Vou ter o meu primeiro cão, ajuda por favor!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 21, 2013 1:07 pm

dinodane Escreveu:
Este meu amigo q tem estes cães com essa mistura de raças, tem um cão e uma cadela, penso que irmãos, que foi buscar o ano passado em carrochos,
cruzou dois irmãos?
u leão da rodésia e um rafeiro alentejano serem irmãos era obra :D
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sexta jun 21, 2013 1:09 pm

tipmestre Escreveu:
diogosvp Escreveu:Se é inexperiente e está com esses receios todos, é melhor não optar por esse cruzamento. Vai para aí uma mistura explosiva e tanto um como outro são cães muito pouco indicados para principiantes. Eu digo isto porque tenho cães de ambas as raças e exigem algum conhecimento...

Desaconselho completamente um cão resultante desse cruzamento, pode vir a ter complicações. Vá por mim que sei do que falo...

Eu optaria por começar com um boxer por exemplo. São excelentes como primeiros cães.. Eu ja tive um arraçado e foi maravilhoso.
Obrigada diogosvp pela resposta, confesso q fiquei um pouco admirada! Este meu amigo q tem estes cães com essa mistura de raças, tem um cão e uma cadela, penso que irmãos, que foi buscar o ano passado em carrochos, ele fala me muito bem dos cães, que foram fáceis de ensinar, guardam muito bem a casa, super atentos de noite, e muito pachorrentos de dia, que são amigos da família, o que vai de encontro ao que li sobre as raças em questão, sendo que o leão será uma raça mais possante e activa que o rafeiro, certo? mas com o seu comentário fiquei c um certo receio, porque acha que são uma mistura explosiva?? bem, é certo que sendo raças grandes e com muita personalidade, talvez cães mais difíceis de ensinar, será por isso que desaconselha como primeiros cães? bem eu nunca tive cães meus, mas convivo com os cães do meu pai, (eram 3 cadelas, uma já morreu) há vários anos, enfim, tenho algumas noções sobre educação de um cão, mas claro nunca tive mesmo nenhum, e por isso estava mais preocupada com o início, os primeiros dias, mas pronto agora c a sua mensagem fiquei um pouco preocupada eheheheh
Bom, vou tentar explicar. Ambas as raças já são raças que não são aconselhadas a principiantes. O Leão da rodésia é um cão incansável, com niveis de energia altíssima que requer um treino firme, e muito muito exercício. As habituais idas à rua de nada servem para um cão como este. Depois têm tendência a ser muito dominanets na presença de outros cães, o que se o dono não souber controlar devidamente, e se o cão não for devidamente socializado em cachorro, pode levar a alguma agressividade. Têm um sentido de guarda muito apurado e como tal revelam-se desconfiados com estranhos. O que num dono inexperiente tambem pode ser dificil de lidar.Alem disso (e apesar das opiniões variarem) não acho que sejam cães indicados para conviver com crianças pequenas. São muito brutos nas brincadeiras e facilmente podem magoá-las.
Agora quanto ao rafeiro alentejano. Os rafeiros, como sabe, são cães pastores indicados para ficar a guardar o gado durante a noite, quando o pastor ia para casa. isto leva a que sejam guardadores fiéis, mas também muito independentes. São cães que têm tendência para serem intolerantes com outros cães. Alem disso o treino deles é complicado porque não toleram exercícios repetitivos e costumam ignorar um bocado o dono.

ou seja, vai cruzar dois cães com um alto grau de dominancia, de porte grande, sendo que um deles é de treino complicado, ambos se mal socializados poderão pender para a agressividade, um deles tem um grau de energia altíssimo... Agora imagine tudo isto combinado. É claro que pode ter sorte e o cão até sair pachorrento como o rafeiro, cooperante como o leão da rodésia, etc. Mas parece-me muito arriscado. Eu desaconselho-a vivamente a ter um cão desses.

