uma possibilidade quando os animais estão na rua. Quando são meigos ou têm algum problema de saúde, eu nunca consigo devolvê-los…
Idade de esterilização para as fêmeas: a partir dos seis meses e, preferencialmente, antes do primeiro cio, para mais eficazmente se poderem prevenir algumas doenças. Mas, não sendo esse o caso, quanto mais cedo, melhor.
E atenção, que essa gata, com bebés já com dois meses, não tarda pode estar grávida novamente.

Captura:
Sim, se for difícil, deve dar-se alguma fome antes. Como isco, utilizar comida húmida, fiambre, atum, sardinhas em conserva, carne picada crua, frango assado…

Sobre os anúncios:
Explicar que os animais se destinam a adopção responsável e sujeita a assinatura de termo de responsabilidade. Na troca de mails e nos contactos telefónicos é que podemos ir avaliando melhor os candidatos a adoptantes: se já tiveram animais, como estão ou o que lhes aconteceu, o espaço a que se destinam, as condições que estão dispostos a proporcionar-lhes, a opinião sobre o flagelo do abandono, sobre a esterilização… enfim, tudo o que o seu instinto lhe vai ditar na altura. Eu opto por ir mostrar na casa do adoptante, deixando claro que o animal não vai ficar lá nesse dia, para dar ao adoptante e a mim um espaço de reflexão. Dou sempre também a garantia de receber o animal de volta, caso algo venha a correr mal (mais, é um direito que me reservo). Ainda assim, como disse a Alexpat e muitos de nós sabemos por triste experiência própria, a segurança nunca é a 100 por cento, mas quanto mais precauções tomarmos, menos riscos corremos à partida.
Já nem sequer respondo aos mails e SMS que me mandam a perguntar “Ainda tem o animal X”, sem mais nada, ou “Eu quero o animal Y. Pode levar-mo a esta estação de metro assim assim?”. Um adoptante com intenções sérias faz um contacto sério.

Desparasitantes:
Com dois mesinhos (dependendo do peso), já podem fazer um desparasitante interno em comprimido. Quanto ao externo, como para já não vai ter controlo nas lambidelas mútuas, o melhor é a alternativa do Frontline conforme a referiu.

Só mais uma coisa: se puder, recolha os bebés quanto antes. Serão maiores as probabilidades de se tornarem gatinhos sociabilizados e meigos.

Muito boa sorte! :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jun 20, 2013 1:01 am

ambv, agradeço o testemunho e o testamento.
Faz-me ter esperança no esforço, recompensado pelas adopções. Quanto aos bebés, provavelmente cada um terá o seu feitio e uns vão querer fazer de mim fiambre e outros vão ser lambões e querer comer. Isto supondo que ninguém ainda lhes pegou.

Quando regressar (domingo ou segunda) vou para lá com uma mantinha (é relva e tudo!) tentar filmar, fotografar e alimentar. Portanto, para estar lá um bocado a olhar para eles. Sei que o melhor é da parte da tarde, pq estão alí a apanhar sol ao lado da mãe. Se estiver quente, mais pelas 19h, alí dá sombra e também é uma hora em que andam nas brincadeiras. Se estiver menos quente, ao sol tb se está bem. Levo a artilharia comigo (desparasitantes, comidas e um caderninho, para anotar o que dei a alguém e os sexos que conseguir ver) e administro já o que conseguir, se bem que não vou na esperança de lhes pegar já. As imagens também acho que são importantes, porque é o marketing deles próprios a trabalharem por si.

Tassebem,
A gata eu desconfiei que estivesse grávida. No 1º dia, fiz uma apalpação (de lado) e acho que senti mexer. Tinha uma barriga pendona em direcção ao chão, a "alargar" logo depois das costelas, mas estando ao mesmo tempo muito magra nos quartos traseiros. No 2º dia, com uma amiga, ela disse que talvez não. Bem, acho que será mais claro, no meu regresso.
A estar grávida, julgo que ela afastará a ninhada dos mais velhos assim que parir e isso seria bastante mais aborrecido por ser de repente.

Também gostei muito dessa ideia de ir mostrar o gato um dia sem que lá fique. E compreendo perfeitamente o que diz sobre o "contacto sério". Concordo.

