Gato com Tumor maligno de pele, linfoma

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

bmia4
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:53 pm

terça jun 18, 2013 3:36 pm

Tenho um gato com 16 anos, Kimbo aqui para a arca, que lhe apareceu no passado domingo uma ferida que acabou por se tornar num quisto, na pele, por trás do pescoço. Terça feira fez uma biópsia e soube ontem que era um tumor maligno do tipo linfoma. Vou hoje à vet para falarmos. Ele emagreceu mto no ultimo ano, tem diarreia muitas vezes, e tb vomita mto, o que aconteceu sempre mto porque come tudo o que é ervas da minha varanda :) Continua a comer, já só comida humida, pede mesmo comida, bebe agua, apesar de bastante magro, continua a reagir a estimulos, quando o chamo, dorme ao meu lado, etc.
tendo em conta a idade dele não me inclino para uma operação de anestesia geral, que parece ter que ser o caso neste caso malignos porque tem que se remover mais tecido em volta do tumor. Receio que ele fique pior depois da operação. Vou propor a vet a continuação dos antibioticos, continuar depois com antiinflamatórios e qd lhe começar a doer analgésicos. Quando não houver nada a fazer, ele já não comer, e não se mexer, sem reacção, eutanasiar.
Li aqui que a injecção é aflitiva para os animais, alguém me pode dizer mais sobre o efeito que ela tem? Gostava de poder dar o melhor tempo ao pouco tempo que o meu gatinho terá, alguém me pode dar uma opinião?
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça jun 18, 2013 4:49 pm

lamento.... :cry:

quanto ao acto da eutanásia, aqueles a que assisti não me pareceu que houvesse sofrimento do animal pois ele é sedado primeiro, e só quando está a dormir é eutanasiado.
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jun 18, 2013 5:00 pm

isso não é um linfomamas um fibrosarcoma. e lamento muito queisso tenha acontecido. deixar de comer e de andar é improvável. o mais certo é que o tumor comece a crescer e eventualmente pode afetar a marcha. mais o que vai acontecer sem dúvida, se for essa doença, é começar a sangrar porque dá muita comichão e os animais coçsm-se imenso.
a minha kitty durou uma ano. a única coisa que fez , foi quimioterapia e antibióticos. no final, a pele estalou e fez uma hemorregia enorme. tive de a por a dormir
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

terça jun 18, 2013 7:08 pm

homeless Escreveu:quanto ao acto da eutanásia, aqueles a que assisti não me pareceu que houvesse sofrimento do animal pois ele é sedado primeiro, e só quando está a dormir é eutanasiado.
Lamento imenso :cry: .
Pelo que me informaram (e se estiver errada peço que me corrijam) a eutanásia consiste na administração da anestesia utilizada nas operações, mas em dose excessiva de foram a parar o coração. Logo, o animal adormece sem sofrimento.
Clara
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

terça jun 18, 2013 7:27 pm

Há cerca de 2 anos assisti à eutanásia de uma gata da minha tia, foi dada na zona do pescoço, numa veia e não levou qualquer anestesia previamente, foi uma questão de segundos e a menina adormeceu nas minhas mãos :cry: Custa-nos muito, mas pior que isso é o sofrimento principalmente aquele que sabemos que não tem cura, se gostamos dos nossos meninos temos de lhes dar um final digno, ainda que não seja uma escolha fácil :(

Desejo que as coisas decorram da melhor forma possivel...
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça jun 18, 2013 9:14 pm

anja-azul Escreveu:isso não é um linfomamas um fibrosarcoma. e lamento muito queisso tenha acontecido. deixar de comer e de andar é improvável. o mais certo é que o tumor comece a crescer e eventualmente pode afetar a marcha. mais o que vai acontecer sem dúvida, se for essa doença, é começar a sangrar porque dá muita comichão e os animais coçsm-se imenso.
a minha kitty durou uma ano. a única coisa que fez , foi quimioterapia e antibióticos. no final, a pele estalou e fez uma hemorregia enorme. tive de a por a dormir
Também existem linfomas cutâneos, e pelos sintomas descritos pela forista bmia4 já deve ter ser metastização de algum linfoma alimentar.