Se quiser um cão para começar pode optar por um dogue alemão por exemplo. Cães brincalhões, meigos, muito cuidadosos e tolerantes com crianças. O boxer também é excelente para começar. E o vizla que também é meigo, brincalhão e fácil de ensinar. Se gostar de cães grandes e peludos pode optar pelo sao bernardo, terranova, ou boieiro de berna, todos eles muito calmos, pachorrentos e excelentes com crianças. Têm é o inconveniente de, devido a terem um nivel de energia baixo, precisarem de um treino mais exigente pois não são muito colaborantes. E precisam de ser socializados(como todos os cães) desde cedo porque um cão deste tamanho mal socializado é um problema. E precisam de limites nas brincadeiras que devido ao seu tamanho pode sem querer magoar uma criança. Mas são super cuidadosos.
tipmestre
Membro Júnior
Registado: quinta jun 20, 2013 10:26 pm

sexta jun 21, 2013 2:54 pm

dinodane Escreveu:
Este meu amigo q tem estes cães com essa mistura de raças, tem um cão e uma cadela, penso que irmãos, que foi buscar o ano passado em carrochos,
cruzou dois irmãos?
sinceramente não sei dizer bem, eu falei com esta pessoa pelo telefone, que me disse ter dois cães, um cão e uma cadela, que tiveram uma ninhada, como ele os foi buscar ainda cachorros ao mesmo tempo eu presumi q fossem irmãos...
tipmestre
Membro Júnior

sexta jun 21, 2013 3:01 pm

LuisSB Escreveu:Só dei a minha opinião. Um bébé exige muito tempo. Um cão também. Se estiver desempregada, realmente pode ter tempo de sobra para todos. MAs como é inexperiente, nunca teve cães, vai precisar de muita disponibilidade de tempo e sobretudo disponibilidade mental para se dedicar aos cachorros.

Já agora, vai deixar os cães soltos ou acorrentados? Vai deixar os cachorros no exterior, quer faça chuva, quer faça calor, numa casota que existe numa propriedade e que é de alvenaria? E essa casota tem condições? E são, assim, atirados para lá, para o terreno?

Não leve a mal, mas a sua descrição do que pretende fazer com os cães está muito longe do que eu considero o tratamento mínimo desejável para um cachorro. Mas é uma opinião pessoal, eu não seria capaz.

Boa sorte.

LuisSB parece me que está a fazer demasiadas deduções precipitadas sobre a minha vida, a minha disponibilidade, e a maneira como penso tratar de cães... se acha que eu vou "atirar, assim" os cães para o terreno... tratamento mínimo desejável??? pela minha descrição super vaga não me parece que tenha conhecimento da minha casa, família, condições, intenções, etc, etc, etc para estar a fazer esse juízo.
tipmestre
Membro Júnior

sexta jun 21, 2013 3:21 pm

Charlie2 Escreveu:
a minha questão é que nunca tive cães, e estou um pouco apreensiva em relação aos primeiros tempos, sou inexperiente, não sei como o receber, como o ensinar, preocupam me os primeiros dias especialmente........
Final tem experiência ou não? Em que ficamos?

A argolada foi o seu amigo cruzar dois rafeiros e obter mais uma ninhada de rafeiros, quando já existem números incontáveis de cachorros rafeiros e arraçados para adoptar.
A segunda argolada foi precisamente vir a um fórium pedir opinião e falar como alguém totalmente inexperiente. Se já tem experiência com cães, o que vai adoptar sao dois rafeiros que provavelmente se comportarão como cães rafeiros de energia alta.
A terceira argolada é adoptar dois rafeiros quando tem um filho pequeno. Eu tenho um filho com quase 2 anos e última coisa que me passaria pela cabeça neste tempo seria adoptar dois cães, provavelmente de porte grande, e provavelmente de energia alta.
Se gosta assim tanto de animais e está com tantas dúvidas, que tal começar por visitar associações e fazer um pouco de voluntariado? Talvez entenda assim o que lhe quero dizer, com as argoladas do seu amigo.
Se mesmo assim decidir adoptar (que é o que 90% das pessoas fazem, contra todos os conselhos baseados no bom senso e pensamento raiconal), pense que dois cães têm de ser vacinados, desparasitados, chipados, vão ter despesas veterinárias, precisam de comer todos dos dias, precisam do dobro da atenção e gasto de energia, vão adoecer, vão precisar de ir ao veterinário, e tudo isto em duplicado, acrescentando ainda uma criança pequena, cujas despesas e tempo de antena são bem maiores.
Eu também gostava de ter uma visão romântica dos factos mas a realidade não permite.