Sobre recolher os gatos... falando a verdade, eles estão no meio do parque e a menos que a mãe os espante, não me parece que se dispersem muito, para já. E ainda estão a uma boa distância da estrada. E na verdade a mãe trata bem deles, se não tiver outra ninhada entretanto. Se tiver resgato-os rapidamente. E não me posso pegar, porque sou uma manteiga derretida e passo o tempo a esconder isso!

Bem e por fim, a mãe. É muito meiga e bonita. Merece um bom lar. Nota-se que já teve um. E faz um miau com RR's lá pelo meio :D .
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 20, 2013 2:11 am

srYuki Escreveu:(...)

Sobre recolher os gatos... falando a verdade, eles estão no meio do parque e a menos que a mãe os espante, não me parece que se dispersem muito, para já. E ainda estão a uma boa distância da estrada. E na verdade a mãe trata bem deles, se não tiver outra ninhada entretanto. Se tiver resgato-os rapidamente. E não me posso pegar, porque sou uma manteiga derretida e passo o tempo a esconder isso!

(...)
Não é só pelos perigos que correm. É também porque, se os deixa crescer muito num estado silvestre, mais difícil se tornará sociabilizá-los, torná-los confiantes e meigos -- o que é uma enorme mais-valia para uma adopção.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta jun 20, 2013 9:03 am

Os gatinhos que capturei das ninhadas anteriores, apanhei-os com a transportadora, não era fácil, até porque a mãe fazia um miado forte para tentar que se afastassem, prendia um cordão à porta da mesma, fazia-o passar por dentro de modo a sair pelas traseiras da mesma, não sei se me estou a fazer entender, e na altura que eles entravam puxava com força.
Mas com esses já leva uma vantagem, a mãe é meiga, o que esperemos que ajude :wink:

Quanto ao meus pequenotes, eu para além do anuncio que meti com os 4, meti mais 2 individualmente, 1 da gatinha e outro do gatinho preto e branco, e assim que o anúncio saiu, recebi um mail do sujeito que queria os 4 a dizer que queria ficar com a gatinha, ou seja, ele não percebeu que eram os mesmos. Entrei logo em parafuso, mas ainda assim tentei manter a calma, o que me interessava mesmo era falar com ele e consegui, e pareceu-me apenas alguém que não sabe bem o que quer, pediu-me para lhe guardar a gatinha, que seria para o irmão, e que ia decidir qual é que queria para ele, mas até agora nada, fiz-lhe demasiadas questões!!! mas é melhor assim, a gatinha vai embora no sábado e vai para perto, e os outros tb hão-de ir, e se não forem, não lhes vai faltar carinho, comidinha e um tecto, embora já com algumas dificuldades :(

Boa sorte com a captura :wink:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta jun 20, 2013 1:05 pm

se tiver possibilidades de se deslocar a lisboa, esterelize a gata através da entregatos. custa uns 40 euros. tb. pode pedir ajuda para apanhar os mafarricos. e adote a gata. ela já a adotou :D
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jun 20, 2013 1:19 pm

anja-azul Escreveu:se tiver possibilidades de se deslocar a lisboa, esterelize a gata através da entregatos. custa uns 40 euros. tb. pode pedir ajuda para apanhar os mafarricos. e adote a gata. ela já a adotou :D
Tenho sim!
Por 40 euros até eu resolvo isso e pronto!
Não a posso adoptar nesta altura. A minha vida não está ainda estável nem familiar nem financeiramente. Só por isto, porque de coração eu sou uma fácil, admito! :D

Agradeço também a informação de que as mães gatas emitem miados para os filhotes fugirem! Desconhecia. Ou melhor, não sabia que era esse o propósito!

E acho que tenho uma boa notícia.
Só em conversas sobre a situação, acho que já há 1 dono para 1 sortudo! Amiga de uma amiga, que inclusivamente vejo de vez em quando! Vamos ver se se confirma, mas acho que sim. Agora estou eu aqui, excitadíssima, presa e não estou lá p avançar com as coisas!!!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jun 20, 2013 5:29 pm

Acho que não vou acrescentar nada porque já referiram aquilo que julgo ser essencial.

Quando nos preparamos para promover uma adoção, devemos procurar que o animal vá com o melhor comportamento possível muito bem socializado e educado para estar em casa, por exemplo, para além disso com os cuidados mínimos de saúde.