A Eutanásia é um procedimento indolor, não vai ver reacção nenhuma por parte do Kimbo, apenas um suave adormecer.
bmia4
Membro

sexta jun 21, 2013 2:10 am

Obrigado a todos os que responderam. O Kimbo foi na terça à vet, nem tenho vindo aqui com tudo isto. Optei por não operar, a veterinária compreendeu e tb acha que é um risco. Segundo ela, e pelo que noto tb, ele não tem dores, aliás ela fez a biopsia, 3 vezes espetou a agulha e ele nem mexeu, e após estes dias todos de antibiótico, também desinfecto várias vezes, mexo e ele nada. A vet achou que estava melhor, ele "encolheu", o que deve ser o normal tendo em conta a medicação, continua com o mesmo diâmetro mas está mais baixo e mais enrugado. Eu não he pus o cone porque ele lambe pouco, mas de vez em quando lambe. Vou na próxima terça novamente e pergunto se lhe posso por alguma coisa para a comichão, não sabia que dava. Mas basta pensar em nós numa ferida a cicatrizar claro. Ele basicamente está na mesma como à 6 meses para cá. À um ano começou a emagrecer, a diarreia quase permanente, vomita mto, mas come bem, sempre se foi aguentando com a s suas brincadeiras com as manas. Anda estes dias um pouco mais triste, mas come bem, bebe agua, faz cocozito, chichi, talvez ande farta de tanta xarope doce que lhe enfiou pela boca. Clavamox(sabe a banana), becozine ( é doce como o raio) com este fica quase sempre a tossir e eu dou devagar. Está autorizado pela vet a comer o que lhe apeteça, portanto é yuppie festim! Que mais dizer... li todos vocês com atenção, estou mais aliviada em relação à eutanásia no caso de ser necessário, mais tarde. Impressionou-me muito a história da gatinha que teve a hemorragia, desculpe não ter agora o nome presente. Vou estar atenta ao quisto dele para não abrir, ele parece-me mais po seco, tá duro e achatado, mas realmente tem uma aurelola no centro, poderá ser uma zona de pele mais fina e com ele a lamber...vou falar nisso à vet. O cone não queria por já sei que não comia nada com aquilo, mas se for preciso faço-lhe um mais pequeninho po focinho ficar livre. Ele dorme na minha almofada, agora que está portátil :) em cima da minha cabeça. É um filho, sempre bébé, vi-o nascer, ajudei a mãe, puxei este piolho dela, é uma grande dor mas estou mais conformda e com mta vontade de tratar bem dele, tudo o que puder. Talvez aqui volte, sempre este site foi mto solidário em várias situações.
Mais uma vez obrigado a todos, melhoras pos patudos que precisem e a chata aqui vai dando noticias e redigindo uns desabafos. Sei que aqui entendem o nosso sofrimento e ansiedade.
Bem hajam e turras do Kimbo
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 21, 2013 5:45 pm

Estes casos são sempre muito delicados... e o dia virá, oxalá que distante, em que se irá aperceber, pelo olhar dele, de súplica, que terá que lhe dar uma ajudinha a partir...

Resta-me desejar-lhe boa sorte e que o gatinho vá tendo dias melhores...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
petdefender
Registado: quarta jun 26, 2013 11:31 pm

quinta jun 27, 2013 5:49 pm

Deverá confirmar com o seu veterinário mas a Prednisolona é muito boa para parar o crescimento do tumor e é bastante acessível. A minha gata estou a dar 1 comprimido por 2.5 kg de peso, mas o melhor é pedir ao médico confirmação.
bmia4
Membro

terça jul 02, 2013 1:40 am

Obrigado petdefender, amanha vou com ele ao vet e falo nisso. O tumor cresceu em diâmetro, acabou por secar, encolheu em altura, mas está mais largo e com mto mau aspecto, apesar de seco. O vet indicou-me depois de desinfectar, por alternado nivea e bepantene plus, mas ficou pior, mais vermelho, desisti e nos últimos 5 dias sói pus agua oxigenada, tá a tomar clamavox à 15 dias e vitamina B. Come, faz tudo mas esta mto parado já, ainda salta, vai procurar comida mas acho que já deve ter dores. Isola-se no wc, sente-se protegido das outras provavelmente. Tb já notei que um olho dilata mais que o outro, talvez indique que está a ver mal de um deles. Pronto isto são suposições e desabafos, amanha tudo será esclarecido. Tenho mto medo que a crosta estale e aconteça o tal sangramento.
Amanha venho reportar o que disse o vet.
Obrigado a todos pelo apoio. O Kimbo agradece muito também.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça jul 02, 2013 7:49 pm

a vet disse para pôr bephantene plus na kitty. aliviava relativamente. quando eles estão doentes, isolam-se. não o force. chegou a uma altura em que tinha de levar a kitty ao colo porque se assanhava só de ver os outros lá do alto. esse foi o 1º sintoma da doença. começar a não tolerar os outros
bmia4
Membro