em primeiro lugar, se nunca tive cães, obviamente não tenho experiencia como dona, mas dado que todos convivemos com cães, vemos tv, lemos coisas, etc etc, não se pode dizer que cães são como ET's para mim... há um conhecimento adquirido, do senso comum, claro. senão como teríamos nós filhos?? bem mais complicado não acha?? Agora como estou a pensar ter um cãozinho, pensei que vinha aqui e poderia obter uma ajuda extra de quem tem mais experiência do que eu... mas parece q me enganei...

em segundo lugar se o meu amigo ou alguém cruza cachorros, tem ninhadas... isso não é da minha responsabilidade, eu a ter cães não penso permitir que se reproduzam, mas estes se já existem, precisam de um dono, e é apenas nesse ponto que eu entro... portanto não preciso desse "chá" da sua parte...

em terceiro lugar, se cometi uma argolada a vir a este forum pedir opinião? peço desculpa se entendi mal os objectivos do forum, pelo que percebi é uma comunidade de pessoas q trocam ideias sobre animais de estimação.... ou só é permitida a entrada a pessoas altamente conhecedoras de animais??? que coisa mais estranha.....

em quarto lugar, gostaria de saber o que tem a ver o meu bebé com a adoção de cães, por essa lógica ninguém tinha filhos se já tivesse cães e vice-versa.... e já agora porque raio assume tantas coisas sobre a minha vida, se estou desempregada ou não, se tenho tempo livre ou não, que suporte familiar tenho, que condições tenho, e ainda, sobre a capacidade da minha conta bancária.... achará por acaso que ainda não me informei sobre as despesas que representa um cão?? e caso não tenha lido bem, provavelmente até só teremos um cão, eu é q gostava de ter 2 porque acho q é melhor para eles...

bem, ou me fiz entender muito mal com o meu post ou claramente está a fazer imensos pressupostos sobre a minha pessoa sem me conhecer... ou por acaso somos conhecidos e eu não sei??
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sexta jun 21, 2013 3:34 pm

tipmestre Escreveu:
ZZiggy Escreveu:porque nao adopta um cao/cachorro ou Jovem/adulto num canil municipal?
é so vantagens..... pode escolher consoante quase todos os factores, tamanho, cor, personalidade, etc.
Se tem espaço, o bebé nao será problema, mas n caia no erro de esconder a criança, deixe o cao perceber que o bebé faz parte da familia e vai ver que correrá tudo bem.

Se quizer posso dar-lhe um link onde poderá ver uma ninhada em SInes (n sei se será perto de si) de lindos cachorrinhos para adopçao.

Boa sorte.
Obrigada ZZiggy, sim por acaso a minha ideia sempre foi ir ao canil, ou a uma associação de animais abandonados, mas entretanto por acaso este meu amigo falou me que teve esta ninhada e precisa de dar os cães, e como já falei no post acima, ele disse me tão bem dos cães, que eram ideais para o monte, guardam bem, amigos das crianças (ele tb tem uma menina), etc, então ainda por cima como nasceram agora, era ideal...

quanto ao bebé, é esse o plano, apresentá-lo logo ao cachorro, para ele se habituar ao cheiro, e como diz, perceber que faz parte da família, decerto com os maiores cuidados, serão bons amigos! temos bastante espaço e condições no exterior, planeava não colocar o cão dentro de casa...

mas pode-me sempre enviar esse link! agradeço!! sines é pertinho! obrigada!

Aqui tem o Link https://www.facebook.com/media/set/?set ... 081&type=1

:P

Sempre é mais uma mao cheia de hipoteses....
ZZiggy
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 12:28 am

sexta jun 21, 2013 3:36 pm

magggie Escreveu:ZZiggy não me diga que somos vizinhos???

Foi a associação animais em risco de sines que me ajudou a encontram uma família para uma gatinha que recolhi da rua... Têm uma ninhada à procura de família.

Deixo o link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
Creio que se trata deuma outra ninhada =) n tenho a certeza.