Há não muitos anos tive situações semelhantes mas com cães e foi o que tive mais preocupação, na altura não foi preciso promover; porque já tinha candidatos. No caso de se procurar, também acho que os animais com boas fotos e vídeos; têm mais hipóteses de apaixonar as pessoas certas.
Não existe grande lógica em ter um gato ou um cão como animal de companhia. É simplesmente emoção que está por trás dessa atitude.

Louvável a atitude.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta jun 21, 2013 5:46 pm

Passei no Vet da Amy para ir buscar os desparasitantes. Na hora da conta, só de desparasitante interno e externo, :o Glup. Respira! São 6!!!
E já vi que vou ter que ir de troley p o parque!!! Vou mesmo ter que os pesar antes de dar o desparasitante. A olho não vou lá. E ele incentiva a que os gatos fiquem com a mãe até aos 3 meses. E avisei-o que se for preciso, ligo. Ele esta ligado a uma associação e é sensível a estas questões. Mas é muito longe para trazer a gata, já que sei que a maior parte stressa nas viagens de carro.

Este é o meu stock. E pensei 2 vezes antes de trazer a areia de silica! Pensei, "bem, quando a mãe tiver a operação marcada, logo preparas isso!!!!".

Comprei 4 kg de comida, porque me surpreendeu a quantidade de comida que aquelas lontrinhas levaram abaixo numa só noite! Lamentavelmente, terá que ser da mais baratuxa e n vai durar muito. Os humidos, é mesmo para dar graxa! :D

E fitinhas. Só porque sim. Para ficarem giros nas fotos.

Imagem
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sexta jun 21, 2013 6:13 pm

eu tb. gostava de dar melhor alimentação aos meus protegidos da rua. já mudei porque a que comprava, parece-me que não os alimentava nada. mas antes isso do que ir aos caixotes. ou dar restos. tenho uma vizinha que dá autenticas mixórdias a 2 gatos abandonados. claro que quando os mandei castrar, vieram com a indicação de "falta de cuidados". e mesmo depois de ser avisada, a mulher continua. mas quem a ouve :twisted:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo jun 23, 2013 11:59 am

Umas fotos rápidas da mãe.
As crianças deviam estar no "berçário" porque não apareceram!

Imagem

Imagem

http://img39.imageshack.us/img39/818/9k33.jpg
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jun 24, 2013 10:47 pm

Olá.
Pipeta aplicada na mãe. Não apliquei em alguns dos gatinhos porque me faltou o "dispositivo de fechar". Segundo o vet, é uma para todos! E bem precisam pq eles lá se coçavam!

A boa notícia é que parece que a mãe não está cheia. Também se confirma que ainda está a amamentar, pelo que talvez não aconteça já. Mas os pirralhos estão claramente em desmame, porque ela até dá um miado especial para os incentivar vir comer. Achei fantástico. Ela miou dessa maneira e dois deles vieram imediatamente comer (granulado) bem pertinho de mim. Tipo ordem.

Também já percebi porque é que comem que nem lontras! Hoje vi um intruso a comer a ração deles. Um intruso gato, é certo. Resultado, hoje custou-me 1h, mas só vim embora depois de todos comerem pelo menos qualquer coisa. Para alguns, foi um festim. Trouxe praticamente tudo o que sobrou. Também o que se deixa, começa a ser atacado pelas formigas...

E depois há qualquer coisa de National Geographic nisto, que me fascina. A dada altura, eu farta de esperar e parcialmente devorada pelos mosquitos, venho reunir as minhas coisas, e lá vem a mãe gata atrás de mim, com os seus mini-me's aos salticos atrás dela e conseguiu trazer todos. Acho mesmo que ela também queria que todos comessem ração.

PERGUNTAS MUITO IMPORTANTES:
1)
Há alguém que me venda/doe uma única pilula? 1 unidade, não uma caixa, só para prevenir, enquanto não se dá o desmame e a esterilização.

2) Será que posso subtrair gatinhos aos poucos nos bigodes da mãe gata? Ou ela vai topar e vai cortar-me os previlégios e, quem sabe, mudá-los de sítio? Eu poderia leva-los quando ela não estivesse, mas eles só vêm ter comigo quando ela dá autorização, portanto, quando está presente. Pelos vistos são muito obedientes!!
Responder

Voltar para “Gatos”