Toronto proíbe venda de animais em lojas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta jun 20, 2013 10:34 am

Não sei se já aqui foi postado, mas de qualquer forma aqui vai....

Aqui está uma lei em que Portugal devia por os olhos!

Toronto é a segunda cidade Canadense a fazê-lo. Na Passada Quarta feira Toronto proibiu a venda de cães e gatos em lojas.
Os Legisladores Canadenses consideram dois dados básicos para tomar esta medida:
Lutar contra as fazendas de filhotes
O ambiente impróprio para os filhotes ( os cachorros chegam a passar semanas em gaiolas sem nenhum estimulo social e submetidos ao stress continuo dos shoppings)

Comprar um cachorro cachorro numa loja, geralmente é um prelúdio de futuros problemas comportamentais

O texto está em espanhol
http://www.doogweb.es/2013/06/20/prohib ... s-toronto/

Enquanto escrevia aqui encontrei também este artigo de 2011
http://oitoronto.com.br/18023/vendas-de ... pet-shops/
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 20, 2013 5:35 pm

Este artigo também é muito bom:

10 razões para não comprar um cão em lojas:
http://www.doogweb.es/2010/06/04/10-raz ... n-tiendas/

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta jun 20, 2013 6:13 pm

Tentei traduzir o texto que a Dinodane apontou para o colocar online em português, não está perfeito mas penso que a ideia principal permanece. Alterei apenas algumas coisas.

10 Razões para não comprar um cão (e qualquer animal) numa loja:

1 - É um cachorro como qualquer outro, e se é bonito, porque não vai ser um bom cão se me aseguram que vem de um bom criador?

Um criador responsável não deixa os seus cachorros á venda numa loja. E se os vendedores te asseguram que sim. pede-lhes o contacto do criador, onde se encontra, e para conhecer os pais do cachorro.

2 - sim, mas na loja insistem que é um excelente exemplar, que o importaram de Inglaterra....

Os cachorros (animais) de loja são provenientes de duas fontes: «criadeiros» particulares e tráfico de cachorros.

3 - Tenho pressa e não encontro o que quero, e na loja conseguem-mo em duas semanas!

Se te pões lista de espera para um automóvel de uma determinada cor, ou de um jogo de última geração, não parece muito lógico ter pressa para comprar um cachorro. Nunca te perguntaste porque encontras o cachorro na loja?

4 - Vi vários criadores e pedem-me preços muito altos, na loja é mais barato.

Os preços das lojas são bastante inferiores aos de um bom criador, é verdade. Mas a maioria dos criadores sérios têm cachorros «caros» (destinados a exposições de beleza, estás a comprar um futuro campeão, e isso tem um preço), e outros mais acessóveis destinados a companhia.

5 - Muito bem, mas na loja custa metade do preço, e não posso gastar dinheiro assim...

Queres comprar um cão barato? Todos os anos mais de 100 000 cachorros são abandonados em Espanha, que tal adoptar um? O preço será simbólico (ou mesmo gratuito).

6 - Não pode ser, se vou ter um cão, quero um cão de raça!

Salvo algumas excepções, podem encontrar-se praticamente todas as raças em associações ou canis municipais.

7 - Sim, mas os cachorros desses sítios podem ter passado experiências más e ter um feitio complicado...

É impossível convencer-te do contrário (não se sabe a vida que o cachorro levou antes de chegar á associação/canil). Mas é certo que qualquer problema se pode superar, e falando de experiências más: Os cachorros que provêm de tráfico viajaram dezenas de horas num camião sem condições rodeados pelos cadáveres dos seus irmãos, e essa não me parece uma experiência positiva, não achas?

8 - Não há problema, na loja asseguram-me que o cachorro vem de um criador Espanhol, e se o pedir trazem-mo em 15 dias.

Pode tratar-se de um reprodutor nacional, mas é difícil que o tenham em quinze dias, como se se tratasse de um arranjo numa loja de roupa. Não será um reprodutor multi-raça, ou uma fábrica de cachorros (puppy mill)?

9 - e o que tem de mal um reprodutor que tenha muitas raças?

Um «criadeiro» multi-raça é um sítio onde as fêmeas são cruzadas continuamente em condições deploráveis, são máquinas de fazer cachorros da raça que estiver na moda. Muitos são legais, por isso a única solução que existe é boicotá-los nós mesmos, que desapareçam por falta de lucro, e que mudem para outra que lhes dê mais dinheiro, já que é a única coisa que lhes interessa.

10 - Bem, não quero gastar muito dinheiro e quero uma raça concreta, onde procuro?

e continuas com o dinheiro, tens a certeza que queres um cachorro? Tem em conta que ao longo da sua vida, o cahorro terá doenças, talvez tenha de ser operado ( e as cirurgias não são baratas). Um cachorro come todos os dias, precisa de vacinas todos os anos, desparasitação de três em três meses? Continuamos a dicionar gastos?

10+1 - Ok, assumo (que não tenho muito dinheiro), então onde procuro?

O primeiro lugar deveria talvez ser nos canis municipais, (os cachorros que vºao lá parar têm os seus dias contados), ou então em associações potectoras da tua área de residência. Também há associações de raças concretas. Procura um pouco pela internet, e terás o teu cachorro mais rápido do que pensas.
Uma última recomendação. Abre um pouco a tua mente, porque não um rafeiro puro?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Responder

Voltar para “Cães”