Mas nao, nao somos vizinhos, tive conhecimento da ninhada atraves de um conhecido do FB. :)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 21, 2013 5:31 pm

tipmestre Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
a minha questão é que nunca tive cães, e estou um pouco apreensiva em relação aos primeiros tempos, sou inexperiente, não sei como o receber, como o ensinar, preocupam me os primeiros dias especialmente........
Final tem experiência ou não? Em que ficamos?

A argolada foi o seu amigo cruzar dois rafeiros e obter mais uma ninhada de rafeiros, quando já existem números incontáveis de cachorros rafeiros e arraçados para adoptar.
A segunda argolada foi precisamente vir a um fórium pedir opinião e falar como alguém totalmente inexperiente. Se já tem experiência com cães, o que vai adoptar sao dois rafeiros que provavelmente se comportarão como cães rafeiros de energia alta.
A terceira argolada é adoptar dois rafeiros quando tem um filho pequeno. Eu tenho um filho com quase 2 anos e última coisa que me passaria pela cabeça neste tempo seria adoptar dois cães, provavelmente de porte grande, e provavelmente de energia alta.
Se gosta assim tanto de animais e está com tantas dúvidas, que tal começar por visitar associações e fazer um pouco de voluntariado? Talvez entenda assim o que lhe quero dizer, com as argoladas do seu amigo.
Se mesmo assim decidir adoptar (que é o que 90% das pessoas fazem, contra todos os conselhos baseados no bom senso e pensamento raiconal), pense que dois cães têm de ser vacinados, desparasitados, chipados, vão ter despesas veterinárias, precisam de comer todos dos dias, precisam do dobro da atenção e gasto de energia, vão adoecer, vão precisar de ir ao veterinário, e tudo isto em duplicado, acrescentando ainda uma criança pequena, cujas despesas e tempo de antena são bem maiores.
Eu também gostava de ter uma visão romântica dos factos mas a realidade não permite.

em primeiro lugar, se nunca tive cães, obviamente não tenho experiencia como dona, mas dado que todos convivemos com cães, vemos tv, lemos coisas, etc etc, não se pode dizer que cães são como ET's para mim... há um conhecimento adquirido, do senso comum, claro. senão como teríamos nós filhos?? bem mais complicado não acha?? Agora como estou a pensar ter um cãozinho, pensei que vinha aqui e poderia obter uma ajuda extra de quem tem mais experiência do que eu... mas parece q me enganei...

em segundo lugar se o meu amigo ou alguém cruza cachorros, tem ninhadas... isso não é da minha responsabilidade, eu a ter cães não penso permitir que se reproduzam, mas estes se já existem, precisam de um dono, e é apenas nesse ponto que eu entro... portanto não preciso desse "chá" da sua parte...

em terceiro lugar, se cometi uma argolada a vir a este forum pedir opinião? peço desculpa se entendi mal os objectivos do forum, pelo que percebi é uma comunidade de pessoas q trocam ideias sobre animais de estimação.... ou só é permitida a entrada a pessoas altamente conhecedoras de animais??? que coisa mais estranha.....

em quarto lugar, gostaria de saber o que tem a ver o meu bebé com a adoção de cães, por essa lógica ninguém tinha filhos se já tivesse cães e vice-versa.... e já agora porque raio assume tantas coisas sobre a minha vida, se estou desempregada ou não, se tenho tempo livre ou não, que suporte familiar tenho, que condições tenho, e ainda, sobre a capacidade da minha conta bancária.... achará por acaso que ainda não me informei sobre as despesas que representa um cão?? e caso não tenha lido bem, provavelmente até só teremos um cão, eu é q gostava de ter 2 porque acho q é melhor para eles...

bem, ou me fiz entender muito mal com o meu post ou claramente está a fazer imensos pressupostos sobre a minha pessoa sem me conhecer... ou por acaso somos conhecidos e eu não sei??
com esta resposta não percebo mesmo o que veio fazer ao fórum.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sexta jun 21, 2013 8:21 pm

ZZiggy Escreveu:
magggie Escreveu:ZZiggy não me diga que somos vizinhos???