quarta jul 03, 2013 3:29 am

Boas noticias, o vet achou o quisto mto bem sarado, é mto na pele, bastante móvel, pouco enraizado, como o menino está com o pelo melhor, ganhou um pouco de peso, come tudo normal, o vet vai tirar o quisto com uma cirurgia local, coisa que não se colocava de inicio por ser maligno. Teria que ser uma cirurgia de anestesia geral que retiraria o quisto e tecido a volta, eu não quis achei que o kimbo não ia aguentar uma cirurgia tão invasiva. Mas com anestesia local, tirando só o quisto td bem. O vet avalia que será um alivio po animal, embora ele ache que não deve dar dores com certeza causa incomodo, o tempo que depois durar , dependendo da evolução da doença, será sem aquele monte de crosta nas costas.
Fiquei super feliz, aliviada, queremos o melhor, menos doloroso para eles, claro.
O antibiótico funcionou mto bem segundo o vet. as vitaminas tb devem ajudar. Vai ser uma cirurgia rápida com sedação e anestesia local. Antibiotico até tirar os pontos e se td bem, para com a medicação. Confesso que esta parte vou ouvir mais opiniões, nem que seja as vitaminas.
O veterinário é excelente, professor na faculdade de medicina vet em lx, um carola, que já conheço à uns 15 anos e só conheço boas referências dele.
Alguém que interesse ele é excelente em casos mais complicados.
Nem consigo dormir só me apetece apertar o kimbo :)
Quanto a parte de se afastar das meninas é certamente um sintoma da doença, tirar o quisto seco passará mais por lhe criar conforto, cura não tem :(
Mais uma vez obrigado. Sexta é operado e darei noticias.
Bem hajam.
anja-azul
Membro Veterano

quarta jul 03, 2013 10:24 am

que bom. não tem cura mas com cuidados, a vida é prolongada. eu que o diga com alguns dos meus, nomeadamente com a kitty. deram-lhe 2 meses e ainda durou 1 ano. tudo de bom
bmia4
Membro

quarta jul 10, 2013 2:43 am

Boa noite.
O kimbo foi na sexta ao vet, raparam o pelo à volta, bloqueram a zona mas acabaram por não fazer, ele já tem mais pequenos quistos à volta e algo nos olhos que revela que o cérebro começa a estar afetado. Veio com um autentico cogumelo nas costas, sem o pelo fica exposto, e mais vulnerável tb. Confesso que fiquei chateada por lhe terem rapado o pelo, parece-me que deveriam ter visto antes que não iriam tirar, mas não quero ser desagradável provavelmente não se notava mesmo.
Ora o enfermo cá anda, a antibiótico e medrol, come como um leão, faz tudo normal, o problema é mesmo manter a língua e a pata de traz afastadas do tumor.
Depois de alguns sustos, horas de cone, penso improvisado que não segura, etc, a vet hoje sugeriu-me vestir-lhe um babygrow desses interiores de algodão, tam minúsculo e cortar a parte de baixo. Já o fiz à umas 4 horas e até agora td bem. Refilou ao principio mas aquilo até fica largo, mexe-se bem vai comer e fazer td e protege o cogumelo (horrível).
Ficou maiis ativo, deve ser da cortizona, doentinho mas está mto lucido, houve bem, toma atenção a tudo, salta pa cima das coisas dá marradinhas, até fica ao pé das manas, virado de rabiosque pa elas mas lá ficam os três.
Que fazer... Dou-lhe a medicação, mimos e espero. Daqui a uns 4 dias levo-o outra vez para avaliar o quadro clinico.
Alguma sugestão ou palavra é bem vinda. É uma dor enorme ver este menino a sofrer, ou a definhar, dor que infelizmente nem todos entendem, é uma dor mto solitária, desabafo aqui porque sei que por estas bandas a maioria ou todos entendem esta dor. Quero perceber qd for a hora e por outro lado não quero descurar, é este o dilema...
Bjinhos a todos e obrigado pelo apoio.
bmia4
Membro

quarta jul 10, 2013 2:49 am

De referir que exceptuando quando o kimbo coçou com a pata de tras que chega lá e levantou a pele um pouco, o quisto anda seco, até esse bocado que ontem levantou, foi logo cone, agua oxigenada e hoje já tá a sarar com crosta. a treta do cone é que se ele quiser vai lá com a pata na mesma.
Uma coisa que reparrrei é que sempre que lhe ponho qq coisa lá, agua oxigenada betadine, o que for é qd ele quer logo lamber, normalmente não pondo nada não coça nem lambe. Mas agora não corro riscos e com a camisolita tá mais protegido, tb não ponho nada e copmo tá seco por baixo não cola. a blusa fica larguinha areja um pouco não me parece que o incomode mto.
Alguma sugestão de vestimenta mais adequada ou confortável pa o menino estou aqui atenta.
Obrigado
Responder

Voltar para “Gatos”