Foi a associação animais em risco de sines que me ajudou a encontram uma família para uma gatinha que recolhi da rua... Têm uma ninhada à procura de família.

Deixo o link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... =3&theater
Creio que se trata deuma outra ninhada =) n tenho a certeza.

Mas nao, nao somos vizinhos, tive conhecimento da ninhada atraves de um conhecido do FB. :)
Apenas perguntei porque nesta zona a malta das associações de animais conhece-se praticamente toda. E até podiamos ser conhecidos... :D
tipmestre
Membro Júnior

sexta jun 21, 2013 8:48 pm

ZZiggy Escreveu:
tipmestre Escreveu:
ZZiggy Escreveu:porque nao adopta um cao/cachorro ou Jovem/adulto num canil municipal?
é so vantagens..... pode escolher consoante quase todos os factores, tamanho, cor, personalidade, etc.
Se tem espaço, o bebé nao será problema, mas n caia no erro de esconder a criança, deixe o cao perceber que o bebé faz parte da familia e vai ver que correrá tudo bem.

Se quizer posso dar-lhe um link onde poderá ver uma ninhada em SInes (n sei se será perto de si) de lindos cachorrinhos para adopçao.

Boa sorte.
Obrigada ZZiggy, sim por acaso a minha ideia sempre foi ir ao canil, ou a uma associação de animais abandonados, mas entretanto por acaso este meu amigo falou me que teve esta ninhada e precisa de dar os cães, e como já falei no post acima, ele disse me tão bem dos cães, que eram ideais para o monte, guardam bem, amigos das crianças (ele tb tem uma menina), etc, então ainda por cima como nasceram agora, era ideal...

quanto ao bebé, é esse o plano, apresentá-lo logo ao cachorro, para ele se habituar ao cheiro, e como diz, perceber que faz parte da família, decerto com os maiores cuidados, serão bons amigos! temos bastante espaço e condições no exterior, planeava não colocar o cão dentro de casa...

mas pode-me sempre enviar esse link! agradeço!! sines é pertinho! obrigada!

Aqui tem o Link https://www.facebook.com/media/set/?set ... 081&type=1

:P

Sempre é mais uma mao cheia de hipoteses....
Obrigada!!! São liiindos!! :) já enviei mensagem a pedir mais informações!!
tipmestre
Membro Júnior

sexta jun 21, 2013 8:55 pm

diogosvp Escreveu: Bom, vou tentar explicar. Ambas as raças já são raças que não são aconselhadas a principiantes. O Leão da rodésia é um cão incansável, com niveis de energia altíssima que requer um treino firme, e muito muito exercício. As habituais idas à rua de nada servem para um cão como este. Depois têm tendência a ser muito dominanets na presença de outros cães, o que se o dono não souber controlar devidamente, e se o cão não for devidamente socializado em cachorro, pode levar a alguma agressividade. Têm um sentido de guarda muito apurado e como tal revelam-se desconfiados com estranhos. O que num dono inexperiente tambem pode ser dificil de lidar.Alem disso (e apesar das opiniões variarem) não acho que sejam cães indicados para conviver com crianças pequenas. São muito brutos nas brincadeiras e facilmente podem magoá-las.
Agora quanto ao rafeiro alentejano. Os rafeiros, como sabe, são cães pastores indicados para ficar a guardar o gado durante a noite, quando o pastor ia para casa. isto leva a que sejam guardadores fiéis, mas também muito independentes. São cães que têm tendência para serem intolerantes com outros cães. Alem disso o treino deles é complicado porque não toleram exercícios repetitivos e costumam ignorar um bocado o dono.

ou seja, vai cruzar dois cães com um alto grau de dominancia, de porte grande, sendo que um deles é de treino complicado, ambos se mal socializados poderão pender para a agressividade, um deles tem um grau de energia altíssimo... Agora imagine tudo isto combinado. É claro que pode ter sorte e o cão até sair pachorrento como o rafeiro, cooperante como o leão da rodésia, etc. Mas parece-me muito arriscado. Eu desaconselho-a vivamente a ter um cão desses.

Se quiser um cão para começar pode optar por um dogue alemão por exemplo. Cães brincalhões, meigos, muito cuidadosos e tolerantes com crianças. O boxer também é excelente para começar. E o vizla que também é meigo, brincalhão e fácil de ensinar. Se gostar de cães grandes e peludos pode optar pelo sao bernardo, terranova, ou boieiro de berna, todos eles muito calmos, pachorrentos e excelentes com crianças. Têm é o inconveniente de, devido a terem um nivel de energia baixo, precisarem de um treino mais exigente pois não são muito colaborantes. E precisam de ser socializados(como todos os cães) desde cedo porque um cão deste tamanho mal socializado é um problema. E precisam de limites nas brincadeiras que devido ao seu tamanho pode sem querer magoar uma criança. Mas são super cuidadosos.

Diogosvp muito obrigada pelos esclarecimentos, realmente são informações úteis a ter em consideração... a minha ideia inicial era ir ao canil ou a uma associação, mas como surgiu esta hipótese, e toda a gente fala em como são bons os Rafeiros Alentejanos a guardar montes, etc, fiquei tentada, mas já estamos a reconsiderar, pois realmente faz toda a lógica o que me diz...
não faço questão de ter cães de raça, na sua resposta aconselha-me algumas raças que poderiam ser indicadas para a minha situação, mas indo assim buscar ao canil ou coisa do género fico um pouco limitada nesse aspecto, com pouco trago um rafeirito e vai à sorte!!?? como será que me safo com os rafeiros em termos de personalidade e nível de treino e etc?

mais uma vez obrigada, foi uma grande ajuda!
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sexta jun 21, 2013 9:13 pm

um rafeirinho é sempre uma caixinha de surpresas.. nunca sabemos o que nos vai calhar. Nesse caso aconselho a adoptar um já adulto porque a sua personalidade já estará bem formada e com algumas visitas ao canil ou a associações, poderá escolher um que se adeque a si. leve o seu filhote e veja qual dos disponíveis reage melhor à criança, sempre com cuidado porque algum pode-se revelar intolerante.
Regra geral um cão adoptado fica-nos sempre muito grato e é de uma entrega e dedicação excepcional ao dono. Eu tive um SRD, aparentemente arraçado de boxer ou coisa parecida que adoptei da rua ja com 4 ou 5 anos e foi sempre um cão incrível. Tenha só o cuidado de fazer várias visitas e ir interagindo com vários cães.

Boa sorte para a escolha do seu animal.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 22, 2013 12:47 pm

Charlie2 Escreveu:
dinodane Escreveu:
cruzou dois irmãos?
u leão da rodésia e um rafeiro alentejano serem irmãos era obra :D
Lê melhor Charlie2.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado jun 22, 2013 3:47 pm

tipmestre Escreveu:Olá a todos, sou nova aqui no forum, junto me à comunidade porque vou adquirir os meus primeiros animais de estimação e preciso de uma pequena ajuda, ou de algumas dicas se for possível...
Mudei recentemente para um pequeno monte, vivo no alentejo, e agora, finalmente com espaço, já posso ter um cão, ou 2, se conseguir convencer o meu respectivo a ficarmos com 2!!!
A cadela de um amigo meu acabou de ter bebés, e eu vou ficar com um (ou 2), são uma mistura de rafeiro alentejano com leão da rodésia,
eu queria evitar meter o cão dentro de casa, pois tenho bastante espaço na rua, é tudo vedado, e ainda por cima já existe uma casa para cães no terreno, pertinho de nossa casa, mesmo feita de tijolos e isso, espaçosa! além disso tenho um bebé de 9 meses, o q também me preocupa!
Agradecia conselhos ou sugestões que me pudessem facultar?
muuuito obrigada desde já!!
Ao ser pouco experiente procure animais mais calmos e não escolha o mais dominante da ninhada. Escolha o 2º. A idade ideal para o retirar da ninhada é às 8 semanas, leia a respeito e vai entender.

Insine o cachorro a conviver com os donos dentro de casa, mesmo que ele fique na rua durante o dia, que tenha liberdade de entrar em casa, facilita muito no futuro.
Isso implica tempo e dedicação mas é muito bom para fortalecer laços e para se conhecerem bem.

Procure os vídeos da Victoria Stilwell, que são excelentes para ter uma ideia mais concreta de educar o seu cachorro.

Em relação ao fato de ter uma criança tão pequena, pode complicar um pouco o tempo que têm para educar o cão, afinal de contas é disto que se trata, tempo e motivação para ter um cão bem educado a conviver com uma criança, sem complicações e problemas. Este facto não a impossibilita, mas que numa fase em que a criança pede imensa atenção, irá ter um cão que numa fase inicial precisa de aprender tudo e precisa também de muito tempo. Mas isso é de sua responsabilidade, obviamente. É apenas um alerta.

Veja alguns vídeos neste blog muito bem conseguido, vai perceber o tempo necessário para ensinar o básico a um cão.

http://petdynamics.wordpress.com/

Resumindo: Muita leitura e muita visualização para aprender melhor o que é preciso para educar um cão. Não pode ter um cão descontrolado em qualquer caso é mau, mas pior quando na família existem crianças.
tipmestre
Membro Júnior

sábado jun 22, 2013 10:00 pm

margoustink Escreveu:
tipmestre Escreveu:Olá a todos, sou nova aqui no forum, junto me à comunidade porque vou adquirir os meus primeiros animais de estimação e preciso de uma pequena ajuda, ou de algumas dicas se for possível...
Mudei recentemente para um pequeno monte, vivo no alentejo, e agora, finalmente com espaço, já posso ter um cão, ou 2, se conseguir convencer o meu respectivo a ficarmos com 2!!!
A cadela de um amigo meu acabou de ter bebés, e eu vou ficar com um (ou 2), são uma mistura de rafeiro alentejano com leão da rodésia,
eu queria evitar meter o cão dentro de casa, pois tenho bastante espaço na rua, é tudo vedado, e ainda por cima já existe uma casa para cães no terreno, pertinho de nossa casa, mesmo feita de tijolos e isso, espaçosa! além disso tenho um bebé de 9 meses, o q também me preocupa!
Agradecia conselhos ou sugestões que me pudessem facultar?
muuuito obrigada desde já!!
Ao ser pouco experiente procure animais mais calmos e não escolha o mais dominante da ninhada. Escolha o 2º. A idade ideal para o retirar da ninhada é às 8 semanas, leia a respeito e vai entender.

Insine o cachorro a conviver com os donos dentro de casa, mesmo que ele fique na rua durante o dia, que tenha liberdade de entrar em casa, facilita muito no futuro.
Isso implica tempo e dedicação mas é muito bom para fortalecer laços e para se conhecerem bem.

Procure os vídeos da Victoria Stilwell, que são excelentes para ter uma ideia mais concreta de educar o seu cachorro.

Em relação ao fato de ter uma criança tão pequena, pode complicar um pouco o tempo que têm para educar o cão, afinal de contas é disto que se trata, tempo e motivação para ter um cão bem educado a conviver com uma criança, sem complicações e problemas. Este facto não a impossibilita, mas que numa fase em que a criança pede imensa atenção, irá ter um cão que numa fase inicial precisa de aprender tudo e precisa também de muito tempo. Mas isso é de sua responsabilidade, obviamente. É apenas um alerta.

Veja alguns vídeos neste blog muito bem conseguido, vai perceber o tempo necessário para ensinar o básico a um cão.

http://petdynamics.wordpress.com/

Resumindo: Muita leitura e muita visualização para aprender melhor o que é preciso para educar um cão. Não pode ter um cão descontrolado em qualquer caso é mau, mas pior quando na família existem crianças.
obrigada pelas suas dicas, são super interessantes... algumas já me fazem sentido, pois tenho andado a ler sobre educação de cães, ando a ler agora um livro do Ian Dunbar que se chama Before You Get Your Puppy, parece me conciso e objectivo, e fala muito sobre eu me educar a mim sobre educação de cães antes de ter o cão, o que é completamente lógico, e estou a aprender mtas coisas novas, como essa questão de ensinar o cão a conviver dentro da casa, e também o timing das 8 semanas para o ir buscar, entre muitas outras coisas...
obrigada mais uma vez!
Responder

Voltar para “Cães”